São João XXIII, o Papa Bom
11 de outubro
Angelo Giuseppe Roncalli nasceu no dia 25 de novembro de 1881 na cidade de Sotto il Monte, Itália. Terceiro filho de uma nunerosa família ingressou no Seminário de Bérgamo tornando-se franciscano em 1897 e, mais tarde, foi aluno do Pontifício Seminário Romano. Concluiu sua formação em teologia e foi ordenado sacerdote católico em Roma ocupando diversos cargos na organização católica. Foi secretário de Bispo, professor de seminário, sargento do corpo médico e capelão militar durante a Primeira Guerra Mundial, diretor espiritual de seminário, Arcebispo titular de Areopolis, Arcebispo titular de Masembria, administrador do Vicariato Apostólico, delegado apostólico na Turquia e na Grécia, núncio apostólico em Paris, Patriarca de Veneza e desenvolveu uma grande carreira diplomática. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi responsável por salvar a vida de muitos judeus, estabelecer relações amigáveis com muçulmanos e cuidar de prisioneiros.
Com a morte do papa Pio XII, em 1958, realizou-se um conclave para eleição do novo papa e Angelo Giuseppe Roncalli foi eleito o 261° soberano da Igreja Católica no dia 28 de outubro de 1958 aos 77 anos de idade escolhendo o nome de Papa João XXIII. Pela idade avançada, era considerado um papa de transição.
Seu papado durou cinco anos sob o lema “Obediência e Paz” sempre demonstrando grande capacidade para conciliações, com espírito de tolerância e ecumenismo dialogando com outras crenças e religiões.
O Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II com o objetivo de renovação da Igreja e de reformular a forma de explicar a doutrina católica ao mundo moderno. Escreveu oito encíclicas e era aclamado mundialmente como o “Papa bom” por sua simpatia, sua simplicidade e sua jovialidade. É considerado um dos papas mais populares e amados e não só entre os fiéis.
João XXIII faleceu no dia 3 de junho de 1963 e seu corpo está exposto na Basílica de São Pedro desde 2001 num caixão de bronze e vidro apresentando surpreendente grau de conservação.
João XXIII foi beatificado pelo papa João Paulo II, em 2000 e foi canonizado em 27 de abril de 2014, na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, que celebrou a cerimônia de canonização junto com o Papa Emérito Bento XVI. A canonização de João XXIII ocorreu no mesmo dia que a do Papa João Paulo II.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:
Postar um comentário