Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

sábado, 31 de março de 2012

São Benedito-

                                                                             



São Benedito é comemorado não só na sua data litúrgica, 5 de outubro, como também em 13 de maio, data da Abolição da Escravatura,  na Pacoela (Segunda-feira depois do domingo de Páscoa), no domingo imediato ao da Páscoa e em 31 de março.
São Benedito aqui em casa é festejado todos os dias sempre com muito carinho e gratidão.
O primeiro café do dia é sempre para ele!
                                 
                                       


Ele sempre presente nunca nos faltou.
Agradecemos a São Benedito pelas graças alcançadas e pela bondade paternal com que sempre acolhe nossas súplicas nos abençoando imensamente.


A biografia deste santo admirável e querido nos posts abaixo:






sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia de São João Clímaco-



São João Clímaco
30 de março



São João Clímaco (em grego: Ἰωάννης τῆς Κλίμακος; em latim: Johannes Climacus), também conhecido como João da Escada, João Escolástico e João Sinaíta, foi um monge cristão do século VI d.C. do mosteiro no Monte Sinai. Seu nome deriva do grego "klímax", que significa "escada".
Quase não há informações sobre a sua vida, com exceção de uma antiga hagiografia (VITA) do santo feita por um monge chamado Daniel, do mosteiro de Raithu. Daniel, mesmo alegando ser um contemporâneo, admite não conhecer nada sobre as origens de João. A Vita não ajuda muito em estabelecer uma cronologia e o consenso acadêmico a coloca o seu nascimento como tendo ocorrido no final do século VI d.C.  Segundo a Vita de Daniel,  João foi para o mosteiro de Vatos, no monte Sinai, e se tornou um noviço quando  tinha dezesseis anos. Aprendeu sobre a vida espiritual pelas mãos do ancião Martyrius e após a morte de seu mestre, desejando praticar um ascetismo ainda maior, foi para um retiro espiritual aos pés da montanha para levar uma vida de eremita. Por vinte anos viveu isolado, estudando continuamente a vida dos santos e, assim, tornando-se um dos mais eruditos acadêmicos da igreja. Quando  tinha aproximadamente setenta e cinco anos, os monges do Sinai o convenceram a se tornar o abade e ele dedicou-se às suas funções com grande sabedoria e sua fama se espalhou tanto que, de acordo com a Vita, o Papa Gregório, o Grande escreveu-lhe para pedir que o santo o incluísse em suas orações, além de enviar-lhe também uma grande quantia em dinheiro para que fosse construído uma hospedagem no Sinai, na qual os peregrinos tencionavam muito se hospedar.
De sua produção literária, conhecemos apenas a Κλίμαξ (em latim: Scala Paradisi ou "A Escada da Ascensão Divina").
A "Escada" descreve como elevar a alma e o corpo a Deus através da obtenção das virtudes ascéticas. Clímaco se utiliza da analogia da Escada de Jacó como uma referência para seus ensinamentos espirituais. Cada capítulo é chamado de "degrau" e lida com um assunto espiritual diferente . Hà pelo menos trinta degraus na escada, o que corresponde à idade de Jesus no seu batismo e o começo de seu ministério. Dentro do modelo geral da "escada", o livro de Clímaco pode ser dividido em três seções. Os primeiros sete degraus dizem respeito às virtudes gerais necessárias para uma vida ascética, enquanto que os próximos dezenove (degraus 8 a 26) nos instruem em como superar os vícios construindo as virtudes correspondentes. Os quatro degraus finais são sobre as virtudes maiores, objetivo de uma vida ascética. Além da oração (προσευχή), quietude (συχία) e a ausência de paixões (παθεία) está o amor (γάπη).
                                                                             
                                                                                  

Originalmente escrito simplesmente para os monges do mosteiro, a "Escada" rapidamente se tornou um dos mais lidos e amados livros espirituais do Império Bizantino. Ele ainda é um dos mais lidos entre os cristãos ortodoxos, especialmente durante a Grande Quaresma que precede a Páscoa. Ele é geralmente é lido nas igrejas como parte do ofício diário.
Um ícone conhecido pelo mesmo nome, "Escada da Ascensão Divina", mostra uma escada se estendendo da terra até o céu (Gênesis 28:12).  Diversos monges aparecem subindo por ela e no topo está Jesus, preparado para recebê-los no céu. Também aparecem anjos ajudando-os e demônios tentando atingi-los com flechas e arrastá-los para baixo, independente de onde eles estejam na escada. A maior parte das versões do ícone mostra pelo menos uma pessoa caindo. Geralmente, na parte inferior direita, São João Clímaco aparece gesticulando em direção da escada, com outros monges atrás dele.
A festa de São João Clímaco é em 30 de março, tanto no oriente quanto no ocidente. A Igreja Ortodoxa e a Igrejas Católicas de rito bizantino comemoram-no adicionalmente no quarto domingo da Grande Quaresma. Muitas igrejas são dedicadas a ele, principalmente na Rússia, incluindo a Torre do sino de Ivan, o Grande, no Kremlin.
É o padroeiro dos eremitas.



Oração do São Climaco


São João Clímaco quanto fostes agraciado por Deus para dizerdes sim à graça, quando Vos chamou a servi-Lo. Quantos jovens se sentem chamados a uma vida contemplativa, santa e não tem forças ou oportunidades para se integrar neste mundo de elevação espiritual. Concedei ao nosso País e ao mundo inteiro, a graça dos chamados de Deus serem ouvidos como Vós o ouvistes e a Deus se consagrou para sempre. Escolhendo pois o eterno e não a efemeridade desta tão curta existência. Vós dizeis que Deus nos lançará à face o por que não termos feito milagres…. Quanto esta frase nos deve fazer pensar. Pois só mesmo em um coração puro, sem orgulho, egoísmo, um coração cheio de Deus pode realizar milagres. E se não os realizamos é porque não fomos nem puros, nem santos, segundo a vontade de Deus. Intercedei junto a Deus por mim, por nós, para que desapareçamos para que somente Deus apareça. Para que morramos para as coisas deste mundo para conhecermos a felicidade de uma feliz eternidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩

Dia de São Jonas-



São Jonas
29 de março



 No 18º ano de seu reinado o Rei Sarraceno Shapur II começou uma violenta perseguição aos cristãos na Pérsia. Ele colocou na prisão dois monges irmãos da cidade de Beth-Asa e decidiu aplicar-lhes terríveis tormentos.
Barachisius foi colocado em um calabouço muito pequeno. E Jonas ficou preso. Quando ele se recusou  a oferecer sacrifícios aos deuses, as torturas começaram. Ele apanhou com bastões e enfiaram um bastão pontudo em seu umbigo e ele cantava hinos de louvor a Jesus. Foi colocado em um lago gelado e deixado para morrer
Algum tempo depois Shapur mandou trazer Barachisius e disse a ele como seu irmão havia sido morto. O mártir disse que isto era impossível e que Jonas estava vivo, e falou  tanto sobre o poder da Santíssima Trindade que todos ficaram perplexos. Foi então torturado com ferros em fogo e martelos foram colocados debaixo de seus braços com a seguinte afirmação: “se você deixar qualquer um deles cair, estará renegando a Cristo”. Bateram muito nele, mas os seus braços, milagrosamente, não deixaram os martelos caírem. Chumbo derretido foi derramado em suas narinas e olhos e foi jogado em uma cela pendurado por um dos pés.
Na manhã seguinte eles encontraram, (como havia previsto Barachisius), Jonas ainda vivo e tentaram minar a sua fé dizendo que seu irmão tinha renegado a Cristo. O mártir interrompendo disse: “Eu sei que há muito tempo ele renegou o demônio. Se vocês são inteligentes sabem que é melhor semear o milho que guardá-lo para perder. Minha vida é como uma semente e  reviverá novamente após a morte, por Jesus Cristo”.
Os dois santos foram barbaramente torturados; cortaram suas línguas, dedos, retiraram seus escalpos e queimaram com óleo fervendo. O corpo de Jonas foi colocado em uma prensa de uvas e prensado até a morte. Serraram seu corpo em vários pedaços e jogaram dentro de uma cisterna seca e colocaram guardas para evitar que outros cristãos levassem suas relíquias.
Barachisius foi tratado com igual brutalidade. Centenas de farpas foram colocadas em sua pele e ele foi rolado no chão de modo que todas penetrassem em sua carne e derramaram uma espécie de piche quente (usado para selar as madeiras dos navios da época) em sua garganta.  
Algum tempo após morte deles, Abtusciatus, um velho amigo, comprou seus corpos por 500 drachmas. Ele os enterrou em um local que somente alguns cristãos conheciam e veneravam suas relíquias.
Os atos de seu martírio são autênticos e foram escritos originalmente em Chaldaic.
Sua  festa é celebrada no dia 29 de março.
Nos anos bisextos a festa de São Barachisius é comemorada no dia 29 de fevereiro.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

domingo, 25 de março de 2012

Dia da Anunciação de Nossa Senhora-



Anunciação de Nossa Senhora
25 de março



Em uma pequena casa de Nazaré, Maria recebeu a visita do arcanjo Gabriel, a quem foi confiada a missão de anunciar à mulher que ela seria mãe do filho de Deus.
Essa importante data é comemorada em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal, e é um dia especial para os fiéis de todo o mundo.
No momento de sua aparição, o arcanjo pronunciou doces palavras, e Maria teve certeza de que estava diante de um anjo do Senhor.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”, saudou o arcanjo Gabriel. Mulher humilde e simples, Maria se surpreendeu ao ouvir aquelas palavras de louvor. O arcanjo prosseguiu com a anunciação: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus; eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será o filho do Altíssimo. Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e reinará eternamente e o seu reino não terá fim.”
Maria perguntou ao anjo como seria a concepção do filho de Deus, e ele lhe respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e por isso, o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus”. Apesar de sua virgindade, Maria não hesitou em nenhum momento, e declarou-se serva do Senhor. José seu esposo também deu grande prova de sua fé e devoção, pois em nenhum momento duvidou da Imaculada Conceição.



Exaltação a Anunciação de Nossa Senhora

Todo Poderoso Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vós mostraste a beleza do Vosso poder ao exaltar a humilde virgem de Nazaré e torná-la mãe do nosso Salvador. Permita que as preces dirigidas a esta santa tragam Jesus para este mundo esperançoso e preencha o vazio da indecisão. Com a presença do Vosso Filho, que vive e reina ao Vosso lado, e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸

Dia de São Dimas-



São Dimas
25 de março



Também conhecido como o Bom Ladrão, foi o primeiro santo, “canonizado” pelo próprio Cristo, no Calvário, antes de morrer. Segundo o Evangelho de São Lucas, dois malfeitores foram crucificados com Jesus, um do seu lado direito, e outro, do esquerdo. Enquanto um blasfemava, dizendo: “Se és tu o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós”, o outro contestou-o, falando: “Nem assim  temes a Deus estando no mesmo suplício? E nós  o estamos na verdade porque recebemos o castigo que merecem  as nossas obras, mas este nenhum mal fez”. São Dimas,  tocado pela morte injusta de Jesus, num ato de profunda humildade, suplicou: “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres em teu reino”. E Jesus respondeu-lhe: “Em verdade te digo, que hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
Suspenso a uma cruz igual à de Jesus de Nazaré, participando do mesmo sofrimento, sua fé se mostra prodigiosa e empalidece a de muitos justos. Ele não conheceu o Cristo fazedor de milagres, não ouviu suas palavras, nem seguiu o Profeta da Galiléia. O Cristo que ele encontra é um homem ensangüentado, suspenso ao patíbulo e condenado à ignomínia. No entanto, Dimas acreditou nele e o proclamou Rei de Israel, defendendo perante todos a inocência e a divindade do Redentor.
Algumas lendas contam ainda que, durante a fuga para o Egito, a Sagrada Família foi atacada por salteadores, mas eles não lhes fizeram mal nenhum, em atenção ao pedido de um de seus companheiros. Por coincidência este bom ladrão estaria mais tarde sofrendo o mesmo suplício do menino que protegera, morrendo na cruz, ao lado direito do Salvador, e sendo hoje venerado com o nome de São Dimas.
A devoção a este santo é relativamente recente já que nas antigas igrejas sua imagem só aparece no Calvário, crucificado ao lado direito de Jesus Cristo.
É considerado o padroeiro dos pecadores arrependidos, assim como dos agentes funerários.



Oração de São Dimas


Ó São Dimas, que esquecendo as dores atrozes da agonia, ao lado direito da cruz de Cristo, vos lembrastes dos crimes e maldades da vossa vida, não para desesperar, mas para pedir a Jesus com toda a confiança: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”, dai ânimo, força e coragem a todos que são perseguidos, presos e torturados, para que não esmoreçam, mas que se lembrem de como Jesus morreu; não pelos justos, mas pelos pecadores; e que Jesus veio à Terra, não para condenar, mas para libertar os homens e por isto Ele vos respondeu na cruz: “Hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso”. São Dimas, daí-me ajuda nesta situação angustiosa, fazei brilhar um raio de esperança nas trevas da minha aflição. Peço-vos esta graça, pelo sangue de Jesus, vosso companheiro de dor, que se dignou acompanhar-vos até o paraíso, onde agora vives com Ele e com o Pai e o espírito Santo. Amém.
São Dimas, rogai por nós.



ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


sábado, 24 de março de 2012

Dia de Santa Catarina da Suécia-



Santa Catarina da Suécia, filha de Santa Brígida
24 de março


Catarina, que era a quarta dos oito filhos de Santa Brígida e de Ulphon, príncipe da Nerícia,  na Suécia, nasceu por volta do ano 1330. Tendo por mãe uma santa, e por pai um homem piedoso e temente a Deus,  mostrou desde cedo inclinação para a virtude.
Ainda pequena foi entregue a uma virtuosa abadessa para ser instruída na ciência e na virtude.
Chegando aos 13 anos, seu pai quis que se casasse, apesar de ela não se sentir em nada inclinada ao casamento. Suplicou a Deus e à sua Mãe Santíssima que a protegessem nessa circunstância. Realizadas as bodas, convenceu seu esposo Etgardo de Kurner, jovem também piedoso, a viverem como irmãos sob o mesmo teto.
Mais que isso,  influenciado por ela, o esposo entregou-se também a obras de piedade, e viviam no palácio como num mosteiro.
Sua mãe, santa Brígida, fizera com o marido uma peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, durante a qual ele se sentiu mal e faleceu pouco depois, ainda em solo espanhol. Viúva, Santa Brígida mudou-se para Roma a fim de ficar mais perto dos lugares de devoção e socorrer os peregrinos suecos que para lá se dirigiam. Com permissão do marido, Catarina foi juntar-se a ela. Pouco depois, recebeu a notícia do falecimento de Etgardo.
Jovem, bela e rica, surgiram vários pretendentes para esposá-la, mas  ela recusou todas as propostas. Um dos pretendentes quis seqüestrá-la para fazê-la casar-se à força, mas no mesmo instante ficou cego. Reconhecendo o castigo recebido, pediu a  santa que o perdoasse e que rezasse por ele a Deus para que recuperasse a vista. O que efetivamente se deu.
Em peregrinações, visitas aos pobres e boas obras, Catarina viveu durante 25 anos com sua mãe, a qual procurava imitar.
Em 1372 Catarina e seu irmão Birger foram com a mãe em peregrinação à Terra Santa. Mas, logo chegando a Jerusalém, Santa Brígida adoeceu. Retornando a Roma, entregou a Deus seu espírito.
Dois anos depois, para atender a um pedido da mãe, Catarina voltou à Suécia levando seus restos mortais, para serem sepultados no Mosteiro de Wadstena, por ela fundado. Nele entrou Catarina, sendo logo reconhecida como priora.
Catarina crescia cada vez mais nas virtudes, principalmente na humildade e desapego do mundo.
Por seu intermédio, realizou Deus Nosso Senhor vários milagres.
Em certa ocasião, o Tibre saiu de seu leito, inundando parte da cidade. Pediram a Catarina que rezasse para que as águas recuassem. Foi levada  até a borda das águas que, ao contato de seus pés, retornaram ao leito.
Na  viagem de volta à sua terra,  a santa operou mais um milagre à vista de todos. Tendo caído do carro um dos que a acompanhavam, foi esmagado por uma das rodas, que quebrou-lhe os ossos. Catarina rezou por ele e, ao simples toque de sua mão, curou-o imediatamente.
Estabelecida na Suécia,  a saúde de Catarina começou a declinar.
Enfim, entregou ela sua puríssima alma ao Criador no dia 24 de março de 1381, mal passados os cinqüenta anos de idade. Tendo ocorrido muitos milagres por sua intercessão, foi ela canonizada em 1474.




Oração de Santa Catarina da Suécia

Dignai-Vos, meu Deus, permitir que eu tenha em Santa Catarina da Suécia uma poderosa e eficaz advogada, diante do Vosso Poder, a fim de que seja afastado de mim o mal que me ameaça.
Que ela me conduza, pela sua proteção, sã e salva, através de todos os perigos, a fim de mostrar-me a glória do Vosso Nome e para quem eu possa louvar-Vos, meu Deus, eternamente.
Peço-Vos por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim seja.

Repetir três vezes:
Santa Catarina da Suécia, protetora das mães de família, orai por nós.



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José-



São José
19 de março



Esposo de Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus, é um dos santos mais venerados no mundo. Pouco se sabe sobre São José, apenas que ele era da família do Rei Davi. José acreditou em Maria mesmo antes de saber da origem divina de seu filho. Esteve ao seu lado no momento do parto e, graças a intervenção de um anjo, programou a fuga ao Egito para escapar à perseguição de Herodes. Lutou arduamente para sobreviver numa terra estrangeira, esperando para regressar quando Jesus não mais estivesse em perigo. Dividiu com Nossa Senhora as preocupações com o filho adolescente, de maneira especial quando este sumiu por três dias para discutir com os sábios do templo. Segundo a tradição, ele morreu, assistido por Maria e Jesus, antes de  Cristo iniciar sua vida pública.
Além do que nos conta a Bíblia sobre seu casamento com Maria, existem histórias a respeito de São José narradas em evangelhos apócrifos, como a da escolha do ancião para esposo da Virgem. Doze idosos conduziram para o templo doze bastões e o de São José  se cobriu de lírios, símbolo de sua vida casta. Por isso ele é representado com o bastão ornado de lírios brancos. Na maioria das imagens, ele carrega amorosamente nos braços o menino Jesus. Vários pintores retrataram também seus esponsais com a Virgem Maria.
O culto a São José, encontrado na Igreja Oriental no século IV, foi pouco divulgado no Ocidente, onde ganhou algum relevo no século VIII, mas foi incrementado após o Concílio de Trento. Ele não foi apóstolo, nem evangelista, nem pontífice, nem mártir, nem doutor da Igreja; mas foi o pai adotivo de Jesus, foi quem o amou, criou, educou e formou para que depois de adulto, o Filho de Deus pudesse cumprir sua missão de Redentor. Pio IX, em 1870, proclamou-o patrono da Igreja Universal e sua devoção foi recomendada por Leão XIII em uma encíclica especial.
Em várias igrejas existem imagens de São José de botas, isto é, o santo usa botas de cavaleiro em vez de sandálias tradicionais. É o São José do Egito, peregrino, viajante, protetor dos caminheiros.
São José é o patrono da família, da igreja, do trabalho, dos trabalhadores e dos carpinteiros.
Sua festa é comemorada em 19 de março.




ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

São José, Vós que viajastes pelo Egito conduzindo a Sagrada Família, enfrentando todas as adversidades, dai-me como vós tivestes, muita saúde para enfrentar as peregrinações que a vida me impõe.

Vós que, com o trabalho árduo de carpinteiro sustentastes a Sagrada Família, dai-me serviço para que a ociosidade e o desemprego não me aflijam e para que sempre me coloque a serviço do Senhor.

Vós que soubestes aceitar com humildade e resignação os desígnios de Deus, dai-me a mesma sabedoria que tivestes para que eu tenha a humildade e a alegria necessárias para bem servir a Deus neste mundo. Pois com saúde, serviço e sabedoria nada mais me faltará. E assim poderei, como vós, servir cada dia mais o Senhor, nosso Deus, nesta breve passagem para a vida eterna.

São José,  valei-me.

Amém.


۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩

sábado, 17 de março de 2012

Dia de São José de Arimatéia-



SÃO JOSÉ DE ARIMATÉIA
17 de março



José de Arimatéia era assim conhecido por ser de Arimatéia, cidade da Judéia. Homem rico, senador da época, era membro do Sinédrio, o Colégio dos mais altos magistrados do povo judeu.  A Bíblia relata que ele era discípulo de Cristo, mesmo que secretamente (Joao 19:38)
Segundo os evangelhos, José de Arimatéia, juntamente com Nicodemos, providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos. Era o dono do sepulcro onde Jesus Cristo, seu amigo, foi embalsamado, numa esplanada a cerca de 30 metros do local da crucificação e de onde ressuscitou três dias depois da morte. Após a retirada do corpo de Jesus, foi preso por seguir a sua doutrina. Ficou muitos anos preso. Caifás queria que ele ficasse preso até morrer, mas como José era muito inteligente para negócios lucrativos , o governador depois de Pôncio Pilatos, conversou com os membros do Sinédrio e os  convenceu a soltá-lo; ambiciosos pelos lucros que ele traria, libertaram-no. José de Arimatéia além de trazer riquezas para a sua região, aproveitou as viagens para divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo. Atribui-se também a José o lençol de linho em que Jesus foi envolvido, conhecido como Santo Sudário.
De acordo com algumas lendas, José de Arimatéia, , teria ficado de posse do cálice da Santa Ceia, levando-o para a Europa. Este cálice ficou conhecido como o Santo Graal.




ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia de São Longuinho-



São Longuinho
15 de março


Longuinho é uma versão do nome Longino, registrado no Martirológio Romano. Santo do primeiro século, era contemporâneo de Jesus. Dizem que foi o soldado que perfurou o lado de Cristo com a lança e que, ao presenciar os estranhos acontecimentos ocorridos no momento de sua morte, como o tremor de terra seguido de trevas em pleno dia, as pedras que se quebravam sozinhas, o véu do templo que se rasgou de alto a baixo, os mortos que ressuscitavam, reconheceu que Cristo era na verdade o Filho de Deus. (Mateus, 27:51-57).
Relata o evangelista São João (18:32-34) que, após o suplício no Calvário, para que os corpos não ficassem na cruz no dia de sábado, os judeus pediram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas e fossem tirados dali. Vendo porém que Jesus já estava morto, um dos soldados lhe abriu o peito com uma lança e imediatamente saiu sangue e água. Conta a tradição que a água respingou em seus olhos, curando-o de uma grave doença da vista.
Diante de tantas evidências, converteu-se e deixou o exército, a casa e transformou-se em monge, indo pregar o cristianismo na Capadócia e em Cesaréia, onde no ano de 58, aproximadamente, sofreu o martírio. Chamava-se Cássio, e depois de convertido, foi batizado com o nome de Longino. Quando pregava o cristianismo, destruiu, na presença do oficial que o perseguia, imagens de ídolos com um machado e das imagens saíram espíritos malignos que cegaram seu perseguidor. Longino avisou que ele só seria curado ao se converter ao cristianismo. São Longuinho rezou fervorosamente e o homem recuperou a visão convertendo-se à nova religião.
Preso, o santo foi torturado, seus dentes arrancados e sua língua cortada, mas mesmo assim recusou-se a adorar os falsos deuses. O carcereiro ficou tão impressionado com sua coragem, que também se converteu e com ele foi decapitado.
É festejado em 15 de março e suas relíquias se encontram em Mântua, na Itália. A lança  com a qual atravessou o peito de Cristo estava guardada na igreja de Santa Sofia, em Constantinopla, e foi enviada no século XV ao papa Inocêncio VIII, pelo sultão Bayazed, encontrando-se atualmente no Vaticano.
É padroeiro dos ferreiros e dos artesãos, e sua intercessão é invocada contra as moléstias dos olhos e também para fazer parar hemorragia provocadas por ferimentos. No ocultismo é  considerado o guardião dos tarólogos.
É representado, na iconografia, vestido como monge, com o capuz cobrindo a cabeça, usando uma sacola suspensa no ombro, a tiracolo. Segura com a mão esquerda um bastão e com a direita um lampião, como se estivesse iluminando o caminho.
A devoção popular fez dele  um protetor que ajuda a encontrar objetos perdidos. Para encontrarem as coisas desaparecidas, geralmente prometem ao santo três gritos, três pulinhos e três assobios, promessa que é paga, com grande alarde, imediatamente após o achado. Suas imagens estão entre as mais vendidas pelos pintores de santos.



Oração de São Longuinho

“São Longuinho, que aos pés da cruz abristes,
com a lança, o coração do crucificado,
de onde jorrou sangue e água, pede a Jesus por nós;
que o sangue inunde, com o Espírito Santo,
o mundo e a nossa vida; que cada um tenha a alegria
de penetrar no coração do filho de Deus e receber amor e graça.
São Longuinho, ajudai-nos a agradecer. Amém!”




ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


São Longuinho é um santo muito querido por todos nós aqui em casa.
Sempre nos ajudou a encontrar objetos perdidos, sempre esteve presente nos momentos de dificuldades e sempre acolheu com rapidez nossos pedidos nos concedendo as graças solicitadas.
Fica aqui registrada com felicidade nossa gratidão!
Somos muito agradecidos!


                                                                                     
                                                                                  

domingo, 11 de março de 2012

Dia de São Constantino da Escócia-

                                                                                    

São Constantino
11 de março


 Constantino faz parte da heróica história do cristianismo na Escócia. Ele era rei da Cornualha, pequena região da Inglaterra e se casou com a filha do rei da Bretanha. Depois se tornou o maior evangelizador de sua pátria e o responsável pela conversão do país.
O rei Constantino, no entanto,  antes de sua conversão  cometeu muitos sacrilégios e até mesmo assassinatos em sua terra natal. Para ficar livre de cobranças na vida particular, divorciou-se da esposa. Foram muitos anos de vida mundana, envolvido em crimes e pecados. Mas quando soube da morte de sua ex-esposa, foi tocado pela graça tão profundamente que decidiu transformar sua vida. Primeiro abriu mão do trono em favor de seu filho, depois se converteu, recebendo o batismo. Em seguida se isolou em um mosteiro, na Irlanda, onde trabalhou por sete anos, executando as tarefas mais difíceis, no mais absoluto silêncio.
Os ensinamentos de Columbano, que também é celebrado pela Igreja, e que nesse período estava na região em missão apostólica, o levaram a se ordenar sacerdote. Assim, partiu para evangelizar junto com seu mestre espiritual, e empregou a coragem que possuía, desde a época em que era rei, para a conversão do seu povo. As atitudes de Constantino passaram a significar um pouco de luz no período obscuro da Idade Média. Ele  não usava os mantos ricos dos reis e sim o hábito simples e humilde dos padres. Lutou bravamente pelo cristianismo, pregou, converteu, fundou vários conventos, construiu igrejas e, assim, seu trabalho rendeu muitos frutos.
Porém, antes de se tornar um estado católico, a Escócia viu Constantino ser martirizado. Foi justamente lá que, quando pregava em uma praça pública, um pagão o atacou brutalmente, amputando-lhe o braço direito, o que causou uma hemorragia tão profunda que o sacerdote esvaiu-se em sangue até morrer, não sem antes abraçar e abençoar a cada um de seus seguidores. Morreu no dia 11 de março de 598, e se tornou o primeiro mártir escocês.
O seu culto correu rápido entre os cristãos de língua anglo-saxônica, atingiu a Europa e se propagou por todo o mundo cristão, ocidental e oriental.



Oração de São Constantino

Senhor, por intercessão de São Constantino, dai-nos a graça do zelo espiritual, para que em tudo e sempre estejamos empenhados em buscar as riquezas celestiais.
 Amém.


۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩


                                                                                                                      

sexta-feira, 9 de março de 2012

Santa Catarina de Bolonha-



Santa  Catarina de Bolonha
9 de março


Também chamada de Catarina de Virgi,  nasceu em 8 de setembro de 1413 em Bolonha na Itália como Catherine de Vigni, filha de um diplomata.
A tradição diz que seu pai recebeu uma visão dizendo que ela iria nascer. Dama de honra da filha de uma marquesa,  recebeu a mesma educação e treinamento de sua patroa. Franciscana terciária com 14 anos,  foi freira das Clarissas Pobres e madre das noviças.
Estabeleceu um convento de Clarissas Pobres em Bolonha em 1456 e lá serviu como Abadessa. Mística, fazia milagres, era profetisa e visionária. Também era pintora e decifrava manuscritos como se estivesse iluminada por um anjo. Em um dia de Natal teve uma  visão de Jesus nos braços de Maria.  Essa visão ela pintou em um quadro que se encontra no Museu do Vaticano.
Faleceu em 9 de março de 1463 na  Bolonha.
Foi enterrada sem caixão e  seu corpo não foi embalsamado. Exumada dezoito dias depois, devido a milagres que ocorriam junto de sua tumba, o odor de perfume exalou de seu túmulo e o seu corpo estava incorrupto.
Diante disso foi chamado o doutor Maestro Giovanni Marcanova que examinou o corpo e não pode explicar o fato. Assim seu corpo foi vestido com roupa limpa e  colocado em uma cadeira, em uma capela especial, atrás de barras e vidros onde está até hoje.
Na arte litúrgica da Igreja, Santa Catarina é mostrada como uma Clarissa Pobre carregando o Menino Jesus ou em um trono com  um livro ou com uma cruz sobre seu peito.
Escreveu “Tratado em armas espirituais” e  “Revelações”.
Foi canonizada em 22 de maio de 1712 pelo Papa Clemente  XI
É padroeira da Academia de arte de Bolonha, dos pintores e das artes liberais.
 Sua festa é celebrada no dia 9 de março.



 Oração a Santa Catarina de Bolonha


Ó querida Santa Catarina de Bolonha, que acolheste com infinito afeto o mistério da encarnação do Filho de Deus, alcança-nos um amor profundo por Jesus Menino. Que o nosso coração desperte para a maternidade espiritual, seguindo teu exemplo de amor ao Menino de Belém! Que tenhamos cuidado atento para com as nossos irmãos, como para com Jesus. Ajuda-nos a viver um grande amor à nossa espiritualidade,  à vida de oração e de contemplação. Intercede para que tenhamos coragem e fé nas tribulações, para que nossa vida seja de alegria, serviço, acolhimento e perdão. Sê para nós mestra de vida interior. Guia o nosso empenho de renovação e de fidelidade a Jesus.
Amém!



ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


quarta-feira, 7 de março de 2012

Santa Rosa de Viterbo-



Santa Rosa de Viterbo
6 de março



Nasceu em Viterbo em 1235 em uma família piedosa e pobre.
 Rosa era  notável pela sua santidade e seus poderes milagrosos desde pequena. Quando estava com três anos,  ressuscitou sua tia do lado materno.  Aos  7 anos já vivia como a reclusa e fazia penitência. Certa vez adoeceu, mas  foi curada  milagrosamente pela Virgem Maria que ordenou que ela entrasse na Terceira Ordem de São Francisco de Assis e pregasse penitência em Viterbo numa época (1247) em que o Rei Frederico II da Alemanha era  famoso pela sua heresia e maldade. Sua missão durou cerca de dois anos e foi tão grande seu sucesso que o prefeito da cidade decidiu exilá-la. O poder imperial estaria seriamente ameaçado. Assim Rosa e seus pais foram expulsos de Viterbo em Janeiro de 1250 e se refugiaram em Sorriano. Em 5 de dezembro de 1250 Rosa previu a morte súbita do Imperador,  profecia realizada em 13 de dezembro. Logo depois ela foi para Vitorchiano, cidade sob domínio de poderosos feiticeiros. Rosa conseguiu a conversão de todos, inclusive dos feiticeiros,  quando ficou sem nenhum ferimento depois de ter sido colocada por várias horas no fogo de uma pira acesa, milagre que foi atestado por todos da vila. Com a restauração dos poderes do Papa em 1251, Rosa voltou a Viterbo.
Ela desejava entrar para o Monastério de Santa Maria das Rosas (Clarissas Pobres), mas foi recusada.
Faleceu em 6 de março de 1252 de causas naturais.
Após sua canonização em 1457 o Papa Alexandre IV ordenou que ela fosse enterrada no Convento que a recusara. Sua festa em Viterbo é celebrada também no dia 4 de setembro quando o seu corpo ainda incorrupto foi carregado em procissão festiva para Viterbo.
É padroeira das pessoas exiladas, pessoas rejeitadas pelas ordens religiosas e da cidade de Viterbo, Itália
Sua festa é celebrada no dia  6 de março.



Oração de Santa Rosa de Viterbo

Ó Deus, que em vossa serva Santa Rosa de Viterbo associastes desde a primeira juventude o candor da inocência com a admirável fortaleza de alma, fazei que, celebrando seus méritos, imitemos suas virtudes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *