terça-feira, 18 de setembro de 2012

São José de Copertino-




São José de Copertino
18 de setembro


Ele  nasceu em 17 de junho de 1603 como José Desa, em Copertino, perto de Nápoles, no sul da Itália, e durante muitos meses  devido a precária condição financeira de seus pais, viveu num estábulo. Aos 17 anos tentou ser frade, mas por causa de sua pouca inteligência e dificuldade de aprendizado (era considerado ignorante e sem cultura),  foi recusado pelos franciscanos e também pelos capuchinhos.  São José não desistiu e após várias tentativas, o "irmão burro", como era chamado, foi aceito no Convento Franciscano em Grotella, onde ele foi ordenado em 1628.
Sua vida tornou-se uma série de visões e êxtases, as quais aconteciam em qualquer local e a qualquer hora pelo som do sino de uma igreja; pelo som de uma música sacra; pela simples menção do nome de Deus ou da Virgem Maria; pela menção de eventos da vida de Cristo, como a Sagrada Paixão; a visão de uma pintura sacra; enquanto rezava os salmos ou durante a missa. Durante os 17 anos que esteve no Convento de Grotella, seus companheiros de comunidade observaram 70 êxtases.
Gritos, beliscões, queimaduras, agulhadas, nada o trazia de volta de seus transes.
José por várias vezes flutuava como um pássaro
A levitação é um dom extraordinário que consiste na elevação do corpo humano sem a participação de nenhuma força física. É um presente de Deus para determinadas almas, muito elevadas espiritualmente. São José de Copertino teve numerosas levitações.
Um domingo, festa do Bom Pastor, São José de Copertino apresentou-se com um cordeirinho nos ombros e ao pensar em Jesus Bom Pastor, foi-se levantando pelos ares.
O mais famoso dos êxtases aconteceu quando dez obreiros do Convento desejavam levar uma pesada cruz a uma alta montanha, mas não conseguiam pelo peso e a distância a percorrer.
Frei José, tomou a cruz sozinho, pôs sobre os ombros e foi se elevando, como que voando até o alto da montanha, e lá depositou a Cruz, sob os olhos atônitos de seus irmãos.
Mesmo no século 17 já havia interesse no incomum e os êxtases de José em público provocavam admiração. Por 35 anos não foi permitido a ele atender o coro, o refeitório comum, e dizer missa na igreja.  Para prevenir que  levitasse em público,  recebeu ordens de ficar em seu quarto com uma capela privativa. O Papa Urbano VIII encontrou-se com ele em Grotella,  e José ao ver a imagem de Nossa Senhora entrou em êxtase. O papa que falava aramaico fez perguntas complicadas e  José respondeu na mesma língua, com grande sabedoria e naturalidade. Depois deste episódio,  passou a ser muito respeitado e por várias vezes foi consultado pelos exegetas (pessoas que explicam os textos bíblicos) da Igreja sobre questões muito controvertidas e o " irmão burro" respondia a todas como se fosse um luminar (homem sábio e respeitado em sua área de conhecimento)  na matéria. Dizia com simplicidade que em algumas de suas visões às vezes ficava conversando com alguns apóstolos e às vezes com Jesus e a Virgem Maria.
José permaneceu fiel ao seu espírito alegre e brincalhão sempre se submetendo Divina Providência. Fazia os 40 dias de jejum a cada ano na quaresma sempre com uma fé inabalável.
Faleceu em18 de setembro de 1663 de uma severa febre e foi enterrado na igreja de Ossimo.
Foi beatificado em 17 de junho de 1703 pelo Papa Benedito XIV e canonizado em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
É o padroeiro dos comandantes, tripulantes e passageiros de aeronaves; astronautas;  aviadores; pilotos de asa delta e ultra leves. É também o protetor dos estudantes com dificuldade de aprendizado.
Sua festa é celebrada no dia 18 de setembro.



Oração de São José de Copertino

(Esta oração é muito eficaz em provas)

Oh, grande São José de Copertino que, enquanto estava na terra, obtivestes de Deus a graça  de ser argüido  em vosso exame justamente sobre a única questão que sabia, obtende-me igual favor na prova para a qual eu estou me preparando. Como gratidão, eu prometo fazer-vos conhecido e invocado.

São José de Copertino, rogai por nós.



.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸

Nenhum comentário:

Postar um comentário