quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Santo Estevão da Hungria-



Santo Estevão da Hungria
17 de agosto


 Rei Estêvão, o Grande, Santo Estêvão Rei ou  Santo Estêvão da Hungria (Szent István király em húngaro),  nascido  no ano de 975, foi o primeiro rei da Hungria, filho do  chefe tribal magiar Géza.  Estêvão recebeu ao nascer o nome de Vajk (que significa herói), na cidade de Esztergom,  foi batizado aos 10 anos de idade por Santo Adalberto de Praga, e então renomeado Estêvão, em homenagem ao mártir da igreja primitiva, Santo Estevão protomártir.
Casou-se em  995 com a beata Gisela da Baviera, filha do Henrique II da Baviera e de Gisela da Borgonha e tiveram três filhos, Américo (Imre), Otão (Ottó) e  Edviges (Hedvig).
 Estêvão I, excelente estadista,  unificou as 39 tribos magiares, até então hostis entre si, no início do século XI, em 997. O país  nasceu sob seu comando e ele se tornou o primeiro Rei da Hungria, convertendo o povo ao Cristianismo.  Fundando o povo húngaro,  confiou  aos monges beneditinos a missão de ensinar ao povo a doutrina cristã.
Após unificar as tribos magiares, reza a tradição que Estêvão recebeu do Papa Silvestre II uma coroa de ouro e pedras preciosas (a qual, denominada "Santa Coroa", tornou-se o símbolo do país), juntamente com uma cruz apostólica e uma carta de bênção em janeiro de 1001, com o que o papado o reconhecia como um rei cristão na Europa.
Caridoso e generoso criou hospitais, asilos e creches para a população pobre, atendendo especialmente os abandonados e marginalizados. Cristão fervoroso construiu muitos mosteiros e inúmeras igrejas.  Corajoso e diplomático soube consolidar as relações com os países vizinhos, transformando a nação próspera e o povo húngaro num dos mais fervorosos seguidores da Igreja Católica.
No dia da Assunção de Maria, em 15 de agosto de 1038, o rei Estevão I morreu e foi incluído no Livro dos Santos, em 1083.
Santo Estêvão, por ser "o primeiro Rei que consagrou a sua nação a Nossa Senhora", tem uma estátua na Basílica de Nossa Senhora de Fátima e um vitral na capela do Calvário húngaro.
Ele foi canonizado em 20/08/1083, em Esztergom, Hungria, pelo Papa Gregório VII. 
Seu principal templo é a Basílica de Santo Estêvão, em Budapeste (na Hungria há queima de fogos em Budapeste e desfile de carros alegóricos enfeitados com flores).



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário