sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Santo Ildefonso e o Milagre da Casula

Santo Ildefonso e o Milagre da Casula

A Virgem Maria apareceu a Santo Ildefonso e o presenteou com uma casula celestial (uma veste litúrgica solene, uma espécie de manto usado por sacerdote) em reconhecimento à sua profunda devoção e aos seus escritos em defesa da virgindade perpétua de Maria. 

A história, baseada na tradição católica, narra que Santo Ildefonso, que foi arcebispo de Toledo na Espanha no século VII, era um grande propagador da devoção mariana e autor de obras importantes, como o livro "Sobre a Virgindade Perpétua de Santa Maria". 

Na noite de 18 de dezembro de 665 Ildefonso e outros clérigos estavam na catedral para cantar hinos em honra à Virgem Maria, na véspera da festa da Expectação de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Ó). De repente, a igreja foi iluminada por uma luz intensa e a Virgem Maria apareceu sentada na cátedra (cadeira do bispo (trono episcopal) em uma igreja, originando o termo "catedral" ). 

Tomado de espanto, todos os presentes fugiram, exceto Santo Ildefonso e dois diáconos. Aproximando-se da Virgem, ela o chamou de "meu fiel capelão" e o presenteou com uma casula (roupa sacerdotal, veste litúrgica) belíssima, feita, segundo a tradição, com fios de luz celestial e o instruiu que a usasse nos dias de festa em sua honra. 

Este milagre é um dos episódios mais célebres da vida de Santo Ildefonso, da iconografia mariana é grande legado na Espanha. Em memória desse evento, a festa da "Descida da Santíssima Virgem e aparição de Santo Ildefonso" foi instituída e é celebrada em 21 de janeiro em Toledo. A cátedra onde a Virgem se sentou é um local de grande veneração na Catedral de Toledo, com a tradição de que ninguém mais se sentou nela. 

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário