domingo, 28 de julho de 2013

O Brasil abraça o Papa Francisco #6: A Vigília

                                                                                  



Três milhões de fiéis lotam a Praia de Copacabana-
 Peregrinos caminharam 9,5 quilômetros para uma vigília que começou com a presença do papa Francisco. A maioria saiu da Central do Brasil, ponto de início da peregrinação.
Cerca de três milhões de pessoas estavam reunidas ontem,  27/07/2013, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a vigília, penúltimo ato da Jornada que termina hoje.
O recado mais emocionante do papa foi em sua despedida da vigília: “Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o campo da fé. Vocês são os atletas de Cristo. Vocês são os construtores de uma Igreja mais bonita e de um mundo melhor.”
Durante a tarde, foi realizado um show intitulado o “Show do Futuro”, com a participação de artistas católicos como o padre Marcelo Rossi, o padre Fábio de Melo e o grupo Rosa de Sarón.
Pela manhã, em evento no Teatro Municipal, o papa fez um dos discursos mais políticos desde que chegou ao Rio. Afirmou que é preciso “reabilitar a política”, “entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce quando dialoga de modo construtivo.”
Falando em espanhol, o papa lamentou que hoje o “sentido ético” apareça “como um desafio histórico sem precedentes”. “Somos responsáveis pela formação de novas gerações, capacitadas na economia e na política, e firme nos valores éticos. O futuro exige de nós uma visão mais humanista que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismo e erradicando a pobreza.”
O papa Francisco mencionou ontem a transferência da vigília do Campo da Fé para Copacabana. Ele perguntou: “Será  que Deus nos quer dizer que o Campo da Fé não é o campo geográfico e sim nós mesmos?”
Francisco encerrou  o discurso pouco antes das 21h, citando as manifestações que acontecem não só no Brasil, mas  por todo o mundo.

Cenas de um sábado recheado de simpatia e devoção-
- Francisco trocou o solidéu que usava pelo cocar que lhe foi oferecido pelo índio pataxó Ubirai.
- O professor Valmir Júnior, de 28 anos, ex-dependente químico, deu seu testemunho de fé emocionado ao pontífice.
- Coreógrafos  ensaiaram o público para o que está sendo considerado o maior “flash mob” do mundo. Até os bispos dançaram!

                                                                                 
                                                                               




A vigília segue hoje até as 10h, quando o papa celebrará uma missa, seguida do Ângelus, e anunciará onde será o próximo encontro com os jovens.  Por volta das 19h, ele embarca de volta a Roam, na Itália.


Abraços Fraternos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário