segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Santo Elígio

 Santo Elígio

1º de dezembro


Os ourives, os faqueiros, os ferradores, os ferreiros, os seleiros, os comerciantes de cavalos, os carreteiros, os cocheiros, os garageiros, os mecânicos e os metalúrgicos honram Santo Elígio como seu celeste patrono.

Conta-se que durante a sua vida terrena Elígio, nascido em Chaptelat no Limosine no ano de 588, de nobre família romana, exerceu todas essas profissões, além da de bispo. Como ourives e ferreiro a lenda procura mostrá-lo como tendo provas de rara honestidade. Clotário II, teria encomendado um trono de ouro e Elígio emprenhou-se tanto e com tamanha honestidade que com o metal oferecido pelo rei em vez de um trono fez dois.

Isso valeu-lhe a promoção a diretor da Casa da Moeda em Marselha. Elígio continuou a trabalhar na sua forja, manejando martelo e tenazes. Desse modo o representam muitos pintores.

Uma lenda conta que o castíssimo ferrador teria resolvido a seu modo uma tentação, prendendo com as tenazes o nariz de uma linda moça que o seduzia.

No período em que foi diretor trabalhou com muito zelo em obras importantes como o túmulo de São Martinho de Tours, o mausoléu de São Dionísio de Paris e o cálice de Cheles. Também lhe é atribuído inúmeras obras de caridade feitas nesse período, resgatando muitos prisioneiros, aos quais restituía a liberdade e a construção de uma abadia, em 632, sem Solignac, que confiou a direção de São Remaclo. Em 633 construiu um mosteiro feminino em Paris.

Em 639, morto o rei, demitiu-se do cargo para entrar na vida eclesiástica. Dois anos depois era consagrado bispo cargo que ocupou por vinte anos, dedicando-se a muitas atividades apostólicas,  fundações de mosteiros e viagens missionárias.

Morreu durante uma dessas viagens de pregação em 1° de dezembro no ano de 660.

A veneração por ele começou logo após sua morte e se consolidou com o tempo.

 Sua santidade foi reconhecida através da tradição e do culto popular, não por um processo formal de canonização.

 O culto de devoção a ele foi confirmado pela Igreja Católica através da celebração de sua festa litúrgica em 1° de dezembro. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário