terça-feira, 2 de setembro de 2025

Santa Doroteia

Santa Doroteia

2 de setembro


Nasceu em Cesaréia da Capadócia, filha de pais martirizados.

Vivia a jovem virgem em jejum e oração, atraindo a afeição daqueles que eram testemunhas de sua humildade, de sua doçura, prudência e de outras muitas virtudes suas. De educação esmerada, aliava à riqueza invejáveis dotes não só naturais como sobrenaturais.

O governador Fabrício recebeu ordens de exterminar a religião cristã. Uma das primeiras vítimas foi Dorotéia. Embora pouco aparecesse em público, era uma verdadeira apóstola de Cristo, pela atividade que desenvolvia entre os cristãos, animando-os à constância na luta contra os perseguidores.

Denunciada, foi intimada perante o governador a sacrificar aos deuses.

Como se recusou foi condenada a morte pela espada.

Um dos advogados, Teófilo, lhe disse em tom de brincadeira: “Dorotéia, esposa de Cristo, envia-me do jardim do paraíso frutos ou rosas.”

E ela respondeu: “De todo o coração, te enviarei o que me pedes.”

No lugar do martírio, pediu aos carrascos para rezar, chamou um menino de seis anos no meio da multidão e lhe entregou um lenço no qual enxugara o rosto dizendo: “Vai a casa do governador, pede para falar com Teófilo, e lhe entregue este lenço e diga que foi Dorotéia quem o enviou.”

O menino entregou o lenço no instante em que Dorotéia foi decapitada. Teófilo com o lenço nas mãos começou imediatamente a dar graças a Deus. Seus companheiros tentaram fazê-lo calar e foram dar parte ao governador que o condenou a morte por decapitação.

O episódio da conversão de Teófilo inspirou os artistas medievais: Dorotéia, sentada aos pés da Virgem Maria tendo ao seu colo o Menino Jesus. Dorotéia tem em uma mão um feixe de margaridas, na outra um cesto cheio de flores e frutos. A cabeça está coroada de rosas.

Em outras representações, a cesta está nas mãos de um anjo encarregado de levá-la a Teófilo, estando o mensageiro ao lado direito da santa.

Dorotéia é a santa das flores e faz parte daquela florescência de jovens que, com sua virgindade e com a sua graça, perfumaram o cristianismo medieval.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário