Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

sábado, 30 de setembro de 2017

São Jerônimo-



São Jerônimo
30 de setembro


Sofrônio Aurélio Jerônimo nasceu no ano 347, em Sridon, na Dalmácia. Desejando se aperfeiçoar nos estudos, foi para Roma, Grécia, França e Antioquia (Ásia), onde levou uma vida de mortificações e discussões teológicas. Voltou a Roma em 382 e iniciou suas grandes obras sobre as Escrituras. Ordenado sacerdote, secretariou o papa São Damásio. Sua personalidade era muito forte e dizem que seu humor não era dos melhores. Em razão  disso, nada escapava de sua critica ferina, atraindo a simpatia de uns e ódio de outros. Era apoiado pelo papa, mas quando este faleceu, seus inimigos planejaram arruiná-lo. Por este motivo, após a morte do pontífice, retirou-se para Belém, passando a viver como eremita. Consagrou-se à erudição, ao ascetismo e à direção religiosa dos grupos cenobíticos. Profundo conhecedor do hebraico, grego e caldaico, dedicou-se ao estudo bíblico, traduzindo para o latim a Bíblia, obra conhecida como a “Vulgata”.
Autor de numerosos trabalhos de exegese, história e teologia, são especialmente valiosas as cartas em que responde a discípulos, esclarecendo questões bíblicas. É honrado como sendo um dos primeiros estudiosos do início da Igreja e um gênio que deu uma grande contribuição para a área escolástica bíblica.
Morreu em 30 de setembro do ano 420, em Belém.
Foi retratado por vários artistas europeus: seminu, com o peito flagelado, tendo ao lado uma caveira e na mão uns livros. O mais famoso quadro do santo foi o de Leonardo da Vinci. Numa pintura monocromática sobre madeira, com extraordinário poder de expressão. Na arte sacra brasileira foi representado pelo escultor mineiro Aleijadinho, como eremita, vestindo um manto, que lhe cobre o ombro direito, deixando o torso nu. Segura com a mão uma pena e com a esquerda um livro, simbolizando a “Vulgata”. Ás vezes é representado como um cardeal acompanhado por um leão ou ainda como um eremita. Outras vezes como um escolástico.
São JerÔnimo, assim como Santa Bárbara, é invocado pela população para defender seus devotos contra raios e tempestades, e é sincretizado no candomblé com o orixá XangÔ, senhor  do raio, do fogo e do trovão.
É o padroeiro dos tradutores, dos bibliotecários  e das secretárias.



O Leão e São Jerônimo

Em Vita Divi Hieronymi (Migne. P.L., XXII, c. 209ff.) traduzido para o Inglês por Helen Waddell em "Beasts and Saints" (NY: Henry Holtand Co., 1934), você encontrará as razões pelas quais São Jerônimo é pintado geralmente com um leão ao seu lado.
Uma tarde São Jerônimo sentou-se com seus amigos monges no seu monastério em Jerusalém ouvindo a lição do dia quando um gigantesco leão aproximou-se andando em três patas, com a quarta pata levantada. Imaginem o caos que se seguiu quando todos os monges correram, cada um para um lado.
São Jerônimo calmamente levantou-se e foi se encontrar com o hóspede não convidado. Naturalmente o leão não podia falar, mas ofereceu a sua pata ferida ao bom padre. Jerônimo examinou a pata e pediu a um  dos monges, um balde com água e lavou a pata ferida do leão. Então notou que a pata estava perfurada por espinhos. Jerônimo retirou com cuidado os espinhos e aplicou uma pomada, assim o ferimento rapidamente sarou. O gentil cuidado, amansou o leão que ia e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo como se fosse um animal doméstico.
Deste episódio Jerônimo disse "Pensem sobre isto e vocês encontrarão varias respostas. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o enviou, pois Ele curaria a pata sem a nossa ajuda, mas enviou o leão para mostrar o quanto Ele estava ansioso para prover o que necessitamos para o nosso bem.”
Os irmãos sugeriram que o leão poderia ser usado para acompanhar e proteger o jumento que carregava a lenha para o monastério. E assim foi por muito tempo. O leão guardava o jumento enquanto este ia e vinha. Um dia, entretanto, o leão cansado,   dormiu,  enquanto o jumento pastava. Mercadores de óleos egípcios levaram o jumento.
 Quando o leão acordou, não encontrando o jumento passou a procurá-lo. Com incrível ansiedade procurou todo o dia. No final do dia voltou e ficou no portão do monastério parado e consciente de sua culpa, não tinha mais o seu andar orgulhoso que fazia ao lado do burrico.
Quando outros monges o viram concluíram que o leão tinha na verdade comido o jumento. E se recusaram a alimentar o leão,  enviando-o para comer o resto da sua matança. Mas  havia  dúvida se o leão havia ou não matado o jumento. Sendo assim Jerônimo mandou que eles procurassem pela carcaça do jumento e  eles não a encontraram, e nem sinal de violência. Os monges levaram a noticia para São Jerônimo que disse “Eu fico triste pela perda do asno, mas não façam isto com o leão. Tratem dele como antes, dêem comida a ele, e ele fará o serviço do jumento. Façam com que ele traga em seu lombo algumas das peças de lenha." E assim aconteceu.
O leão regularmente fazia a sua tarefa, mas continuava a procurar o seu velho companheiro. Um dia ele subiu uma colina e viu na estrada homens montado em camelos e um montado em um jumento. O leão então foi de encontro a eles. Ao se aproximar, reconheceu o seu amigo e começou a rugir. Os mercadores assustados correram como puderam deixando o jumento, os camelos e sua carga para trás.
O leão conduziu os animais para o mosteiro. Quando os monges viram aquela parada inusitada de um leão liderando um jumento e camelos correram para Jerônimo que foi  abrir os portões, dizendo: "Tirem a carga dos camelos e do jumento, lavem suas patas e dêem comida a eles e esperem para ver o que Deus tinha em mente para mostrar a este seu servo quando nos deu o leão".
Quando suas instruções foram seguidas o leão começou a rugir de novo e a balançar o seu rabo alegremente. Os irmãos com remorso da calúnia que haviam pensado do pobre leão disseram uns aos outros: “Irmão confie na sua ovelha mesmo se por um tempo ela pareça um ganancioso rufião e Deus fará um milagre para curar o seu caráter".
Neste meio tempo Jerônimo sabendo o que viria disse: "Meus irmãos fiquem preparados e preparem refrescos porque novos hóspedes virão e deverão ser tratados sem embaraços”.
Assim os irmãos preparam para receber as visitas e em breve os mercadores estavam no portão. Foram bem-vindos, mas eles se prostraram aos pés de São Jerônimo e pediram perdão pelas sua falhas. Gentilmente Jerônimo disse "dêem os refrescos a eles e deixem partir com os seu camelos e suas cargas. Os mercadores ofereceram metade do óleo que os seus camelos carregavam para as lâmpadas do mosteiro e mais alguns alimentos para os monges.
O chefe dos mercadores então disse "Nós daremos todo óleo que vocês precisarem durante todo ano e nossos filhos e netos serão instruídos de seguirem esta ordem, e ainda nada de sua propriedade será jamais tocada por qualquer de nós”.
São Jerônimo aceitou e os mercadores de sua parte aceitaram os refrescos e partiram com benção e voltaram alegres para o seu povo.
São Jerônimo então disse "vejam meus irmãos o que Deus tinha em mente quando nos mandou o seu leão”!



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael -



Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael 
29 de setembro


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo” significa "Anjo principal”. E a palavra "Anjo”, por sua vez, significa "mensageiro”.

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus”.Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o mal.” (Apocalipse 12,7-8)
É conhecido como o anjo guerreiro da luz, ele combate o mal, guarda e protege as pessoas aqui na Terra.
É o protetor o protetor dos  padeiros, confeiteiros, ambulantes e pára-quedistas.

O nome do Arcanjo Gabriel, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus” ou "Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez quefoi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
É o anjo encarregado de contar as boas notícias. É conhecido como o anjo da Anunciação.
É o protetor dos comunicadores, mensageiros, filatelistas e telefonistas)


Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobias. Este arcanjo de nome "Deus curou” ou "Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobias e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).
É o anjo que cura todos os males da humanidade, tendo poder divino de curar tanto o corpo quanto o espírito.
É o protetor dos olhos.

Do silêncio de Deus surgiram na vida e na história dos homens. Foram enviados para cumprir uma missão e cumpriram-na, e continuam a cumpri-la cada dia, em cada história e em cada homem. Foram, e são, enviados, eles que contemplam Deus face a face e portanto trazem aos homens um reflexo dessa contemplação.
A arte representa-os em beleza porque só podem ser belos os seres que contemplam a suprema beleza face a face. Povoam os quadros da Anunciação, da história de Tobias, do juízo final e da vitória sobre o maligno. Os seus vestidos e a armadura dançam ao ritmo do vento, leves como eles e as plumas das suas asas. São belos e graciosos, seres eternos, espirituais, mas também visualmente carnais.
Hoje continuam as suas missões e junto de nós continuam a manifestar a presença de Deus. Gabriel recorda-nos o Deus que se fez homem como nós, a necessidade de uma resposta e de um coração puro como um lírio para que ainda hoje esse mesmo Deus se faça homem. Miguel recorda-nos como Deus está conosco, como com a sua força podemos vencer o mal que nos ataca. Rafael recorda-nos que em Deus se encontra o remédio para os nossos males, que mesmo quando caímos e nos ferimos Deus vem ao nosso encontro com o remédio para nos curar.
Que melhores companheiros de viagem poderíamos pedir ao Senhor que os três Arcanjos ???????? 
Que eles sempre nos acompanhem e protejam!



Oração por assistência angelical

Senhor Todo Poderoso, criador de todas as formas de vida, vos agradeço por terdes criado os anjos como vossos dedicados e fiéis amigos alados  que agem de acordo com o vossa bondade. Peço a vós a graça de me direcionar vossos anjos para que me acompanhem,  me guiem e me auxiliem quando surgir algum obstáculo. Agradeço Senhor, por vossa profecia, vossa bondade que é infinita e por vossos anjos.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Oração ao Arcanjo São Gabriel

Ó glorioso Arcanjo São Gabriel, chamado fortaleza de Deus, príncipe excelentíssimo entre os espíritos angélicos, embaixador do Altíssimo que merecestes ser o escolhido para anunciar à Santíssima Virgem a encarnação do Divino Verbo em suas puríssimas entranhas. Nós te suplicamos, rogo a Deus por nós, pobres pecadores, para que conhecendo e adorando esse inefável mistério, consigamos gozar do fruto da divina redenção na glória celestial.
Amém


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑ 



Oração ao Arcanjo São Miguel

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio.
Deus o submeta, insistentemente o pedimos e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Oração ao Arcanjo São Rafael

Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado  medicina de Deus!
Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e traga-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias.
Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina.
São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

São Venceslau-



São Venceslau
28 de setembro


O jovem príncipe, nascido  na Boêmia em 907, assume o ideal de herói nacional corajosamente empenhado na promoção cultural e religiosa do povo eslavo.
Tendo sido educado de maneira cristã pela avó Ludmila, venerada como santa, apenas teve idade necessária e sucedeu ao pai, após breve reinado da mãe Draomira que incitou o segundo filho, Boleslau, a cometer fratricídio.
Na manhã do dia 28 de setembro de 935, enquanto Venceslau saía de casa para ir à missa, Boleslau o aguardava para feri-lo pelas costas. Foi trucidado pelo irmão e seus cúmplices.
Este exemplar príncipe cristão antepunha os seus deveres religiosos aos de soberano. Não era raro ver o jovem rei em trajes comuns misturado com os outros fiéis em missas, descalço em procissões e em penitências, e impondo ao seu corpo a dura disciplina do cilício e diárias mortificações.
Boleslau entendeu o erro que cometeu ao julgar-se superior em relação ao seu irmão, para com o qual foi crescendo dia a dia a devoção popular, graças aos prodígios que se operavam no seu túmulo de mártir, logo venerado como santo, o primeiro entre os povos eslavos.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quarta-feira, 27 de setembro de 2017

São Vicente de Paulo-



São Vicente de Paulo
27 de setembro


Nascido em 24 de abril de 1581, na Gasconha, França, seus pais eram proprietários de um pequeno sítio e tinham seis filhos. Quando menino, Vicente foi encarregado de cuidar dos porcos. Aos 7 anos de idade iniciou seus estudos num colégio de franciscanos e depois foi estudar teologia em Toulouse. Os primeiros estudos foram pagos por um amigo da família, mas eu pai teve de vender uma junta de bois para custear do filho na universidade.
Ordenado sacerdote aos 19 anos, pouco depois caiu prisioneiro dos turcos e foi vendido como escravo, passando dois anos nessa condição. Voltando a Paris, foi pároco, capelão dos cárceres e da corte. Tornou-se conselheiro da rainha Margarida de Valois, e a partir daí teve acesso à nobreza, recebendo vultuosas quantias para sua obra missionária e assistencial, criando seminários, hospitais para os pobres, centros de amparo aos jovens abandonados e asilos que promoviam magnífico trabalho em benefício dos velhinhos desamparados. Com o dinheiro recolhido dos nobres, desenvolveu serviços de auxílio aos necessitados. Homem de confiança do rei Luís XIII, recebeu o cargo de ministro da caridade, responsável pelo serviço social em toda a França.
Em 1626 deu início à Congregação da Missão (lazaristas), que se estabeleceu no priorato de Saint-Lazare com a finalidade de evangelizar os camponeses  e cuidar de crianças abandonadas, idosos e carentes.  Juntamente com Santa Luísa de Marillac, fundou a Congregação das Irmãs de Caridade, muito conhecidas pelo apostolado que exercem em hospitais, asilos, orfanatos e manicômios. Fundou ainda a Confraria das Damas de Caridade e os Servos dos Pobres.
Incansável , São Vicente de Paulo, trabalhou até a sua morte, ocorrida em 27 de setembro de 1660.
Foi canonizado em 1737 e nomeado pelo papa Leão XIII como patrono dos serviços sociais.
É o protetor dos pobres.
Grande parte das instituições caritativas para idosos levam o nome de São Vicente de Paulo. As Damas de São Vicente de Paulo visitam os pobres em seus domicílios e se reúnem mensalmente costurando para os necessitados, recolhem e ajudam os idosos, administram asilos e promovem um excelente trabalho em benefício dos velhinhos desamparados.
É geralmente representado usando batina de sua ordem, segurando uma criança no colo e abraçando outra, que caminha ao seu lado.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 26 de setembro de 2017

São Cosme e São Damião-



São Cosme e São Damião
26 de setembro


Cosme e Damião, irmãos gêmeos, eram médicos de origem árabe, viveram na Síria e foram martirizados em 295 d.C.
Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.
Há relatos que atestam serem de uma família nobre de pais cristãos e seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e a exerciam em Egéia e na Ásia Menor. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Sabe-se que eram “anagiros” (não recebiam dinheiro) pois nada cobravam pelo seu trabalho.
Dedicavam-se especialmente aos pagãos, no desejo que esses se convertessem ao cristianismo, por isso foram acusados de feiticeiros. Denunciados pelo procônsul Lísias, foram submetidos a terríveis suplícios, sem que isso lhes fizesse mal. Acorrenatdos e jogados ao mar, foram salvos por anjos; colocados na fogueira, as chamas se viraram contra seus algozes. Os carrascos atiraram então sobre eles flechas e pedras, mas estas caíram em seus executores. Finalmente foram decapitados por ordem do imperador Diocleciano.
Os corpos dos irmãos mártires foram recolhidos pelos cristãos e levados para Roma no pontificado do papa São Félix, para a igreja que tem seus nomes, SS – Cosmo e Damiano.
Seu culto, trazido do Oriente, divulgou-se intensamente na Europa, principalmente na Itália, França, Espanha e Portugal.  A confraria de São Cosme, fundada em Paris em 1226, reunindo cirugiões, era a mais famosa associação médica da Europa e durou até a Revolução Francesa.
São considerados padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos, das faculdades de medicina, das doceiras, dos orfanatos e das creches. Também são  invocados para auxiliarem em partos de gêmeos e protegerem contra hérnia.
No dia de sua festa, é costume a distribuição de doces e balas para as crianças e às vezes brinquedos.

                                                                                                 


No sincretismo destes santos com os ibejis, orixás-meninos do candomblé, é costume servir uma refeição para sete crianças que ao terminarem dão vivas aos santos Cosme e Damião.

                                                                                            


Geralmente são representados juntos, vestidos de médicos, barrete na cabeça, túnica e capa, segurando instrumentos cirúrgicos.



Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião
Em nome do Todo Poderoso
Eu busco em vós a benção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e do presente
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo, dos meus filhos e de minha família
(Diga os nomes das pessoas)
Agora e sempre
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração
Vitalize o meu lar
A cada dia
Trazendo-me paz, saúde e felicidade
Amados São Cosme e São Damião
Eu prometo que,
Alcançando esta graça (faça o seu pedido) não os esquecerei jamais!
Assim seja.
Salve São Cosme e São Damião!
Amém


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 25 de setembro de 2017

São Cléopas-



São Cléopas
25 de setembro


Cléopas é um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram apenas depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade “ao partir o pão”, o gesto eucarístico da última ceia, a qual também Cléopas estava presente.
Mas não é só este o privilégio do qual podia orgulhar-se, segundo a etimologia de seu nome, Cléopas é o nome hebraico Halphai, presume-se que seja o pai de Tiago e José, portanto tio do Senhor. No Evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José é chamada de esposa de Cléopas, e irmã, da Mãe de Jesus.
Conforme antiga tradição Cléopas foi trucidado por seus conterrâneos, intolerantes do seu zelo e de sua certeza de fé no Messias ressuscitado.
São Jerônimo nos assegura que já no século IV sua casa tinha sido transformada em igreja.
O Martirológio Romano inseriu seu nome na data de hoje e confirmou seu martírio acontecido pelas mãos dos judeus.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 24 de setembro de 2017

São Geraldo-



São Geraldo
24 de setembro


 Hoje, nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, o primeiro mártir da Hungria.
São Geraldo, nasceu Gerardo Sagredo, em Veneza, Itália, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, incluindo o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa como monge beneditino em San Giorgio Maggiore, em Veneza, e em pouco tempo chegou ao serviço de abade do mosteiro.
Seu sonho era levar uma vida solitária na Terra Santa, por isso ele deixou o mosteiro e embarcou para lá. Impedido de chegar devido às más condições do tempo, aportou na costa da Dalmácia, Hungria.
Por volta de 1020, tornou-se orientador espiritual e professor de Américo, filho de rei Estevão I, homem virtuoso e que também foi proclamado santo.
O rei Estevão I, convidou Geraldo para juntos, se empenharem na missão de converterem o povo da Hungria ao cristianismo.
Aceitando o desafio, assumiu a missão de evangelizar aquela nação, combatendo idolatrias. São Geraldo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.
Viveu durante 7 anos num eremitério na floresta de Bakony.
Quando rei Estevão I estabeleceu o bispado de Csanad, em 1030, Geraldo foi seu primeiro bispo, além de ser enérgico missionário na região de Mako.
Profundamente caridoso, convidava os pobres, doentes, leprosos, para irem até sua casa, onde se alimentavam e recebiam assistência espiritual.
Entretanto, após a morte do rei Estevão I, a situação modificou-se.
Aonde havia paz, agora reinava a discórdia e a luta pelo poder. Começaram as perseguições aos cristãos, já que o novo monarca odiava o cristianismo e queria restabelecer o culto aos antigos deuses pagãos.
Numa viagem, de Csanad para Szekesfeheyar, em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé cristã.  Outra versão dos fatos, conta que ele foi atacado e morto por uma lança dos soldados do duque de Vatha, e seu corpo arremessado no rio Danúbio.
Era o dia 24 de setembro de 1046.
Deixou escrito lindos testemunhos de religioso, bispo e fiel cristão, o qual  se tornou com a graça de Deus.
Suas relíquias estão guardadas em Veneza, sua terra natal, na igreja Nossa Senhora de Murano.
É festejado pela igreja católica como o “Apóstolo da Hungria”.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sábado, 23 de setembro de 2017

São Lino-



São Lino
23 de setembro


Após a perseguição de Nero, durante a qual sofreram o martírio os apóstolos Pedro e Paulo, a história da Igreja romana, por mais de um século, apresenta-se envolvida por densa escuridão, quebrada de vez em quando por algum raio de luz.
No último quarto do século II temos um testemunho respeitável sobre os primeiros doze bispos que se sucederam ininterruptamente na sede apostólica.
É Santo Irineu, bispo de Lião, quem nos fornece este elenco: “Depois de terem fundado a igreja de Roma os bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo confiaram-na a administração de Lino.”
Originário da Tucsia, homem de santidade de vida e capacidade de governo foi escolhido pelo próprio São Pedro para suceder-lhe. Foi por isso seu direto colaborador e a estima de que gozou na comunidade romana foi muito grande.
Lino foi papa por doze anos, aproximadamente de 64 a 76, ou 67 a 79, se colocarmos o martírio de São Pedro em 67, no término e não no início da perseguição de Nero.
Estas cifras não têm valor absoluto, pois o que prevalece é o interesse doutrinal, e somente no começo do século III, começou-se a levar em conta a cronologia.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Santo Maurício e companheiros-



Santo Maurício e companheiros
22 de setembro


Pelos meados do século III, Orígenes escrevia que os novos recrutas do cristianismo provinham das classes populares, mas também as famílias da burguesia forneciam à religião de Cristo novos fiéis que engrossavam as fileiras do cristianismo.
A presença de cristãos na milícia desmentia a suspeita de que não fossem bons cidadãos, como mostra o caso de Maurício e companheiros pertencentes à legião tebana, milhares de soldados, talvez seis mil, que foram punidos com extremo rigor, submetidos à flagelação e depois decapitados por se recusarem a marchar contra a Gália numa expedição que iria punir os cristãos.
Versão tirada da Paixão dos Mártires escrita pelo bispo de Lion, Euquério, em 450.
Existem testemunhos muito antigos do culto dos mártires de Agaunum, onde escavações efetuadas em 1893 descobriram os restos de uma basílica primitiva do século IV.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quinta-feira, 21 de setembro de 2017

São Mateus, Apóstolo e Evangelista-



São Mateus, Apóstolo e Evangelista
21 de setembro


Mateus, também denominado Levi, o publicano, foi um dos doze apóstolos de Cristo e autor do Evangelho que leva o sue nome. Antes de se converter e seguir Jesus, era cobrador de impostos, a serviço de Roma e de Herodes, em Cafarnaum. Os publicanos, coletores de impostos, eram malvistos entre a população, pois arrecadavam tributos do povo judeu em benefício dos invasores romanos e enriqueciam à custa de suas vítimas.
Em uma de suas visitas a Cafarnaum, cidade pela qual Jesus tinha grande simpatia, estando Mateus em seu local de trabalho, foi chamado por Cristo e imediatamente largou tudo para segui-lo. Sua adesão ao Mestre é narrada por ele mesmo, da seguinte maneira: “E passando Jesus ali, viu um homem chamado Mateus sentado em sua banca de cobrança e lhe disse: “Segue-me.” -  E ele levantando-se, o seguiu.”
Mateus deu em seguida um grande banquete de despedida aos amigos e convidou Cristo e ou outros discípulos. Os fariseus aproveitaram para criticar o Nazareno: “E aconteceu que estava à mesa da casa com seus discípulos, alguns publicanos e pecadores. Vendo isso os fariseus perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que o vosso mestre come com os publicanos e os pecadores?” Ouvindo, Jesus respondeu – “Os sãos não tem necessidade de médicos, mas sim os enfermos. Ide pois e aprendei o que significa – Eu quero misericórdia e não sacrifício, porquanto eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores.”
Daí em diante Mateus passou a acompanhar o Mestre por toda a parte.
Pouco se sabe sobre a vida de Mateus, apenas que era filho de Alfeu e respondia pelo nome de Levi. Apesar de sua profissão vista com maus olhos pelos judeus, era um homem honesto e culto, conhecia bem as Escrituras e estava preparado para aceitar Jesus Cristo como o Messias e segui-lo, sem duvidar. Isso explica a espontaneidade com que largou tudo o que possuía, seus bens, sua profissão, sua situação econômica, para seguir o Mestre. Segundo a tradição, foi o primeiro a documentar a vida de Cristo e,após o sacrifício do Calvário, ocupou-se em lembrar aos judeus que Jesus era o Salvador prometido nas escrituras.
Seu Evangelho, apesar de não ser o mais antigo cronologicamente, foi o primeiro a ser aceito como fiel relato da vida de Jesus. É um livro bem ordenado, com excelente qualidade didática e provavelmente escrito em aramaico, a língua falada em Israel, e traduzido para o grego.
Consta que depois de terminar o Evangelho, São Mateus foi pregar a doutrina cristã na Etiópia e lá foi martirizado.
Sua festa é celebrada em 21 de setembro.
É o protetor dos contadores, bancários, fiscais e  cobradores de impostos.
Iconograficamente é representado junto de um anjo, porque ele inicia seu Evangelho relatando os ancestrais de Jesus e narrando a aparição de anjo a São José. Sua imagem é colocada geralmente ao lado dos outros evangelistas nas igrejas.



Oração a São Mateus

São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: "Não ajunteis para vós os tesouros da terra, onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!" Ensinai-me Ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos.
Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados.
Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Santa Ifigênia-



Santa Ifigênia
21 de setembro


 Santa Ifigênia ou Efigênia é muito requisitada pelos fiéis que sonham com a casa própria, pois é a protetora das moradias e lares e também intercede contra os incêndios, após escapar, por duas vezes, de ter sido morta pelo fogo.
Heroína da fé, ela era uma princesa, virgem, negra, nascida na Etiópia, que enfrentou a tudo e a todos para se converter ao Cristianismo. Não por acaso, seu nome quer dizer “nascida forte”.
Prometida ao príncipe Hirtaco, sobrinho de seu pai, o rei Eggipus, Ifigênia recusou o casamento, pois fez voto de castidade ao ser batizada por São Mateus, o Evangelista. Após a conversão, ela dedicou toda a sua vida à oração e ao apostolado.
Na primeira vez em que conseguiu escapar da fogueira, Ifigênia foi oferecida pelo próprio pai, convencido pelos sacerdotes da época, que o sacrifício da virgem acalmaria a ira dos deuses e salvaria o povo dos males causados por terrível peste que assolava a região. A santa porém foi salva por um anjo no mesmo momento em que chamou o nome de Jesus, quando o fogo já avançava.
Ao ser levada ao palácio, junto à sua mãe, Ifigênia soube que seu irmão ficara muito doente e naquele mesmo dia viera a falecer da peste que se disseminava.
Em sua extrema sabedoria, a santa recorreu a São Mateus para que trouxesse seu irmão Efrônio de volta à vida.
Depois disso, Mateus batizou toda a família e o rei Eggipus permitiu que o Evangelho fosse pregado na Etiópia.
No entanto, pouco tempo depois, o pai de Ifigênia morreu.
A partir disso, Hirtaco manda prender Efrônio e ocupa seu lugar no trono. Além disso, exigiu que a princesa se casasse com ele, mas ela novamente recusa.
Então o soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo Mateus, caso  persuadisse Ifigênia a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo e explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem firmasse matrimônio com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor e fizera voto de castidade. Enfurecido, Hirtaco  mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã, e inicia a perseguição aos cristãos.
Revoltado, Hirtaco  coloca fogo na casa de Ifigênia. Quando as chamas cercavam-na ela chamou o nome de Jesus. Na mesma hora, o fogo se apagou e palácio de Hirtaco foi destruído, consumido por um incêndio.
O povo aclamou então, o irmão da santa, EfrÔnio, como seu rei. Ele reinou por setenta anos e foi sucedido por seu filho, que, por sua vez, mandou construir pela Etiópia muitas igrejas cristãs.
Ifigênia é uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia.
É representada de pé, vestida de freira, algumas vezes com escapulário sobre o hábito, e um véu longo que cobre-lhe a cabeça, descendo nas costas até os pés. Tem nas mãos uma casa, porque segundo a tradição , ela fundou um convento, e o rei Hirtaco, por vingança, mandou incendiá-lo. Santa Ifigênia rezou fervorosamente e o mosteiro foi salvo das chamas.
Era uma das devoções mais importantes dos cativos africanos. Várias irmandades de Santa Ifigênia foram fundadas e nelas havia a caixa social, destinada ao resgate dos escravos.
É a protetora das casas e também é protetora contra incêndios.



Oração de Santa Ifigênia
(Para alcançar a graça de ter a casa própria)


A Vós, Pai bondoso, com fervor vos suplicamos por esta casa, pelos que nela vivem e por tudo o que ela contém. Abençoai e enriquecei-a com vossos bens. Concedei-me, prodigamente, o orvalho do céu e a fertilidade da terra, os bens espirituais e as coisas necessárias para a vida. Que vossa benção permaneça sobre ela e que Vosso Espírito Santo penetre o coração e a vida de seus moradores, fazendo-os arder em amor por vós. Que todas as pessoas que nela entrarem tenham o acolhimento da bondade, do amor e da paz. Pela intercessão de Santa Ifigênia, cuja causa de encontrar um teto vós protegestes, atendei nossas preces e fazei de nós o vosso lar. (Faça o seu pedido).
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




terça-feira, 19 de setembro de 2017

São Januário (Gennaro)-



São Januário (Gennaro)
19 de setembro


São Gennaro, de nobre família de Nápoles, era bispo de Benevento e foi martirizado por volta de 305, durante a perseguição de Diocleciano. Tendo se recusado a negar Jesus e adorar os falsos deuses, por ordem do governador foi lançado numa fornalha ardente, mas o fogo, em vez de consumi-lo, voltou-se com ímpeto sobre os carrascos, ferindo-os gravemente. Encarcerado, foi torturado e obrigado a carregar pesadas correntes de Nola até Pozzuoli. Condenado às feras com outros companheiros, eles se ajoelharam na arena, com os olhos voltados para o céu. As jaulas se abriram e os leões famintos se precipitaram sobre eles, porém mantidos por mãos invisíveis, deitaram aos seus pés, mansos, sem lhes causarem mal algum. O governador, então ordenou que fossem decapitados, mas no momento em que proferiu a sentença de morte contra Gennaro e seus companheiros, ele ficou cego. Pediu ajuda à sua vítima e São Gennaro fez o sinal da cruz sobre os seus olhos, que se abriram e sua visão foi restaurada. Apesar disso, manteve a condenação ao santo bispo, por medo da conversão dos espectadores presentes.
Os corpos dos mártires foram sepultados pelos cristãos e o sangue do santo foi recolhido numa ampola e depositado em seu túmulo em Pozzuoli, na Itália.
A história das relíquias de São Gennaro é ainda mais extraordinária do que a da sua vida. Pela intercessão de São Gennaro, Nápoles foi libertada da peste, nos anos de 1497 e 1529; um menino foi ressuscitado ao ser tocado pela imagem do glorioso mártir; a cidade napolitana foi preservada inúmeras vezes de erupções do Vesúvio. Mas um milagre que se renova diversas vezes todos os anos, em épocas fixas é o célebre milagre da liquefação e da ebulição do sangue de São Genaro. Este sangue é a grande celebridade de Nápoles, que  invoca  São Gennaro como seu poderoso protetor. 
Por ocasião do translado de suas relíquias, em 432, para Nápoles, cidade da qual é padroeiro, aconteceu pela primeira vez o milagre da liquefação (solidificado, torna-se líquido novamente, como um milagre. O volume aumenta consideravelmente, e ele volta a ter coloração de sangue recém-derramado) de seu sangue.
Este fato, que acontece anualmente entre 16 e 19 de setembro,, data de sua festa, quando a ampola se aproxima das relíquias do santo, não encontra explicação na ciência.
Para os napolitanos, São Gennaro é protetor contra a peste e as erupções do Vesúvio. Seu culto foi trazido para São Paulo pelos italianos da região de Nápoles, que construíram um igreja em seu louvor no bairro da Mooca, onde todos os anos comemoram sua festa com danças e comidas típicas napolitanas.
No Rio de janeiro antigo (janeiro = januarius, em latim) havia o morro, o forte e o teatro de São Januário, hoje desaparecidos.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑