Santa Rosa de Lima
23 de agosto
Santa Rosa de Lima nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no ano de 1586, mesmo ano da aparição da Virgem Santíssima na cidade de Chiquinquira. Isabel Flores Y de Oliva é o seu nome de batismo, mas sua mãe, ao ver aquele rostinho tão belo e rosado, começou a chamá-la de Rosa, nome com a qual ficou conhecida.
Desde pequena teve grande inclinação à oração e à meditação. Um dia estava rezando diante de uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, quando ouviu uma voz que vinha da pequena imagem de Jesus e lhe dizia: “Rosa, dedique todo seu amor a mim.”
A partir de então, tomou a decisão de amar somente a Jesus. Devido a sua beleza muitos homens por ela se apaixonaram mas Rosa renunciou todas as propostas de casamento e para não ser motivo de tentações, cortou seus longos e belos cabelos, passando também a cobrir o rosto com um véu.
Ingressou na Congregação da Ordem Terceira de São Domingos aos 20 anos e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa – e não no convento – escolhendo o nome de Rosa de Santa Maria, unindo assim seu apelido de infância à sua devoção à Nossa Senhora.
Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais e passou a levar uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de DEUS. Através de rigorosas penitências, Rosa eliminou de sua vida todo o orgulho e vaidade, cumprindo à risca o que Jesus disse: “Quem se humilha será exaltado.” Entre as penitências estava o jejum contínuo e a coroa de espinhos que tinha sobre a cabeça.
Quando seu pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou, pos tinha a certeza de que “se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena,porque a graça é fruto da paciência”.
Alcançando um alto grau de vida contemplativa e de muita experiência mística, suas orações e penitência conseguiram converter muitos pecadores.
Morreu em 24 de agosto de 1617.
Muitos milagres aconteceram após sua morte, levando seu nome para toda a América Latina.
Foi canonizada em 1671 por Clemente X, tornando-se a primeira santa da América.
É representada tendo uma coroa de rosas sobre a cabeça, as mãos cruzadas sobre o peito e segurando com a mão direita um crucifixo coberto de rosas.
Seus devotos costumam colocar a “rainha das flores” aos pés da santa para pedir uma graça e para agradecer um graça alcançada.
É padroeira do Peru, das Filipinas e da América do Sul.
ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ
Oração de Santa Rosa de Lima-
Ó DEUS, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, deixar o mundo e vos servir através de uma vida simples e austera, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e participar, junto com Santa Rosa e todos os seus santos, do vosso convívio no céu.
Por Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário