Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Santa Luzia-




Santa Luzia
Protetora dos olhos e da visão
13 de dezembro


Santa Luzia, cujo nome deriva do latim e quer dizer luz, pertencia a uma rica família de Siracusa, Itália, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto dela ter feito voto de viver virgindade perpétua.
Com a morte de seu pai, Luzia  soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família local, porém pagão.
Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, a convence a ir com ela em peregrinação à tumba da Santa. Milagrosamente sua mãe recupera a saúde e concorda que a filha siga a vida que escolhera, consentindo também que distribuísse seu rico dote entre os pobres, como era seu desejo.
O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim a jovem é presa.
Não querendo oferecer sacrifício aos deuses pagãos e nem quebrar seu voto, Luzia é levada a julgamento e condenada a servir em um prostíbulo.
Sua resposta foi: -“O corpo se contamina se a alma consente.” Conta a tradição que nem dez homens juntos conseguiram carregá-la, porque seu corpo tornou-se inacreditavelmente pesado.
Foi então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva.
Arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos.
Por este milagre ela é venerada como protetora dos olhos e da visão.
A arte perpetuou este ato através da pintura e da literatura, sendo enaltecida pelo escritor Dante Alighieri, que atribuiu-lhe a função da graça iluminadora.
Foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida – ou a morte – o que disse: -“Adoro a um só DEUS verdadeiro, e a ELE prometi amor e fidelidade.”
Para proteger as relíquias de Santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados das cruzadas de 1204 para trazerem sua urna funerária.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza. Algumas de suas relíquias seguiram também para Siracusa, sua cidade natal.
Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter uma cura nas doenças dos olhos.
Assim, sua tradição se espalhou, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até os dias de hoje, como protetora dos olhos;  que são as janelas da alma; o canal da luz.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




Oração à Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e DEUS, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protegeis minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação; o brilho do Sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Conservai também os olhos de minha alma; a fé, pela qual posso conhecer o meu DEUS, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós , Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e dos santos.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



domingo, 28 de agosto de 2011

Santa Rita de Cássia-





SANTA RITA DE CÁSSIA
22 DE MAIO


Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
         Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento.  Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos. Como ele tinha muitos inimigos, foi assassinado. A viúva suportou a dolorosa perda, perdoando os assassinos. Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia. Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas.
       Uma noite, enquanto rezava, ouviu três batidas violentas em sua porta e uma voz lá de fora dizia: “Rita! Rita!”. Abriu a porta e viu em sua frente três Santos, que rapidamente a levaram ao Convento onde havia sido negada três vezes. Os mensageiros fizeram-na entrar, apesar das portas estarem fechadas, e deixaram Rita de Cássia em um dos claustros. Depois desapareceram. A superiora ficou fascinada com essa manifestação Divina. As religiosas decidiram por unanimidade que a viúva fosse recebida. Admitida noviça Rita começou a trabalhar para realizar seus desejos. Consagrou-se à oração e penitência, seu corpo foi seguidamente flagelado. Passava os dias a pão e água e noites sob vigília e oração.
      Certo dia pediu com extraordinário fervor que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, Rita recebeu um espinho cravado em sua testa. A chaga ficou por toda a vida e ainda pode-se vê-la em sua cabeça conservada intacta com o resto do corpo.
      Um dia,  uma parente foi visitá-la, ela agradeceu a visita e ao se despedir pediu que lhe trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não tinha rosas, pensaram que Rita estava delirando e sua visitante não ligou para seu pedido. Como para voltar para casa teria que passar pelo jardim olhou e se surpreendeu ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada do prodígio, entrou no jardim, colheu as flores e as levou ao Convento de Cássia. Nesta época, Rita estava muito doente e morreu em 22 de Maio de 1457.
      No dia seguinte, seu corpo foi colocado na Igreja do Convento. Todos os habitantes da cidade foram venerar a religiosa.
 O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo. 



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




Bençâo das Rosas

“Ó Deus, Criador e Conservador do gênero humano, supremo doador das graças espirituais, que concedeis generoso a salvação: daí a vossa benção a estas rosas, que nós, os devotos de Santa Rita, vos apresentamos, pedindo que abençoeis. Por elas sejam curadas todas as enfermidades das pessoas que as usarem, trouxerem consigo, conservarem em casa ou em qualquer lugar e devotadamente as guardarem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do espírito Santo. Amém.”


                                                                


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Santa Clara de Assis-




Santa Clara de Assis-


Santa Clara nasceu no dia 16 de julho de 1194, em Assis, Itália.
Bela, rica e de família poderosa foi batizada na mesma igreja onde 12 anos antes fora batizado São Francisco de Assis.
Desde pequeninos suas vidas estiveram entrelaçadas e para sempre permaneceram ligadas por grande amizade espiritual.
Santa Clara que foi a feição feminina do “franciscanismo” na sua mais absoluta pobreza,  fundou com auxílio de São Francisco a Ordem das Irmãs Pobres, denominada após a morte da santa como Ordem de Clara ou das Clarissas.
Franciscanos e Clarissas reformaram profundamente os costumes do seu tempo, numa “recristianização” da sociedade. Uma espiritualidade fransciscana que apontava para uma vida de despojamento dos bens matérias e  em uma estreita união com os semelhantes, com os animais, com as plantas e com toda a natureza que eram carinhosamente chamados de “irmãos” e irmãs”; fazendo da palavra de Cristo componente essencial dessa espiritualidade.

Clara tinha pouco mais de 13 anos quando Francisco doou todos seus bens, saiu da casa dos pais e refugiou-se numa pequena igreja isolada do povoado,  recolhido em oração e ocupado em reconstruir a capela de São Damião que tornou-se mais tarde uma comunidade.
COm o passar do tempo, outros jovens de famílias ricas se juntam a Francisco e formam uma nova comunidade religiosa, Santa Maria dos Anjos, que contou com o total apoio dos beneditinos.
Durante um ano,  Clara ouviu a pregação de Francisco na capela de Santa Maria dos Anjos e com ele conversava todos os dias. Conversas estas das quais Clara nunca se esqueceria assim como nunca se esqueceu da serenidade e felicidade do olhar de seu guia espiritual.
Aos 18 anos, em 18 de maio de 1212, Clara saiu de casa e foi ao encontro de Francisco que na companhia de frades e freiras aguardava por ela no mosteiro para sua profissão de fé.
Na cerimônia de profissão de fé de Clara é o próprio Francisco quem vai lhe cortar os cabelos.
Diz-se que ao ver cair aqueles fios dourados no chão, o santo teria deixado rolar lágrimas de seus olhos.
A família, ao dar pelo desaparecimento de Clara, desencadeia as buscas até descobrirem que ela estava recolhida num mosteiro. Assim como a família de Francisco, a família de Clara teve de encarar a escolha da filha como algo mais forte que os poderes terrenos, algo transcendental.
Conta a lenda, que os sarracenos em sua fúria contra a Igreja tentaram saquear o convento onde estava Santa Clara. A santa sem qualquer meio de defesa, foi a capela e pegou a custódia (caixinha com moldura em ouro e prata destinada a expor a hóstia à adoração pelos fiéis),  empunhando-a com as duas mãos,  levantou-a de modo que fosse vista pelos invasores. Os raios de Sol, refletindo nela, reverteram-se contra os sarracenos que assustados, fugiram em debandada.
Esta é a cena mais representada em gravuras e pinturas que se tem de Santa Clara.

Em 3 de outubro de 1226,  morre Francisco de Assis, já por muitos considerado um santo. O povo presta-lhe uma última homenagem. Cada habitante da cidade levou na mão um raminho de flores e uma vela acesa. O cortejo fúnebre sai de Santa Maria dos Anjos e, antes de chegar a Assis, passa por São Damião, para que Clara, muito doente na ocasião, pudesse dar o último adeus ao seu guia espiritual, seu grande amigo e protetor.
Clara chorou sem cessar a perda de Francisco. Tinha 32 anos e viveu até os 60 sempre em São Damião.
Sua fama espalhou-se e as pessoas vinham pedir-lhe conselhos. Clara, através da oração, fazia curas ditas milagrosas.

Clara morreu no dia 11 de agosto de 1253.
 Foi canonizada em 15 de agosto de 1255 pelo Papa Alexandre IV.
No dia 23 de setembro de 1895 seu corpo foi descoberto intacto e exposto a veneração aos fiéis na Basílica  de Santa Clara, em Assis onde se conserva até hoje.
É considerada a padroeira da TV, a santa que ensinou como pode se alcançar a felicidade sem ter nenhum bem material.



•*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   
   •*´ﻶﻉ    •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ




Benção de Santa Clara-


Pela intercessão de Santa Clara,
O Senhor Todo Poderoso nos abençoe e proteja,
Volte para nós os seus olhos misericordiosos,
Nos dê a paz e a tranqüilidade,
Derrame sobre nós as suas copiosas graças e,
Depois dessa vida,
Nos aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.



•*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   
   •*´ﻶﻉ    •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ





Novena de Santa Clara-


“Oh Santa Clara, que seguiste a Cristo com tua vida de pobreza e oração, fazei com que entregando-nos confiantes à providência do Pai Celeste, no inteiro abandono, aceitemos serenamente tua soberba vontade. Amém.

Reze esta oração e mais 9 Ave-Marias, durante 9 dias, com uma vela acesa na mão, apagando a vela ao terminar as orações.
No 9º dia deixe a vela queimar até o fim.
Faça 3 pedidos.

Ao alcançar as graças, divulgue a oração para propagar a fé na Santa.
Se possível comece ou termine esta novena no dia de Santa Clara, dia 11 de agosto.


Atenção- Velas podem causar acidentes. Não deixe velas acesas quando VC não estiver por perto.


Divulgo esta novena em ação de graças.



•*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ   
   •*´ﻶﻉ    •*´ﻶﻉ   •*´ﻶﻉ

terça-feira, 9 de agosto de 2011

São Francisco de Assis-



                                                                           


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 1181 ou 1182 – 3 de outubro de 1226), foi um famoso frade e santo católico da Itália. Depois de uma juventude mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.
Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando a vida de Cristo; desenvolveu uma profunda identificação com os seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.
Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.
Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.
Dante Alighieri, disse que ele foi uma “luz que brilhou sobre o mundo” e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus.
Sua vida e sua mensagem deram origem a inúmeras representações na arte, na pesquisa acadêmica, nos aspectos políticos de sua atuação e em seu misticismo pessoal.
Sua posição como um dos grandes santos da Cristandade se firmou quando ele ainda era vivo e permanece inabalada até os dias de hoje.
Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.


                                                                             


Senhor!

Faça de mim um instrumento da tua paz!
onde houver ódio,
que eu leve o amor
onde houver ofensa
que eu leve o perdão,
onde houver discórdia
que eu leve a união,
onde houver dúvidas
que eu leve a fé,
onde houver erros
que eu leve a verdade,
onde houver desespero
que eu leve a esperança,
onde houver tristeza
que leve a alegria,
onde houver trevas
que eu leve a luz!

Ó Mestre! Faça que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...

Pois:
É dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se nasce para a Vida Eterna.

ﻺﻍﻺﻍ≡≡≡≡≡ΞΞΞΞΞΞΞﻺﻍﻺﻍΞΞΞΞΞΞΞ≡≡≡≡≡ﻺﻍ