quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Oração a Nossa Senhora de Lourdes para pedir a cura dos enfermos

Oração a Nossa Senhora de Lourdes para pedir a cura dos enfermos 


Ó Deus por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, nós Vos pedimos em favor dos nossos irmãos e irmãs doentes, e nesta oração (pode rezar como oração, tríduo, novena ou trezena) colocamos seus nomes em oração (diga seu nome ou os nomes das pessoas que estão doentes)

Senhor que passaste pelo mundo derramando graças e bênçãos e curando os doentes abençoai estes nossos irmãos e irmãs enfermos. Que eles não desanimem diante do mal que sofrem, mas que possam sempre e de coração aberto, em Vossa presença e no Vosso amor, sentirem-se fortalecidos e que tenham sempre confiança em Vós.

Senhor Deus olhai pelos cuidadores dos doentes, que tenham a graça da paciência, da delicadeza e da esperança. Que todos os enfermos e cuidadores sintam a Tua Presença Senhor,  confortando-os e protegendo-os.  Senhor Deus, abençoai e santificai os enfermos dando-lhes coragem de vencer os momentos de desesperança e de angústia.

Senhor, estende Tua Mão Poderosa, como fizeste a tantos enfermos. Levanta-os e restaura-lhes Senhor a saúde do corpo e a saúde da alma.

Ó Virgem Puríssima Nossa Senhora de Lourdes, que Vos dignastes aparecer num lugar solitário de uma gruta. Nossa Senhora de Lourdes cujas palavras nos exortavam a recitar o Terço e uma vida de penitência e austeridade na fé.

Ó Virgem de Lourdes, que lembrando que Seu filho proclamou ser a fonte da água viva, fez brotar do chão uma água para curar e nos lavar de todas as enfermidade ... (Faça sua intenção pelos doentes)

Ó Virgem de Lourdes, leva-nos até a gruta, ajuda-nos a beber desta água que brota do coração de Teu filho Jesus e que nossa vida, nossa saúde do corpo e da alma, sejam restabelecidas.

Nossa Senhora de Lourdes rogai pelos enfermos.

 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes

11 de fevereiro


A invocação de Nossa Senhora de Lourdes foi uma das mais difundidas no início do século XX. Sua imagem não se encontra apenas em bonitas igrejas modernas, mas também em  simples oratórios, grutas e humildes residências populares.

Bernadete Soubirous, filha de um pobre moleiro da aldeia de Lourdes, no sul da França, saiu para pegar lenha às margens do rio Gave. Passava em frente das rochas de Massabielle quando ouviu um barulho, semelhante a uma rajada de vento. Olhando para cima, viu na reentrância do rochedo uma senhora de grande beleza, circundada por um resplendor. A pequena camponesa, extasiada, tirou o terço do bolso e começou a orar. Quando acabou a última Ave-Maria, a bela dama desapareceu.

Esta aparição deu-se a 11 de fevereiro de 1858 e foi seguida por mais dezessete. Durante várias apresentações a Virgem revelou muitos segredos à modesta camponesa. Em uma delas, mandou a menina beber água e se lavar na fonte, mas apontava para um lugar da gruta completamente seco. Bernadete, curvando-se, começou a arranhar o chão com os dedos e de repente jorrou água do penedo. Quando perguntou à Senhora quem era, Maria respondeu-lhe: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

O culto a Nossa Senhora de Lourdes só foi autorizado pelo bispo de Tarbes em 1862. No local das aparições foi construído belíssimo santuário e uma grande esplanada, onde se realizam as procissões, com devotos de todas as partes do mundo. No sopé do rochedo, junto à fonte milagrosa, encontra-se a gruta com uma estátua da Virgem Santíssima em tamanho natural, muito venerada devido ás numerosas curas, que assombram a medicina moderna.

Maria aparece vestida com uma túnica branca e um véu da mesma cor, que lhe cobre a cabeça e cai nas costas até os pés. Tem as mãos juntas ou cruzadas sobre o peito. Na cintura usa uma faixa azul e de seu braço direito pende um rosário.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Nossa Senhora de Lourdes


Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus.

Nossa Senhora da Gruta, dai-me a graça que vos peço e que tanto preciso (peça a graça).

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Bolo de Santa Escolástica: Receita

O Bolo de Santa Escolástica é uma receita tradicionalmente associada aos mosteiros beneditinos originais da Suíça, e conhecida por ser uma massa delicada que combina maçã, nozes e canela. É um bolo rico em sabores e memória afetiva.

A receita a seguir é uma aproximação das  baseadas nas descrições tradicionais:


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Bolo de Santa Escolástica 


Ingredientes da Massa

3 ovos grandes (em temperatura ambiente)

1 xícara de óleo ou manteiga derretida (ou mistura de óleo e manteiga)

1 e 1/2 xícara de açúcar (preferencialmente mascavo para maior umidade)

2 xícaras de farinha de trigo peneiradas

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal


Recheio 

2 maçãs médias (preferencialmente tipo fuji, gala ou verde) descascadas e picadas em cubinhos ou raladas

1 xícara de nozes picadas

Opcional: 1/2 xícara de uvas passas (brancas ou pretas) hidratadas em água por 2 horas e bem escorridas.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. 

Unte e enfarinhe uma forma com furo central ou retangular.

Prepare a base batendo em uma tigela grande os ovos com o açúcar até formar um creme e adicione o óleo (ou manteiga derretida) misturando bem.

Adicione os ingredientes secos: Misture aos poucos a farinha de trigo, o sal e a canela à massa, sem bater muito, apenas até incorporar.

Incorpore o recheio: Adicione as maçãs picadas ou raladas, as nozes picadas e as passas (se for usar) misturando com uma espátula.

Finalize: Por último, incorpore o fermento em pó misturando delicadamente.

Assar: Coloque a massa na forma untada e enfarinhada. Asse por cerca de 40 a 50 minutos ou até que fazendo o teste do palito, ele saia limpo.

Servir: Espere amornar para desenformar. Opcionalmente, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima antes de servir. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Dicas

Textura: As maçãs raladas ajudam a deixar o bolo mais úmido e as maçãs em cubinhos dão textura.

Sabor: A combinação com nozes e canela é o diferencial desta receita.

Bolo mais aerado: Peneirar os ingredientes secos (farinha, canela) ajuda a deixar o bolo mais leve. 

Algumas variações utilizam melado de cana e farinha integral para um sabor mais intenso.


Bom apetite e um abençoado dia de Santa Escolástica para todos ☺️ 🙏❤️


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




Santa Escolástica e O Milagre da Chuva


 O "Milagre da Chuva" ou "Milagre da Tempestade" de Santa Escolástica é um episódio narrado por São Gregório Magno no livro "Vida e Milagres de São Bento" (Capítulo XXXIII), descrevendo o último encontro entre os irmãos gêmeos, Santa Escolástica e São Bento. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


A História do Milagre

O Encontro Anual: Santa Escolástica, irmã de São Bento, vivia em um mosteiro feminino e se encontrava com seu irmão, fundador da Ordem Beneditina, apenas uma vez por ano para conversas espirituais.

O Pedido de Santa Escolástica: No último encontro, sentindo que sua morte estava próxima, Santa Escolástica pediu a São Bento que ficasse para conversar durante toda a noite, pois poderiam não  se ver novamente na terra.

A Recusa de São Bento: São Bento recusou, argumentando que, como monge, não poderia passar a noite fora de seu próprio mosteiro, pois seria contra a Regra monástica.

A Oração e a Tempestade: Entristecida, Santa Escolástica baixou a cabeça e orou fervorosamente a Jesus. Imediatamente, uma forte tempestade com chuva torrencial começou, tornando impossível para São Bento e seus monges retornarem ao mosteiro.

O Significado: Ao perceber o milagre, São Bento lamentou: "Que Deus te perdoe, irmã, o que fizeste", ao que ela respondeu: "Eu pedi a você e você não me ouviu; pedi a Deus e ele me ouviu".

Desfecho: Os dois passaram a noite conversando sobre as maravilhas de Deus. Três dias depois, Santa Escolástica faleceu, e São Bento viu sua alma subir ao céu em forma de pomba, falecendo ele próprio pouco tempo depois. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Significado Espiritual e Padroeira

A tradição católica destaca que a oração de Escolástica foi ouvida por Deus porque, como disse São Gregório, "ela amava mais, por isso pôde mais". 

Santa Escolástica é, portanto, frequentemente invocada contra tempestades e para obter a graça de uma boa morte. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a Santa Escolástica

 Oração a Santa Escolástica para fortalecer a vida em oração


Ó Santa Escolástica, fiel serva do Senhor e modelo de devoção, a vós elevamos nossas preces com profundo respeito e fé. Vossa vida, dedicada à oração e à meditação, é um exemplo de como a união com Deus pode transformar os corações e as vidas.

Santa Escolástica, que fundastes o ramo feminino da Ordem Beneditina, guiai-nos na busca por uma vida de oração e contemplação. Intercedei por nós, para que possamos encontrar a paz interior e a serenidade em meio às provações da vida. Que vossa presença espiritual nos conduza a uma união mais profunda com o Criador.

Protetora das almas devotas, vós que com vossa oração fervorosa trouxestes a tempestade que impediu a partida de vosso irmão São Bento, ensinai-nos a confiar no poder da oração. Que possamos, inspirados por vosso exemplo, cultivar uma vida de oração intensa e constante, buscando sempre a presença divina.

Santa Escolástica, intercessora poderosa, rogai por nós para que possamos seguir vossos passos na prática da caridade e no serviço ao próximo. Que vossa vida dedicada ao amor e à devoção nos inspire a ser verdadeiros discípulos de Cristo, vivendo com humildade e fé.

Ó gloriosa Santa Escolástica, peça ao Senhor que nos conceda a graça da qual necessitamos (faça aqui seu pedido) e a graça de uma vida espiritual rica e frutífera. Que vossa intercessão nos ajude a enfrentar as adversidades com coragem e a encontrar a paz em Deus. 

Com fé e devoção, oferecemos esta oração, certos de que vossa intercessão nos trará bênçãos e renovação espiritual. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Santa Escolástica

 

Santa Escolástica

10 de fevereiro


Irmã gêmea de São Bento, nascida em Núrsia, na Itália, em 480, demonstrou a mesma fé e seguiu idêntica trajetória de seu irmão. Juntos fundaram a Ordem dos Beneditinos. Quando Bento estabeleceu seu monastério em Monte Cassino, ela fundou um convento em Piumarola, cerca de 7 km de distancia ao sul. Ela é considerada a primeira freira beneditina.

As regras das duas casas eram praticamente as mesmas e eram proibidos de entrarem, um na casa do outro.

Apesar de extremamente unidos, os dois somente se encontravam uma vez por ano, para conversarem sobre teologia e orações, matérias espirituais de grande importância para ambos.

Uma das história mais interessantes de sua vida é a “chuva milagrosa”.

Contam que São Bento foi visitar a irmã e esta, já enferma, pediu-lhe que permanecesse mais um dia. Bento sabia que seria a última vez que estariam juntos na terra. Escolástica também havia pressentido que seria seu último dia com o irmão. Entretanto Bento recusou por não querer quebrar a sua própria regra que proibia passar uma noite fora do monastério. Santa Escolástica chorou copiosamente e colocando sua cabeça sobre uma mesa pediu a Deus que a ajudasse. Repentinamente uma forte tempestade desabou sobre o local impedindo Bento e seus companheiros de retornarem ao mosteiro. O irmão chamou sua atenção, mas sorrindo disse Escolástica: "Você recusou o meu pedido, mas Deus me concedeu”.

Conversaram a noite toda e no dia seguinte ele seguiu viagem.

Logo após seu retorno a Monte Cassino, Bento teve uma visão da alma de Escolástica saindo de seu corpo na forma de uma pomba. Ela veio a falecer três dias depois em 543. Ele colocou seu corpo em uma tumba que  havia preparado para si próprio e deu ordem para que ele também fosse ali enterrado.

Por incrível coincidência, quarenta dias depois, o santo, após rezar a missa, foi socorrido por seus discípulos ao cair no altar, falecendo em seguida.

Suas relíquias foram trasladadas pelo monge Adrevaldo para um Santuário na Igreja de São Pedro em Le Mans, França.  Em 1562 o santuário foi preservado da destruição pelos Huguenotes.

Alguns dizem que nós devemos somente pedir a Deus coisas importantes, mas o amor de Deus é tão grande que Ele nos dá todas as boas coisas que desejamos. Ele ouve nossas preces, nossos louvores e nossos agradecimentos. Nada é grande ou trivial para Deus. Santa Escolástica é obviamente uma daquelas que aprendeu a lição do amor de Deus ao pedir a ele uma tempestade no momento certo.

Na arte litúrgica da Igreja Santa Escolástica aparece de pé, vestindo o hábito de freira beneditina, segurando com a mão direita o báculo de abadessa, e com a esquerda, um livro, simbolizando as regras da ordem que fundou.

Ela é invocada contra tempestades e é a padroeira de Monte Cassino.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santa Escolástica


Meu Deus, autor de todos os bens, recorremos a Vós, por intermédio dos méritos de Santa Escolástica.

Concedei-nos o tempo favorável de que temos necessidade.

Em nossas aflições, concedei-nos a participação nos favores e consolo que Santa Escolástica concede aos vossos servidores.

Assim rogamos por Nosso Senhor Jesus Cristo.

(Repetir três vezes: Santa Escolástica, que concedeis um tempo favorável àqueles que vos invocam, rogai por nós e obtende-nos o auxílio do Senhor)

Reze 1 Pai-Nosso e 1 Ave-Maria.

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: 9° e Último Dia



Novena a Santa Apolônia 

9° e Último Dia 


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Deus, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós vivestes em uma sociedade frequentemente hostil à fé cristã. Um grupo de pagãos começou a atacar brutalmente os cristãos em sua cidade. Apesar do sofrimento que enfrentou, vós vos mantivestes firme em seu amor a Deus e por Sua Igreja, pedimos para que a Igreja seja forte e vibrante.

Ore por nós, para que estejamos sempre dispostos a servir a Deus e à Sua Igreja de todas as maneiras para as quais Ele nos chama. Ore para que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para vivermos vidas verdadeiramente santas.

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Apolônia, protetora da saúde bucal

 Santa Apolônia

9 de fevereiro 

Intercessora contra problemas dentários, padroeira dos dentistas, protéticos e comerciantes de produtos odontológicos. É protetora da saúde bucal. 


Era uma jovem de Alexandria que, antes de ser queimada viva, teve todos os dentes arrancados e o rosto deformado. Depois do martírio, seus dentes foram recolhidos, guardados como relíquias e distribuídos em diversas igrejas da cristandade.

É representada como linda jovem, segurando a palma do martírio com a mão esquerda e na mão direita  um boticão.

Existem várias orações a breviários para pedir a Deus, por intercessão desta admirável santa, alívio para dores de dentes, problemas nas gengivas e  da boca.

É comum as pessoas rezarem para Santa Apolônia usando um raminho de arruda ou alecrim, com o qual se faz uma cruz sobre a região dolorida.


Nós já homenageamos esta admirável santa de quem somos “devotadamente” devotos fazendo 1000 orações que VCS acompanham AQUI 


Com muito amor, no dia de hoje “acarinhamos” Santa Apolônia e agradecemos por tantas graças alcançadas e muitas bênçãos recebidas.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santa Apolônia


Ó Deus, por amor de quem a bem-aventurada Apolônia, Virgem e Mártir, sofreu com tanta constância que se lhe arrancasse todos os dentes, nós vos suplicamos, nos concedais, que todos aqueles que imploram sua intercessão sejam preservados das dores dos dentes, dores  de cabeça, assim como problemas na boca, gengiva e também no rosto,  e que depois da miséria deste desterro vós lhe façais  a graça de chegarem a glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus, vive e reina Convosco em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos.

Amém.

Santa Apolônia rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Apolônia

 Santa Apolônia

09 de fevereiro


Existia no ano de 248, na cidade de Alexandria, um célebre feiticeiro, profetizava  que a cidade seria vítima de terríveis acontecimentos se os adoradores dos deuses não  exterminassem os cristãos, que eram seus maiores inimigos. Abriu-se então forte campanha contra os discípulos de Cristo.

Uma das vítimas dessa cruel  perseguição foi Apolônia, donzela conhecida na cidade e estimada por suas virtudes. Levada ao templo pagão e intimada a prestar homenagens às divindades, resolutamente se negou, dizendo: “Meu Deus é Jesus Cristo e só a ele adorarei. Enquanto tiver vida, minha língua louvará somente a Deus, meu Senhor”.

Os algozes ouvindo estas palavras, armaram-se de pedras e quebraram-lhe os dentes. Apolônia, horrivelmente machucada e sentindo fortíssimas dores, levantou os olhos ao céu, sem pronunciar uma palavra, sem soltar um só gemido. Em vista desta firmeza, os pagãos ameaçaram-na com a fogueira. Apolônia respondeu: “Como poderia trair aquele que meu coração escolheu,  de quem é todo o meu amor?  Não o farei. Antes sofrer morte crudelíssima e morrer mil vezes, que abandonar a meu Jesus”. Fizeram então os pagãos uma grande fogueira e puseram a donzela diante da seguinte alternativa: “Ou agora mesmo sacrificas aos deuses, ou te lançamos viva ao fogo”. Apolônia não respondeu, deteve-se um momento, como se quisesse deliberar alguma coisa e de repente, com um movimento brusco, desembaraçando-se das mãos dos algozes, se lançou ao fogo. As chamas consumiram-lhe inteiramente o corpo. Os cristãos procuraram depois os ossos da mártir e guardaram-nos com muito respeito. Em Roma foi construída uma igreja em honra de Santa Apolônia.

O nome da santa mártir goza de grande veneração entre o povo cristão. Invocam-lhe a intercessão nos sofrimentos dos dentes e problemas de gengiva. É a santa padroeira dos dentistas e protéticos. É protetora da saúde bucal.

O martírio de Santa Apolônia deu-se a 9 de fevereiro em 249.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Em ação de graças divulgo a oração de Santa Apolônia.

Oração a Santa Apolônia


Ó gloriosa Santa Apolônia, por toda a dor que padecestes, quando por ordem do tirano, lhe foram arrancados todos os dentes que lhe davam decência ao vosso angélico rosto, dai-nos  Senhor a graça de estarmos sempre livres de qualquer moléstia relativa a este sentido ou de pelo menos sofrê-la com imperturbável resignação.

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 8 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 8

Novena a Santa Apolônia 

Dia 8


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós sofrestes muito por causa da vossa fé cristã. Fostes brutalmente espancada pela multidão pagã e seus dentes foram todos quebrados. Fostes ameaçada de morte por causa da vossa fé, mas suportastes seus sofrimentos corajosamente recusando-se a renunciar a vossa fé. Pedimos que ore para que possamos unir os nossos sofrimentos aos sofrimentos de Cristo.

Ore por nós, para que possamos servir a Deus fielmente em todas as circunstâncias e para que jamais permitamos que qualquer sofrimento que enfrentemos nos impeça de servir a Deus.

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Josefina Bakhita

 Santa Josefina Bakhita

8 de fevereiro 


Bakhita nasceu no Sudão, África, em 1869. Seu nome significa “afortunada”. Esta flor africana conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes.

Na capital do Sudão, Bakhita foi finalmente comprada por um cônsul italiano, que depois a levou consigo para a Itália. Neste país tornou-se babá da filha de um casal italiano. Devido à necessidade de mudanças, a jovem negra foi direcionada para um mosteiro da Congregação de Santa Madalena de Canossa. Era 1890 e ela tinha vinte e um anos quando foi batizada, recebendo o nome de Josefina.

Bakhita resolveu tornar-se uma irmã canossiana. Por mais de cinquenta anos, esta humilde Filha da Caridade, se dedicou às diversas ocupações na congregação, sendo chamada por todos de “Irmã Morena”. Ela foi cozinheira, responsável do guarda-roupa, bordadeira, sacristã e porteira. As irmãs a estimavam pela generosidade, bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido.

A sua humildade, a sua simplicidade e o seu constante sorriso, conquistaram o coração de toda população. Com a idade, chegou a doença longa e dolorosa. Na agonia reviveu os terríveis anos de escravidão

Irmã Josefina Bakhita faleceu no dia 8 de fevereiro de 1947.  

Sua canonização ocorreu em 1º de outubro de 2000, celebrada pelo Papa João Paulo II no Vaticano. Conhecida como a "santa irmã morena", ela foi a primeira santa da África. 

O processo incluiu o reconhecimento de um milagre ocorrido em Santos, Brasil, onde Eva Tobias da Costa foi curada de lesões graves após recorrer a intercessão de Bakhita.

É a padroeira das vítimas do tráfico humano.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santa Josefina Bakhita

Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olhai por nós.

 Intercedei junto ao Senhor para que cresçamos no seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor, de situação social. 

Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sábado, 7 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 7

 Novena a Santa Apolônia 

Dia 7


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Deus, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós fostes uma das muitas cristãs em Alexandria que sofreram perseguição quando um grupo de pagãos começou a atacar. Vós fostes capturada e severamente espancada. Mas mesmo sob ameaça de morte corajosamente se mantivestes firme em sua fé.

Reze por nós, para que possamos crescer na coragem e em todas as virtudes necessárias para a santidade e para que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para nos aproximarmos sempre mais de Deus.

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Ricardo

 São Ricardo 

7 de fevereiro 


São Ricardo foi rei da Inglaterra no século VII mantendo-se em santidade, caridade e vida reta. Sendo assim, a Igreja atesta: sim, mesmo em meio à tentação do poder, pode um governante, junto com sua família, alcançar os santos altares.

São Ricardo teve três filhos, que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. 

O santo inglês quis fazer uma peregrinação  juntamente com os seus filhos Winebaldo, Wilibaldo e Walberga, mas ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. 

Para os filhos ficaram o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade, não apenas para si, mas também para os outros.  São Bonifácio, parente próximo, convocou os três filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Walberga tornou-se abadessa, Wilibaldo foi bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram em santidade.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a São Ricardo para para a educação cristã dos filhos e virtude familiar.


São Ricardo, vós que soubestes com tanto amor e responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade, com vossas palavras, ensinamentos, exemplos de vida, intercedei junto a Deus para que as crianças e jovens de hoje possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, para que assim, nesta terra, possamos construir o reino de Deus e um dia sermos acolhidos no céu, santos e irrepreensíveis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Amém. 

São Ricardo, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 6

 Novena a Santa Apolônia 

Dia 6


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós fostes uma cristã fiel em uma sociedade que muitas vezes se mostrava hostil à sua fé. Enquanto outros cristãos fugiam de uma multidão pagã, vós fostes capturada, espancada e ameaçada de morte. Mas, por amor a Deus, recusou-se a renunciar à sua fé.

Ore por nós, para que sempre coloquemos nosso relacionamento com Deus acima de tudo em nossas vidas e para que possamos servir a Deus fielmente, não importa quais obstáculos enfrentemos. 

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Paulo Miki

 

São Paulo Miki

6 de fevereiro 


A caminho da morte, os mártires do Japão entoavam louvores a Deus. Quando chegaram a Nagasaki, foram crucificados e São Paulo Miki pregou da Cruz: “Declaro-lhes, pois, que o melhor caminho para conseguir a salvação é pertencer à religião cristã, ser católico”. 


São Paulo Miki, oriundo do Japão, nasceu em 1566 em uma família rica. Recebeu educação com os jesuítas, na Companhia de Jesus, formou-se sacerdote e se tornou um grande pregador.

Nessa época, a perseguição contra a religião e os missionários ficou ainda mais violenta, mas em vez de fugir, seguiu evangelizando, acabando Padre Paulo Miki  preso junto a outros cristãos.

Os perseguidores cortaram a orelha esquerda dos 26 prisioneiros e depois, ensanguentados, fizeram-nos caminhar de povoado em povoado em pleno inverno para atemorizar os que pretendiam se tornar católicos.

Em Nagasaki, os leigos do grupo puderam se confessar com os sacerdotes e, em seguida, todos foram crucificados. 

Testemunhas de seu martírio relataram que, “uma vez crucificados, era admirável vê-los inspirando tudo por amor a Jesus Cristo e a salvação das almas.

Os mártires, que eram jesuítas, franciscanos e leigos, nesse momento cantavam, rezavam e invocavam Jesus, Maria e José aconselhando os presentes a se manterem fiéis à santa religião sempre.

“Meu Senhor Jesus Cristo me ensinou com suas palavras e seus bons exemplos a perdoar os que nos ofenderam, eu declaro que perdoo o chefe da nação que deu a ordem de nos crucificar e todos os que contribuíram com o nosso martírio, e lhes recomendo que se façam instruir em nossa santa religião e se façam batizar”, disse São Paulo Miki.

São Paulo Miki e seus 25 companheiros mártires, conhecidos como os Vinte e Seis Mártires do Japão. que foram crucificados em 5 de fevereiro de 1597 em Nagasaki, Japão, durante a perseguição de Toyotomi Hideyoshi, foram canonizados em 8 de junho de 1862 pelo Papa Pio IX e a sua memória litúrgica é celebrada no dia de 6 de fevereiro.

Paulo Miki é reconhecido como o primeiro jesuíta japonês a morrer martirizado e se tornou um dos padroeiros do Japão. 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 5

 Novena a Santa Apolônia 

Dia 5


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós és venerada como intercessora das pessoas com problemas dentários e padroeira dos dentistas porque sofreu vários traumas em seus dentes. Quando a turba pagã a espancou por causa da sua fé cristã, quebraram todos os vossos dentes. Vós entregastes vossa vida por amor a Deus.

Reze por nós, para que sempre façamos tudo em nossas vidas por amor a Deus e para que façamos tudo ao nosso alcance para servir a Deus dignamente em todas as circunstâncias que enfrentarmos.

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Novena a Santa Ágata pela saúde das mamas

 Novena a Santa Ágata, protetora dos seios, pela saúde das mamas


Oração Inicial da Novena 

Ó gloriosa virgem e mártir Santa Águeda, que, para não trair a fé em Jesus Cristo, preferiste ter os seios arrancados no martírio e miraculosamente curados na prisão, olha por tuas filhas que, cheias de confiança, se dirigem a ti. Tu, que soubeste conservar-te íntegra diante de Deus, liberta-nos da tentação de trocar nossa fé por valores passageiros que nos afastam de Deus. Jovem que foste, livra nossos jovens das drogas, do consumismo, da prostituição e de todo tipo de exploração.

E como disseste ao teu torturador: ‘Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te deu para dele tirares o alimento?’, livra-nos de todos os males da mama para que, a cada dia, vivendo como verdadeiras cristãs, possamos dizer contigo: ‘Tenho na minha alma os seios íntegros, com os quais nutro todos os meus sentidos que, desde a infância, consagrei a Cristo Jesus’. 

Amém.

Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração final da Novena 

Meu Senhor e meu Deus, eu ofereço a Vós meu pedido em união com a Paixão de Jesus Cristo Vosso Filho, junto com os méritos da Sua Imaculada Mãe, Maria, sempre Virgem e todos os santos particularmente Santa Ágata, em cuja honra eu faço esta novena. 

Olhai para mim (diga seu nome ou da pessoa para quem você está pedindo a intercessão) Senhor caritativo.

Me alcance Vossa graça e Vosso amor e graciosamente dignai-vos a atender as minhas preces.

 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Duas Orações Fortes a Santa Ágata protetora dos seios

 


Oração a Santa Ágata 


Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes que os seios mutilados que nunca amamentaram, vós que sentires tamanha dor, dá-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança. Cura-me com a vossa fé lava com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos. 

Ó Santa Ágata, dai-me vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida. Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam, para que a cura seja completa, atingindo também a minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus aos irmãos a caminho da glória da ressurreição. 

Pela glória do vosso martírio dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica. Amém! 

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai). 


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santa Ágata 


Nós imploramos a Vós, Oh! Senhor, para nos dar o perdão de nossos pecados pela intercessão de Santa Ágata, virgem e mártir, que estava sempre agradando a Vós, pela sua eminente castidade e pela suas virtudes. 

Oh! ilustre Virgem e Mártir, Santa Ágata, me guarde e me mantenha prostrado diante do trono onde a colocou Jesus e a onde mais venha a ti agradar. Cheia de confiança na tua proteção, eu peço a ti e a São Pedro, que a ti visitastes na sua mais dolorosa hora, intercedam por mim junto a Cristo e que do mais alto dos céus, se dignem a lançar um olhar piedoso para este humilde servo.

Esposa de Cristo, me sustente no sofrimento, fortificai-me nas tentações, protegei-me nos perigos que me rodeiam, e obtenha as graças necessárias para mim, para a maior glória de Deus e para a salvação de minha alma, em particular a graça especial de…. (especifique aqui o seu pedido).

E acima de tudo, me assista na hora da minha morte Santa Ágata, poderosa junto a Deus, orai por nós.

Oh! Santíssima Trindade, nós agradecemos pelas graças que concedestes à piíssima Santa Ágata, e através da sua intercessão imploramos a Vossa misericórdia e a salvação de nossa alma, apesar de todas as nossas misérias, fraquezas e iniquidade. 

 Amém.

Santa Ágata rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Santa Ágata

Santa Ágata

05 de fevereiro


Virgem e mártir, Santa Ágata (Ágatha ou Águeda) nasceu no século III, entre 230 e 235,  em uma família muito conhecida, na Catânia, na Sicília, Itália.  Muito cedo, ela discerniu um chamado de Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor.  A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio, o Diocleciano,  levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem a Cristo eram punidos com torturas,  muitos sofrimentos e a morte.

Santa Ágata  que se consagrara ao Senhor e  amava  somente a Deus, foi pedida em casamento por um jovem chamado Quinciano. Claro, por coerência e por vocação, ela disse 'não'. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada sofrendo terríveis sofrimentos e humilhações. Chicoteada, teve seus seios arrancados e segundo a tradição foi curada de seus ferimentos e da mutilação  por São Pedro que a visitou na prisão.

Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor Jesus Cristo e que para ela essa era a  verdadeira riqueza, nobreza de sentimentos e conhecimento profundo da palavra de Deus.

Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma  prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Ágata antes de tudo. Então, novamente, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Ágata, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu. Foi então submetida ao suplício das brasas ardentes e em 5 de fevereiro de  254  faleceu em sua cela.

Sua morte foi seguida de um tremor de terra que abalou a cidade. Um ano após a sua morte, o Etna entrou em erupção, despejando um mar de lava em direção a Catânia. Os habitantes colocaram o véu que cobria a sepultura da santa diante do fogo, que imediatamente cessou, poupando a cidade.

A santa passou por muitas dificuldades, mas em tudo demonstrou que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde e na dor.

Sua proteção é invocada contra os tremores da terra, as erupções vulcânicas, os incêndios e também é padroeira das virgens, dos fundidores e ourives.

Santa  Águeda é também a protetora dos seios, das lactantes humanas e animais, das mulheres com doenças mamárias e câncer de mama.

Suas relíquias foram levadas a Constantinopla em 1040 por um general bizantino. Em 1126 dois soldados franceses furtaram os restos mortais de Ágata que foram entregues ao bispo Maurício no Castelo de Acci. Em 17 de agosto do mesmo ano suas relíquias voltaram para Catânia onde permanecem até hoje.

Sua festa litúrgica comemora-se em 5 de fevereiro e seu culto estende-se pela Igreja Universal sendo seu nome lembrado na I Oração Eucarística (Cânone Romano).


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Santa Ágata

Gloriosa Santa Ágata, cheia de confiança em vós, eu imploro que intercedeis por mim junto a Deus Pai. Fortificai-me no tratamento necessário para a minha cura abençoando a mim, quem cuida de mim, médicos e medicamentos. Santa Ágata, socorrei-me neste momento (diga qual a situação em que se encontra com relação a enfermidade). Intercedei junto a Deus para que Ele me cure e faça voltar a minha saúde plena e minha alegria de viver.

Amém.

Rogai por nós, Santa Ágata.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 4

 

Novena a Santa Apolônia 

Dia 4


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, foste capturada por teus perseguidores pagãos em Alexandria enquanto outros cristãos fugiam da cidade. Foste espancada repetidamente, e os muitos golpes quebraram teus dentes. Por causa desse sofrimento que suportaste, és venerada como a padroeira daqueles que sofrem de dores de dentes. Interceda, nós vos suplicamos, por todos que tenham problemas dentários.

Reze por nós, para que jamais permitamos que qualquer sofrimento nos impeça de servir a Deus e para que nos aproximemos cada vez mais de Deus a cada dia de nossas vidas.

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São João Brito

 São João Brito 

4 de fevereiro 


João nasceu em Lisboa ao 1º de março de 1647, filho de um membro da corte portuguesa (que mais tarde seria governador do Rio de Janeiro), Salvador de Brito Pereira e da nobre Brites de Portalegre. Apesar da saúde frágil, desde a infância João alimentou o desejo de se tornar evangelizador. Fez os estudos superiores na famosa Universidade de Coimbra, mas queria completar os estudos teológicos na Índia. Aos vinte e seis anos, ordenou-se sacerdote, entrou para a Companhia de Jesus e rumou para o país onde sonhava pregar seu apostolado.

Começou sua atividade missionária em Malabar  caminhando descalço enormes distâncias levando apenas uma manta de algodão e livros religiosos. A sua figura tornou-se emblemática do novo método de evangelização seguido na Índia pelos missionários. Em tudo vivia como um habitante hindu; nas vestimentas, nos costumes alimentares e no comportamento, porém sempre revelando sua fé e pregando o cristianismo. 

Ocorre que as ideias defendidas por ele iam contra os princípios da sociedade hindu que, com suas divisões de castas, tinha horror à pregação de “um só rebanho onde todos são iguais perante o Criador”. Mesmo com toda a oposição dos poderosos, João de Brito converteu comunidades inteiras de hindus. Foram 15 anos de apostolado ao fim dos quais voltou a Portugal.

Lá, recebeu o convite para ser conselheiro do rei Pedro II e preceptor de seu filho, mas recusou a oferta e voltou para a Índia onde encontraria a morte deparando-se com cristãos mortos e igrejas  queimadas. Era uma revolta dos sacerdotes hindus, chamados brâmanes, especialmente contra cidadãos cristãos.

João de Brito foi preso e sumariamente decapitado. Era o dia 04 de fevereiro de 1693. O Papa Pio XII proclamou Santo João de Brito em 1947 marcando sua festa litúrgica para o dia de seu martírio.

É o padroeiro dos missionários.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a São João de Brito


Senhor, que fortalecestes com invencível constância o mártir São João de Brito para pregar a fé entre os povos da Índia, concedei-nos, por seus méritos e intercessão, que, celebrando a memória do seu triunfo, imitemos os exemplos da sua fé. 

Amém. 

São João de Brito, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 3

 Novena a Santa Apolônia 

Dia 3


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós que praticastes sua fé cristã em meio à perseguição. Quando os pagãos de Alexandria começaram a atacar brutalmente os cristãos, eles a espancaram até quebrar seus dentes. Apesar da brutalidade com que seus perseguidores a trataram, vós se mantivestes firme em sua fé.

Reze por nós, para que possamos fazer tudo ao nosso alcance para conduzir as pessoas a Cristo e que possamos aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá para progredir em virtude e santidade a cada dia. 

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Oração a São Brás, bispo e mártir


 Oração a São Brás 


Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige. 

 (Faça seu pedido)

 Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:

 De verdade e não de mentira;

 De justiça e não de calúnia;

 De bondade e não de aspereza;

 De compreensão e não de intransigência;

 De perdão e não de condenação;

 De desculpa e não de acusação;

 De respeito e não de desacato;

 De conciliação e não de intriga;

 De calma e não de irritação;

 De desapego e não de egoísmo;

 De edificação e não de escândalo;

 De ânimo e não de derrotismo;

 De conformidade e não de lamúrias;

 De amor e não de ódio;

 De alegria e não de tristeza;

 De fé e não de descrença;

 De esperança e não de desespero.

 São Brás intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.

 São Brás, rogai por nós! (3 x)

 Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença.

 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

São Brás

 São Brás

03 de Fevereiro


 Nasceu em Sabaste, na Armênia, no final do século III. Originário de família rica recebeu uma educação cristã, vindo a se tornar bispo de Sabaste ainda bem jovem. Era médico e aproveitava sua profissão para ajudar, tanto os ricos como os pobres, a qualquer hora do dia ou da noite. A ele recorriam diversas pessoas buscando auxílio para suas aflições, principalmente para os males da garganta. Muitas curas maravilhosas são atribuídas à sua fé e santidade. Ele é festejado a 03 de fevereiro.

Perseguido por Agrícola, governador da Capadócia (atual Armênia), refugiou-se em uma caverna, no monte Argeu, onde se tornou amigo dos animais selvagens, curando suas feridas e doenças.

Agradecidos,  leões, tigres e ursos lhe traziam comida. Encontrado por caçadores, foi levado até o governador. Como não quis renegar o cristianismo, foi trancado numa cela para morrer de fome. Bondosa mulher, que havia sido ajudada por São Brás, levou-lhe comida secretamente, salvando-o da morte certa. Foi então pendurado num mastro e sua pele rasgada com pontas de ferro. Por esse motivo é também considerado protetor dos cardadores (pessoas que trabalham com ferramentas que possuem pontas de ferro utilizadas para desembaraçar fibras têxteis). Após ter suportado este suplício, teve a cabeça decepada no ano 316.

A devoção a São Brás, iniciada na Igreja Grega, principalmente na Rússia, onde ele é invocado contra as doenças dos animais, tomou incremento na igreja Latina após a transladação de suas relíquias para o Ocidente, pelos cruzados.

É considerado protetor contra engasgues e as moléstias de garganta por ter salvo uma criança, retirando uma espinha de peixe que atravessara sua garganta, sufocando-a. O gesto mais comum no Brasil, quando uma pessoa está engasgada, é bater nas suas costas dizendo: “São Brás, São Brás”, até que desapareça o problema. Ainda hoje existe o costume da benção de São Brás, em que o sacerdote benze os fieis com duas velas cruzadas.

Devido a essa devoção, várias são as imagens do Santo Bispo na arte religiosa popular brasileira, nas quais ele é representado com a mitra  de bispo na cabeça, o báculo, que simboliza sua autoridade episcopal, na mão direita, e duas velas cruzadas na mão esquerda.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


A oração mais conhecida, dirigida a São Brás


O bem-aventurado São Brás, que recebestes de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige,  conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus e agradecer a vós meu protetor.

 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 2

Novena a Santa Apolônia 

Dia 2


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, vós viestes em uma sociedade hostil aos cristãos. Quando um grupo de pagãos começou a atacar os cristãos em sua cidade, vós fostes capturada e espancada por ser cristã e embora soubesse que isso a levaria à morte se manteve-se firme em sua fé.

Pedimos que leve as nossas petições ao trono de Deus fortalecendo e abençoando todos os que são perseguidos por sua fé.

Reze por nós, para que possamos praticar nossa fé com coragem em todas as circunstâncias e para que cresçamos no amor a Deus a cada dia de nossas vidas. 

E nesta novena pedimos especialmente por (mencione aqui suas intenções).


Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nossa Senhora dos Navegantes

 Nossa Senhora dos Navegantes

02 de Fevereiro


Ela é representada de pé, dentro de uma barca, tendo nos braços o Menino Jesus, porque nas procissões marítimas em seu louvor sua imagem é levada dentro de uma embarcação. Maria geralmente é comparada à Estrela do Mar, que protege os navegantes, mostrando-lhes o melhor abrigo e também o porto da salvação.

Este culto teve início durante a Idade Média, no tempo das Cruzadas, quando os cristãos atravessavam o Mediterrâneo em demanda da Palestina, a fim de defenderem os lugares santos da profanação dos infiéis. Eles tinham na memória as terríveis travessias marítimas enfrentadas pelas frágeis embarcações da época. Por isso recorriam ao patrocínio de Maria quando se viam à mercê das ondas.

No tempo das grandes navegações, esta devoção desenvolveu-se ainda m ais entre os navegantes portugueses e espanhóis, que se aventuravam no oceano imenso e desconhecido. Antes da partida das caravelas os viajantes assistiam à Santa Missa e imploravam a proteção da Mãe dos Navegantes nas perigosas jornadas de além-mar.

A invocação de Nossa Senhora dos Navegantes é muito usada entre os pescadores, homens modestos que diariamente enfrentam o furor das ondas à procura do sustento para suas famílias. A prova disso é que os mais conhecidos santuários da Padroeira estão situados em áreas de pescaria. Em todos esses núcleos pesqueiros a festa da Padroeira é celebrada com animadas procissões marítimas, precedidas da embarcação que leva a Virgem Maria. 


Existe um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da mitologia africana Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive, festas em homenagem às duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá, tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhes é dedicado, com uma grande procissão fluvial durante o qual os devotos atiram aos rios flores, fitas e guirlandas, como oferenda à Protetora dos Navegantes.


Antes do encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes. As embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregam a imagem, proporcionando um encontro ecumênico assistido da orla por várias pessoas.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Oração a Nossa Senhora dos Navegantes


Nossa Senhora dos Navegantes. Mãe de Deus Criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares, protegei-me em todas minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, rios e ressacas não perturbem minha embarcação. Que monstro nenhum nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso á minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós, e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a benção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade.

 Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!

 Amém.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Novena a Santa Apolônia: Dia 1

Novena a Santa Apolônia 

Dia 1


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


Querido Senhor, nós Te agradecemos e Te louvamos por nos teres dado Santa Apolônia como exemplo de santidade. Por favor, ouve as orações que ela Te apresenta em nosso nome.


Santa Apolônia, sabemos pouco sobre sua vida, mas sabemos que quando uma turba pagã começou a atacar os cristãos em Alexandria vós se mantivestes firme na fé, resistindo aos brutais maus-tratos.

Pedimos que ore por nós, para que possamos sempre servir a Deus fielmente, apesar de quaisquer dificuldades que possamos enfrentar e ore para que possamos nos manter firmes em nossa fé mesmo em meio a grande sofrimento.

E nesta novena pedimos especialmente por vossa intercessão (mencione aqui suas intenções).

Santa Apolônia, rogai por nós!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑