sexta-feira, 14 de novembro de 2025

São Serapião

São Serapião

14 de novembro


Serapião nasceu em Londres, em 1179, em uma família cristã e nobre. Seu pai se chamava Rotlando Scoth e era capitão de esquadra do rei Henrique III. Ainda jovem, Serapião já acompanhava o pai nas cruzadas, participando da lendária liderada por Ricardo Coração de Leão.

Quando retornavam dessa cruzada, o navio naufragou perto de Veneza e tiveram que continuar a viagem por terra. No trajeto foram presos pelo duque da Áustria,  Leopoldo, que deu liberdade ao rei Henrique III e a Rotlando, mas manteve Serapião e os demais presos. 

O duque da Áustria percebeu logo que o jovem era caridoso para com todos e excelente militar. Por isso o manteve na Corte em liberdade. Tempos depois, Serapião ficou sabendo que seus pais morreram e decidiu permanecer na Áustria.

Amigo do rei,  juntou-se aos militares do duque e partiu para a Espanha para ajudar o exército cristão do rei Afonso III que travava grande luta contra os invasores muçulmanos.

No ano 1220 ele conheceu o padre Pedro Nolasco e o encontro deu novo rumo à sua vida. Pedro Nolasco tinha no coração o desejo de fundar uma Ordem Religiosa cujo objetivo não era fazer guerra, mas sim libertar cristãos escravizados pelos muçulmanos.  

 Pedro Nolasco, auxiliado por  Serapião e  Raimundo Nonato (posteriormente os três santos) fundaram a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, cujos membros ficaram conhecidos como frades mercedários. Serapião fez os votos na Ordem e vestiu o hábito em 1222, juntamente Pedro Nolasco e Raimundo Nonato.

Serapião realizou muitas libertações de cristãos presos e escravizados. Na última, em Argel, África, ofereceu-se como refém enquanto outro frei  foi a Barcelona buscar o dinheiro do resgate.  O resgate, porém, não chegou na data marcada e os muçulmanos deram a ele um martírio cruel quebrando-lhe todas as juntas do corpo e o jogando de cabeça para baixo do andar de cima da casa. Era o dia 14 de novembro de 1240. 

 Ele foi canonizado no ano 1625 pelo papa Urbano VIII.

Por causa do martírio que sofreu, São Serapião passou a ser venerado como protetor das articulações.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Nenhum comentário:

Postar um comentário