domingo, 23 de setembro de 2012

São Geraldo-





São Geraldo
24 de setembro


 Hoje, nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, o primeiro mártir da Hungria.
São Geraldo, nasceu Gerardo Sagredo, em Veneza, Itália, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, incluindo o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa como monge beneditino em San Giorgio Maggiore, em Veneza, e em pouco tempo chegou ao serviço de abade do mosteiro.
Seu sonho era levar uma vida solitária na Terra Santa, por isso ele deixou o mosteiro e embarcou para lá. Impedido de chegar devido às más condições do tempo, aportou na costa da Dalmácia, Hungria.
Por volta de 1020, tornou-se orientador espiritual e professor de Américo, filho de rei Estevão I, homem virtuoso e que também foi proclamado santo.
O rei Estevão I, convidou Geraldo para juntos, se empenharem na missão de converterem o povo da Hungria ao cristianismo.
Aceitando o desafio, assumiu a missão de evangelizar aquela nação, combatendo idolatrias. São Geraldo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.
Viveu durante 7 anos num eremitério na floresta de Bakony.
Quando rei Estevão I estabeleceu o bispado de Csanad, em 1030, Geraldo foi seu primeiro bispo, além de ser enérgico missionário na região de Mako.
Profundamente caridoso, convidava os pobres, doentes, leprosos, para irem até sua casa, onde se alimentavam e recebiam assistência espiritual.
Entretanto, após a morte do rei Estevão I, a situação modificou-se.
Aonde havia paz, agora reinava a discórdia e a luta pelo poder. Começaram as perseguições aos cristãos, já que o novo monarca odiava o cristianismo e queria restabelecer o culto aos antigos deuses pagãos.
Numa viagem, de Csanad para Szekesfeheyar, em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé cristã.  Outra versão dos fatos, conta que ele foi atacado e morto por uma lança dos soldados do duque de Vatha, e seu corpo arremessado no rio Danúbio.
Era o dia 24 de setembro de 1046.

Deixou escrito lindos testemunhos de religioso, bispo e fiel cristão, o qual  se tornou com a graça de Deus.
Suas relíquias estão guardadas em Veneza, sua terra natal, na igreja Nossa Senhora de Murano.
É festejado pela igreja católica como o “Apóstolo da Hungria”.




Oração a São Geraldo 

Ó São Geraldo, vós que aprendestes a verdadeira ciência no livro de Jesus Crucificado, tomando-o durante toda vida por único objeto do vosso ardente amor, olhai para mim que recorro à vossa poderosa intercessão.
Ó grande São Geraldo, tende piedade de mim! Bem sabeis que o mundo falso e enganador procura por meio de seus perigos, prazeres e tentações, ofuscar a minha fé e arrastar-me ao pecado.
Iluminai, pois, o meu espírito, para que nunca perca de vista as verdades da santa fé; alcançai-me além disso força para frustrar as astúcias do demônio, para que, depois de ter vivido virtuosamente, possa também ter uma santa morte e entrar na bem-aventurança eterna.
Que assim seja.
Amém.


*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário