É chegado o momento de renovação da fé e de aproximação com Jesus!
A Quarta-feira de Cinzas é um convite à conversão, e o início de um novo período de preparação para celebrar a ressurreição de Cristo, a Páscoa. Os próximos 40 dias são momentos de reflexão e de arrependimento dos pecados, e é por isso que na quaresma devemos praticar boas ações, seguindo os passos de Jesus. Todos nós desejamos a glória da ressurreição, e para que possamos alcançá-la é necessário buscar a reconciliação com o próximo e com o Pai.
Simbologia- O número 40 do tempo litúrgico é considerado o número da provação e está relacionado a vários acontecimentos citados na Bíblia; os 40 dias do dilúvio, 40 anos de peregrinação dos judeus pelo deserto e 40 dias de Moisés e Elias na montanha. A tradição católica recomenda que durante estes dias passemos a nos dedicar à abstinência, principalmente para lembrar os 40 dias que Jesus ficou no deserto, sem poder se alimentar.
Arrependimento- Não devemos nos envergonhar de confessar nossos pecados, principalmente nesta época, afinal, é o momento ideal para nos aproximarmos de Deus e buscarmos sabedoria. Na quaresma, procure a paz de espírito e não deixe que os desgastes do dia a dia atrapalhem sua tranqüilidade. Converse com Jesus, e reconheça de coração suas falhas, pedindo que o Senhor perdoe cada uma delas. Peça também a renovação, para que deste momento em diante, VC não seja mais tentado a cometer os mesmos erros.
Jejum- A abstinência também é praticada por muitas pessoas, principalmente às quartas e sextas-feiras, dias em que muitos abrem mão do consumo de carne.
No entanto, cada pessoa tem sua crença, e o importante é cultivar ações que elevem o espírito, independentemente de qual for a sua religião. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus”, lembrou Jesus. Dessa maneira VC pode realizar uma boa ação a cada dia ou meditar alguns minutos diariamente. Se optar pela abstinência, pode evitar fumar às quartas e sextas-feiras, por exemplo. Assim o jejum nos distancia das vontades do corpo e nos desapega dos bens materiais.
Oração para a Quaresma
Pai Nosso que estais no céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai nosso egoísmo em generosidade. Abri nossos corações à vossa palavra, curai nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas graças por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑