Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz 2015-



Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

(Carlos Drummond de Andrade)


O Blog e site Capelinha Virtual  deseja a todos um Feliz Ano Novo!



                                                                         

São Silvestre-



São Silvestre
31 de dezembro


Nasceu em Roma e quando criança e também na adolescência gostava de correr longas distâncias, pois possuía um excelente condicionamento físico.
Quando adulto foi grande incentivador dos esportes, especialmente do atletismo.
Papa de 314 a 335, foi o primeiro pontífice depois que o imperador Constantino, pelo Edito de Milão, em 313, deu liberdade aos cristãos, os quais puderam professar abertamente sua fé, após trezentos anos de perseguição. Em conseqüência  disso ele pôde colocar a Igreja em novo contexto social e político, entrosando o clero com o Estado. Durante seu pontificado estabeleceu novas bases doutrinárias e o cristianismo, proclamado religião oficial, expandiu-se por todo o Império Romano. Com o apoio do imperador, São Silvestre mandou construir batistérios e grandes basílicas, como a primeira catedral de São Pedro, edificada sobre o túmulo do apóstolo de Cristo na Cidade Eterna, e a residência papal de Latrão, cuja catedral foi a primeira igreja cristã edificada em Roma e em todo o mundo.
Em 325 o imperador Constantino sob a supervisão do papa Silvestre,  que já se encontrava em idade avançada,  mandou reunir o Concílio Geral de Nicéia, primeiro concílio ecumênico, onde foi estabelecido definitivamente o dogma da divindade de Cristo.
O papa Silvestre I faleceu em 31 de dezembro de 335, após 21 anos de pontificado.
Segundo a tradição tinha o poder de ressuscitar os mortos, existindo mesmo uma pintura na igreja de Santa Croce, em Florença, que mostra São Silvestre ressuscitando dois romanos falecidos. Iconograficamente é representado com vestes eclesiásticas e tiara papal.
São Silvestre foi um dos primeiros santos não-mártires cultuado pela Igreja.
É festejado em 31 de dezembro, quando se realiza anualmente, na capital paulista, a corrida de São Silvestre, para a qual concorrem atletas de todo o mundo e milhares de atletas amadores. 
Esta corrida que comemora esse ano sua  90º edição  teve início em 31 de dezembro de 1924, com 48 participantes, promovida pelo jornalista Casper Líbero, que se inspirou em uma competição esportiva noturna francesa.



Oração de São Silvestre
Prece da esperança pela vida nova

Deus, nosso Pai, hoje é o último dia do ano. Nós vos agradecemos todas as graças que nos concedestes através dos vossos santos. E hoje pedimos a São Silvestre que interceda a vós por nós! Perdoai as nossas faltas, o nosso pecado e dai-nos a graça da contínua conversão. Renovai as nossas esperanças, fortalecei a nossa fé, abri a nossa mente e os nossos corações, não nos deixeis acomodar em nossas posições conquistadas, mas, como povo peregrino, caminhemos sem cessar rumo aos Novos Céus e à Nova Terra a nós prometidos. Senhor, Deus nosso Pai, que o Vosso Espírito Santo, o Dom de Jesus Ressuscitado, nos mova e nos faça clamar hoje e sempre “Abba! Pai!” Venha a nós o vosso Reino de paz e de justiça. Renovai a face da Terra, criai no homem um coração novo!
Amém.

.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


sábado, 27 de dezembro de 2014

São João Evangelista-

                                                                         


São João Evangelista
27 de dezembro


Apóstolo e um dos maiores santos da Igreja, era primo de Jesus e seu discípulo amado. Filho de Zebedeu e Maria Salomé, sobrinha de José, era pescador e trabalhava com seu pai, que possuía  barcos no mar da Galiléia. Foi discípulo de São João Batista e atendeu ao chamado de Jesus para que se tornasse pescador de homens.
Denominado Boanerges que significa filho do trovão, por causa de seu temperamento violento. Contudo, depois de conviver com Cristo, tornou-se o Apóstolo do Amor. Participou dos atos mais importantes da vida do Salvador, como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a agonia no Horto, e foi o único apóstolo que se encontrava ao pé da cruz quando Jesus foi crucificado.
Jesus Cristo crucificado entregou sua mãe aos cuidados de João pois disse a Maria: “Mulher, eis o teu filho.”, e para João: “Eis a tua mãe.” Segundo a tradição, permaneceu com Maria até sua morte, primeiro em Jerusalém e depois em Éfeso, onde aconteceu a “Dormição da Virgem”.
Fundou comunidades cristãs na Ásia Menor.
Durante a perseguição de Domiciano, foi preso, flagelado e colocado idoso num caldeirão com óleo fervente de onde saiu ileso e jovem. O imperador desistiu de martirizá-lo e o exilou na ilha de Patmos, lugar árido e isolado, onde João teve as visões do Apocalipse. Após a morte de Domiciano, voltou para Éfeso e lá escreveu as Epístolas e o quarto Evangelho, que é uma interpretação espiritual e teológica dos fatos históricos. Consta que morreu por volta do ano 100, com mais de 90 anos.
É festejado em 27 de dezembro.
São João Evangelista é um santo muito cultuado e suas imagens existem tanto na arte popular como na arte sacra.
É geralmente apresentado com um livro, lembrando os livros que escreveu.
Em suas representações como evangelista, tem ao lado uma águia, seu símbolo, o animal que voa mais alto e enxerga mais longe, porque começa seu Evangelho falando sobre o Verbo de Deus, que se fez carne e tornou-se a luz dos homens.



Oração a São João Evangelista

Ó Bem Aventurado Evangelista São João, lembro-vos a terna e profunda amizade que por vós sentia Jesus Nosso Senhor. Lembro-vos vossa amizade ao Salvador sobre cujo peito inclinastes a cabeça na Santa Ceia. Peço-vos a graça de possuir bons e fiéis amigos e de evitar e afastar os amigos falsos, perjuros e hipócritas ou de maus costumes. Concedei-me a graça de sempre perseverar na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim Seja.
São João Evangelista, sede meu refúgio.
São João Evangelista, protegei-me e guiai-me.
São João Evangelista, amparai-me.

Reze o Pai Nosso e o Credo.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Feliz Natal-

                                                                     


O verdadeiro Natal nos apresenta Jesus Cristo como o Salvador do mundo.
Como disse o anjo aos pastores naquela noite: “Eis que vos trago boas novas que serão de grande alegria para todo o povo. É que hoje nasceu o Salvador, que é Cristo, O Senhor.”
Natal é luz de Cristo ao mundo, quando Ele diz: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Natal é esperança renovada, é certeza compartilhada pela presença do menino Deus.
Natal tem a ver com o “dar”, dar amor, dar carinho, dar amizade, dar compreensão, dar esperança e não com o receber coisas materiais.
Natal é ter Jesus como o aniversariante!
Natal é amor, é graça, é benção e vida! Nas palavras de Cristo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O Natal promove o respeito à vida e não aos bens materiais, pois Natal é vida, é Cristo que veio ao mundo para alegria da vida plena.



Símbolos de Natal

Árvore de Natal

A árvore natalina é representada por um pinheiro enfeitado com luzes e bolinhas coloridas. Para os cristãos  reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma lenda conta que havia três árvores próximas ao presépio: Uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho que desejavam honrar o recém-nascido.
A oliveira ofereceu suas azeitonas e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá no alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheirinho oferecendo-se como presentes.
A tradição da árvore é bem antiga (segundo e terceiro milênio A.C) quando os povos indo-europeus consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Natureza, sendo consideradas intermediárias entre o céu e a terra.
O pinheiro propriamente dito simboliza a vida longa e a imortalidade por sua resistência  mesmo em épocas de frio intenso. Representam a força vital, os bons presságios e os novos tempos. Seu verde é o símbolo da esperança.
As pinhas,  frutos do pinheiro também são símbolos das festas natalinas e representam o retorno da vida que se renova, pois o que comemos é a semente que tem em si a potencialidade de criar uma nova árvore.


Bolinhas que enfeitam as árvores de Natal

As bolinhas também fazem a ligação com o círculo da perfeição, a imortalidade e o ovo da criação, que contém dentro de si a vida, o princípio de tudo. É um símbolo que agrega o Ocidente e o Oriente na crença da gênese do mundo.
Tradicionalmente as bolinhas são vermelhas numa referência as vestes de Maria, simbolizando a realização na matéria e representam o amor de Deus pela humanidade.
Na cor azul fazem referência ao manto que cobre o menino Jesus no colo de Maria, mostrando a ligação entre a matéria e o espírito. Azul simboliza a espiritualidade.



Bolos e Panetones

Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo o mundo.
O bolo recheado de frutas cristalizadas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano.
Ele foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem.
Existem três  versões: A primeira diz que o produto foi inventado, no ano de 900, por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone.
A segunda versão da história conta que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou, em 1935,  o produto para uma festa. E a última versão é a mais romântica e conta que Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho de sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com sua filha.


Boneco de Neve

O toque mágico do Natal vem com a brancura e o frio da neve no hemisfério norte que exigem que as crianças convivam mais tempo dentro das casas. Nos países frios elas se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seus próprios bonecos de neve. Só é preciso armar duas grandes bolas de neve e colocá-las uma sobre a outra. Uma cenoura serve de nariz, um cachecol velho, um chapéu, algumas laranjas para os olhos, quatro galhos servem como pés e mãos e o boneco está pronto.
A tradição popular se transformou em peça de decoração de árvores mesmo em países tropicais como o Brasil.


Canções

Anjos cantores anunciam a boa notícia: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.”
Anjos, ou seja, mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do Filho de Deus. Pela melodia que entoam prenunciam um novo tempo. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera do Natal.


Cartões

A confecção do primeiro cartão de Natal, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: “Feliz Natal e Próspero Ano Novo.” Porque não tinha tempo para cumprimentar pessoalmente  cada um dos seus amigos.
Mas, em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis colocar em funcionamento uma técnica de litografia felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal.
O costume se estendeu por todo o mundo e a partir de 1870 começaram a ser impressos coloridos e trazendo além das felicitações também imagens de presépios e do Papai Noel.


Estrela-guia

A estrela-guia representa a estrela que ajudou os Reis Magos a chegarem à manjedoura onde nasceu Jesus. Ela os guiou com sua luz, por isso traz no nome a palavra “guia”.


Estrelas

Simbolizam a luz que sempre harmoniza os ambientes. As cores usadas nos enfeites possuem significados: a cor ouro está ligada ao Sol, associado à evolução do espírito.
O verde representa o poder da renovação, e o vermelho tem a ver com o fogo e com o amor divino. Para os judeus, são anjos guardiões. Para os místicos, a estrela de cinco pontas mostra o esquema simbólico do homem em relação às medidas do universo – braços e pernas esticados, e a cabeça que comanda a vontade. A estrela de seis pontas simboliza a paz.


Guirlanda

Uma guirlanda pendurada na porta da casa indica a presença do menino Jesus naquele lar.


Papai Noel

Personagem de grande destaque no Natal por sua associação a São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na antiga Lícia (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado no lendário Papai Noel, o bom velhinho que presenteia as crianças com doces, carinhos e brinquedos.
Uma lenda conta que São Nicolau, no dia de sua festa, 6 de dezembro de cada ano, passava de telhado em telhado depositando presentes nas meias colocadas nas chaminés ou nos sapatinhos colocados nas janelas das casas.
Era um homem bondoso que ficava feliz em presentear as pessoas pobres e sem condições financeiras. Com o passar do tempo, converteu-se em protetor das crianças, dos marinheiros, dos viajantes e dos mercadores, os tradicionais provedores de presentes.


Pomba

A pomba branca da paz que muitos colocam nos pinheirinhos como enfeite sugere a representação do espírito Santo, simbolizando a pureza e a simplicidade.

Presentes
Em dezembro, na festa romana que honrava  Saturno, eram distribuídos presentes, como estatuetas em argila, mármore, ouro e prata. No século 14, as crianças comemoravam o dia de São Nicolau, colocando os sapatos na janela e recebendo presentes. A primeira loja especializada em presentes de Natal foi fundada em Paris na França em 1785.


Presépio

Representa o local do nascimento de Jesus. É formado por uma manjedoura, onde repousa o menino Deus, e as imagens de Maria, José, os reis magos, os pastores, anjos, animais e a estrela-guia. Segundo a história, São Francisco construiu o primeiro presépio na cidade de Greccio, na Itália, em 1223.


Reis Magos

O historiador inglês São Bedas (673-735) foi o primeiro a citar os nomes e descrever os três Reis Magos. Na Bíblia, eles são chamados de pastores no Evangelho de Lucas, e de Magos no Evangelho de Mateus. Cada um deles representa uma raça: a branca, a amarela e a negra. O africano Baltazar, o asiático Gaspar e o europeu Melchior (ou Belchior) foram os primeiros a visitar o Menino Jesus e lhe ofereceram presentes: mirra (resina extraída da árvore de mesmo nome), em sinal de sua humanidade; incenso, para representar a divindade do Menino Deus; e ouro, em homenagem a sua realeza. No Brasil, as primeiras imagens dos Reis Magos chegaram de Portugal, em 1752, destinadas ao Forte dos Reis Magos, no Rio Grande do Norte.


Renas

Rudolph é o nome da mais conhecida rena do trenó do Papai Noel. No Brasil não existem renas, nem mesmo no zoológico. Elas não suportam viver em clima quente. Gostam de temperaturas baixas. Por isso vivem em regiões frias, como a Escandinávia, a Groenlândia e a Sibéria, onde os termômetros no inverno, costumam atingir 50 graus abaixo de zero.


Sinos

Os sinos simbolizam o respeito ao chamado divino e representam o ponto de comunicação entre o céu e a terra.
As badaladas dos sinos de Natal representam a mensagem “Nasceu Jesus!”. Além disso, acredita-se que o som dos sinos pode afastar tudo de ruim e trazer a boa sorte.
Remete também ao ambiente rural onde os sinos da igreja tocavam avisando e convocando.
As renas carregam os sinos da anunciação.


Velas
Acender velas nos remete à festa judaica de Chanuká, que celebra a retomada da Cidade de Jerusalém pelos macabeus das mãos dos gregos. Lembramos também a festa pagã do Sol Invencível dos romanos (Dies Solis Invicti)  celebrada na noite do Solstício de Inverno, em 21 de dezembro, data próxima a do nascimento do menino Jesus.
Os cristãos transformaram-na na festa da luz que é Cristo.
Na chama da vela estão presentes todas as forças da Natureza.
Ela acesa é símbolo de individualidade e de nossos anos vividos. Tantas velas, tantos anos.
Para os cristãos, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.



Lembre-se que esta festa é uma consagração à espiritualidade e a nossa conexão maior deve ser com o espírito de renovação que o NATAL  traz abrindo os nossos corações para o amor fraternal.
A Capelinha Virtual Blog e Site deseja a todos os seus leitores e amigos  um FELIZ, ILUMINADO e ABENÇOADO NATAL!


                                                                              
                                                                       

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

São Lázaro-



São Lázaro
17 de dezembro


Contemporâneo e amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria, vivia em Betânia, na Judéia, perto de Jerusalém. Quando Cristo se dirigia a esta última cidade, descansava na casa de Lázaro. Apesar de morto e enterrado, foi ressuscitado por Jesus em um dos seus mais maravilhosos milagres e, como gratidão ao Salvador, dedicou o resto de sua vida para divulgar a doutrina daquele que o salvara da morte. Alguns hagiólogos dizem que foi perseguido e obrigado a deixar a Palestina, tendo sido sepultado na ilha de Chipre, no ano 60. Outros afirmam que atravessou a Europa e foi pregar a fé cristã na Provença (França), tendo sido o pastor dos convertidos e o primeiro bispo de Marselha. Durante as perseguições entre os cristãos, comandadas por Nero, ele se refugiou numa cripta, mas foi encontrado e preso. Morreu decapitado, e seu corpo deveria ser queimado, mas o povo de Marselha exigiu que ele fosse enterrado na cidade.
Festejado em 17 de dezembro, São Lázaro livra da peste, da morte súbita e da miséria.
Na crença popular é protetor dos leprosos e  é invocado para a curar a doença.
Também é protetor dos cães  nas ruas.
Os cães lhe são dedicados, e dizem que quem maltrata um cachorro deve acertar suas contas com São Lázaro. Dar de beber aos cães sedentos, defendê-los, dar-lhes de comer; são benefícios que o santo retribuirá distribuindo graças e protegendo a alma de quem assim se portou.
É representado seminu, coberto de chagas,  mostrando a perna ulcerada e tendo ao lado um cão, que lambe suas feridas.




Oração a São Lázaro

Ó São Lázaro, vós que suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus e aos ensinamentos da Igreja Católica. Dai-me um coração sensível às doenças e à miséria da humanidade; abri meus olhos para ver e compreender que  a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno e que eu me arrependa de meus pecados enquanto ainda há tempo para a conversão.
São Lázaro, rogai por nós.
Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


sábado, 13 de dezembro de 2014

Santa Luzia-



Santa Luzia
13 de dezembro

Santa Luzia, cujo nome deriva do latim e quer dizer luz, pertencia a uma rica família de Siracusa, Itália, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto dela ter feito voto de viver virgindade perpétua.
Com a morte de seu pai, Luzia  soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família local, porém pagão.
Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, a convence a ir com ela em peregrinação à tumba da Santa. Milagrosamente sua mãe recupera a saúde e concorda que a filha siga a vida que escolhera, consentindo também que distribuísse seu rico dote entre os pobres, como era seu desejo.
O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim a jovem é presa.
Não querendo oferecer sacrifício aos deuses pagãos e nem quebrar seu voto, Luzia é levada a julgamento e condenada a servir em um prostíbulo.
Sua resposta foi: -“O corpo se contamina se a alma consente.” Conta a tradição que nem dez homens juntos conseguiram carregá-la, porque seu corpo tornou-se inacreditavelmente pesado.
Foi então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva.
Arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos.
Por este milagre ela é venerada como protetora dos olhos e da visão.
A arte perpetuou este ato através da pintura e da literatura, sendo enaltecida pelo escritor Dante Alighieri, que atribuiu-lhe a função da graça iluminadora.
Foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida – ou a morte – o que disse: -“Adoro a um só DEUS verdadeiro, e a ELE prometi amor e fidelidade.”
Para proteger as relíquias de Santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados das cruzadas de 1204 para trazerem sua urna funerária.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza. Algumas de suas relíquias seguiram também para Siracusa, sua cidade natal.
Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter uma cura nas doenças dos olhos.
Assim, sua tradição se espalhou, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até os dias de hoje, como protetora dos olhos;  que são as janelas da alma; o canal da luz.



Oração a Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e DEUS, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protegeis minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação; o brilho do Sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Conservai também os olhos de minha alma; a fé, pela qual posso conhecer o meu DEUS, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós , Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e dos santos.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém.

.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


Oração a Santa Luzia (2)

Ó milagrosa Santa Luzia, Luzia da luz dos meus olhos; vós que fostes iluminada pela graça divina, cuida dos meus olhos, cuida da minha visão.
Ó milagrosa Santa Luzia, Luzia da luz dos meus olhos; me assiste com vossa fé vivificante e milagrosa contra a cegueira dos olhos e mais, contra a cegueira da alma.
Ó milagrosa Santa Luzia, Luzia da luz dos meus olhos; falai por mim ao bom Jesus para que ele me ilumine a vida nos olhos e nos olhos da alma.
Ó milagrosa Santa Luzia, Luzia da luz dos meus olhos; fazei com que eu veja a verdadeira luz do mundo.
Ó milagrosa Santa Luzia, Luzia da luz dos meus olhos; atendei o meu pedido de ver pelos olhos do corpo e pelos olhos da alma.
Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Nossa Senhora de Guadalupe-




Nossa Senhora de Guadalupe
12 de dezembro


Pouco tempo depois da conquista do México pelo espanhol Fernão Cortez, a Virgem Maria quis mostrar seu amor pelos nativos daquele país,  aparecendo ao humilde índio Juan Diego, recém-batizado. Tendo saído de sua casa para assistir à missa, ao passar pela colina de Tepeyac viu no alto do morro uma linda senhora, ao redor da qual brilhavam as cores do arco-íris. Surpreendido, ouviu-a chamá-lo pelo nome e dizer-lhe em língua mexicana ser ela a Mãe de Deus e desejar que lhe fosse construído um templo naquele local.
Juan Diego dirigiu-se ao palácio do bispo e foi ouvido com descrédito pelo prelado que lhe pediu uma prova. De volta, o índio suplicou à Senhora que escolhesse outro mensageiro, mais importante, mas ela lhe disse que ele tinha sido o escolhido. A Mãe de Deus mandou que subisse ao cume do outeiro e recolhesse todas as rosas que pudesse, escondendo-as em sua capa. Chegando ao palácio episcopal, o índio desdobrou seu manto perante o prelado, que viu a imagem da Virgem Maria pintada no rústico tecido indígena, de onde caíam inúmeras rosas. 

                                                                         



Admirado com o prodígio e emocionado ao contemplar a maravilhosa pintura, o bispo caiu de joelhos e pediu a Diego para mostrar-lhe o lugar da aparição, onde mais tarde foi construído magnífico templo, o mais importante centro de turismo religioso no México.
Segundo sua vontade, Nossa Senhora passou a ser chamada de “Tequathanoupe”, isto é, “que teve origem no cume da pedreira”. Outros dizem que era “Quatlasupe” – “aquela que esmaga a serpente”, referindo-se ao deus asteca Quetzalcoatl, representado por uma serpente. Ambas as palavras, adaptadas à língua espanhola, transformaram-se em Guadalupe.

                                                                          



A Virgem Morena, Nossa Senhora de Guadalupe foi proclamada Padroeira da América Latina em 1945 pelo papa Pio XII. O Índio Juan Diego foi canonizado, em 30 de julho de 2002 pelo papa João Paulo II, durante sua viagem ao México.
Sua imagem é parecida com a de Nossa Senhora da Conceição , diferenciando-se pelo manto salpicado de estrelas que cobre sua cabeça e cai até os pés.  Está ligeiramente virada para a direita e tem sob os pés uma lua crescente.  A imagem inicial é uma pintura sobre tecido e mostra em volta da Virgem um  resplendor elíptico.



Oração a Nossa Senhora de Guadalupe


Mãe do céu morena, Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, de olhar e caridade tão divinos. Virgem serena, senhora desses povos tão sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre todos nós as tuas graças. Derrama sobre todos a sua luz, aos pobres vem mostrar  Jesus. Ao mundo inteiro traz o teu amor de mãe. Ensina a partilhar, faz nosso povo caminhar em paz. Derrama sobre nós a esperança, desperta nossos corações. Ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão.
Abençoai esta casa e a família que aqui reside. Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo. Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus. Que nesta casa o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que vosso bendito nome, Ó Mãe querida, seja sempre lembrado com muita devoção. Que a palavra de Vosso Filho Jesus seja sempre meditada e seguida todos os dias de nossas vidas.
Honra, louvor e glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: Santíssima Trindade. Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸



Agradecimento a Nossa Senhora de Guadalupe

Mãe cheia de dádiva e grandiosa fé, venho até vós para que ampares a todos nós, especialmente os mais necessitados e faça com que todos acreditem nos milagres que só a senhora pode realizar, pelo amor eterno ao seu filho Jesus Cristo. Assim como provou seu milagre ao bispo João de Zumárraga, por meio de suas aparições ao índio Juan Diego, mostrando entre muitas rosas a sua imagem, que seus servos, minha mãe, consigam ter em suas almas, a humildade do amor de Deus, a bondade de Jesus e a benignidade da senhora. Agradeço por ser ouvido.
Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Nossa Senhora da Imaculada Conceição-



Nossa Senhora da Imaculada Conceição
8 de dezembro


Muitos séculos antes da Igreja Católica proclamar o dogma da Imaculada Conceição de Maria, o povo já reconhecia a pureza da Mãe de Deus, concebida sem a mancha do pecado original, e celebrava sua festa em 8 de dezembro. Segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu a várias pessoas, confirmando a sua Imaculada Conceição, e após a proclamação do dogma pelo papa Pio IX,em 8 de dezembro de 1854, Maria Santíssima deu-se a conhecer em Lourdes a Bernadete Soubirous, dizendo: Eu sou a Imaculada Conceição. Nossa Senhora apareceu durante quinze dias seguidos, na França, para a menina de 13 anos.Um pouco antes, em 1830, a Virgem também apareceu a Santa Catarina Labouré, pedindo que fosse cunhada uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” Padroeira de Portugal, sua imagem foi trazida ao Brasil por uma das embarcações da expedição de Pedro Álvares Cabral.


Oração a Nossa Senhora da Conceição

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e imaculada Conceição pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me  de vosso amado filho JESUS, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza do coração, de corpo e alma, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte.
Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


sábado, 6 de dezembro de 2014

São Nicolau-

                                                                         


São Nicolau
6 de dezembro

 São Nicolau Taumaturgo, da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido. Ele ajuda rapidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Nasceu  no final do séc. III e desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e  ainda jovem foi ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, São Nicolau herdou uma grande fortuna  que  distribuiu entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. O seguinte caso mostra, como ele ajudava aos infelizes: Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
O comerciante então prostrando-se diante do Santo, agradeceu com lágrimas pela salvação da sua família.
(Daí que nos países do Norte da Europa,  viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro. É costume dependurar meias nas lareiras das casas ou colocar sapatinhos nas janelas na  véspera do dia de São Nicolau, fazendo orações.  São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano. Assim a lenda de Papai Noel perpetuou-se até os nossos dias.)

                                                                       



São Nicolau desejou visitar os lugares santos e embarcou num barco de Patara para a Palestina. O mar era calmo, mas ao Santo foi revelado que em breve haveria uma tempestade e ele avisou aos outros viajantes. E realmente, veio uma tremenda tempestade e o barco virou um brinquedo indefeso das ondas violentas. Como todos sabiam que São Nicolau era padre, todos pediram a ele rezar pela salvação. Após a oração do Santo, o vento se acalmou e veio uma grande calmaria. Depois disto, um dos barqueiros foi derrubado pelo vento do mastro no convés e morreu. São Nicolau o ressuscitou com suas orações.
Após a sua peregrinação a lugares santos, São Nicolau queria se isolar num deserto e passar a sua vida inteira longe dos homens. Mas não era esta a vontade de Deus. Deus escolheu o Santo a ser o bom pastor dos homens. São Nicolau ouviu uma voz, ordenando a ele voltar à sua pátria e servir aos homens.
Na  cidade de Mira,  capital da província de Lícia onde era estabelecida a sé episcopal, o Santo se estabeleceu como um pobre. Como amava a igreja, ia para lá diariamente logo que se abriam as suas portas.
Nesta época o bispo de Mira faleceu e os bispos vizinhos se reuniram para eleger o seu sucessor. Como eles não conseguiam chegar à unanimidade na escolha, um deles aconselhou: "O Senhor deve Ele mesmo nos indicar a pessoa certa. Assim, irmãos, vamos rezar, jejuar e esperar pelo escolhido de Deus." E ao mais velho dos bispos Deus revelou, que a primeira pessoa a entrar na igreja após a abertura da porta deve ser eleito o bispo. Ele contou o seu sonho aos outros bispos e antes da missa da manhã, ficou vigiando a porta e esperando pelo eleito de Deus. São Nicolau, conforme o seu costume foi primeiro  a chegar. Vendo o Santo, o bispo perguntou a ele: "Como é seu nome?"  Nicolau humildemente respondeu.
"Me siga, meu filho"- disse o bispo, pegando em sua mão, conduziu-o até a igreja e avisou, que ele seria ordenado bispo de Mira.  São Nicolau tinha medo de aceitar o cargo tão alto, mas teve que ceder à vontade dos bispos e do povo.
Após a sua ordenação, São Nicolau resolveu: "Até agora eu pude viver para mim mesmo e para a salvação da minha alma, mas daqui em diante todo o momento da minha vida deve ser dedicado aos outros." E esquecendo a si mesmo, o Santo abriu a porta de sua casa a todos e tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor de todos.
Quando, no reinado do imperador Diocleciano (284-305) começou a perseguição da Igreja, São Nicolau foi encarcerado. E lá na prisão ele também esqueceu a si e com as suas palavras e seu exemplo apoiava os cristãos, que estavam sofrendo junto com ele. Mas não era a vontade de Deus para que ele morresse como mártir. O novo imperador Constantino era benévolo aos cristãos e deu a eles o direito de abertamente confessar a sua fé e suas convicções religiosas.
E São Nicolau pode voltar ao seu povo. É quase impossível de enumerar todos os casos da ajuda dele e seus milagres.
São Nicolau morreu muito velho em meados do século IV, mas com a morte dele, a sua ajuda não cessou. Durante mais de 1500 anos ele dá a sua rápida ajuda a todos, que pedem sua intercessão.. Os testemunhos constituem uma vasta literatura e o amor dos devotos  aumenta a cada dia.
Quando, em 1087 a provincia de Lícia foi devastada, o Santo apareceu no sonho a um padre em Bari, na Itália e mandou trasladar as suas relíquias para esta cidade. Esta ordem do Santo foi  rapidamente cumprida e desde aquela época, o Santo repousa na igreja de Bari. As suas relíquias vertem bálsamo, que cura os doentes. Este acontecimento é comemorado em 22 de maio.



Oração de São Nicolau

Os justos atos mostraram ao teu rebanho a regra de fé, a imagem da mansidão e um mestre da renuncia. Portanto conseguiste pela mansidão, a consideração; pela pobreza a riqueza, ó santo Nicolau, ora por nós a Cristo Deus, para que nossas almas sejam salvas.
Amém.

.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Santa Bárbara-



Santa Bárbara, mártir
04 de dezembro


Grande Santa e Mártir,  Bárbara viveu durante o reinado do imperador Maximiano (305-311). Seu pai, um pagão de nome Dióscoro era um homem rico e ilustre da cidade fenícia de Heliópolis; como ele ficou viúvo muito cedo, voltou toda a sua atenção em devoção a sua filha única. Bárbara tinha uma beleza tão extraordinária que seu pai decidiu criá-la afastada dos olhos de estranhos. Para isso ele construiu uma torre, na qual ela vivia, junto de seus tutores pagãos.
Do alto da torre, ela podia vislumbrar a imensidão da criação de Deus: durante o dia, ela via colinas cobertas de florestas, rios que cortavam a terra e campinas cobertas por flores de todas as cores do arco-íris; e, a noite, o impressionante espetáculo da harmonia e majestade dos céus estrelados. Logo a jovem donzela passou a se questionar sobre o Criador de um mundo tão esplêndido e harmonioso. Aos poucos elas foi se convencendo que os ídolos pagãos eram criação das mãos humanas, e embora seu pai e tutores a ensinaram a adorá-los, os ídolos não se mostravam sábios ou divinos o suficiente para terem criado o mundo. O desejo de Bárbara de conhecer o Deus Verdadeiro consumia sua alma de tal maneira que ela decidiu devotar toda a as vida a isto, vivendo em castidade.
Mas a fama de sua beleza espalhou-se pela cidade, e surgiram muitos pretendentes à sua mão. E apesar das súplicas de seu pai, ela recusou, dizendo-lhe que sua persistência poderia separá-los para sempre, tendo um final trágico. Dióscoro, então, decidiu que o temperamento de sua filha havia sido afetado por sua vida reclusa – ele, então, permitiu que ela deixasse a torre, concedendo-lhe a liberdade de escolha de seus amigos e conhecidos. Foi assim que a donzela conheceu na cidade jovens cristãos, que lhe revelaram sobre os ensinamentos de Deus, a vida de Nosso Senhor, a Trindade e a Sabedoria Divina.
Enquanto isso, um luxuoso quarto de banho estava sendo construído na casa de Dióscoro. Segundo suas ordens, os operários deveriam construir duas janelas; mas Bárbara, aproveitando-se da ausência de seu pai, pediu-lhes para que fosse feita uma terceira janela, representando a Trindade. Sobre a entrada do quarto de banho Bárbara esculpiu em pedra uma cruz – segundo o hagiógrafo Simeão Metafrastes, certo tempo após a fonte que originalmente abastecia o quarto de banho ter secado, ela voltou a jorrar água com poderes curativos.
Quando Dióscoro retornou, expressando insatisfação com as mudanças em sua obra, sua filha lhe contou sobre seu conhecimento do Deus Trino, sobre a salvação pelo Filho de Deus e da futilidade de adorar falsos ídolos.
Dióscoro imediatamente foi tomado pela fúria, tomando uma espada para matá-la; a jovem fugiu de seu pai, que partiu em sua perseguição; quando Santa Bárbara chegou a uma colina, nela se abriu uma caverna para escondê-la em seu interior. Após uma busca longa e sem resultados por sua filha, Dióscoro viu dois pastores em uma colina. Um deles lhe mostrou a caverna onde a Santa havia se escondido – quando a encontrou, Dióscoro lhe deu uma surra terrível, para depois mantê-la em cativeiro, em um jejum forçado. Vendo que não conseguia vencer a fé de Santa Bárbara, ele a levou para Marciano, o governador da cidade. Juntos, eles voltaram a surrá-la e chicoteá-la, salgando suas feridas. À noite, a Santa Donzela rezou com fé ao Senhor, e Ele lhe apareceu em pessoa, curando seus ferimentos. Ela, então, sofreu tormentos mais cruéis ainda.
O próprio Dióscoro executou Santa Bárbara, decapitando-a.  A fúria de Deus não tardou a punir seus torturadores e executores: logo em seguida, Dióscoro e Marciano foram fulminados por raios e relâmpagos.
No século VI, as relíquias da Santa Mártir Bárbara foram transladadas para Constantinopla. No século XII, a filha do Imperador Bizantino Aleixo Comenes, a princesa Bárbara, após contrair matrimônio com o príncipe russo Miguel Izyaslavich as transladou para Kiev, capital da atual Ucrânia. Hoje suas santas relíquias descansam na Catedral de São Valdomiro em Kiev.
É a protetora dos bombeiros, dos militares, trabalhadores de minas e fogueteiros.
É protetora contra raios, tempestades, queimaduras, febre e morte repentina.
Sua festa comemora-se no dia 4 de dezembro.
           


Oração a Santa Bárbara


Santa Bárbara, Que Sois Mais Forte Que as Torres das Fortalezas e a Violência
dos Furacões, Fazei Que os Raios Não Me Atinjam, os Trovões
Não Me Assustem e o Troar dos Canhões Não me Abale a
Coragem e a Bravura. Ficai Sempre ao Meu Lado Para Que
Eu Possa Enfrentar de Fronte Erguida e de Rosto Sereno Todas
as Tempestades e as Batalhas de Minha Vida, Para Que,
Vencedora de Todas as Lutas, Com a Consciência do Dever
Cumprido, Possa Agradecer a Vós, Minha Protetora, e Render
Graças a DEUS, Criador do Céu e da Terra e de tudo o que existe.
Este DEUS Que Tem Poder de Dominar o Furor das Tempestades
e Abrandar a Crueldade das Guerras.
Santa Bárbara Rogai Por Nós Hoje e Sempre.
Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


domingo, 30 de novembro de 2014

A Guirlanda do Advento-

                                                                         


Este ritual deve ser feito 4 domingos antes do dia do Natal, a data é móvel, portanto é preciso estar atento a um calendário.
Este é o tempo de espera do nascimento do Salvador.
Neste ano de 2014, o primeiro domingo do advento cai no dia 30 de novembro.
Confira no calendário e verá que o último domingo antes do Natal cai exatamente no dia 21 de Dezembro.

Eis a guirlanda utilizada nas casas cristãs durante o mês de dezembro.
Numa liturgia adequada, a cada domingo acende-se uma vela. No Natal as quatro velas desaparecem porque reina a grande vela do Natal, a luz de JESUS. Na guirlanda de cipreste (que é um vestígio de costumes pagãos) está representada toda a natureza que, junto com o homem, espera a salvação.
A  guirlanda do advento é o primeiro anúncio do Natal.
Guirlanda, como o nome mesmo indica é feita com ramos verdes, em sinal de esperança, enfeitadas com fitas vermelhas representando felicidade, e advento quer dizer chegada, começo e renascer.
O dia do Advento de Cristo é anunciado um mês antes do Natal, onde é dependurado nas portas das residências arranjos anunciando a chegada do Messias.
Diz a lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. 
    
Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas;  a esperança, a fé e a alegria.Em muitos países, se tem a tradição de colocar junto a guirlanda, quatro velas, para o tempo prévio da chegada do Menino, ou seja, quatro semanas.
Acenda no meio desta guirlanda as velas; uma a cada semana, durante os próximos domingos.

                                                                        


No primeiro domingo do advento, monte a guirlanda com galhos de pinheiro ou cipreste coloque fitas, laços e enfeites vermelhos, flores, frutas e amêndoas.
No meio dela reserve um espaço e acenda aí uma vela azul, chamando pelo anjo azul e pedindo que ele lhe traga alegria.
Na tradição, a primeira vela celebra o tempo de criação.

                                        


No segundo domingo do advento acenda uma vela verde, que segundo a lenda, representa a cor das asas do anjo enviado por DEUS para anunciar o nascimento de Jesus. Esse anjo também mostrou à humanidade como preparar a terra para o cultivo e fez chover para que os rios corressem mais rápido e espalhassem a notícia.
Esse anjo está relacionado com a Natureza e VC pode chamá-lo para ser presenteado(a) com a graça da Esperança.
                       
                       


No terceiro domingo do Advento, acenda uma vela amarela em agradecimento a Deus por ter enviado seu filho Jesus.
A vela homenageia o anjo de asas amarelas que saiu cedo para anunciar a chegada do menino Jesus. O anjo chegou  no final da tarde, trazendo as luzes do pÔr-do-SOl e disse a todos que se preparassem para receber a criança abençoada.

                                                                          


No último domingo do advento acenda uma vela vermelha para celebrar a presença de Jesus entre os homens.
Agradeça ao anjo de asas vermelhas, pois ele se ofereceu a Deus para ajudar a humanidade e anunciar a chegada de Jesus. Com isso, Deus lhe concedeu uma luz especial para ser colocada no coração de cada pessoa, preparando-as para o Natal

                                                                          



Atenção:- Cuidado ao acender suas velas!
Velas são perigosas, podem causar incêndios.
Um adulto deve necessariamente supervisionar uma vela acesa.


Estamos em contagem regressiva para o Natal!
Abraços Fraternos