Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Santa Marta



Santa Marta
29 de julho


Marta era irmã mais velha de Lázaro e de Maria. Era ela que cuidava  dos afazeres domésticos, e hospedava as pessoas  em sua casa, por onde muitas vezes ficou Jesus. Por isso, passou a ser considerada a protetora das donas de casa. Marta foi a única a procurar Jesus quando seu irmão morreu, pois tinha uma fé inabalável de que Lázaro iria viver novamente pelas mãos de Cristo. ao receber o pedido dela, o filho de Deus disse tal acontecimento só poderia se tornar realidade se a fé de Marta fosse verdadeira, pois era isso que tornaria possível a graça que ela pedia. Assim, Lázaro foi ressuscitado.



Oração de Santa Marta

Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Pela felicidade que tivestes de hospedar em vossa casa o divino salvador do mundo, consolai-me em minhas dificuldades.
Intercedei hoje e sempre por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus todo-poderoso, nas dificuldades da nossa vida. Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande amizade e bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e de que tanto preciso (faça o pedido). Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma serenidade e fortaleza que tivestes ao transpassar o dragão que tendes aos vossos pés.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑






sexta-feira, 26 de julho de 2019

Sant’Ana e São Joaquim



Sant’Ana e São Joaquim
26 de julho


Casada com São Joaquim, Sant'Ana é mãe da Virgem Maria e avó materna de Jesus Cristo
Contam os evangelhos que São Joaquim, rico e temente a Deus, era sempre humilhado pelos companheiros porque não tinha filhos. Sua mulher Ana era estéril.
Certa vez, cansado de ser recriminado pelos amigos e sacerdotes, sem nada dizer à sua esposa, reuniu seus pastores e levou os rebanhos para o deserto, armando ali uma tenda, longe de tudo e de todos.
Ninguém dava notícias e Ana achou que ele tinha morrido.
Lamentava-se por sua viuvez  e esterilidade. Apesar de abatida com o rude golpe, procurou reagir, apegando-se ao Senhor, a quem orava com grande confiança. Certo dia, quando rezava em seu jardim,apareceu-lhe um anjo de Deus, dizendo: Ana, o Senhor escutou sua súplica. Conceberás  e darás á luz uma menina, que se chamará Maria, e de tua prole falar-se-á em todo o mundo. Ana então prometeu a Deus oferecer sua filha ao Senhor, para que permanecesse ao seu serviço.
Na mesma ocasião, o mensageiro celestial apareceu a Joaquim, dizendo-lhe para voltar à sua casa, pois Ana, sua mulher, dar-lhe-ia descendência. Joaquim obedeceu, reuniu seus pastores, rebanhos e se pôs a caminho, enviando dois mensageiros a Ana, para anunciar sua volta e  marcando um encontro com ela no templo. Passados os meses, nasceu-lhe uma menina, que recebeu o nome de Maria. Quando a filha completou três anos, apresentou-lhe no templo, para que ela se dedicasse ao serviço do Altíssimo.
O imperador Justiniano mandou erguer uma capela a Sant’Ana em Constantinopla, no ano de 550. Somente no século XVI foi constituída sua festa e escolhido o dia votivo de 26 de julho, pelo papa Gregório XIII. Por isso costuma-se chamar julho, o mês de Sant’Ana. A devoção a Sant’Ana era muito comum no período colonial brasileiro e, além de várias paróquias erguidas sob a sua proteção, são inúmeras as imagens da mãe
de Nossa Senhora em diversas igrejas do Brasil, assim como na arte popular.
Ela é protetora das mulheres casadas, principalmente futuras mães. Suas devotas grávidas são fidelíssimas, fazendo novenas à Senhora Sant’Ana  durante a gestação, e as intervenções da mãe de Maria são incontáveis. Ela protege as mães durante o parto, para que sejam rápidos e felizes, e ajuda as estéreis a gerarem filhos. No candomblé é sincretizada com Nana, ou Anambucuru, a mais velha das iabás e orixá feminino da chuva, por isso sendo também invocada, nas regiões secas do Nordeste, para fazer chover.
Na iconografia religiosa ela quase sempre aparece com Nossa Senhora Menina, algumas vezes em seu colo, mas geralmente de pé, dando a mão á sua filha, ou sentada, ensinando-a a ler, recebendo o título de Sant’Ana Mestra.


Avô materno de Jesus, São Joaquim era esposo de Sant’Ana e pai de Maria santíssima. 
Eles se casaram muito cedo e levavam uma vida tranqüila, já que possuíam terras e rebanhos. Porém não tinham filhos, e por isso eram alvo de repreensões por parte dos sacerdotes, e ainda motivo de zombaria. Joaquim chegou mesmo a ser afastado do templo, no momento em que pretendia colocar sua oferenda, porque Deus lhe recusava a benção de ter descendência. Angustiado, fugiu para a solidão do deserto, onde passou quarenta dias em jejum clamando a Deus no seu sofrimento. Eis então que um anjo lhe apareceu e disse: Tua oração foi ouvida! Uma filha te será dada e tu a chamarás de Maria. Desde a sua infância ela será consagrada a Deus. Na mesma hora Ana teve igual revelação. Ambos se apressaram e encontraram no templo, radiantes de alegria.
Passados os meses nasceu uma menina, à  qual deram o nome de Maria e que foi consagrada ao Altíssimo.
Os evangelhos pouco falam  sobre os pais de Nossa Senhora.
Alguns autores dizem que São Joaquim era irmão de São José e que teria morrido quando Maria tinha 11 ou 12 anos e ainda estava no templo de Jerusalém. Devido à morte do pai ela se transferiu para Nazaré, e três anos depois aconteceu os esponsais com São José. Não se sabe se São Joaquim morava em Nazaré, Belém ou Jerusalém, porém antiga tradição afirma que Maria nasceu nesta última cidade da Palestina.
A arte cristã européia mostra-o trazendo Maria menina nos braços ou tendo na mão um cesto com dois pombinhos. No Brasil apesar de não ser um Santo muito popular, foi bastante homenageado pela imaginária erudita. Eduardo Etzel divulga uma efígie do século XVII que representa o Pai da Virgem Maria vestido com roupas de sua  época, fisionomia séria, as mãos sobre seu corpo, barbas e os cabelos em cachos caídos sobre os ombros. O ilustre escultor goiano Veiga Vale, no século XIX retrata o santo bem calvo, compenetrado, segurando com a mão direita um cajado e com a esquerda sobre o peito. No entanto, a mais interessante representação do avô de Jesus é a de Aleijadinho, transmitindo uma explosão de alegria, expressão que certamente o atingiu quando soube que ia ser pai, após tantos anos de frustração.
É padroeiro dos homens casados. Antiga lenda exalta a bondade de São Joaquim e seu amor aos desamparados, afirmando que ele dividia sua renda em três partes: uma para o templo, outra para os pobres e a terceira , para seu sustento. Festejado com Sant’Ana em 26 de julho.
Sant'Ana e São Joaquim são considerados protetores dos avós e dos idosos.



Oração de Sant’Ana e São Joaquim

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a Sant’Ana a graça de dar a vida à Mãe do vosso filho Jesus, olhai por todas as famílias que lutam para sobreviver e que se encontram em dificuldades. Que os lares sejam lugares abençoados e plenos de acolhimento e de compreensão. Sant’Ana e São Joaquim nossos padroeiros, olhai pelas crianças, acompanhai os adolescentes, jovens e adultos, amparai os idosos. Que todas as pessoas possam contar sempre com as bênçãos de vossa proteção. Sant’Ana e São Joaquim eu ainda vos peço neste dia a graça de que tanto necessito (faça o pedido). Sant’Ana e São Joaquim rogai por nós.
Amem


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





quinta-feira, 25 de julho de 2019

São Cristóvão



São Cristóvão
25 de julho


Nascido Offerus, era filho do rei de Canaã. De estatura gigantesca e  muito forte, queria estar a serviço do Senhor mais poderoso do mundo. Durante algum tempo serviu a Satanás, mas desiludiu-se ao constatar que este temia a cruz. Um ermitão então  lhe contou a história de Jesus Cristo, ensinando-lhe a doutrina cristã e mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável aos olhos do Senhor Crucificado.
Cristóvão, que não gostava de jejuar e não tinha paciência para orar ou meditar,  resolveu então dedicar-se a ajudar seus semelhantes. Nos arredores havia um rio caudaloso, que durante as enchentes destruía as pontes construídas no local. Os viajantes corriam perigo ao atravessá-lo. O ermitão lhe disse: “Tu que és tão forte e tão alto, poderias dedicar-te a conduzi-los para a outra margem. Assim terás a gratidão dos viajantes e sua caridade será recompensada por Deus. Essa seria uma boa maneira de servir a Jesus Cristo”.
Ele passou então a exercer a caridade transportando as pessoas nas costas, de um lado para outro do rio. Numa noite de tempestade, um menino pediu-lhe para levá-lo nos ombros. Já estava no meio do caminho, quando as águas começaram a subir e ele sentia-se desfalecer sob o peso descomunal da criança, de aparência tão frágil. Perguntando-lhe a razão de seu peso, o menino contou-lhe: “Eu sou Jesus e estais carregando nas costas o Redentor e os pecados do mundo”. Disse-lhe ainda que, daquela data em diante, seria chamado “Christóphoros”, isto é, portador de Cristo, aquele que carrega Cristo.
Cristóvão passou a divulgar a doutrina cristã, pregando na Ásia Menor, sul da atual Turquia. Preso no tempo do imperador Décio, foi torturado e depois degolado no dia 25 de julho, por volta do ano 250. Seu culto é muito antigo e tem-se notícia de um convento a ele dedicado, no século VI. Em Veneza e nas proximidades dos rios Reno e Danúbio, sujeitos as enchentes, a devoção ao santo era muito grande.
É protetor dos turistas, viajantes e motoristas, que costumam colocar nos carros sua imagem, sendo invocado contra os acidentes de viagem, tempestades e vendavais. No Brasil, seu dia festivo é comemorado com desfile de carros de passeio, táxis, caminhões,  caminhonetes e motos; enfim  todos os veículos que transportem pessoas ou objetos.
É representado como um gigante, com veste curta,  acima dos joelhos, presa à cintura por um cordão, e com os pés mergulhados na água, carregando o Menino Jesus nos ombros e segurando um bastão na mão direita.



Oração a São Cristóvão

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregou nos ombros o Menino Jesus.
Fazei com que Deus se sinta sempre bem no meu coração, porque então eu terei sempre segurança na direção da minha vida e do meu carro, e enfrentarei corajosamente todas as correntezas ou adversidades que surgirem, venham elas dos homens ou dos espíritos do mal. Meu São Cristóvão ajude-me também a alcançar a graça que vos peço (fazer o pedido).
Protegei-me de todos os perigos e livrai-me de todo o mal.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑








terça-feira, 23 de julho de 2019

Santa Brígida



Santa Brígida
23 de julho

Conhecida também como Santa Brigit, nasceu em 1302 no Castelo de Finsta, em Uppsala, Suécia, filha de Birger Persson, governador e  juiz provincial de Uppland e  de Ingeborg Bengtsdotter, descendente da família real sueca.
Santa Brígida começou a ter visões, a maioria da crucificação, na idade de sete anos. Em 1316 com 13 anos ela casou-se com o príncipe Ulfo de Nércia, em um casamento arranjado, como era costume na época. Mãe de oito filhos, inclusive de Santa Catarina da Suécia. Amiga e conselheira de vários padres e teólogos da época, era também a secretária da Rainha Blanche de Namur e em 1335 foi nesta posição que guiou e aconselhou a rainha e o rei Magnus II. Após a morte de Ulfo em 1344 ela foi em peregrinação a Compostela e passou a viver religiosamente, sempre com a oposição da corte. Abdicando do titulo de princesa, primeira na fila da sucessão real, se tornou uma cisterciense franciscana, visionária, mística e escritora. Descreveu suas revelações recebidas em visões, e essas visões se tornaram muito populares na idade média. Em 1346 fundou a ordem das Mais Sagradas Salvadoras (As Brigitniditinas) em Vadstena e recebeu a confirmação da Ordem do Papa Urbano V em 1370. A Ordem sobrevive ainda hoje com algumas casas. Ela foi conselheira de reis e dos papas Clemente VI, Urbano VI e Gregório XI, sempre os aconselhando a retornarem de Avignon para Roma. Ela sempre aconselhava a todos a meditarem naPaixão sobre Jesus Crucificado.
Santa Brígida, em uma de suas visões ouviu Jesus dizer a Maria: "Minha mãe , sabeis quanto vos amo. Pedi-me pois o que quiserdes. Ao Meu Coração não é possível repelir os seus rogos. Quando Eu estava sobre a terra, vós a melhor as mães, nunca me recusastes coisa alguma. Agora que estou no Céu é justo que satisfaça todos os seus pedidos".
Uma das mais incríveis visões de Santa Brígida foi aquela que Jesus mostrou a ela as 5.480 feridas da coroa dos espinhos, do chicote, dos pregos, das farpas da cruz e outras tantas que ninguém jamais podia imaginar; e ainda disse a ela as orações que hoje são conhecidas como as "15 Orações de Santa Brígida".
Faleceu em 23 de julho em Roma e foi enterrada em Vadstena, Suécia no convento que ela fundou. Foi canonizada em 7 de outubro de 1391 pelo Papa Bonifácio IX.
É a padroeira da Suécia e das viúvas.




As quinze orações de Santa Brígida

Foram ensinadas a ela por Jesus que lhe disse:
Eu recebi 5.480 ferimentos em Meu Corpo durante a Paixão. Se você deseja honrar cada um deles diga as seguintes orações a cada dia durante um ano. Quando as orações estiverem terminadas você terá honrado cada uma das Minhas Feridas”.

Primeira Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração nós contemplamos  que Vós provastes que não tinha maior desejo que estar entre os homens, mesmo assumindo a natureza humana, com um grande amor para com o homem. Eu lembro de todos os sofrimentos de Vossa vida, especialmente Vossa Paixão. Eu lembro Oh Senhor que durante a última ceia com Vossos discípulos Vós lavastes seus pés e deste Vosso Precioso Sangue e Vosso Precioso Corpo, e enquanto os consolava predissestes Vossa Paixão. Recordamos a tristeza e a amargura que experimentastes em Vosso Espírito quando dissestes:
" Meu espírito está triste até morte". Eu lembro o medo, a angústia e a dor que sentistes em Vosso Corpoante o tormento da crucificação e quando tendo orado três vezes e banhado em sangue Vós fostes traído por Judas e preso por um povo de uma nação que havias escolhido e fostes acusado por falsas testemunhas e injustamente julgado por três juízes.
Nós recordamos nesta oração, que Vós fostes despojado de Vossas roupas e Vossa Face e Olhos cobertos com a coroa de espinhos e que fostes açoitado e uma cana colocada em vossas mãos e que fostes coberto de socos, pancadas, insultos e ofensas. Em memória desses sofrimentos e dores que sofrestes durante Vossa Paixão na Cruz me conceda antes de minha morte uma verdadeira e sincera contrição e a remissão dos meus pecados. 
Amém


Segunda Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos o horror e a tristeza que Vós suportastes quando Vossos inimigos O cercaram com milhares de insultos, socos, cuspadelas, pancadas, lacerações e outras crueldades e tormentos. Em consideração a esses tormentos e palavras insultuosas eu Vos peço que nos livre de todos os inimigos visíveis e invisíveis e me leve para Vós , debaixo de Vossa Proteção para a eterna salvação e perfeição. 
Amém



Terceira Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos cada amarga dor que sofrestes quando os carrascos pregaram Vossas sagradas mãos e Vossos sagrados pés com os grandes pregos e não encontrando-Vos com tristeza suficiente, eles ainda aumentaram Vossas Chagas com lanças e com dor e sofrimento esticaram Vosso Corpo na Cruz e deslocaram Vossos Ossos puxando-Os para todos os lados. Eu imploro a Vós em memória deste mais sagrado sofrimento na Cruz que me conceda a graça de amá-LO para sempre.
 Amém



Quarta Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus! Nesta oração, nós contemplamos as pancadas e hematomas na Vossa pele que Vós sofrestes na fraqueza de Vosso Corpo o qual foi distendido de tal modo que nunca houve dor como a Vossa . Da coroa em Vossa cabeça a sola dos Vossos Pés não havia um só local onde não fostes supliciado. E ainda sofrendo todos esses sofrimentos Vós ainda pedistes ao Pai pelos Vossos inimigos dizendo "Pai perdoai porque eles não sabem o que fazem."
Por esta grande misericórdia e em memória dos Vossos sofrimentos me conceda a graça de que a lembrança de Vossa Paixão possa efetuar em nós uma perfeita contrição e a remissão de todos os nossos pecados. 
Amém



Quinta Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos a tristeza que Vós experimentastes ao antever aqueles que seriam condenados pelos seus pecados e sofrestes amargamente por estes desesperançados, perdidos e infelizes pecadores.
Através desse abismo de compaixão e piedade e especialmente através da bondade a qual mostrastes para o Bom Ladrão quando lhe diz: " Ainda hoje estarás Comigo no Paraíso " .
Eu peço que na hora de minha morte me mostre Vossa misericórdia.
 Amém.



Sexta Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos a aflição que sofrestes quando, como um criminoso comum fostes levado e pregado na Cruz, com todos os parentes e amigos vos abandonando , exceto Vossa amada Mãe, a qual permaneceu junto de Vós durante toda a agonia e para qual entregastes ao Vosso discípulo fiel dizendo : "Mulher cuide de seu filho. Filho cuide de sua mãe"
Eu imploro que pela espada da agonia com a qual cortaram a alma de Vossa Santa Mãe, tenha compaixão de mim em todas as minhas aflições e tribulações, em espírito e corpo e me assista em todas as provações, em especial a da hora da minha morte.
 Amém.



Sétima Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos o Vosso gesto de profundo amor na cruz quando disse " tenho sede" e Vós sofrestes sede pela salvação da raça humana !Eu peço que inflame os nossos corações de desejo de buscar a perfeição de nossas ações e extinguir em nós os desejos mundanos. Amém.



Oitava Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos o amargo do fel e do vinagre que provastes na Cruz por nos amar. Nos dê a graça de receber Vosso Precioso Corpo e Sangue durante nossa vida e na hora de nossa morte possa ser um remédio de consolação para nossas almas. 
Amém



Nona Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus! Nesta oração, nós contemplamos a dor que suportastes quando imerso em um oceano de amargura com a aproximação de Vossa morte, insultado pelo povo gritastes alto que estava abandonado pelo Vosso Pai dizendo: "Oh Meu Deus, Meu Deus porque me abandonastes?
Através desta angústia eu vos imploro que não me abandones no terror e nas dores da minha agonia. Amém



Décima Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus! Nesta oração, nós contemplamos que para nos salvar, fostes imerso no abismo do sofrimento. Em consideração a enormidade das Suas Chagas, me ensine, através do amor puro, Vossos Mandamentos, os quais são uma estrada larga e fácil para aqueles que O amam.
 Amém



Décima Primeira Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos que Vossas Chagas penetraram até a medula de Vossos Ossos e as profundezas de Vosso Ser. Leve-me para longe dos pecados e me esconda em Vossas Chagas. 
Amém



Décima Segunda Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos as feridas que afligiram desde Vossa Cabeça até os Vossos Pés, torcidos e rasgados para o derramamento de Vosso Precioso Sangue. Ó grande e universal dor que sofrestes em Vossa carne por amor a nós! Que poderia fazer para nós que não O fizestes? Possa o fruto de Vosso sofrimento ser renascido em nossa alma pela lembrança de Vossa Paixão e possa Vosso amor aumentar em meu coração cada dia, até que eu O veja na eternidade. Vós que sois o tesouro real da bondade e da alegria, eu Vos peço que me conceda a graça do paraíso eterno.
 Amém.



Décima Terceira Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos a dor que sofreu com toda sua fortaleza moral e física e estando completamente exausto, deixou cair Vossa cabeça dizendo : " Está tudo consumado".
Através desta angústia e aflição eu suplico que tenhais piedade de mim, na hora de minha morte quando minha mente estará em grande aflição e minha alma angustiada. 
Amém



Décima Quarta Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos  a simples e humilde recomendação que fizestes de Vossa Alma ao Pai Eterno dizendo: "Pai, Em Suas Mãos recomendo Meu Espírito" e quando Vosso Corpo todo alquebrado e Vosso Coração não mais resistiu, expirastes . Por esta preciosa Morte eu suplico que me fortifique e me ajude a resistir ao demônio, às tentações da carne e aos desejos mundanos. Que eu possa viver por Vós e somente para Vós, eu peço que me receba na hora de minha morte. Amém



Décima Quinta Oração

Recite um Pai Nosso e uma Ave Maria

Ó Jesus ! Nesta oração, nós contemplamos o abundante derramamento de Sangue que vertestes da ferida de Vosso Lado perfurado pela lança do soldado. Água e Sangue derramaram-se até não existir mais uma só gota e finalmente a Substância de Vosso Corpo e Ossos secaram.
Através desta terrível Paixão e através do derramamento de Vosso Precioso Sangue eu vos imploro que perfure meu coração de modo que minhas lágrimas de pena e de amor sejam meu alimento de dia e de noite e que eu possa me converter completamente para Vós , possa meu coração ser vosso perpétuo local de repouso, possa minha conversão Vos dar prazer, possa o final de minha vida ser tão preciosa que eu mereça alcançar o Paraíso e junto com os Santos e Anjos possa louvá-Lo para sempre.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑






segunda-feira, 22 de julho de 2019

Santa Maria Madalena



Santa Maria Madalena
22 de julho

Pecadora, foi purificada por Cristo e, como prova de seu amor, sua gratidão e sua redenção, passou a acompanhá-lo  e aos apóstolos, seguindo uma vida cristã e sendo testemunha de todas as fases da vida e pregação de Jesus, inclusive a crucificação, morte e ressurreição.
Santa Maria Madalena era natural de Magdala, rica cidade comercial da Galiléia, baseada na pesca e que tinha intenso contato com o mundo helênico.
A primeira referência sobre ela nos foi dada pelo Evangelho de São Lucas, que narra o seguinte fato. Convidado por Simão, o Fariseu, para comer em sua casa, estando Jesus à mesa, uma mulher pecadora que havia na cidade levou uma redoma de alabastro (alabastro, espécie de pequeno vaso arredondado com a boca estreita usado para queimar perfume e óleo) cheia de bálsamo. E pondo-se a seus pés, começou a regar-lhes com lágrimas os pés e os enxugou com os próprios cabelos. E lhe beiju os pés e os ungiu com o bálsamo. E quando viu isto, o fariseu que o havia convidado disse consigo: se este homem fosse profeta bem saberia quem e qual a mulher que o toca, porque é pecadora. (Lucas, 7:37-39).
Havia ali uma brilhante sociedade, tudo o que Jerusalém poderia oferecer de melhor, tanto do ponto de vista da fortuna, como da inteligência. Eles se reuniam em volta de Cristo, especialmente convidado, para comentarem o Sermão da Montanha, que o Nazareno acabara de fazer. A conversa estava animada, quando a porta se abriu e seguiu-se a cena registrada por São Lucas. Por meio de uma parábola Jesus explicou que Madalena merecia ser perdoada porque muito amou. E, diante do assombro geral, o Mestre, falou: Mulher, teus pecados estão perdoados. Tua fé te salvou. Vá em paz e não peques mais.
Com um único gesto de amor, toda a sua vida de pecadora foi resgatada pelo próprio Redentor. Maria tornou-se daí em diante a confidente  e leal discípula, e sua vocação foi a de seguir Jesus passo a passo. Ela o acompanhou no caminho do Calvário e permaneceu aos pés da cruz, vendo o seu Deus desfigurado. No primeiro dia depois do sábado, ao raiar do Sol, junto com Maria, mãe de Tiago, e Salomé, correu ao Sepulcro com as mãos cheias de bálsamo para colocar no túmulo de Jesus, e o encontrou vazio. Elas viram um rapaz, vestido de roupas brancas, sentado no local e ele lhes disse: Não tenhais medo. Se procurais Jesus de Nazaré que foi crucificado, ele ressuscitou, não está mais aqui. Ide e dizei aos discípulos que ele vai adiante de vós esperar-vos na Galiléia. (Marcos, 16:55-57). E voltando-se, viu o Senhor de pé, mas não o reconheceu, pensando ser o jardineiro. Somente ao ouvir o seu nome do próprio Jesus é que ela caiu de joelhos e disse: “Rabi!” (Mestre!).
Alguns hagiólogos contam que após a ascensão, Madalena mudou-se para Éfeso, permanecendo com Maria Mãe de Jesus e São João.
Uma lenda conta que desembarcou nas costas da Provença com Lázaro e Marta e retirou-se para Marselha, onde morreu em 22 de julho, data em que se comemora sua festa.
O local tornou-se centro de peregrinação.
Santa Maria Madalena é considerada um exemplo de arrependimento e de fé, e foi esta fé que a salvou.
Uma das santas mais populares, é geralmente representada ajoelhada junto a cruz, onde Jesus expirou, enxugando as lágrimas com um lenço ou então com um alabastro de óleo nas mãos.
É a padroeira das cabeleireiras, podólogos, pecadores penitentes, prostitutas arrependidas, fabricantes de óleos para o corpo e perfumistas.


Oração de Santa Maria Madalena


Favorecei-nos Senhor, como vos pedimos merecimentos da Santa Maria Madalena, de quem atendestes as súplicas purificando-a dos pecados. Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Pai, na união do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém. Ò Maria Madalena, tende de nós compaixão, recompensai nosso afeto com a vossa intercessão. Ó vós que tanto amastes o Divino Salvador, pedi-lhe que se o ofendermos nos perdoe. Sede, com Deus benigno, nossa constante advogada, na celestial morada. Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑









sábado, 20 de julho de 2019

Feliz Dia do Amigo



Todo aquele que leva VC para mais perto de DEUS é seu AMIGO!
(Autor desconhecido)


Benção Irlandesa

Que o caminho seja brando aos teus pés,
Que a estrada abra à sua frente,
Que o vento sopre leve em teus ombros e refresque seu espírito
Que o sol brilhe suave em sua face e ilumine o seu coração
que as chuvas caiam de mansinho  em teus campos.
E até que nos encontremos de novo,
que Deus te guarde nas palmas de Suas mãos
E envolva VC no seu manto de amor!

Nossa gratidão e nosso amor  a Deus, Jesus, Divino Espírito Santo,  Nossa Senhora,  santos e santas, anjos e arcanjos;  que são nossos fiéis, leais e sempre presentes amigos de todos os dias e de todas as horas, nessa jornada terrena.


O site  e blog Capelinha Virtual Blogspot deseja a todos um Feliz Dia dos Amigos!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





sexta-feira, 19 de julho de 2019

Especial Provérbios

                                                                               

Faça o que é direito
e justo,pois isso agrada
mais a Deus do que lhe
oferecer sacrifícios.
Provérbios 21:3


quinta-feira, 18 de julho de 2019

Especial Provérbios

                                                                             

Mas o que me der ouvidos,
 habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
Provérbios 1:33


quarta-feira, 17 de julho de 2019

Especial Provérbios

                                                                         

Filho meu, não te esqueças da minha lei, 
e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias
e te acrescentarão os teus dias
e te acrescentarão anos de vida e paz.
provérbios 3:1-2


terça-feira, 16 de julho de 2019

Nossa Senhora do Carmo



Nossa Senhora do Carmo
16 de julho

A invocação de Nossa Senhora do Carmo, provém do monte Carmelo, na Palestina.
Nos primeiros tempos do cristianismo, alguns eremitas ali construíram um convento sob a invocação de Nossa Senhora. Na época das Cruzadas, o calabrês Bertoldo, em cumprimento de um voto feito em difícil batalha contra os infiéis, para lá se retirou com alguns companheiros, fundando a Ordem dos Carmelitas, cuja regra foi aprovada por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém. Quando os muçulmanos invadiram a Terra Santa, esta agremiação religiosa se transferiu para a Europa. Naquela época a congregação, presidida por São Simão Stock, passava por grandes dificuldades e ele suplicou o auxílio de Nossa Senhora, recebendo dela o escapulário como sinal de sua proteção. A ordem religiosa se difundiu por vários países europeus com o nome de Irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Várias vezes modificada, a congregação possui três ramos: para homens voltados ao sacerdócio e aos estudos científicos; o segundo, contemplativo, para mulheres, reformado por Santa Teresa de Ávila no século XVI; e a Ordem Terceira, para leigos de ambos os sexos, cuja principal finalidade é divulgar o escapulário bento que segundo a tradição foi dado a São Simão Stock pela Virgem Maria.
Nossa Senhora aparece sentada, com o Menino Jesus sobre seus joelhos, entregando o escapulário ao frade carmelita São Simão Stock. Em algumas imagens ela está de pé, vestida de freira carmelita, com o Menino Deus no braço. Ambos estão coroados e seguram um escapulário com o brasão da Ordem dos Carmelitas.



Oração à Nossa Senhora do Carmo

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai benignamente para mim e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas de meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a tornem agradável ao vosso Divino Filho Jesus. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá no céu, quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 14 de julho de 2019

8º Aniversário do Blog



8° Aniversário do Blog
14 de julho de 2019

Já faz 8 anos  que nos lançamos nesse projeto e  publicamos nosso primeiro post!
Ao longo desses oito anos, o blog que pretendia inicialmente publicar um post por semana, chegou a marca de 1400 mensagens publicadas!
Escrevemos sobre o vasto universo hagiográfico.
Existem santos para todos os dias e para todas as devoções. 
Os santos mais venerados, os santos desconhecidos, os padroeiros das cidades, os patronos das profissões, os que propiciam a cura de doenças, os santos sincreticamente ligados aos orixás e os muitos santos protetores.
Compartilhamos suas vidas, suas histórias, suas orações, suas devoções, seus milagres, por que e para que são invocados em determinadas ocasiões, sua iconografia, isto é, a maneira como são representados e seus principais atributos, a fim de auxiliar os devotos na identificação das imagens que aparecem nos oratórios e nas igrejas espalhadas pelas cidades, nossa fé!

Nesse período também ampliamos o contato com VCS através do site (aqui)
que disponibiliza para download gratuito a Bíblia Católica (aqui)
 e que traz a relação dos santos do dia em cada mês; uma parte dedicada a Mãe de Deus,homenageando Nossa Senhora, nascida sem o pecado original, a primeira em santidade, mediadora de todas as graças e a principal defensora dos homens perante o Todo-Poderoso, descrevendo as centenas de títulos atribuídos à Virgem Maria; o Terço,  a Via-Sacra, a mensagem “Pegadas na areia”,   um especial sobre os Reis Magos; além das orações de luz que a Luli nossa iluminada idealizadora deste cantinho compartilha conosco em sua página inicial.
Também disponibilizamos (aquipara leitura e download  livros que VCS vão amar

A melhor maneira de comemorar esses oito anos e os mais de 130.000 mil acessos é deixar registrado nossa gratidão aos leitores, aos amigos conquistados, aos internautas e a todos que passam por aqui para nos visitar, passear e orar.

Parabéns ao Blog, a nossa Capelinha Virtual Blogspot, nosso cantinho de devoção, nosso espaço virtual na blogosfera para agradecimento, nosso cantinho de orações, as amizades conquistadas, aos leitores e a todos que costumam passar, passear, orar e papear por aqui.
E seguimos na certeza de que fizemos nosso melhor e de braços abertos para conquistar mais leitores e amigos.

Que Deus, Jesus, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora, os anjos e todos os santos e santas os abençoe muito e sempre!


.•´¨`♥•.¸¸.•´¨`♥•.¸¸.•´¨`♥•.¸¸.•♥•


sábado, 13 de julho de 2019

Nossa Senhora Rosa Mística



Nossa Senhora Rosa Mística
13 de julho

Nossa Senhora Rosa Mística é o título atribuído à Virgem Maria, mãe de Jesus, a partir das suas inúmeras aparições, decorridas entre 1947 e 1984, nas localidades de Montichiari e Fontanelle, na Itália, à vidente Pierina Gilli. 
De acordo com os relatos, a Santíssima Virgem teria aparecido vestida de branco, primeiramente com três espadas cravadas no peito e depois com três rosas substituindo as espadas: uma rosa era branca, simbolizando a oração; outra rosa era vermelha, simbolizando o sacrifício; e a outra rosa era amarela, simbolizando a penitência. 
O principal tema abordado por Nossa Senhora nestas aparições foi as vocações sacerdotais  e  religiosas, e a necessidade de oração para que os religiosos do mundo inteiro possam cumprir a sua missão evangelizadora e que sejam, de fato, instrumentos do amor de Deus.
No seguimento das aparições marianas decorridas na Itália, as quais já contam com aprovação eclesiástica do bispo local para o culto e celebrações, vários outros relatos de aparições surgiram em outros locais do mundo.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 11 de julho de 2019

São Bento-



São Bento

11 de julho

Filho de pais ilustres, que não pouparam sacrifícios para dar-lhe esmerada educação, nasceu na Núrsia, na Itália, em 480. São Bento demonstrou desde cedo um interesse enorme pela vida cristã. Tanto que foi considerado uma criança madura, que sempre se destacou por sua espiritualidade. Os pais enviaram-no a Roma para que concluísse seus estudos e essa decisão contribuiu muito para que seguisse sua vocação. Indignado com a corrupção da cidade, resolveu fazer algo para ajudar os mais necessitados e partiu em peregrinação, retirando-se para as  montanhas de Subiaco, tendo uma vida de austeridade e oração. Fundador da Ordem Beneditina, foi responsável pela construção de 12 mosteiros, inclusive o célebre convento de Monte Cassino, onde escreveu as regras da Ordem dos Beneditinos. Essa ação teve um impacto profundo na Europa, pois, por meio do trabalho dos monges, foi possível suprir as necessidades básicas da população da época. O lema da Ordem Beneditina é “Ore, trabalhe e leia”, por isso, todo mosteiro possui padaria, queijaria e horta, onde realizam seus ofícios. No Brasil, os monges seguem essa tradição e fabricam pães, bolos e biscoitos, vendidos nos próprios mosteiros.
Herança popular, São Bento afugenta e domina cobras venenosas. A origem desta lenda, é a seguinte: Mandaram duas garrafas de vinho ao santo e o menino portador só entregou uma, escondendo a outra para bebê-la no regresso. São Bento, agradeceu a oferta, mas recomendou ao rapaz que não bebesse a garrafa oculta, mas antes a entornasse para ver o que continha. O jovem entornou-a  e de dentro saiu uma serpente.
Esse domínio e poder de fazê-las aparecer justifica o direito de afugentá-las.
São Bento é representado iconograficamente de pé, vestido com o hábito dos beneditinos, segurando com a mão esquerda o cajado de abade e o livro de regras da ordem religiosa que fundou. Com a mão direita abençoa os devotos. Algumas vezes aparece com um corvo ao seu lado, porque contam que esta ave andava sempre em sua companhia. Certa vez seus inimigos lhe ofereceram um pão envenenado e o corvo, com seu bico, rapidamente tirou-o de sua mão, salvando-lhe a vida.

                                                                              


Usando o sinal da cruz, o monge operou muitos milagres e, por isso, também é representado com uma cruz nas mãos. A confiança de São Bento no sinal da cruz explica a origem da poderosa medalha, usada por fiéis do mundo inteiro para se protegerem do mal. Em volta da cruz na medalha estão marcadas as letras C S P B, do latim: Crux Sancti Patris Benedicti, cujo significado é Cruz do Santo Padre Bento. Na própria cruz, encontramos as iniciais C S S M L, que significam Crux Sacra Sit Mihi Lux ou A Cruz Sagrada Seja Minha Luz, e N D S M D, com a mensagem Não seja o demônio meu guia, do latim Non Draco Sit Mihi Dux. Ao topo da cruz, está a palavra Pax, que significa Paz, e formando um círculo em volta do símbolo, as letras V R S N S M V – Vade Retro Satanás Nunquan Suade Mihi Vana ou Retira-te Satanás nunca me aconselhes coisas vãs – e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas,que quer dizer: É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno. É por isso que a medalha de São Bento é usada para trazer proteção a todos que nele crêem.
Outra versão diz que ofereceram vinho envenenado ao Santo Monge e que, antes de bebê-lo, fez o sinal da cruz e disse: “Afasta-te de mim Satanás. Leve de volta o teu veneno”. A taça espatifou-se, derramando o líquido. Por isso, sua imagem é colocada na porta das casas para afastar o demônio.
O dom da profecia sempre acompanhou o santo. Muitas vezes, Deus revelou a ele acontecimentos importantes, que muito o sensibilizavam. São Bento previu a própria morte, (em 21 de março de 543, tendo acabado de rezar a missa e sendo socorrido por seus discípulos, que o seguraram no momento em que caiu para entregar sua alma a Deus, após 63 anos de vida austera e fidelidade à lei divina) e cuidou da preparação de seu túmulo.
É o protetor contra as tentações, das pessoas com doenças de pele e contra envenenamento.
Sua data festiva é em 11 de julho, dia em que foi eleito o Padroeiro da Europa.



Oração a São Bento

Ó glorioso São Bento, que nos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranqüilidade, que se afastem de nós todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça (Faça o pedido) que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos louvar a Deus convosco no Paraíso.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑








terça-feira, 9 de julho de 2019

Santa Paulina-


Santa Paulina
9 de julho

Primeira santa brasileira, nasceu em 1865 em Vigolo Vattaro, aldeia italiana na região de Trento, que naquela época pertencia  à Áustria. Amábile Lúcia Visintainer veio para Santa Catarina em 1875, em companhia de seus pais e quatro irmãos, fugindo da miséria e da fome em sua terra. 
Aos 9 anos, antes de vir para o Brasil, já trabalhava numa tecelagem, selecionando casulos de bicho-da-seda. Fixaram-se na localidade de Alferes, no vale do rio Tijucas, com as dezessete famílias de sua região; por isso batizaram de Vigolo de Nova Trento a colÔnia agrícola onde foram morar.  Apesar de não ter nascido no Brasil, segundo o cardeal de São Paulo, dom Cláudio Hummes, “foi aqui que ela trabalhou, sofreu, lutou e se santificou.”
Em 1895, Amábile junto com sua amiga Virgínia, fundou a Congregação das Filhas (mais tarde Irmãzinhas) da Imaculada Conceição, para cuidar de doentes e idosos. A história da instituição começou com três sonhos que teve, nos quais Nossa Senhora lhe pedia a criação desta obra. Sob orientação de um padre jesuíta, as duas moças foram morar num casebre de madeira para cuidar de uma mulher que estava morrendo de câncer. Começou assim o hospitalzinho de Vigolo, onde Madre Paulina e Madre Matilde recolheram outros doentes. Elas trabalhavam na roça e costuravam para sustentar os internos do hospital. Um ano depois se juntou a elas outra companheira, Teresa Maule, que recebeu o nobre de Madre Inês.
O grupo foi crescendo e Madre Paulina abriu no bairro do Ipiranga em São Paulo, uma casa para filhas de escravos e negros órfãos, o Colégio da Sagrada Família, que se tornou a sede geral da Congregação. Apesar de eleita superiora vitalícia, em 1909 foi destituída da direção da comunidade pelo arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo da Silva, que a transferiu para Bragança Paulista, onde trabalhou nove anos num asilo, cuidando dos doentes, lavando o chão e servindo no refeitório. Aceitando o afastamento da direção da obra que fundara, Amábile deu um admirável exemplo de obediência e humildade.
Enferma e já idosa, Madre Paulina voltou para a casa do bairro do Ipiranga, onde passou seus últimos anos, e morreu na madrugada do dia 9 de julho de 1942. Sofrendo de diabete, havia amputado o braço direito e estava completamente cega, mas não se queixava de nada. Era a vontade de Deus, dizia. Devido aos milagres obtidos por sua intercessão, ela foi beatificada em 1991 e canonizada em 19 de maio de 2002 pelo papa João Paulo II.
Segundo artigo de Roberto Castro no jornal Estado de São Paulo, de 31 de dezembro de 2002, estavam presentes na basílica do vaticano mais de 2500 brasileiros, entre eles 104 freiras da Congregação que Madre Paulina fundou e a menina beneficiada pelo milagre que decidiu a canonização da santa. Vítima de grave mal formação congênita, com poucos dias de vida foi curada por intercessão de Madre Paulina, a quem a avó recorreu, quando os médicos de um hospital de Rio Branco, no Acre, onde ela nasceu, não viam mais o que fazer para salvá-la.
O papa abraçou e beijou a menina, durante uma audiência geral aos peregrinos.
Nas imagens e nos santinhos, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus aparece vestida com um hábito preto, com uma faixa azul na cintura, segurando com a mão esquerda um rosário e um livro. A capela de Vigolo, em Nova Trento, onde foi fundada a Congregação, é dedicada à Madre Paulina, assim como um altar no colégio Ipiranga.
Próximo à Fortaleza, no Ceará, na Serra do Boqueirão, foi inaugurado um santuário ao ar livre para a primeira santa brasileira, com uma imagem de Santa Paulina, com mais de três metros de altura, fincada no alto da montanha.



Oração à Madre Paulina

Ó Madre Paulina, tu que puseste toda a tua confiança no Pai e em Jesus Cristo e que, inspirada por Maria, te decidiste ajudar o teu povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religiosos e todo o povo de Deus. (Peça a graça que necessita). Madre Paulina, intercede por nós junto ao Pai, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




sábado, 6 de julho de 2019

Santa Maria Goretti-



Santa Maria Goretti
6 de julho

Nascida em 18 de outubro de 1890, no vilarejo de Corinaldo, na Itália, era a filha mais velha de um casal de camponeses, Luigi e Assunta Goretti. Devido às dificuldades econômicas para criar os sete filhos, mudaram-se para a vila de Agro Pontinho, associando-se à família de Giovanni Serenelli. Ela cuidava dos irmãos pequenos enquanto os pais saiam para trabalhar.  Quando tinha 10 anos perdeu o pai, a situação da família ficou ainda mais difícil, e ela teve de abandonar a escola, mas continuou com as aulas de catecismo. Aos 12 anos, recebeu com alegria a primeira comunhão e andava sempre com o terço no pulso.
Menina bonita e graciosa, chamou a atenção de Alexandre Serenelli, um rapaz de 18 anos, filho de Giovanni, sócio de seu falecido pai e que, quando a encontrava, fazia-lhe propostas indecentes, repelidas sempre pela santa jovem. A mãe saía para trabalhar e ela ficava em casa tomando conta dos irmãos mais novos. Alexandre continuava a persegui-la e não se conformava com a recusa de Maria.
No dia 5 de julho, Alexandre estava trabalhando, mas arranjou um pretexto para voltar ao povoado. Com o amor-próprio ferido e cego pela paixão, ele foi para a casa de Maria, munido de uma barra de aço pontiaguda e abordou a adolescente. Fez de tudo para que a jovem cedesse aos seus desejos, mas ela se desvencilhou de todas as investidas, dizendo: “Não! Não faça isso. É pecado. Vais para o inferno.” Descontrolado, o rapaz agarrou-a violentamente, arrastou-a para a cozinha e trancou a porta. Maria gritou desesperada, mas não foi ouvida. Alexandre tentou amordaçá-la e tirar sua roupa, mas ela conseguiu defender-se, e ele, furioso, desferiu inúmeros golpes no corpo da moça e fugiu, deixando-a desacordada. Recuperando a consciência, Maria gritou pedindo socorro a Giovanni. Imediatamente os vizinhos acudiram e, ao presenciarem o terrível espetáculo, queriam linchar Alexandre.
Levada para o hospital, os médicos se surpreenderam com sua resistência, pois os golpes haviam perfurado o pericárdio, o coração, o pulmão esquerdo, o diafragma e o intestino. Apesar do sofrimento intenso, ela ainda permaneceu viva por mais 24 horas, e após receber os sacramentos da extrema-unção e da eucaristia, morreu no dia 6 de julho de 1902, balbuciando que perdoava seu agressor e pedindo a Deus que o perdoasse também.
Alexandre passou vinte e sete anos na cadeia e se arrependeu amargamente quando sonhou com Maria, vestida de branco no jardim do Paraíso, oferecendo-lhe um ramalhete de flores. Ao sair da prisão foi à casa de Assunta, mãe de Maria, para pedir-lhe perdão. Começou a trabalhar como jardineiro no convento dos franciscanos e ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. Atuou corajosamente como testemunha, no processo de beatificação de sua vítima, confessando sua culpa e dizendo: “Deixei-me levar por uma paixão brutal. Ela é uma santa, uma verdadeira mártir.” No dia 24 de julho de 1950, Maria Goretti foi solenemente canonizada e Alexandre, ainda vivo, assistiu humildemente à cerimônia de santificação daquela jovem que, num momento de fúria, assassinara.
É a protetora da castidade e das vítimas de violência.
Festejada a 6 de julho, ela se apresenta nos santinhos como uma jovem, os braços cruzados sobre o peito, segurando com a mão direita a palma do martírio e um ramo de lírios, símbolo da pureza.



Oração de Santa Maria Goretti
(Proteção contra a violência)

Santa Maria Goretti, que tanto honrou sua dignidade e não se deixou abater pela doença do pecado, pedimos a vós que nos proteja de todos os riscos de violência, seja ele qual for. Virgem santa, humildemente a agradecemos, desde já, por interceder por nosso corpo, espírito e nossa alma, para que não sejamos pegos em ciladas. Santa Maria Goretti, seja misericordiosa e nos abençoe sempre, permita que sejamos merecedores de suas bênçãos.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





quarta-feira, 3 de julho de 2019

São Tomé-



São Tomé
3 de julho

 Natural da Galiléia e, como outros discípulos, pobre pescador. Escolhido pelo Divino Mestre e admitido no colégio dos doze apóstolos, Tomé sempre se manifestou como fiel amigo de Jesus. Quando este recebeu o recado de que Lázaro estava doente e os apóstolos se opuseram à ida de Jesus à Judéia, Tomé disse:“Vamos com ele e com ele morreremos.” Na última ceia, quando o Mestre falou de sua ida ao Pai e de sua intenção de preparar um lugar para os apóstolos na divina morada, Tomé respondeu: “Senhor, não sabemos para onde vais, como poderemos saber o caminho?” Jesus porém disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai a não ser por mim.” (João, 14).
Após a crucificação de Jesus, ficou tão desanimado que não acreditou na ressurreição do Senhor, temendo informações inverídicas. Daí sua declaração: “Enquanto eu não vir nas mãos o sinal dos pregos e não puser minha mão no seu lado, não creio.”
Passados alguns dias, Jesus apareceu e, chegando-se a Tomé, falou: “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e ponha no meu lado e não sejas incrédulo, mas fiel! Porque vistes, crestes, felizes os que não viram e creram.” O apóstolo então humildemente falou: “Meu Senhor e meu Deus”; palavras que foram usadas na liturgia eucarística. (João, 20:25-28).
Alguns historiadores acreditam que ele foi pregar o Evangelho na Pérsia e na Índia, onde teria conquistado a confiança do rei Guduphara e planejado a construção de um palácio, daí a tradição de representá-lo com um compasso na mão.  Há quem diga que ele tenha sido o primeiro apóstolo dos indígenas do Brasil e do Peru. Contam que numa praia da Bahia existe grande pedra, bem lisa, que apresenta a impressão de dois pés humanos, pedra que os índios denominaram “Sumé”, considerado uma corruptela de Tomé.
Na iconografia cristã ele é representado com um compasso e uma lança, talvez o instrumento de seu martírio, ou o objeto que o uniu ao Divino Mestre, em cujo lado, aberto pela lança, ele colocou suas mãos.
É protetor dos arquitetos.
Em Minas Gerais ele é padroeiro de São Tomé das Letras, cuja origem está ligada a interessante lenda, segundo a qual o santo teria aparecido ao escravo João Antão, dentro de uma gruta próxima à cidade. No entanto, no local só foi encontrada sua estátua. Sobre a cabeça da imagem do santo puderam observar gravada na rocha, uma inscrição até hoje indecifrada, de onde surgiu o nome da cidade.
O dono da fazenda, João Francisco Junqueira, mandou erguer ao lado da gruta uma capela, substituída em 1785 por bonita igreja barroca, com duas torres e quatro altares, que foi recentemente restaurada. A pintura do teto representando o santo, parece ter sido obra do pintor mineiro Joaquim José da Natividade, discípulo de Manuel da Costa Ataíde. A imagem de São Tomé existente no templo é a mesma que, segundo a lenda, foi encontrada por João Antão dentro da gruta.



Oração ao apóstolo São Tomé

Glorioso apóstolo São Tomé, que depois de haverdes duvidado da ressurreição de Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que então vos disse: “Bem- aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor, as luzes para o meu espírito. Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento. Protegei-me e inspirai-me, São Tomé,  apóstolo mártir. (Faça o pedido). Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑