Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

sábado, 31 de janeiro de 2026

Os milagres de São Dom Bosco

O principal milagre de São Dom Bosco, que o tornou famoso, foi a multiplicação das hóstias para dar comunhão a centenas de jovens com pouquíssimas hóstias, além de curas milagrosas, como a de um seminarista surdo e de uma mulher com braço paralisado, e fenômenos eucarísticos e prodígios com alimentos, como castanhas, mostrando dons extraordinários de fé e intercessão divina.


 Milagres Notáveis 

Multiplicação Eucarística: Em uma Missa, com apenas 8 hóstias para 360 rapazes, Dom Bosco as multiplicou, permitindo que todos comungassem, o que emocionou profundamente os presentes, como o futuro padre José Buzzetti.

Cura de um Seminarista Surdo: Ele abençoou um seminarista que estava surdo há dois anos, que imediatamente voltou a ouvir.

Cura de um Braço Paralisado: Abençoou uma mulher com um braço paralisado, que se sentiu curada na hora.

Multiplicação de Castanhas: Certa vez, ele prometeu castanhas para todos os meninos do Oratório, mas sua mãe trouxe poucas; ele as distribuiu de uma cesta, e a quantidade nunca diminuía até o último menino ser servido.

Sonhos Proféticos: Teve sonhos com profecias sobre a Igreja e o futuro, como o da "Barca da Igreja" e a visão de uma "Terra Prometida" no Brasil.

Ressurreição de Carlos: Conta-se que Dom Bosco ressuscitou um menino de 15 anos chamado Carlos para que ele pudesse se confessar, livrando-o da condenação eterna.

Multiplicação de Medalhas: Relatos indicam que, ao distribuir medalhinhas de Nossa Senhora Auxiliadora, o cesto continha poucas unidades, mas foi suficiente para todos os presentes, indicando uma multiplicação miraculosa.

Curas e Profecias: Dom Bosco possuía dons de clarividência (ver eventos futuros ou distantes) e telepatia, agindo muitas vezes como um intermediário para curas físicas e espirituais.

A Proteção do Grigio: Um cão misterioso, apelidado de "Grigio" (Cinza), aparecia para proteger Dom Bosco em situações perigosas, desaparecendo logo após garantir sua segurança. 

Milagre Pós-Morte: O primeiro milagre após sua morte foi em favor do jovem Luís Orione, que se tornou um grande santo da caridade.

Esses eventos, junto com visões e dons de discernimento, confirmaram sua santidade e o levaram à canonização.

São Dom Bosco foi canonizado pelo Papa Pio XI no domingo de Páscoa, 1º de abril de 1934, em uma cerimônia na Praça de São Pedro, tornando-se o "Pai e Mestre da Juventude". O processo durou 44 anos, iniciado em 1890, e reconheceu sua vida de virtudes heroicas e fundação da Família Salesiana. 


Detalhes da Canonização

Ocorreu durante o Jubileu Extraordinário da Redenção, marcando a história da Igreja e da congregação fundada por ele. 

Dom Bosco é reconhecido por seu Sistema Preventivo, baseado na razão, religião e amor, e sua dedicação à educação de jovens carentes. 

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Dom Bosco e o misterioso cão cinzento Grigio

São Dom Bosco e o misterioso cão cinzento Grigio, o anjo da guarda em forma de animal 


 A famosa história na vida de Dom Bosco envolve uma relação extraordinária com um cão misterioso e protetor chamado Grigio (Cinza, em italiano). Grigio apareceu em momentos cruciais da vida de Dom Bosco, principalmente na década de 1850, quando o santo era alvo de muitas agressões sofrendo perseguições e tentativas de assassinato em Turim, na Itália. 



Características e Mistério:

Aparência: Grigio era um cão grande, de pelo cinza, descrito por vezes como semelhante a um lobo, com orelhas em pé e focinho alongado. O Protetor Misterioso surgia do nada, para defender Dom Bosco quando ele caminhava sozinho à noite ou corria perigo, aparecendo em momentos cruciais e depois desaparecia misteriosamente.

Em uma noite escura e chuvosa, dois homens tentaram atacar Dom Bosco. Grigio apareceu repentinamente, rosnando e atacando os bandidos, que fugiram apavorados. Depois do susto, o cão agiu de forma mansa, acompanhando o padre em segurança.

"Anjo da Guarda": O cão era considerado por muitos, incluindo o próprio Dom Bosco, como uma intervenção divina ou um "anjo da guarda" em forma de animal, protegendo-o de emboscadas

Embora Grigio fosse um cachorro, ele é frequentemente descrito como um "leão" ou uma força da natureza no sentido de proteção, preenchendo o papel de um guardião feroz contra os inimigos de Dom Bosco.

Comportamento: Não envelhecia e nunca aceitava comida de ninguém, nem mesmo de Dom Bosco, e desaparecia misteriosamente após cumprir sua missão de protetor.

Última Visita: Dom Bosco relatou ter visto Grigio pela última vez em 1866, quando o cão o guiou para fora de um pântano perigoso.

Despedida: Desapareceu misteriosamente após o falecimento de Dom Bosco, mas foi visto uma última vez protegendo sua urna funerária. 

Símbolo Salesiano: Grigio é um símbolo de fé,  proteção, alegria, esperança, lealdade e amor, inspirando os valores salesianos.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a São Dom Bosco para intercessão diante das adversidades

 Oração a São Dom Bosco para intercessão diante das adversidades

Oh, Dom Bosco Santo, quando estavas nesta terra, não havia ninguém que, acudindo a Vós, não fosse, por Vós mesmo, benignamente recebido, consolado e ajudado. Agora, no céu, onde a caridade atinge a perfeição, deve arder vosso grande coração em amor até os necessitados!

Vede, pois, minhas presentes necessidades e ajudai-me, obtendo-me do Senhor (pede-se a graça).

Também vós haveis experimentado, durante a vida, privações, enfermidades, contradições, incertezas do porvir, ingratidões, afrontas, calúnias e perseguições, por isso, sabeis que coisa é sofrer. Pois, oh, Dom Bosco Santo, volvei até mim vosso bondoso olhar e obtende do Senhor quanto peço, se é vantajoso para minha alma; ou se não, obtende alguma outra graça que me seja ainda mais útil, e uma conformidade filial à divina vontade em todas as coisas; ao mesmo tempo, uma vida virtuosa e uma santa morte.

Assim seja.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a São Dom Bosco para caridade 

Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo, cultivastes as múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei-nos  progresso e desenvolvimento. Redobre em todos os corações a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

Amém.

Rezar um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

São João Bosco, rogai por nós!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a São Dom Bosco para obter graça especial 

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, 

Ó São João Bosco

Preciso de graças espirituais, mas também de graças temporais e principalmente (peça a graça que se deseja).

Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora; e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.

Amém.

São João Bosco, rogai por nós!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São João Bosco (Dom Bosco)

 

São João Bosco (Dom Bosco)

31 de janeiro


Padre italiano, nasceu em Murialdo, Castelnuovo, na Itália, em 15 de agosto de 1815, numa família de camponeses, que, com o próprio trabalho ganhava o pão de cada dia. Quando tinha 9 anos, sua mãe quis enviá-lo para a escola de Castelnuovo, porém seu irmão mais velho se opôs, pois precisava dele para o trabalho no campo. Foi nesta época que João Bosco teve um sonho que marcou sua vida. Ele viu uma tumultuada reunião de crianças que blasfemavam e brigavam entre si. João tentou apartá-los com socos palavras ásperas. Naquele momento apareceu um homem com vestes luminosas, que lhe disse: “Não é com pancadas, mas com mansidão, que VC poderá guiá-los”.  Ao lado estava uma bela senhora, que acrescentou: “Cresça humilde, forte e robusto”.

Afinal, vencendo inúmeras dificuldades, iniciou seus estudos na escola pública, entrando depois para o seminário de Turim, onde se ordenou sacerdote em 1841. Dom Bosco descobriu que algumas crianças se submetiam a empregos miseráveis para poderem sobreviver e outras, por falta de alternativa, acabavam errando pelas ruas sem destino e em degradação. Fundou então o Oratório festivo, onde reunia jovens abandonados nos domingos e dias santos, proporcionando-lhes educação e instrução religiosa. O Oratório festivo foi substituído em 1859 pela Congregação Salesiana, aprovada em 1874, que tinha por finalidade a educação da juventude.

Durante 15 anos cuidou das crianças abandonadas num bairro pobre de Turim, onde instalou a casa mãe da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, homenageando o santo que deveria servir de modelo aos afiliados. Os irmãos não usavam hábito religioso e a educação era feita em asilos, escolas de artes e ofícios, granjas agrícolas e missões, de preferência gratuitas. A obra de Dom Bosco se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, seguindo os ideais de seu fundador, considerado um dos grandes educadores do século XIX.

São João Bosco tomou como protetora Nossa Senhora Auxiliadora, que se tornou a padroeira de todas as igrejas salesianas. Fundou também a Congregação das Irmãs de Maria Auxiliadora, em 1872. Morreu em Turim, em 1888 e foi canonizado em 1934.

Dom Bosco (São João Bosco) é o padroeiro da juventude, sendo conhecido como "Pai e Mestre da Juventude", além de padroeiro dos estudantes e órfãos. É  também patrono dos editores, aprendizes, dubladores e do cinema.

Sua festa é celebrada em 31 de janeiro.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Santa Jacinta Marescotti

 

Santa Jacinta Marescotti

30 de janeiro


Santa Jacinta foi criada dentro dos princípios religiosos, com a intenção de servir a Jesus.  A jovem, porém, resolveu se casar e levar uma vida mundana.

Mais tarde, acabou se separando e voltou à religião.

Logo depois seu pai morreu, e ela teve uma doença desconhecida que quase a levou á morte.

Naquele momento, converteu-se e se desfez de tudo, com a ajuda de um padre.

Passou a se empenhar com afinco à vida de oração e castidade.

Conhecida por sua profunda conversão de uma vida de futilidades para a caridade extrema, ela é considerada intercessora dos enfermos, dos idosos e dos pecadores que buscam conversão.

 

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

São Sulpício Severo

São Sulpício Severo

29 de janeiro


São Sulpício Severo pertencia à nobreza da Aquitânia, região da França, e ocupava uma alta posição na corte do rei Gontrano.

Foi discípulo de São Martinho de Tours de quem escreveu a biografia.

Viveu no século 3º e reuniu monges e religiosos em uma comunidade que teve grande influência histórica na França.

Eles defendiam os valores e os direitos do povo, opondo-se, muitas vezes, aos mandados do rei, principalmente no que dizia respeito à cobrança de impostos.

É conhecido por sua piedade, destacando-se pela dedicação aos necessitados e a conversão de judeus ao Cristianismo.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

10 Frases de São Tomás de Aquino para Devocional

10 Frases de São Tomás de Aquino para Devocional 


1) Para aquele que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível.

2) A graça não destrói a natureza, antes a aperfeiçoa.

3) Cuidado com o homem de um só livro.

4) A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.

5) O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.

6) Três coisas são necessárias ao homem para a sua salvação: o conhecimento do que crer, do que desejar e do que realizar.

7) Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos.

8) A razão pode iniciar a afirmação da existência de um único Deus, mas somente a fé é capaz de alcançar o mistério do amor de Deus.

9) A verdade é o alimento da alma.

10) Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.

10) Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a São Tomás de Aquino para estudos

Oração a São Tomás de Aquino para estudos 

Deus, Criador inefável, que, em meio aos tesouros de Vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de anjos e as dispusestes em uma ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do Universo; Vós, a quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio Supereminente, dignai-vos derramar sobre as trevas de minha inteligência um raio de Vossa clareza. Afastai para longe de mim a dupla obscuridade: o pecado e a ignorância.

Vós, que tornais eloquente a palavra, colocai nos meus lábios a graça de Vossa bênção. Dai-me a inteligência e a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão. Fortificai meu estudo, dirigi o curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e que viveis nos séculos dos séculos. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Tomás de Aquino

 

São Tomás de Aquino

28 de janeiro


Descendente dos condes de Aquino, unido por  laços de sangue com diversas dinastias reinantes, nasceu Tomás no castelo de Roccassecca (entre Nápoles e Roma) em 1225. Aos 5 anos de idade foi levado ao convento beneditino de Monte Cassino, onde fez os primeiros estudos, completados na universidade de Nápoles. Aos 16 anos resolveu abraçar a vida religiosa, mas devido a forte oposição familiar fugiu de casa para entrar no convento dominicano. O pai e os irmãos, indignados, mandaram seus servidores trazerem Tomás de volta. Foi encerrado na torre do castelo de Roccassecca, mas, conseguindo uma corda, desceu pela janela da torre e voltou ao convento de Nápoles, pronunciando um ano depois os votos religiosos. Escolheu a Ordem Dominicana porque desejava difundir a fé cristã e os dominicanos eram os grandes pregadores da época.

Estudou em Paris e ColÔnia, na Alemanha e  sob a direção de Santo Alberto Magno, alcançou o título de Mestre. Introduziu com seu professor a mais radical inovação intelectual, baseada na filosofia de Aristóteles, apesar das críticas que chegaram de todos os lados. A oposição contra sua doutrina durou pouco e a verdade sobrepujou as paixões. Estabeleceu um novo método de estudo e com isso sua reputação se espalhou pela Europa, sendo convidado a lecionar em vários centros culturais do velho mundo. Bacharel e professor de teologia, aos 27 anos assumiu o cargo na universidade de Paris, o grande centro de estudos teológicos, onde o rei São Luís, o procurava frequentemente para ouvir-lhe os conselhos.

São Tomás de Aquino foi o maior gênio da filosofia escolástica e sua influência perdura até hoje. Mostrou que a razão não se opõe à fé e que filosofia e teologia são ciências distintas. Escreveu várias obras, entre elas: Suma contra os gentios, Do ser e da essência, porém a mais importante foi a Suma teológica, que consagrou sua doutrina e à qual dedicou grande parte de sua existência.

Faleceu em 7 de março de 1274, na abadia cisterciense de Fossa Nova, em conseqüência de um acidente acontecido quando, por ordem de Gregório X, viajava para tomar parte no Concílio de Lyon. Por sua vida ilibada e profunda inteligência foi comparado aos espíritos celestes e recebeu os títulos de Doutor Angélico e Príncipe dos Escolásticos. Canonizado em 1323 pelo papa João XXIII, admirador e leitor de suas obras, foi declarado Doutor da Igreja, em 1567, pelo papa Pio V.

É o padroeiro dos estudantes, educadores e escolas.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Oração a Santa Ângela Mérici

 Oração a Santa Ângela Mérici 

Senhor, Pai de misericórdia, que na virgem Santa Ângela quisestes dar-nos um exemplo de prudência e caridade, concedei-nos que, iluminados pelas suas virtudes e ajudados pela sua intercessão, sejamos fiéis à vossa doutrina em toda a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

 Amém.

Santa Ângela de Mérici, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração para momentos de mudança que possam causar ansiedade ou medo do novo ou desconhecido 

Santa Ângela, vós que não tiveste medo da mudança ajude-nos a superar o medo da transformação a fim de seguir o chamado de Deus e permitir que os outros sigam o deles. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Ângela Mérici

 

Santa Ângela Mérici

27 de janeiro


Ângela Mérici nasceu em 1474, em Desenzano, na Itália.



Em 1535, fundou a Congregação das Ursulinas e mudou o papel das mulheres na comunidade católica.

Essa instituição era completamente voltada para o ensino de moças.

A proposta era formar futuras mães de família cristãs, uma concepção bastante revolucionária para a época.

Ângela morreu aos 65 anos, em 27 de janeiro de 1540.

Santa Ângela Merici é a padroeira dos educadores, professores, enfermos e daqueles que sofrem com a perda dos pais. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

São Timóteo e São Tito, discípulos de São Paulo Apóstolo

 São Timóteo e São Tito, discípulos de São Paulo Apóstolo 

26 de janeiro


Os santos estão ligados ao início da Igreja Católica.

São Timóteo nasceu em Listra, na Ásia. Seu pai era pagão e sua mãe, judia.

Foi educado dentro do judaísmo.

Acompanhou o apóstolo São Paulo em suas viagens pelo Oriente e recebeu dele a missão de pregação.

São Tito, por sua vez, foi incumbido por São Paulo de evangelizar judeus e pagãos.

Coube a ele também as instruções de como pregar melhor o Evangelho.

Conta a tradição que São Tito foi o primeiro bispo de Creta.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 25 de janeiro de 2026

30 Frases de São Paulo Apóstolo para Devocional

 


Para Devocional 30 Frases de São Paulo Apóstolo 


1) A frase mais famosa do Apóstolo Paulo é "Tudo posso naquele que me fortalece", encontrada em Filipenses 4:13 na Bíblia.

2) "Ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver amor (caridade), sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine" (1 Coríntios 13:1). Destaca a supremacia do amor (caridade) sobre qualquer outra virtude ou dom espiritual.

3) "Se alguém está em Cristo, nova criação é. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). Reflete a transformação radical que ocorre na vida através de Jesus Cristo.

4) "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4:7). Uma declaração de Paulo sobre sua vida de serviço e fidelidade a Deus ao final de sua jornada.

5) Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

6) Tudo será revelado ao ser exposto à luz, e o que exposto à própria luz, torna-se luz.

7) Só o amor conhece o que é verdade.

8) Para mim viver é Cristo e exerço a cidadania de maneira digna de seu Evangelho.

9) Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria.

10) Eu sei em Quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

11) O amor é paciente, é bondoso, o amor não arde em ciúmes, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca acaba.

12) Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo.

13) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

14) Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Suportar, não meramente tolerar ou “aguentar”, mas sustentar com amor.

15) Viver o reino de Deus é ser participante da cruz de Cristo.

16) Nem toda admiração é válida, nem todo amor é puro, nem todo gostar é sincero.

17) Visibilidade é bom para mostrar que nem todos são iguais.

18) Foi necessário haver hereges para que os fortes se manifestassem entre os fracos.

19) Caminhamos pela fé, e não pela visão.

20) Se Deus é por nós, quem será contra nós?

21) E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

22) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.

23) Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

24) O saber ensoberbece, mas o amor edifica.

25) O Amor transcende todo entendimento.

26) Temos agora a fé, a esperança, o amor. Mas, dos três, o mais excelente é o amor.

 27) Não esqueça que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, muito mais que pelas palavras.

 28) Deus não nos deu um espírito de timidez, mas força, de amor e de poder.

 29) E não conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.

30) Porque quando estou fraco então sou forte.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


A Conversão de São Paulo Apóstolo


A conversão de São Paulo Apóstolo (antes Saulo) foi uma transformação radical de perseguidor de cristãos a seguidor de Jesus, ocorrida após uma visão de Cristo na estrada para Damasco, onde Saulo foi cegado por uma forte luz e ouviu a voz de Jesus, levando-o a abandonar sua perseguição para se tornar um dos maiores missionários e evangelizadores do Cristianismo, mudando seu nome e sua vida para pregar o Evangelho aos gentios

Esse evento é central na história da Igreja, celebrado em 25 de janeiro, e exemplifica a graça de Deus e uma mudança profunda de coração e missão. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Saulo, o Perseguidor: Antes, Saulo era um fariseu que perseguia os primeiros cristãos, participando inclusive do martírio de Santo Estevão.

Caminho para Damasco: Ele ia a Damasco com autoridade para prender cristãos quando foi surpreendido por um clarão de luz e uma voz que perguntava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?".

O Chamado: Jesus revelou-se a ele, e Saulo sofreu uma queda de cavalo, temporariamente cego, mas com a consciência de que perseguir os discípulos era perseguir o próprio Cristo.

Transformação: Após o evento, Saulo foi conduzido a Damasco, onde um discípulo chamado Ananias restaurou sua visão e o batizou, marcando sua conversão e mudança de nome para Paulo. 

De Perseguidor a Apóstolo: A conversão transformou Paulo de inimigo em ardente evangelizador, autor de muitas epístolas do Novo Testamento e pioneiro na evangelização dos gentios (não-judeus).

Um Sinal de Esperança: O evento demonstra que Deus alcança e transforma até os maiores inimigos oferecendo uma nova vida e missão.

Chamado à Missão: Paulo dedicou sua vida a levar a Palavra de Deus, tornando-se um exemplo de fé, perseverança, discipulado e um modelo para a Igreja. 

Celebração: A Igreja celebra a Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo em 25 de janeiro, como um dia de reflexão sobre a própria conversão e o chamado missionário. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


 São Paulo Apóstolo foi um dos maiores propagadores do Evangelho de Jesus no Novo Testamento. Evangelizava os gentios  viajando bastante em missão e convertendo muitos ao cristianismo. Paulo é um dos pilares da Igreja Católica junto com Pedro e autor de 13 epístolas do Novo Testamento.

No ano de 44 d.C., após pregar três anos em Tarso, seguiu para Antioquia e logo após para Roma e Alexandria. Nessa cidade, tem a missão de evangelizar os gentios (pagãos convertidos ao cristianismo). Foi nessa cidade que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados cristãos.

Entre 49 e 53, Paulo realiza sua segunda viagem missionária. Foi a Macedônia, Acaia, Filipos, Atenas e Corinto. Entre 50 e 52, permanece em Corinto durante 18 meses e funda uma comunidade cristã formada por pessoas modestas da população. 

A primeira Carta aos Coríntios foi escrita em Éfeso, provavelmente em 56. 

Celebremos a festa da conversão de São Paulo Apóstolo e peçamos a Deus que possamos ser fiéis a nossa missão de cristãos, de anunciar a todos a Palavra da Salvação. Que nos inspiremos no Apóstolo dos gentios e que possamos possamos levar a Palavra de Deus a muitas pessoas. 

Que o Espírito Santo possa transformar a vida dessas pessoas e possamos todos encontrar o caminho da salvação.

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a São Paulo Apóstolo

Oração a São Paulo Apóstolo 


São Paulo, mestre dos gentios,

Olhai com amor para nossa pátria, nosso coração dilatou-se para colher a todos os povos num abraço da Paz,

Agora no céu o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o reino do Amor,

Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, Nosso Divino Mestre,

Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o caminho, a verdade e a vida,

Busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo,

Ó São Paulo Apóstolo, iluminai, animai, abençoai a todos nós.

Amém.


São Paulo Apóstolo, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


São Paulo de Tarso, Apóstolo

 São Paulo de Tarso, Apóstolo 

25 de janeiro


Natural de Tarso, na Cilícia, Saulo era judeu, descendente da tribo de Benjamim. Além de cidadão romano, possuía grande inteligência, sentimentos nobres, aliados a uma força de vontade inquebrantável. Quando Jesus pregava na Palestina, ele era discípulo do célebre Gamaliel de quem recebia formação rabínica e estudava os Livros Sagrados, possuindo um zelo ardente pela lei de Moisés e pelas tradições do povo hebreu, sendo rígido no cumprimento das rigorosas normas dos fariseus, classe religiosa dominante na época, onde pretendia se tornar um dos principais sacerdotes do Templo de Salomão.

O crescimento rápido da Igreja de Jesus de Nazaré e o aumento espantoso do número de adeptos do Cristo Crucificado despertaram-lhe um ódio mortal aos cristãos, por ele considerados traidores da pátria. Não hesitou em combatê-los de todas as maneiras possíveis. Foi testemunha do martírio de Santo Estevão, o primeiro mártir,  e, não satisfeito, pediu ao príncipe dos sacerdotes autorização para prender os seguidores de Cristo na região de Damasco.

No caminho, já perto daquela cidade, apareceu uma luz, vinda do céu, que ofuscou sua visão e fez com que caísse do cavalo. Ao mesmo tempo surgiu uma voz, que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele respondeu: “Quem sois vós, Senhor?” Ouviu então: “Eu sou Jesus, a quem persegues.” Assustado e trêmulo, disse: “Senhor, que quereis que eu faça?” O Senhor respondeu: “Levanta-te e entra na cidade. Lá te será dito o que tens que fazer.”

Os homens que o acompanhavam, atônitos, ouviam sua voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se e abriu os olhos, mas estava cego. Foi levado pelos companheiros a Damasco, onde passou 3 dias sem ver, sem comer nem beber. Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias e o Senhor lhe ordenou que impusesse as mãos sobre Saulo para ele recuperar a visão. Ananias lembrou que Saulo havia ido a Damasco para matar cristãos, mas Jesus respondeu-lhe: “Este homem é um instrumento da minha escolha para levar meu nome às nações e aos reis, assim como aos filhos de Israel.”

Ananias então impôs-lhe as mãos e disse-lhe que o Senhor havia aparecido no caminho para levar-lhe o Espírito Santo. No mesmo instante o ex-judeu convicto passou a ver, levantou-se e foi batizado com o nome de Paulo. Começou a pregar a doutrina cristã, porém todos desconfiavam dele. Passou 3 anos na Arábia, fazendo penitência e, quando voltou os judeus queriam matá-lo. Avisado da conspiração, conseguiu escapar, ajudado por amigos, escondido em um cesto, descido à noite por uma janela.

Chegando a Jerusalém, Paulo tentou aproximar-se dos apóstolos, mas eles o temiam. Foi necessária a intervenção de Barnabé, que lhes contou o que havia acontecido no caminho de Damasco. Desde então Paulo teve toda a liberdade para falar em nome do Senhor. São Paulo seguiu para Tarso, sua terra natal, onde pregou a doutrina de Cristo e depois, em companhia de Barnabé, dirigiu-se para Antioquia, local em que fundaram a primeira comunidade cristã. Em seguida foi para a ilha de Chipre e para Atenas. Ali, ao ver um altar com a inscrição “Ao Deus desconhecido”, disse ao povo da cidade grega: “Aquele Deus, a quem venerais sem conhecer, é o que venho vos anunciar”.

Após pregar em Corinto, Éfeso e Mileto, foi preso e transferido para Roma. Na viagem, porém, devido a uma grande tempestade, o navio ancorou em Malta, local em que ficou 3 meses e fez várias conversões. Passados 2 anos de cativeiro em Roma, viajou pela Espanha e Oriente Médio. Contudo, quando retornou à Cidade Eterna durante o governo de Nero, sofreu o martírio junto com São Pedro, mas, pelo fato de ser cidadão romano, foi degolado.

Sobre seu túmulo o imperador Constantino mandou erguer um templo. No final do século IV, Teodósio iniciou a construção da belíssima basílica de São Paulo “Extra-Muros”, terminada pelo papa Leão I, no século seguinte. Decorada com magníficos mosaicos, era uma das maravilhas da arquitetura religiosa medieval.

São Paulo, denominado o Apóstolo dos Gentios – aquele que foi enviado para disseminar o Evangelho para o povo não-judeu -  é considerado o maior divulgador da doutrina cristã nos tempos primitivos, através de suas pregações e das 14 epístolas, escritas por ele a particulares e a diversas igrejas.

É festejado em 29 de junho, junto com São Pedro, e também no dia 25 de janeiro, quando se comemora sua conversão.

São Paulo é representado como apóstolo, segurando um livro simbolizando suas epístolas (cartas).


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Leia agora um dos mais conhecidos e admirados trechos das cartas do apóstolo Paulo de Tarso

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e a dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Ainda que eu tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor  é paciente,  é benigno; o amor não é invejoso,não arde em ciúmes,  não trata com leviandade, não se ensoberbece; Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal, Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se  com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca, jamais há de acabar;  ainda que as profecias sejam destruídas, cessem  as línguas  ou seja abolida a ciência.

Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Estas três virtudes. Porém o maior delas é o amor.

Coríntios, Capítulo 13, versículos 1-8


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sábado, 24 de janeiro de 2026

Para Devocional: 20 Frases de São Francisco de Sales


Para Devocional:

20  Frases de São Francisco de Sales 


01 – “As grandes ocasiões de servir a Deus são raras. As pequenas aparecem sempre”.


02 – “Deus é o Deus da alegria. A alegria é, portanto, a atitude da verdadeira piedade”.


03 – “As melhores mortificações não são as que nós escolhemos, mas as que Deus escolhe para nós”.


04 – “Não nos devemos perturbar à vista de nossas imperfeições, porque a luta contra elas não pode nem deve acabar antes de nossa morte. A nossa perfeição consiste em combatê-las”.


05 – “A grande fidelidade a Deus se demonstra nas pequeninas coisas”.


06 – “Eu fiz um pacto com minha língua: não falar quando meu coração estiver perturbado”.


07 – “Todos pensamentos que nos trazem inquietações não são de Deus”.


08 – “Todos nós podemos alcançar as cristãs virtude e santidade, não importa em que condição vivamos nem qual seja nosso trabalho”.


09 – “Não são aqueles que cometem as menores falhas que são os Santos, mas aqueles que têm a maior coragem, a maior generosidade, o maior amor, que fazem os mais ousados esforços para superar a si mesmos, e não estão imediatamente apreensivos em tropeçar"


10 – “A medida de amar a Deus é amá-lo sem medida”.


11 - "Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parece vir abaixo". 


12- "Todos nós podemos alcançar as cristãs virtude e santidade, não importa em que condição vivamos nem qual seja nosso trabalho". 


13 - "A alegria abre, a tristeza fecha o coração". 


14 - "Todos pensamentos que nos trazem inquietações não são de Deus". 


15 - "Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras". 


16 - "A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor". 


17 - "Não desanime; segure-se firmemente em Deus, mantenha-se em paz, com confiança no seu amor eterno por você". 


18 - "Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz". 


19 - "A fé é como um brilhante raio de luz do sol. Ele permite-nos ver Deus em todas coisas, bem como todas coisas em Deus". 


20 - "Em todas as tuas ocupações, apoia-te completamente na Providência de Deus, que é a única que pode cumprir seus planos". 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a São Francisco de Sales

 Oração a São Francisco de Sales


 São Francisco de Sales, que em sua vida mortal se fez sobressair em todas as virtudes, especialmente no amor à Deus e ao próximo, eu humildemente suplico colocar-me sob a sua proteção imediata, para obter de Deus a minha perfeita conversão, e a de todos os pecadores, especialmente… (mencionar os nomes das pessoas para quem você quiser rezar).

Ensina-me, São Francisco de Sales, a fixar os olhos no céu; que eu possa enfrentar todos os obstáculos que se apresentam no meu caminho, e de atingir, um dia, a glória no céu, com auxílio de vossa intercessão.

Obtende também o especial favor… (mencionar intenção). Ajudai-nos, ó Senhor, nós vos suplicamos, através dos méritos de São Francisco de Sales. Que aquilo que os nossos esforços não podem obter, possa ser-nos dada por sua intercessão.

 Ó Deus, que, para a salvação das almas, fez São Francisco de Sales seu confessor e bispo, que lutava para que todos os homens e mulheres se submetessem a Vossa misericordiosa vontade, e fossem infundidos com a suavidade da caridade, guiados por seus ensinamentos pedimos, pela intercessão deste vosso servo, a graça de obter a felicidade eterna, através de Cristo, Nosso Senhor.

 Amém. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Francisco de Sales

São Francisco de Sales

24 de janeiro


Ele nasceu no dia 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, no Ducado da Saboia. Na época do seu nascimento, o Ducado compreendia uma parte que atualmente está na França e outra que está na Itália. É interessante notar que Dom Bosco também nasceu no mesmo país (Saboia) de São Francisco de Sales.

Historicamente, a família dos Sales foi sendo formada desde 1365, quando nasceu o trisavô de Francisco, Jordão de Sales.

Francisco foi o primogênito de 12 irmãos. Nasceu prematuro, e por isso, mais tarde, dirá que nasceu “antes do tempo, porque tinha muita pressa para começar a amar e a louvar a Deus”. 

Foi encaminhado para os estudos em 1578, onde estudou no Colégio Clermont, dos Jesuítas, até 1588. Foram dez anos de uma sólida formação cristã e humana, pois o colégio transmitia os valores do Renascimento e do Humanismo. Aos 18 anos, teve uma crise espiritual, a famosa crise da predestinação. Achava-se condenado ao fogo do inferno. Lutou muito, por várias semanas, até que, diante de uma imagem de Nossa Senhora, rezando a oração de São Bernardo, sentiu-se curado

 Por causa das guerras religiosas da época, seu pai o transferiu para Pádua, onde se formou em Direito Civil e Eclesiástico em 1591. Retornou para sua terra, recebendo o título de Senador e de Advogado do Parlamento de Saboia. Mas seu desejo era tornar-se padre, servir a Igreja. Sofreu muito porque não queria contrariar seu pai, que lhe tinha proporcionado tantos estudos. Diz um escritor, Papasogli, que “na história, foi uma das vocações em que houve um combate muito grande, não só externamente, mas, sobretudo, no segredo da sua pessoa”. Formado com os padres da Companhia de Jesus, São Francisco de Sales fez voto de castidade e se tornou sacerdote ainda muito jovem. 

Na sua época, depois do bispo, numa diocese, a autoridade mais elevada era a do Chefe dos Cônegos da Catedral. Com a morte deste, Francisco foi indicado para ocupar o cargo, em 1593.

Francisco assumiu o bispado em 1602. Desde o início, preocupou-se com a reforma do clero da sua diocese e com a reforma dos religiosos. Aplicou na diocese as reformas do Concílio de Trento. Foi um exímio catequista, fez as visitas pastorais na diocese (cerca de 400 paróquias). Fundou, em 1610, com a baronesa Santa Joana Francisca de Chantal, uma nova forma de vida religiosa, que, em 1618, passaria a ser uma Ordem Religiosa formal, pois a ideia desse novo tipo de vida religiosa, que misturava oração com ação, não foi aceita na época.

Francisco foi também um grande escritor e diretor espiritual. Destacamos entre as suas obras a Introdução à Vida Devota (Filoteia) e o Tratado do Amor de Deus (Teótimo). Além disso, 2.100 de suas cartas chegaram até nós.


É titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco

Francisco morreu em Lyon, em 28 de dezembro de 1622, e foi enterrado em Annecy, em 24 de janeiro de 1623. Foi proclamado Bem-aventurado em 28 de dezembro de 1661 pelo Papa Alexandre VII, que o declarou santo em 19 de abril de 1665. Em 1877, foi proclamado Doutor da Igreja e, mais tarde, o Papa Pio XI o proclamou, em 25 de janeiro de 1933, “celeste patrono de todos os escritores católicos”.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Santo Ildefonso e o Milagre da Casula

Santo Ildefonso e o Milagre da Casula

A Virgem Maria apareceu a Santo Ildefonso e o presenteou com uma casula celestial (uma veste litúrgica solene, uma espécie de manto usado por sacerdote) em reconhecimento à sua profunda devoção e aos seus escritos em defesa da virgindade perpétua de Maria. 

A história, baseada na tradição católica, narra que Santo Ildefonso, que foi arcebispo de Toledo na Espanha no século VII, era um grande propagador da devoção mariana e autor de obras importantes, como o livro "Sobre a Virgindade Perpétua de Santa Maria". 

Na noite de 18 de dezembro de 665 Ildefonso e outros clérigos estavam na catedral para cantar hinos em honra à Virgem Maria, na véspera da festa da Expectação de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Ó). De repente, a igreja foi iluminada por uma luz intensa e a Virgem Maria apareceu sentada na cátedra (cadeira do bispo (trono episcopal) em uma igreja, originando o termo "catedral" ). 

Tomado de espanto, todos os presentes fugiram, exceto Santo Ildefonso e dois diáconos. Aproximando-se da Virgem, ela o chamou de "meu fiel capelão" e o presenteou com uma casula (roupa sacerdotal, veste litúrgica) belíssima, feita, segundo a tradição, com fios de luz celestial e o instruiu que a usasse nos dias de festa em sua honra. 

Este milagre é um dos episódios mais célebres da vida de Santo Ildefonso, da iconografia mariana é grande legado na Espanha. Em memória desse evento, a festa da "Descida da Santíssima Virgem e aparição de Santo Ildefonso" foi instituída e é celebrada em 21 de janeiro em Toledo. A cátedra onde a Virgem se sentou é um local de grande veneração na Catedral de Toledo, com a tradição de que ninguém mais se sentou nela. 

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a Santo Ildefonso para alcançar uma graça especial



Oração a Santo Ildefonso para alcançar uma graça especial 


Ao vosso amparo e proteção nos acolhemos Santo Ildefonso, e suplicamos a vossa intercessão para vencermos o pecado e sermos perseverantes na prática do bem. Alcançai-nos o zelo de uma vida, segundo o Evangelho, que seja testemunho de Jesus Cristo e avivai em nós o desejo de crescermos na fé. Abençoai as crianças e os jovens, os adultos e os idosos. Intercedei pelos doentes e pelos que vivem sozinhos e abandonados. Confortai os tristes, os aflitos e encaminhai os errantes. Fazei regressar os que andam perdidos pela indiferença e pelo pecado. Reconciliai os casais desavindos e iluminai os que atravessam momentos de crise. Dai aos pais a coragem do bom exemplo e a lucidez cristã nas suas tarefas educativas.

Nós vos pedimos o dom da fortaleza para vivermos e testemunharmos a fé, com coerência e sabedoria, no meio das dificuldades que nos rodeiam. Alcançai-nos a graça especial que cada um mais precisa, segundo a vontade de Deus. A vós, que viveis na glória eterna, pedimos que livreis de todos os males, espirituais e temporais o povo que vos é dedicado e que nos conserveis na fortaleza da fé, no conforto da esperança, no serviço generoso aos irmãos e no amor de Deus.

Santo Ildefonso, guiai os nossos passos pelos caminhos da Eternidade. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santo Ildefonso para proteção 


Ó Deus de amor, que escolhestes Maria, Virgem Santíssima, para Mãe de Vosso Filho, dai-nos, pela intercessão de Santo Ildefonso, proclamar com ardor a beleza de louvar a virgindade da Mãe de Jesus Cristo.

Alcançai-nos o zelo por uma vida segundo o Evangelho, que seja testemunho de Jesus Cristo, e avivai em nós o desejo de crescer na fé, amando a Maria como Vós a amastes.

Que possamos, por vossa intercessão, ter a mesma devoção, a mesma clareza de fé e os mesmos sentimentos de amor para com a Mãe de Deus, propagando esse amor e ensinando esse caminho seguro aos necessitados.

Intercedei por nós, Santo Ildefonso, para que sejamos fortes na fé, firmes na esperança e generosos no serviço aos irmãos.

Por Cristo, nosso Senhor. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Santo Ildefonso

Santo Ildefonso 

23 de janeiro 


Santo Ildefonso nasceu em 8 de dezembro do ano 606, em Toledo na Espanha. Pertencente a uma família de sangue real, ficou órfão e, empregando todos os bens que possuía, fez de tudo para a construção de um mosteiro para religiosos. 

O bispo de Toledo, Heládio, elevou Ildefonso ao diaconato e, após a morte de Adeodato, abade de Agália, foi escolhido para sucedê-lo. Como abade, assistiu aos concílios de Toledo de 653 e 655. No ano 657, o bispo de sua localidade havia falecido e o povo o elegeu para o cargo. 

Um homem de discernimento e com um coração aberto para as vontades de Deus, foi grande devoto da Santíssima Virgem sendo ele o precursor e quem propagou a Festa da Expectação de Nossa Senhora, em 18 de dezembro – Nossa Senhora do Ó, como ficou conhecida. 

Fruto desse amor, ele recebeu a graça de uma aparição da Virgem Maria, chamando-o de “meu capelão” e presenteando-o com uma casula do céu  (uma veste litúrgica solene, uma espécie de manto usado por sacerdotes). Em memória desse fato, uma festa com o título de “Descida da Santíssima Virgem a aparição de Santo Ildefonso” foi estabelecida para o dia 21 de janeiro, pelo 10º concílio de Toledo, em 656.

Um homem revestido de humildade, de oração na vida sacramental, um grande pastor para o seu povo, Santo Ildefonso morreu em 23 de janeiro de 667. 

Seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Leocádia, mas precisou ser transferido para Zamora, Espanha, onde foi venerado até 888. Em 1440, seus restos mortais foram retirados das ruínas e novamente foram expostos como relíquias à veneração dos fiéis.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santo Ildefonso 


Ó Deus de amor, que escolhestes para a mãe de seu Filho Maria Virgem Santíssima, dai-nos, pela intercessão de Santo Ildefonso, proclamar cada vez com mais ardor a beleza de louvar a virgindade da mãe de vosso Filho único, Jesus Cristo que vive e reina para sempre. 

Amém!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

A Lenda dos Corvos de São Vicente mártir

 A Lenda dos Corvos de São Vicente mártir 


A lenda dos Corvos de São Vicente narra que, após o martírio do santo em Valência no ano de 304 (século IV), dois corvos guardaram seu corpo fielmente, e séculos depois em 1173, acompanharam a barca que levou suas relíquias até Lisboa, tornando-se um símbolo da cidade, presente no seu brasão e representando fidelidade e proteção divina, com os corvos guiando a fé e a história portuguesa. 

São duas as fases da lenda:

1) Como guardiões em Valência: Após a morte de São Vicente, no ano de 304, seu corpo foi exposto, mas dois corvos pousaram ao lado dele, protegendo-o de profanação, até que os fiéis pudessem enterrá-lo e 

2) A Jornada para Lisboa em 1173,  quando o Rei D. Afonso Henriques trouxe as relíquias para Lisboa, os corvos apareceram novamente. Durante toda a viagem marítima, duas aves negras acompanharam a barca, voando como sentinelas fiéis até a chegada em Lisboa, onde depositaram o corpo, conforme a vontade do santo. 

Em reconhecimento, os dois corvos com asas abertas se tornaram um símbolo da cidade sendo incorporados ao brasão de Lisboa, guardando a barca com as relíquias.

São Vicente tornou-se padroeiro de Lisboa, e a lenda reforça sua importância como protetor da cidade. 

A história destaca a perseverança na fé, a fidelidade do santo mártir e a proteção de Deus manifestada através de criaturas simples.

A lenda também simboliza um guia espiritual, como os corvos medievais que guiavam os navios em direção à terra. 

Marco na história de Lisboa o episódio une o misticismo medieval à identidade da capital portuguesa chegando até os dias atuais.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a São Vicente mártir para livrar-se de vícios

Oração a São Vicente mártir para livrar-se de qualquer vício 


Senhor, Deus Onipotente e Misericordioso, louvores Vos sejam dados por todos os séculos dos séculos. Assim seja

Senhor meu, rogo-vos, com inteira fé em Vossa infinita misericórdia sede propício à intercessão de São Vicente Mártir em favor de vosso filho (diga o seu nome ou da pessoa que vc quer ajudar a se livrar de um vício).

Bem-aventurado São Vicente Mártir que, pelos méritos do Santíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes o privilégio de afastar do mau caminho aqueles que se entregam ao vícios peço-vos lançar o vosso bondoso olhar sobre (repita aqui seu nome ou da pessoa que vc quer ajudar a se livrar de um vício) compadecendo-vos dos seus sofrimentos físicos e morais.

Suplico-Vos, glorioso São Vicente Mártir, intercedei junto ao Altíssimo para que (repita o nome) abandone o seu vício, aborreça-o, esqueça-o, e nunca mais se entregue à esse mal, que mata o corpo e a alma.

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Existem dois grandes tipos de vícios

Os químicos/substâncias que envolvem o uso de substâncias que alteram o cérebro e o corpo, causando dependência física e mental  (álcool, drogas ilícitas, tabaco, medicamentos) e os comportamentais/processuais que focam em atividades que liberam neurotransmissores de prazer, levando à repetição compulsiva (jogos, internet, celular, sexo, pornografia, compras, trabalho, compulsão alimentar), que geram dependência física ou psicológica, resultando em compulsão por prazer ou fuga, afetando gravemente a vida do indivíduo. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Vicente, mártir

São Vicente, mártir

22 de janeiro


Diácono espanhol, São Vicente, é o mártir mais célebre da Igreja espanhola.

Um século após o seu martírio, Santo Agostinho dedicava-lhe o dia 22 e, nesse dia, fazia um sermão sobre ele.

No século III,  sob Diocleciano, esteve preso em Valência, foi processado junto com seu bispo, Valério,  diante do governador Daciano e, em Valência mesmo, sofreu o martírio.

O bispo de Saragoça não era bom pregador, era um pouco gago. Providencialmente apareceu Vicente, com bastante cultura e muita facilidade de expressão. Ordenado diácono foi encarregado da pregação do Evangelho.

Explodia a cruel perseguição por todo o império romano. Em Valência o governador Daciano mandou prender os mais célebres representantes, os líderes da Igreja espanhola. Com seu bispo foi obrigado a ir a pé, de Saragoça até Valência. Não sucumbiu. Chegando à presença do governador refutou-lhe as acusações e ainda expôs-lhe a mensagem evangélica. O governador ordenou que fosse torturado.

O diácono de Saragoça, ferido foi atirado a uma cela escura, cujo piso estava forrado de cacos de vidro para torturá-lo. Vicente, porém, com voz forte entoava hinos de agradecimento a Deus.

Jogaram seu corpo para ser comido pelos animais selvagens. Uma grande águia não deixava os animais se aproximarem.

Daciano então ordenou que jogassem seu corpo no rio, depois de tê-lo amarrado a uma pedra. O corpo não afundou. Voltou à margem e os cristãos o sepultaram.

No local erigiram-lhe uma igreja como túmulo.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Oração a Santa Inês

Oração a Santa Inês

 Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja, Santa Inês, como exemplo de pureza e virtude, fazei que nossos jovens encontrem nela um modelo de fé e amor, servindo somente a Cristo. 

Por sua vida, afastai os males da juventude, como drogas e más companhias, e que Santa Inês interceda por uma juventude sadia, cheia de esperança e entusiasmo pelo céu. 

Senhor nosso Deus, que deste Santa Inês como guia, concedei-nos manter vivo o espírito de santidade que ela ensinou e confirmou com seus exemplos.

Santa Inês, exemplo de humildade e oração, olhai por mim e minha família. Que a fome de Deus seja saciada, que a perseverança na oração nos ajude e que tenhamos vossa fé, beleza interior e amor. 

Por teu exemplo e pureza, rogamos por nossos jovens e crianças, para que o Senhor nos conduza e preserve o dom da castidade em meio ao caos atual.  

Ó dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe e de Santa Inês, concedei-nos o auxílio de vossa divina graça.

 Santa Inês, rogai por nós!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Inês


Santa Inês

21 de janeiro


Santa Inês, nascida em Roma no ano de 281, é uma Virgem Mártir, venerada  pela Igreja Católica Apostólica Romana e por outras denominações cristãs.

Nobre, descendia da poderosa família Cláudia e desde pequena foi educada pelos pais na fé cristã. Cresceu virtuosa e decidiu consagrar sua pureza a Deus, resistindo às investidas dos jovens mais ricos da nobreza romana, desejosos de seu amor.

Tinha 13 anos quando foi cobiçada, por sua extraordinária beleza, riqueza e virtude, pelo jovem Fúlvio, filho do Prefeito de Roma, Simprônio. Como o rejeitou, Inês foi levada a julgamento e obrigada a manter o fogo sagrado aceso de um templo dedicado à Vesta, deusa romana do lar e do fogo, o que recusou-se a fazer, dizendo: "Se recusei seu filho, que é um homem vivo, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua que nada significa para mim? Meu esposo, Jesus Cristo, não é desta terra. Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e sim pelos sentimentos. Deus mede a alma, não a idade. Quanto aos deuses, podem até ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor."

Por isso foi condenada a ser exposta nua num prostíbulo no Circo Agnolo (hoje praça Navona, onde se ergue a Basílica de Santa Inês in Agone). Diz a história que, introduzida no local da desonra, uma luz celestial a protegeu e ninguém ousou aproximar-se dela. Seus cabelos cresceram maravilhosamente cobrindo seu corpo. Ao ser defendida por um anjo guardião, um dos seus lascivos pretendentes caiu morto, mas a santa, apiedada, orou a Deus e o ressuscitou. Temeroso, o Prefeito Simprônio passou o caso ao seu cruel substituto, Aspásio. Após novo interrogatório, a menina foi condenada a morrer queimada. As chamas também não a tocaram, voltando-se contra seus algozes e matando muitos deles. Foi por fim decapitada, a mando do imperador Diocleciano, no ano de 317.

Seus pais sepultaram seu corpo num terreno próximo da Via Nomentana, onde a princesa Constantina, filha do imperador Constantino mandou erguer a majestosa basílica de Santa Inês Fora dos Muros, palco de grandes milagres por intermédio da santa virgem.

A história conta que oito dias depois da morte, apareceu em grande glória aos pais que rezavam em seu túmulo, segurando um cordeirinho branco e cercada de muitas virgens e anjos e anunciou-lhes sua grande felicidade no céu.

Também conhecida como Santa Inês de Roma ou Santa Agnes, a sua festa canônica realiza-se a 21 de Janeiro. Centenas de igrejas são nomeadas em sua honra. A mais célebre está em Roma, Sant'Agnese fuori le mura, acima mencionada. Exames forenses realizados no crânio da jovem que se encontrava no tesouro de relíquias do "Sancta Sanctorum" da Basílica de Latrão recentemente comprovam que se trata realmente de uma menina de 13 anos. Hoje, a cabeça de Santa Inês se encontra na Igreja de Santa Inês em Agonia (Sant'Agnese in Agone), localizada na Praça Navona, em Roma.

Nos quadros é representada frequentemente com um cordeiro junto a si, até porque o seu nome provém do latim agnus (cordeiro) e um lírio, símbolo da pureza.

É a padroeira da castidade, dos jardineiros, moças, noivos, vítimas de violação e virgens.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Novena a São Sebastião: Nono e Último Dia

Novena a São Sebastião 

Nono e Último Dia 


São Sebastião: esperança por um mundo melhor

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

 Amém.


Leitura bíblica

“Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que há de ser revelada em nós” (Rm 8,18).

“Não tenhas medo dos sofrimentos que vais passar […] Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida” (Ap 2,10)


O exemplo de São Sebastião

Nesses nove dias da novena, caminhamos com São Sebastião, nosso padroeiro, o grande modelo para todos os cristãos. Desde seu batismo até seu martírio, foi um exemplo a seguir, um amigo para guardar perto do coração, um irmão em que confiar, um protetor para invocar a todo o momento, especialmente nas horas de amargura e de provação.

São Sebastião santificou-se  exercendo uma profissão, em que muitos deixam seduzir pela glória, pela corrupção e pela violência. Nós podemos, sem abandonar o nosso posto, desenvolver com paciência e amor as tarefas do nosso dever cotidiano, alcançar a perfeição e chegar a glória eterna. A exemplo de São Sebastião, nós também podemos melhorar o mundo, tornando-o menos egoísta, menos violento e mais fraterno.


Oração do dia

Senhor Deus, Nosso Pai misericordioso, neste ultimo dia da novena em honra de vosso glorioso mártir São Sebastião, pedimos, por sua intercessão que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos. Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe por todo o mundo. 

Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém.


Oração final

Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). 

Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

São Sebastião, anunciador de um mundo melhor, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑