São Dimas
25 de março
Também conhecido como o Bom Ladrão, foi o primeiro santo, “canonizado” pelo próprio Cristo, no Calvário, antes de morrer. Segundo o Evangelho de São Lucas, dois malfeitores foram crucificados com Jesus, um do seu lado direito, e outro, do esquerdo. Enquanto um blasfemava, dizendo: “Se és tu o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós”, o outro contestou-o, falando: “Nem assim temes a Deus estando no mesmo suplício? E nós o estamos na verdade porque recebemos o castigo que merecem as nossas obras, mas este nenhum mal fez”. São Dimas, tocado pela morte injusta de Jesus, num ato de profunda humildade, suplicou: “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres em teu reino”. E Jesus respondeu-lhe: “Em verdade te digo, que hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
Suspenso a uma cruz igual à de Jesus de Nazaré, participando do mesmo sofrimento, sua fé se mostra prodigiosa e empalidece a de muitos justos. Ele não conheceu o Cristo fazedor de milagres, não ouviu suas palavras, nem seguiu o Profeta da Galiléia. O Cristo que ele encontra é um homem ensangüentado, suspenso ao patíbulo e condenado à ignomínia. No entanto, Dimas acreditou nele e o proclamou Rei de Israel, defendendo perante todos a inocência e a divindade do Redentor.
Algumas lendas contam ainda que, durante a fuga para o Egito, a Sagrada Família foi atacada por salteadores, mas eles não lhes fizeram mal nenhum, em atenção ao pedido de um de seus companheiros. Por coincidência este bom ladrão estaria mais tarde sofrendo o mesmo suplício do menino que protegera, morrendo na cruz, ao lado direito do Salvador, e sendo hoje venerado com o nome de São Dimas.
A devoção a este santo é relativamente recente já que nas antigas igrejas sua imagem só aparece no Calvário, crucificado ao lado direito de Jesus Cristo.
É considerado o padroeiro dos pecadores arrependidos, assim como dos agentes funerários.
Oração de São Dimas
Ó São Dimas, que esquecendo as dores atrozes da agonia, ao lado direito da cruz de Cristo, vos lembrastes dos crimes e maldades da vossa vida, não para desesperar, mas para pedir a Jesus com toda a confiança: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”, dai ânimo, força e coragem a todos que são perseguidos, presos e torturados, para que não esmoreçam, mas que se lembrem de como Jesus morreu; não pelos justos, mas pelos pecadores; e que Jesus veio à Terra, não para condenar, mas para libertar os homens e por isto Ele vos respondeu na cruz: “Hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso”. São Dimas, daí-me ajuda nesta situação angustiosa, fazei brilhar um raio de esperança nas trevas da minha aflição. Peço-vos esta graça, pelo sangue de Jesus, vosso companheiro de dor, que se dignou acompanhar-vos até o paraíso, onde agora vives com Ele e com o Pai e o espírito Santo. Amém.
São Dimas, rogai por nós.
ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ ﻼۦٷۗۗۗۗۗჱ
Nenhum comentário:
Postar um comentário