quarta-feira, 12 de julho de 2017

Santa Abençoada Kateri Tekakwitha-



Santa Abençoada Kateri Tekakwitha
14 de julho 

Os padres jesuítas receberam de Santo Inácio, seu fundador, a missão de levar a fé cristã a todos os homens, para maior glória de Deus.
Por isso se lançaram em terras distantes para evangelizar com amor e desprendimento.
No século XVIII os padres jesuítas tinham missões entre os índios desde o Norte da América até as regiões que compreendiam o Paraguai e a Argentina  na América do Sul.
Dois desses jesuítas eram os santos Isaac Jogues e Jean de Lalande que sofreram o martírio nas mãos dos índios em 1646 em Osserneon (Auriesville).
Mas o sangue dos mártires não foi em vão.
Dez anos depois, em 1656, nasceu  Kateri Tekakwitha (ˈgaderi degaˈgwita em mohawk), conhecida como"Lírio dos Mohawks”, foi uma índia algonquino-mohawk nascida no atual estado de Nova Iorque.
Sua mãe, uma índia da tribo Algonquin, já havia aceitado a fé católica, porém foi raptada e casou-se com um lutador pagão da tribo Mohawke.
Ela tinha quatro anos quando seus pais e irmão morreram em uma epidemia de rubéola. Esta enfermidade também a atingiu e desfigurou seu rosto. Depois desse evento que marcou para sempre sua vida, Kateri foi adotada por suas duas tias e um tio.
Ela se converteu ao catolicismo na adolescência, foi batizada em 1676, aos vinte anos e este fato ocasionou uma grande hostilidade por parte de seus familiares e de sua tribo.
Ainda que tivesse que sofrer grandemente por sua fé ela se manteve firme em suas convicções e caminhou cerca de 320 km pelo bosque até chegar a nova colônia cristã indígena no Canadá, próximo de Montreal, cerca de um ano depois, em 1677.
Fez sua primeira comunhão no Natal desse ano e viveu uma vida dedicada a oração, a penitência e aos cuidados com os enfermos e idosos, destacando-se por sua austeridade.
Todas as manhãs durante os invernos mais rigorosos, ela se instalava em frente a capela até que as se abrissem as portas, as quatro horas da madrugada e ali se mantinha até a última missa do dia.
Realizou voto de castidade em 1679 e morreu um ano depois, aos 24 anos, sendo venerada por sua santidade e pelos serviços prestados ao próximo.
Depois de sua morte vários milagres foram atribuídos à sua intercessão, milhares de pessoas visitam seus santuários erguidos em São Francisco Xavier e em Caughnawage, lugar natal em Auriesville em grandes peregrinações a estes lugares históricos e de grande importância espiritual.
Kateri que como sua mãe sofreu tanto nas mãos dos Mohawkes, a ponto de ter fugido deles, ficou conhecida como El Lírio de los Mohawks ou La Flor de Pascua de los Mohawks.
Muito devota da eucaristia e de Jesus Crucificado, a devoção de Kateri se atribui o estabelecimento de ministérios para as tribos indígenas nas igrejas católicas dos Estados Unidos.
Foi beatificada pelo papa João Paulo II em 1980 e canonizada em 2012 pelo papa Bento XVI, tornando-se Santa Abençoada Kateri.
É a primeira índia a ser venerada na Igreja Católica.
Sua festa litúrgica comemora-se em 14 de julho.
É a padroeira da natureza, dos ecologistas, dos exilados, dos órfãos, das pessoas ridicularizadas e protetora contra a varíola.



Oración de Kateri Tekakwitha

Oh Dios, que entre todas las maravillas de Tu Gracia en el mundo, hiciste florecer sobre las orillas de los rios Mohawk y San Lorenzo la pura y tierna flor lily, Kateri Tekakwitha, otorganos, te imploramos, los favores que te pedimos a traves de su intercesion. Que esta gran devota de Jesús y de su Cruz pueda estar pronto entre los Santos de nuestra Santa Madre la Iglesia, y que nuestros corazones puedan ser encendidos con el deseo ardiente de imitar su inocencia y Fe.
Por Cristo nuestro Señor.
Amén.

Decir el Padre Nuestro y Ave María una vez, y Gloria al Padre tres veces.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:

Postar um comentário