Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora da Expectação e Nossa Senhora da Esperança
Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora da Expectação e, em um sentido devocional, Nossa Senhora da Esperança, são a mesma invocação da Virgem Maria.
Os três títulos se referem a Maria no período final de sua gravidez, na expectativa do nascimento de Jesus e têm o mesmo significado que é expressar os santos anseios da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido; a espera do Salvador.
Nossa Senhora da Expectação do Parto é o título litúrgico oficial da festa, que tem origem na Espanha no século VII e cuja festa é celebrada em 18 de dezembro, sete dias antes do Natal.
Nossa Senhora do Ó é o nome popular da devoção. A origem do "Ó" vem das antífonas cantadas na liturgia durante a semana que antecede o Natal (de 17 a 23 de dezembro) e todas começam com a exclamação "Ó" expressando o anseio e o clamor pela vinda do Messias. A imagem que representa essa devoção frequentemente mostra a Virgem Maria grávida e com as mãos postas, olhando para o céu em atitude de súplica e expectativa.
Nossa Senhora da Esperança é o título que está diretamente ligado ao conceito de expectativa e espera. Maria é vista como o modelo de esperança e fé, que aguardou com confiança a chegada do Salvador, o cumprimento das promessas de Deus.
Portanto, trata-se da mesma celebração e devoção, com diferentes nomes que enfatizam a expectativa confiante e a esperança na vinda de Jesus.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:
Postar um comentário