As moradas do Castelo Interior, de Santa Teresa D'Ávila, um caminho da via mística e teológica para a santidade.
- Santa Teresa d’Ávila foi uma mística extraordinária cujas
experiências incluíam visões, êxtases e um profundo senso de união com Deus.- Sua obra mais conhecida é As Moradas do Castelo Interior onde a Santa descreve um caminho seguro de comunhão com Deus.
- O itinerário dentro do Castelo até o encontro com o Rei, é uma viagem de autoconhecimento, purificação e conversão.
- Santa Teresa propõe nesse itinerário que saiamos da vida de pecado para a vida mística, passando pela via purgativa, a iluminativa e enfim chegando à vida unitiva.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- As “moradas” de Santa Teresa
- São 7 moradas ao todo e em cada uma delas devemos nos apoiar em Deus e confiar que Ele nos ajudará.
- As primeiras moradas correspondem ao início da vida espiritual, são o fundamento da vida mística; as do meio são o inicio da vida mística; e as últimas, o encontro definitivo com o Mestre.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- Primeira Morada
A entrada no Castelo- Entramos no Castelo quando decidimos buscar a Deus largando o pecado mortal e desejando conhecer o Mestre.
- São quatro os frutos da primeira morada: A liberdade, a humildade, o desprendimento e a caridade.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- A Segunda, Terceira e Quarta Morada
Abandono do mundo e compreensão de Deus- Nessas três moradas é possível aprofundar a vida espiritual e o caminho de santidade. Nelas nos afastamos aos poucos do pecado.
- Na segunda morada rompemos nossa relação com o mundo e escolhemos à Deus.
- Na terceira morada passamos pelo autoconhecimento.
- Na quarta morada é a compreensão do mistério de amor de Deus.
- Até a quarta morada cada um de nós pode chegar através do esforço e determinação. Mas, a partir da quinta, somente entram os escolhidos por Deus para a vida mística.
- É importante ressaltar que é possível ser santo já na quarta morada, pois ela é a última da via purgativa
- É Deus quem nos faz passar de uma morada à outra, quando quer e da forma que quer. Até que na quinta morada passamos por uma transição.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- Quinta Morada
Cristo que vive- A partir de agora não depende mais de nós lutarmos contra o pecado, mas unicamente de Deus para progredirmos na vida espiritual. Na quinta morada vivemos a frase de São Paulo: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim!” (Gálatas 2,20).
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- Sexta Morada
A presença de Deus- Já estamos no caminho da perfeição, abandonamos há tempos o pecado e as faltas, já é Cristo que vive em nós, e agora iniciamos os compromissos espirituais.
- A sexta morada é marcada muitas vezes pela sensação da Noite Escura, sentimento de ausência de Deus, mas também essa sensação se alterna com uma experiência muito profunda da presença de Cristo. É possível, nessa morada, encontrar os famosos êxtases.
- Jesus se une a nós em nossa debilidade humana para transformá-la.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- Sétima Morada
União perfeita com o Rei- Na sétima morada a alma se une definitivamente com Deus.
- Através dessa união tudo se transforma e se renova o desejo de assumir a própria condição e os próprios compromissos terrenos de maneira ainda mais concreta.
- Deus retira o véu dos olhos da Alma e Se apresenta a ela, de modo intelectual. É o estágio final da vida Mística a completa união com Deus e Criador.
- ๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
- O caminho das Moradas é um caminho de espiritualidade que começa na conversão e culmina na união completa da alma com Deus. É um lindo e difícil caminho. Um caminho particular para cada pessoa.
- Pode-se por exemplo estar na quarta camada, mas cair no pecado e voltar ao início, pode-se ser santo ainda nas primeiras moradas. Ou, caso Deus deseje, a alma pode alcançar a sétima morada.
- É um caminho de espiritualidade e a oração nos serve de inspiração e referência para buscarmos sempre as coisas do Alto, fugir do pecado e abraçar as virtudes.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:
Postar um comentário