São Francisco de Paula
2 de abril
Nascido em Paula, na Calábria, em 1416, numa família pobre mas piedosa, recebeu o nome de Francisco por causa de uma promessa feita por seus pais a São Francisco de Assis, por ocasião de seu nascimento.
Entrou para um colégio franciscano de sua cidade, onde, junto com as ciências, recebeu ensinamentos da vida religiosa, mas aos 13 anos abandonou o mundo e retirou-se para o deserto, dedicando-se a Deus e à penitência. Alguns devotos a ele se juntaram e poucos anos depois, fundou uma comunidade denominada por ele Ordem dos Mínimos, erigindo um convento, com a aprovação do arcebispo de Cosenza. Seus adeptos seguiam uma vida austera e, além dos votos de pobreza, obediência e castidade, faziam também o de um rigoroso jejum, durante a quaresma.
Célebre pelo seu amor a Jesus Cristo e pela sua caridade, foram-lhe atribuídos diversos milagres, entre eles o de ressuscitar mortos. Contam que possuía também o dom da profecia, prevendo a tomada de Constantinopla pelos turcos, assim como o de ler o coração dos homens e desviar tentativas de suicídio.
Sua fama era tão grande que o rei da França Luís XV, já enfermo, pediu ao papa que lhe enviasse o santo religioso a fim de prepará-lo para a morte. O monarca ficou tão impressionado com a sabedoria do monge que o nomeou conselheiro espiritual de seu filho Carlos VIII e mandou construir, especialmente para ele, um mosteiro em Plessis-les-Tours, onde o santo terminou seus dias a 2 de abril de 1507, com 91 anos.
Foi canonizado pelo papa Leão X, em 1519.
São Francisco de Paula é representado vestindo o hábito preto dos frades Mínimos e usando sandálias nos pés. Tem sobre o peito um resplendor, onde está escrita a palavra Charitas (caridade). Olha carinhosamente para os céus e segura na mão um cajado, símbolo de abade da ordem.
Oração a São Francisco de Paula
Glorioso São Francisco de Paula, que na vida soubestes abraçar a humildade e a pobreza, e por este caminho chegastes ao céu, como filhos queremos vos pedir:
Que a harmonia e a paz reinem em todas as Famílias;
Que saibamos caminhar no bom caminho, lutando e vencendo as tentações do mundo moderno;
Que nunca percamos a pureza de coração e tenhamos uma vida digna e feliz;
Que as pessoas mais favorecidas saibam olhar e repartir com os que tem menos;
Que as pessoas que sofrem nunca caiam no desânimo e desespero sentindo-se abandonadas;
Que em nosso coração nunca haja lugar para inimizades, ódio e vingança, mas que saibamos viver dia a dia o vosso conselho de fiel seguidor de Jesus: "Amai a paz e conservai-a a todo custo, porque somos todos filhos de Deus, da Paz e do Amor".
São Francisco de Paula, alcançai a graça que mais necessitamos para termos uma vida feliz aqui na terra e um dia vivermos eternamente convosco e na companhia de Jesus no céu.
Amém!
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário