terça-feira, 30 de setembro de 2025

São Jerônimo


São Jerônimo

30 de setembro


Sofrônio Aurélio Jerônimo nasceu no ano 347, em Sridon, na Dalmácia. Desejando se aperfeiçoar nos estudos, foi para Roma, Grécia, França e Antioquia (Ásia), onde levou uma vida de mortificações e discussões teológicas. Voltou a Roma em 382 e iniciou suas grandes obras sobre as Escrituras. Ordenado sacerdote, secretariou o papa São Damásio. Sua personalidade era muito forte e dizem que seu humor não era dos melhores. Em razão  disso, nada escapava de sua critica ferina, atraindo a simpatia de uns e ódio de outros. Era apoiado pelo papa, mas quando este faleceu, seus inimigos planejaram arruiná-lo. Por este motivo, após a morte do pontífice, retirou-se para Belém, passando a viver como eremita. Consagrou-se à erudição, ao ascetismo e à direção religiosa dos grupos cenobíticos. Profundo conhecedor do hebraico, grego e caldaico, dedicou-se ao estudo bíblico, traduzindo para o latim a Bíblia, obra conhecida como a “Vulgata”.

Autor de numerosos trabalhos de exegese, história e teologia, são especialmente valiosas as cartas em que responde a discípulos, esclarecendo questões bíblicas. É honrado como sendo um dos primeiros estudiosos do início da Igreja e um gênio que deu uma grande contribuição para a área escolástica bíblica.

Morreu em 30 de setembro do ano 420, em Belém.

Foi retratado por vários artistas europeus: seminu, com o peito flagelado, tendo ao lado uma caveira e na mão uns livros. O mais famoso quadro do santo foi o de Leonardo da Vinci. Numa pintura monocromática sobre madeira, com extraordinário poder de expressão. Na arte sacra brasileira foi representado pelo escultor mineiro Aleijadinho, como eremita, vestindo um manto, que lhe cobre o ombro direito, deixando o torso nu. Segura com a mão uma pena e com a esquerda um livro, simbolizando a “Vulgata”. Ás vezes é representado como um cardeal acompanhado por um leão ou ainda como um eremita. Outras vezes como um escolástico.

São JerÔnimo, assim como Santa Bárbara, é invocado pela população para defender seus devotos contra raios e tempestades, e é sincretizado no candomblé com o orixá XangÔ, senhor  do raio, do fogo e do trovão.

É o padroeiro dos estudos bíblicos, dos tradutores, dos bibliotecários  e das secretárias.

A Igreja dedica o mês de setembro à Bíblia em sua homenagem.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




Nenhum comentário:

Postar um comentário