sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael-

                                                                                  



Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
29 de setembro


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo” significa "Anjo principal”. E a palavra "Anjo”, por sua vez, significa "mensageiro”.

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o mal.” (Apocalipse 12,7-8)
É conhecido como o anjo guerreiro da luz, ele combate o mal, guarda e protege as pessoas aqui na Terra.
É o protetor o protetor dos  padeiros, confeiteiros, ambulantes e pára-quedistas.

O nome do Arcanjo Gabriel, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus” ou "Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
É o anjo encarregado de contar as boas notícias. É conhecido como o anjo da Anunciação.
É o protetor dos comunicadores, mensageiros, filatelistas e telefonistas)


Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobias. Este arcanjo de nome "Deus curou” ou "Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobias e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).
É o anjo que cura todos os males da humanidade, tendo poder divino de curar tanto o corpo quanto o espírito.
É o protetor dos olhos.

Do silêncio de Deus surgiram na vida e na história dos homens. Foram enviados para cumprir uma missão e cumpriram-na, e continuam a cumpri-la cada dia, em cada história e em cada homem. Foram, e são, enviados, eles que contemplam Deus face a face e portanto trazem aos homens um reflexo dessa contemplação.
A arte representa-os em beleza porque só podem ser belos os seres que contemplam a suprema beleza face a face. Povoam os quadros da Anunciação, da história de Tobias, do juízo final e da vitória sobre o maligno. Os seus vestidos e a armadura dançam ao ritmo do vento, leves como eles e as plumas das suas asas. São belos e graciosos, seres eternos, espirituais, mas também visualmente carnais.
Hoje continuam as suas missões e junto de nós continuam a manifestar a presença de Deus. Gabriel recorda-nos o Deus que se fez homem como nós, a necessidade de uma resposta e de um coração puro como um lírio para que ainda hoje esse mesmo Deus se faça homem. Miguel recorda-nos como Deus está conosco, como com a sua força podemos vencer o mal que nos ataca. Rafael recorda-nos que em Deus se encontra o remédio para os nossos males, que mesmo quando caímos e nos ferimos Deus vem ao nosso encontro com o remédio para nos curar.
Que melhores companheiros de viagem poderíamos pedir ao Senhor que os três Arcanjos ???????? 
Que eles sempre nos acompanhem e protejam!



Oração por assistência angelical

Senhor Todo Poderoso, criador de todas as formas de vida, vos agradeço por terdes criado os anjos como vossos dedicados e fiéis amigos alados  que agem de acordo com o vossa bondade. Peço a vós a graça de me direcionar vossos anjos para que me acompanhem,  me guiem e me auxiliem quando surgir algum obstáculo. Agradeço Senhor, por vossa profecia, vossa bondade que é infinita e por vossos anjos.
Amém.





Oração ao Arcanjo São Gabriel

Ó glorioso Arcanjo São Gabriel, chamado fortaleza de Deus, príncipe excelentíssimo entre os espíritos angélicos, embaixador do Altíssimo que merecestes ser o escolhido para anunciar à Santíssima Virgem a encarnação do Divino Verbo em suas puríssimas entranhas. Nós te suplicamos, rogo a Deus por nós, pobres pecadores, para que conhecendo e adorando esse inefável mistério, consigamos gozar do fruto da divina redenção na glória celestial.
Amém



Oração ao Arcanjo São Miguel

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio.
Deus o submeta, insistentemente o pedimos e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.





Oração ao Arcanjo São Rafael

Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado  medicina de Deus!
Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e traga-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias.
Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina.
São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu.
Amém.



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *


Nenhum comentário:

Postar um comentário