segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Os meses BRO



Chegamos ao terceiro e último quadrimestre de 2025 e vem aí os meses BRO: setemBRO, outuBRO, novemBRO e dezemBRO.

Mas ainda tem muito tempo pela frente para  realizarmos as metas e objetivos aos quais nos propusemos nesse ano.

E se entre as suas metas estão as espirituais, aquelas para aprofundar nossa conexão com o sagrado, alcançar maior crescimento pessoal e autoconhecimento, vamos ajudá-los com algumas inspirações.

Entres as metas espirituais podemos citar a meditação, a oração, o estudo de textos sagrados como a Bíblia, atos de caridade e o comprometimento com amor, gentileza, princípios e empatia.

Então pra esse dia primeiro de setemBRO vamos refletir sobre um texto de Santo Agostinho em forma de devocional.

E durante esse mês postar alguns exemplos de devocionais para VCS leitores se inspirarem ou começarem um devocional pessoal que faça sentido no seu propósito de fé, esperança e caridade.

Um abençoado, perfumado e florido mês para todos!



Frase de Santo Agostinho para Devocional 

Fala com Deus em oração, e Deus falará contigo em inspiração. 

(Da obra Confissões).


A oração feita com o coração sincero sempre dará frutos, mas não necessariamente “ouviremos a voz” de Deus como numa conversa com um amigo. 

Deus sonda e conhece nosso coração, e, uma vez que nos colocamos humildemente em sua presença e colocamos aos seus pés nossas dificuldades e anseios, Ele nos inspira e nos dá discernimento para lidar com as adversidades. 

São muitos os relatos de pessoas que estiveram angustiadas com problemas e que depois de os entregar a Deus em oração, encontraram direção e serenidade para ultrapassá-los e voltar a ter paz em suas vidas.

Vamos sempre orar com fé e esperança esperando confiantes e serenamente a intercessão de Deus Pai Todo Poderoso em nosso favor.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santo Egídio

Santo Egídio

1º de setembro


Muito popular na França não se sabe ao certo a época em que viveu. 

Alguns historiadores identificam-no com o Egídio enviado a Roma por São Cesário no início do século VI, outros o colocam um século e meio mais tarde e outros ainda datam sua morte entre 720 e 740.

A lenda neste caso também não ajuda, pois entre os vários episódios da vida do santo encontramos aquele que é ilustrado por dois vitrais e por uma escultura no portal da Catedral de Chartres, no qual ele aparece enquanto celebrava uma missa e obtém o perdão de um pecado que o imperador Carlos Magno (768-814) não tinha ousado confessar a nenhum sacerdote.

O túmulo do santo, venerado em uma abadia da região de Nimes, remonta provavelmente a época merovíngia (481 a 751), embora a inscrição não seja anterior ao século X, data em que foi composta a vida do santo abade.

Entre as narrações que têm contribuído para a popularidade do santo está aquela da corça enviada por Deus para levar leite ao piedoso eremita, que há muitos anos vivia num bosque, distante do convívio humano. Um dia a benéfica corça complicou-se numa caçada onde estava o rei em pessoa. O caçador real perseguiu a presa, mas no instante de atirar a flecha não percebeu que o animal amedrontado estava aos pés do eremita. Assim a flechada destinada a mansa corça, feriu o piedoso monge cristão.

O rei tornou-se amigo de Egídio, obteve o perdão dando-lhe de presente aquele terreno, no qual mais tarde surgiu uma grande abadia, onde o bom ermitão viu prosperar uma ativa comunidade de monges, dos quais ele foi o abade.

Numerosos são testemunhos de seu culto na França, Bélgica e Holanda, onde é invocado contra a convulsão da febre, contra o medo e contra a loucura.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑