Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Santo André, Apóstolo-



Santo André
30 de Novembro


Natural de Betsaída, na Galiléia, era irmão de São Pedro e assim como ele também era pescador.
Discípulo de São João Batista, estava ao lado do Precursor quando Jesus passou por eles e São João lhe disse: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira os pecados do mundo”.
Tornou-se apóstolo de Jesus, tendo sido o primeiro a ser chamado pelo Mestre. Apresentou-lhe seu irmão Simão Pedro, e ambos abandonaram as redes de pesca para seguirem o Messias. Foi ele quem levou o menino com alguns pães e peixes até Jesus, proporcionado assim o milagre da multiplicação. Acompanhou Cristo durante 3 anos e foi testemunha de suas pregações e de seus milagres. Recebeu o Espírito Santo junto com Maria e os demais apóstolos. Depois de Pentecostes pregou o Evangelho em Jerusalém, na Grécia e na Rússia.
Foi crucificado no ano 60, numa cruz em formato de “X”, que ficou conhecida como a “cruz de Santo André” e que se tornou seu símbolo na Igreja.
Amarrado no madeiro, continuou pregando o Evangelho, enquanto permitiram suas forças. No momento de sua morte, uma luz divina envolveu seu corpo, paralisando os presentes.
Em 357 suas relíquias foram transferidas para Constantinopla e depois em 1210 para a catedral de Amalfi, na Itália.
Patrono da Escócia, da Grécia e da Rússia, sua festa é celebrada em 30 de Novembro.
O Santo, padroeiro dos açougueiros, pescadores e mineradores é representado com vestes de apóstolo, junto da cruz em “X”.




Oração de Santo André

Santo André, que permaneça  em mim a alegria de viver e a coragem firme que tenho de amar o meu Deus Pai Todo-Poderoso. Não me deixe frágil diante de pessoas que só ficam  se lamentando, que eu tenha forças para levar palavras de alegria e riqueza espiritual e possa transformar esse ser em alguém mais amado, mais querido, mais protegido. Que sua presença, meu Santo André, permaneça no coração de todos e que possamos transmitir, por meio de suas glórias, as devoções cheias de louvores.
Santo André, rogai por nós!
Amém
( Rezar três Pais-Nossos  e três Credos)


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 29 de novembro de 2016

São Saturnino-



São Saturnino
29 de novembro


Saturnino, bispo de Toulouse, é um dos santos mais populares na França e na Espanha.
A Paixão de Saturnino é além de tudo um documento muito importante para o conhecimento da antiga Igreja da Gália. Segundo o autor da Paixão, que escreveu entre 430 e 450, Saturnino fixou sua sede em Toulouse em 250, sob o consulado de Décio e Grato. Naquela época na Gália existiam poucas comunidades cristãs compostas por um pequeno número de fiéis, enquanto os templos pagãos ferviam de pessoas que sacrificavam aos deuses.
Saturnino que fazia pouco tempo que tinha chegado a Toulouse, proveniente da África, como se lê no Missal Gótico, esse nome é africano, havia já colhido os primeiros frutos da sua pregação ganhando para fé de Cristo um bom número de cidadãos.
O santo bispo, para chegar a um pequeno oratório de sua propriedade passava todas as manhãs diante do Capitólio, o principal templo pagão, dedicado a Júpiter Capitolino, onde os sacerdotes pagãos ofereciam em sacrifício ao deus pagão um touro para obter as respostas aos pedidos dos fiéis.
Ao que parece a presença de Saturnino tornava os deuses mudos e os sacerdotes culparam disso o bispo cristão, cuja irreverência teria irritado a suscetibilidade das divindades pagãs. Um dia o povo o cercou ameaçadoramente  e lhe impôs sacrificar um touro diante do altar de Júpiter. O bispo recusou imolar o animal, que pouco depois seria o instrumento de seu martírio. Enfurecidos, os pagãos, pegaram-no e amarraram-no ao pescoço do touro aguilhoando o animal que fugiu enraivecido escada abaixo do Capitólio, arrastando o bispo.
Saturnino, com os membros despedaçados, morreu pouco depois e seu corpo foi abandonado no meio da estrada, recolhido por piedosas mulheres, que lhe sepultaram.
Sobre seu túmulo, um século mais tarde, Santo Hilário construiu uma capela. No século VI o duque Leunebaldo, reencontrando as relíquias do mártir, fez edificar no lugar a igreja dedicada a São Saturnino (em francês, Saint-Sernin-du-Taur) que em 1300 assumiu o nome atual de Nossa Senhora do Taur.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

São Tiago das Marcas-



São Tiago das  Marcas
28 de novembro


Em conjunto com João de Capistrano, Bernardino de Sena e Alberto de Sarteano, Tiago das Marcas é uma das colunas da Observância Franciscana, a singular reforma da Ordem no século XV, que, opondo-se a um humanismo exagerado, propôs o retorno à vida pobre e simples e ao zelo apostólico que caracterizou o franciscanismo primitivo.
Nascido em 1391 em Montprandone, Piceno, desde muito novo se sentiu atraído pelo ideal franciscano, e vestiu o hábito dos frades menores no convento dos Cárceres, perto de Assis. Era tão propenso à mortificação, que o seu mestre de teologia e de vida espiritual, São Bernardino de Sena, teve de lhe recomendar certa moderação. Dotado de excepcionais dotes oratórios, uma vez ordenado sacerdote percorreu a Itália e grande parte da Europa a pregar a fiéis, hereges e infiéis, com abundantes frutos de conversão e reforma de costumes.
Recusou a oferta do arcebispado de Milão e foi conselheiro de papas e imperadores. Esteve ao serviço da santa Sé em numerosas missões, e sucedeu a São João de Capistrano como guia espiritual da cruzada contra os turcos.
Sendo um pregador de raras qualidades, exerceu essa forma de apostolado não apenas na Itália, mas ainda em países estrangeiros, como a Bósnia, a Boêmia e a Polônia. Estava em meio de uma refeição quando lhe chegou às mãos a ordem papal de partir para a Hungria. Levantou-se imediatamente, sem acabar de comer, para cumprir a ordem recebida. Era assim a sua obediência, absoluta e instantânea.
Levava uma vida de rigor e austeridade. Durante o ano fazia nada menos de sete quaresmas, e nos outros dias a sua alimentação limitava-se a pequenas e pobres rações, como favas simplesmente cozidas em água. Debilitado pelos jejuns, por seis vezes recebeu a Unção dos Enfermos. Apesar disso resistiu até aos 80 anos na fatigante vida de pregador volante.
Os temas de sua pregação eram idênticos aos de São Bernardino, cauterizando em especial a avareza e a usura. Para combater esta praga social idealizou os Montes de Piedade ou Montepios, onde os pobres podiam empenhar os seus bens por um preço justo e com juros mínimos, ao contrário do que faziam os usuários privados.
No dia 28 de novembro de 1476, com 85 anos de idade, faleceu em Nápoles, onde se conservam os seus restos mortais na igreja de Santa Maria Nova. Apaixonado pelo estudo traduziu muitas obras e compôs algumas de sua autoria, as quais nos permitem ter um conhecimento profundo da sua vida, da sua espiritualidade e da sua ação apostólica.



Oração a São Tiago das Marcas

Ó Deus, que fizestes de São Tiago das Marcas um grande arauto do Evangelho, para salvação das almas e para chamar os pecadores de volta ao caminho das virtudes; concedei que, por sua intercessão, purificados de todo pecado, alcancemos a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 27 de novembro de 2016

A Guirlanda do Advento-

                                                                                



Este ritual deve ser feito 4 domingos antes do dia do Natal, a data é móvel, portanto é preciso estar atento a um calendário.
Este é o tempo de espera do nascimento do Salvador.
Neste ano de 2016, o primeiro domingo do advento cai no dia 27 de novembro.
Confira no calendário e verá que o último domingo antes do Natal cai exatamente no dia 18 de Dezembro.

Eis a guirlanda utilizada nas casas cristãs durante o mês de dezembro.
Numa liturgia adequada, a cada domingo acende-se uma vela. No Natal as quatro velas desaparecem porque reina a grande vela do Natal, a luz de JESUS. Na guirlanda de cipreste (que é um vestígio de costumes pagãos) está representada toda a natureza que, junto com o homem, espera a salvação.
A  guirlanda do advento é o primeiro anúncio do Natal.
Guirlanda, como o nome mesmo indica é feita com ramos verdes, em sinal de esperança, enfeitadas com fitas vermelhas representando felicidade, e advento quer dizer chegada, começo e renascer.
O dia do Advento de Cristo é anunciado um mês antes do Natal, onde é dependurado nas portas das residências arranjos anunciando a chegada do Messias.
Diz a lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. 
    
Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas;  a esperança, a fé e a alegria. Em muitos países, se tem a tradição de colocar junto a guirlanda, quatro velas, para o tempo prévio da chegada do Menino, ou seja, quatro semanas.
Acenda no meio desta guirlanda as velas; uma a cada semana, durante os próximos domingos.

                                                                              


No primeiro domingo do advento, monte a guirlanda com galhos de pinheiro ou cipreste coloque fitas, laços e enfeites vermelhos, flores, frutas e amêndoas.
No meio dela reserve um espaço e acenda aí uma vela azul, chamando pelo anjo azul e pedindo que ele lhe traga alegria.
Na tradição, a primeira vela celebra o tempo de criação.
                                                                         
       



No segundo domingo do advento acenda uma vela verde, que segundo a lenda, representa a cor das asas do anjo enviado por DEUS para anunciar o nascimento de Jesus. Esse anjo também mostrou à humanidade como preparar a terra para o cultivo e fez chover para que os rios corressem mais rápido e espalhassem a notícia.
Esse anjo está relacionado com a Natureza e VC pode chamá-lo para ser presenteado(a) com a graça da Esperança.

                                                                                   

                       

No terceiro domingo do Advento, acenda uma vela amarela em agradecimento a Deus por ter enviado seu filho Jesus.
A vela homenageia o anjo de asas amarelas que saiu cedo para anunciar a chegada do menino Jesus. O anjo chegou  no final da tarde, trazendo as luzes do pÔr-do-SOl e disse a todos que se preparassem para receber a criança abençoada.

                                                                               


No último domingo do advento acenda uma vela vermelha para celebrar a presença de Jesus entre os homens.
Agradeça ao anjo de asas vermelhas, pois ele se ofereceu a Deus para ajudar a humanidade e anunciar a chegada de Jesus. Com isso, Deus lhe concedeu uma luz especial para ser colocada no coração de cada pessoa, preparando-as para o Natal!

                                                                                 



Atenção:- Cuidado ao acender suas velas!
Velas são perigosas, podem causar incêndios.
Um adulto deve necessariamente supervisionar uma vela acesa.


Estamos em contagem regressiva para o Natal!

Abraços Fraternos e Carinhosos.

                                                                                


sábado, 26 de novembro de 2016

Nossa Senhora das Graças-



Nossa Senhora das Graças
27 de Novembro


 Nossa Senhora das Graças se revelou a jovem Catarina Labouré, noviça da Congregação das Filhas da Caridade no Convento de Paris, em 27/11/1830. Estava ela orando na Capela do Mosteiro, quando uma iluminação intensa chamou sua atenção. A Mãe de Deus estava de pé sobre um globo terrestre, esmagando uma serpente sob os pés. De suas mãos estendidas desprendiam raios de luz. A oração de Catarina foi interrompida pelas palavras da Virgem, que dizia: “Estes raios são o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que me invocam.” Em volta da Virgem estavam escritas as palavras “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós.”
Esta legenda foi gravada em torno da imagem de Nossa senhora das Graças, na Medalha Milagrosa,mandada cunhar pela noviça, por ordem de Nossa Senhora, que prometeu graças especiais para aqueles que a usassem.
                                               


No verso da Medalha, a letra M representa a inicial do nome da Virgem Maria. Acima da letra, uma cruz, simbolizando a cruz de Cristo para lembrarmos que Ele morreu para a nossa salvação. Doze estrelasestão desenhadas em volta da Medalha que indicam a coroa da Virgem Santíssima, coroada pelos anjos rainha do Céu e da Terra, simbolizando assim seu poder.
Lado a lado, encontramos o Coração de Jesus e o Coração de Maria. O primeiro está envolto por uma coroa de espinhos e possui uma chaga aberta, indicando os nossos pecados. O segundo, está atravessado por uma lança, representando toda a dor que Maria sentiu pela crucificação de seu filho Jesus. Dos corações saem duas pequenas chamas mostrando que queimam de amor pelos seres humanos.
A Medalha Milagrosa mostra a missão de Maria como Medianeira de todas as graças e atesta sua poderosa intercessão junto a Deus, em favor de seus devotos.




Oração a Nossa Senhora das Graças

Abençoada e cheia de luz, Nossa Senhora das Graças, Mãe de Cristo, poderosíssima sejais Vós, por espalhar tanta fé celestial e tanta cura divina. Que o perdão, a coragem, o arrependimento, o socorro e o amor cheguem aos corações aflitos para que encontrem a paz, a esperança da ressurreição e o perdão da alma para todo o sempre. Nossa Senhora, sede a mão que os conduzirá até a luz que reina nos céus para a glorificação de todos os seres.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Santa Catarina de Alexandria-



Santa Catarina de Alexandria
25 de Novembro


De família nobre , nasceu em Alexandria no final do século III. Desde pequena instruiu-se nas verdades do cristianismo e na ciência teológica. Aos 18 anos sua beleza e inteligência eram tão impressionantes que Maximino Daia, o César  do Império Romano no Egito, se apaixonou por ela. Diante de sua recusa , por ser cristã, ele contratou 50 filósofos pagãos para convencê-la  de que Cristo não era Deus. Os sábios ficaram tão aturdidos  com a precisão de raciocínio da jovem que acabaram se convertendo  ao cristianismo. Maximino tentou conquistá-la com presentes. Catarina, porém, rejeitou todas as propostas do soberano, dizendo que só desejava por esposo o Divino Salvador.
O imperador, furioso, deu ordens para que ela fosse presa e flagelada, mas não conseguiu demover a moça de suas convicções religiosas. Ordenou então que a martirizassem presa a uma roda com lâminas pontiagudas. Ao tocar o corpo da jovem a roda se rompeu. E o tirano mandou decapitá-la. Quando deceparam sua cabeça, de seu pescoço começou a jorrar leite em vez de sangue.
Por esse motivo é invocada pelas mães, que tendo pouco leite, precisam amamentar seus filhos.
Morreu aproximadamente no ano de 305 e seu corpo foi sepultado no Monte Sinai, mesmo local em que Moisés recebeu de Deus as tábuas da lei. Dizem que foram os anjos que levaram seu corpo. Mais tarde sobre sua sepultura foi construído um convento que ainda hoje existe e é habitado por monges gregos.
É cultuada tanto pela Igreja Oriental, como pela Ocidental.
Seu dia é festejado em 25 de Novembro.
É invocada pelos estudantes, filósofos, cristãos, oradores e advogados.
Foi padroeira da Faculdade de Teologia de Paris.
É representada de pé, segurando uma roda quebrada.




Oração a Santa Catarina de Alexandria
Para proteção contra acidentes

Santa Catarina, vós quebrastes a roda da engrenagem das mãos dos torturadores e por isto és invocada como protetora contra os acidentes; eu vos peço, protegei-me de todo e qualquer acidente.
Acidentes de trânsito, acidentes com arma de fogo, acidentes de quedas e tombos, acidentes a pé e a cavalo, acidentes com instrumentos de trabalho, acidentes com venenos e agrotóxicos, acidentes com máquinas e explosivos, acidentes de mordidas de cobras ou aranhas, acidentes em casa, na estrada, na roça, no campo ou no mato.
Protegei meu corpo de todo e qualquer perigo que a cada instante estou sujeito a enfrentar.
Defendei também a minha alma contra os perigos espirituais, que são tantos, em toda parte.
Santa Catarina protegei-me e salvai-me.
Que Assim Seja.
Amém

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Santo André Dung-Lac e companheiros-




Santo André Dung-Lac e companheiros
24 de novembro


A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas.
São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres.
Eram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas ou seminaristas.
Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, que de acordo com o Martirológio Romano-Monástico, eram cristãos convertidos no século XVI pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã e foram martirizados, acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870 e foram beatificados no ano jubilar de 1900, pelo Papa Leão XIII.
Dentre eles muito se destacou o padre André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja católica vietnamita.
Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823.
Durante seu apostolado foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.
Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer".
Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
Passada esta fase tenebrosa, veio um período de calma que durou cerca de setenta anos.
Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.
A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora.
A única fuga possível era através de embarcações precárias que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam invariavelmente à morte.
Entretanto o Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois, quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires.
O Papa João Paulo II em 1988 inscreveu esses heróis de Cristo no Livro dos Santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-Lac, no dia de sua morte.




Oração aos santos mártires vietnamitas
Ó santos mártires do Vietnam, como é gratificante recordar o heroísmo de tanta gente corajosa! Não permitam que eu apenas admire a coragem de todos vocês. Possa eu imitá-los na santidade do dia a dia.
 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

São Clemente I-



São Clemente I
23 de novembro


São Clemente I, também conhecido como Clemente Romano (em latim, Clemens Romanus), foi o quarto papa da Igreja Católica, sagrado bispo por São Pedro, tendo dirigigo a Igreja entre 88 e 96. Nascido em Roma, de família hebraica, foi o sucessor de Anacleto I  e autor da Epístola de Clemente aos Coríntios, o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto.
Após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito do primeiro Papa e iniciou o uso da palavra Amém nas cerimônias religiosas.
É conhecido pela carta que escreveu para atender a um pedido da comunidade de Corinto, na qual rezava uma convincente censura à decadência daquela igreja, ameaçada de desagregação e ruptura, devida sobretudo às lutas, invejas e ciúme entre os fiéis (consta que os presbíteros mais jovens teriam usurpado as prerrogativas dos mais velhos) e estabelecia normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos).
Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.
E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início.
Escreve-lhes então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência.
Neste pontificado ocorreu uma segunda perseguição aos cristãos, na época do imperador Domiciano, no ano de 96. Clemente foi preso e exilado para a Criméia, onde foi condenado com outros cristãos, a trabalhar nas minas e pedreiras de Galípoli. O que mais os importunava era a falta de água no local de trabalho. O Santo papa pediu a Deus que se compadecesse do povo, como o tinha feito com os israelitas.
Terminada a oração, São Clemente viu no alto da montanha, um cordeirinho que parecia indicar com a pata determinado lugar. Dirigiu-se imediatamente para o local e começou a cavar a terra. Qual não foi sua alegria quando, ao primeiro golpe, viu brotar uma água deliciosa e abundante, colocando termo à aflição dos companheiros. Os próprios pagãos começaram a ver um enviado do céu, e muitos se converteram à religião cristã, por isso foi atirado ao mar com uma âncora amarrada ao pescoço, tornando-se num mártir dos princípios da Cristandade.  Devido a um milagroso recuo das águas por 7 dias, seu corpo foi encontrado e colocado num túmulo de mármore branco, ond epermaneceu até o século IX, quando suas relíquias foram levadas a Roma e depositadas na Basílica de São Clemente.
Seu nome foi incluído no Cânon Romano da Missa.
Foi sucedido por Santo Evaristo.
A Igreja Bizantina Grega celebra Clemente como santo e mártir no dia 24 de novembro (assim como Pedro). Na Igreja Bizantina Russa, os dois são lembrados no dia 25 de novembro. Na Igreja Romana, 23 de novembro. Em sua honra, foi erguida a Basílica de São Clemente.
Ele é representado com a tiara papal, vestes de pontífice e segura na mão a palma do martírio. Um dos quadros mais famosos do pintor italiano Tiepolo é a aparição da Santíssima Trindade ao Santo Pontífice. Na basílica de São Clemente em Roma, uma das mais interessantes da cidade eterna sob o ponto de vista artístico e arqueológico, existe antigo mosaico representando São Clemente ao lado de São Pedro, ambos vestidos com roupas eclesiásticas.

           

São Clemente Romano
Oração de intercessão e ação de graças

Ó Senhor, nosso Deus, abriste os olhos de nossos corações para que pudéssemos conhecer-te, ó Altíssimo , o Santo entre os santos, que humilha a insolência do soberbo, que torna os desígnios humanos nulos, que exalta ao humilde e humilha o poderoso, que tem o poder de enriquecer e empobrecer, que tira a vida, que salva, que dá a vida! Ó Senhor, nós te imploramos: Sê nosso socorro e nossa fortaleza; sê a salvação dos oprimidos; apieda-te dos decaídos; revela-te aos que se encontram em necessidade; cura os enfermos; traz de volta ao vosso povo os que se desviaram de teus caminhos; alimenta os famintos; fortalece os fracos; consola os que estão tristes! Que saibam todas as nações que somente Tu és Deus, que Jesus Cristo é teu filho, que somos teu povo e ovelhas do teu rebanho! Não leves em conta os pecados dos teus servos e tuas servas, mas purifica-nos com tua verdade e dirige nossos passos para que possamos andar na santidade de coração e fazer o que é bom e agradável a teus olhos! Sim, Mestre, mostra-nos tua face para o bem na paz, para nos protegeres com tua mão forte e nos preservares de todo pecado por teu braço excelso, e nos livres de quantos nos odeiam sem motivo.Dá a concórdia e a paz a todos os que habitam nesta terra, assim como as destes aos nossos pais, na fé, quando eles te invocaram em santidade, fé e verdade! Graças te damos por meio do teu grande Sumo Sacerdote Jesus Cristo, por quem sejam a Ti a glória e a majestade, agora, de geração em geração, pelos séculos dos séculos.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 22 de novembro de 2016

Santa Cecília-



Santa Cecília
22 de Novembro


Certa vez, o cardeal brasileiro dom Paulo Evaristo Arns assim definiu a música: "A música, que eleva a palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e bondade". Podemos dizer que com suas palavras ele nos traduziu a vida da mártir Santa Cecília.
A sua vida foi música pura, cuja letra se tornou uma tradição cristã e cujos mistérios até hoje elevam os sentimentos de nossa alma a Deus.
Era de família romana pagã, nobre, rica e influente. Adorava estudar música, principalmente a sacra, filosofia e o Evangelho. Desde a infância era muito religiosa e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da vida da Corte, para ser esposa de Cristo, pelo voto secreto de virgindade.
Os pais, acreditando que ela mudaria de idéia, acertaram seu casamento com o príncipe Valeriano, também da nobreza romana. Ao receber a  notícia, Cecília rezou pedindo proteção do seu anjo da guarda, da Virgem Maria e de Deus, para não romper com o voto.
Após as núpcias, Cecília contou ao marido que era cristã e do seu compromisso de castidade. Disse, ainda, que para isso estava sob a guarda de um anjo que estaria ao seu lado durante as 24 horas de cada dia. Valeriano ficou comovido com a sinceridade da esposa e prometeu também proteger sua pureza. Mas para isso queria ver o tal anjo.
Tendo a Santa conseguido esse milagre, o nobre pagão se converteu a fé cristã.
A denúncia  da conversão do marido e do cunhado Tibúrcio chegou às autoridades romanas. Os dois foram presos, quando ajudavam a sepultar os corpos dos mártires nas catacumbas. Julgados, recusaram-se a renegar a fé e foram decapitados.
Cecília foi presa quando enterrava os corpos do marido e do cunhado em sua propriedade na via Ápia. Levada a julgamento, foi condenada a morte por asfixia, em uma câmara de banho turco totalmente fechada.
Ao ser colocada na câmara, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus - por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos.
Passadas várias horas, Cecília continuava a cantar. Foi ordenado então, que fosse degolada, mas inexplicavelmente o carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. O milagre se deu ao fato de Cecília ter pedido a Deus a graça  de ver mais uma vez o papa Urbano antes de morrer. Três dias depois ele chegou ao cárcere e, após ser abençoada , entregou sua alma a Deus.
Entre os anos 817 e 824, o papa Pascoal I teve uma visão de Santa Cecília e o seu caixão foi encontrado  aberto. E constatou-se, então, que seu corpo permanecera intacto.
Em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e viu-se que o corpo permanecia da mesma forma.
A devoção à sua santidade avançou pelos séculos sempre acompanhada de incontáveis milagres. Santa Cecília é uma das mais veneradas pelos fiéis cristãos, do Ocidente e do Oriente.
Celebrada como padroeira da música e do canto sacro, no dia 22 de novembro, sua data festiva, era de praxe estrear-se missa expressamente escrita para essa solenidade.
É a protetora das pessoas que tem problemas nas mãos, dedos, voz e audição.



Oração à Santa Cecília

Ó gloriosa Santa Cecília, espelho de pureza e modelo de esposa cristã! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja.
Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna.
Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós, um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.
Assim Seja.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Apresentação de Nossa Senhora-



Apresentação de Nossa Senhora
21 de novembro


A memória da apresentação de Nossa Senhora é de grande importância, não só porque nela é comemorado um dos mistérios da vida daquela que Deus escolheu como Mãe de seu Filho e como Mãe da Igreja, nem só porque nesta apresentação de Maria lembra-se a apresentação de Cristo ao Pai celeste, mas também porque ela constituiu um gesto concreto de ecumenismo, de diálogo com nossos irmãos do Oriente. Isto salta aos olhos seja pela nota de comentário dos redatores do novo calendário, seja pela nota da Liturgia das Horas, que diz: “Neste dia da dedicação (543) da Igreja de Santa Maria Nova, construída junto ao templo de Jerusalém, celebremos juntamente com os cristãos do Oriente aquela dedicação que Maria fez a Deus de si mesma desde a infância. Movida pelo Espírito Santo, de cuja graça tinha sido repleta na sua Imaculada Conceição”.
O fato da apresentação de Maria ao Templo, não foi contado por nenhum livro sagrado, enquanto vem proposto com fartura de detalhes pelos apócrifos, isto é, aqueles escritos antigos e por muitos aspectos parecidos com a Bíblia.
Segundo esses apócrifos, a apresentação de Maria ao templo não foi sem solenidade, tanto no momento de sua oferta como durante o tempo de sua permanência no Templo verificaram-se alguns fatos prodigiosos: Maria, conforme a promessa de seus pais foi conduzida ao Templo aos três anos, acompanhada por um grande número de meninas que seguravam tochas acesas entre cantos angélicos.
Para subir ao Templo havia 15 degraus, que Maria subiu sozinha embora fosse pequena. Dizem ainda que se alimentava de uma comida extraordinária trazida diretamente pelos Anjos e que ela não residia com as outras meninas.
Na realidade a apresentação de Maria deve ter sido muito modesta e ao mesmo tempo gloriosa. Foi de fato através desse serviço ao Senhor que Maria preparou sua alma para receber o Filho de Deus, realizando em si mesma a palavra de Cristo: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a pões em prática.”


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 20 de novembro de 2016

Santos Otávio, Solutor e Aventor-



Santos Otávio, Solutor e Aventor
20 de novembro


No Martirológio Romano, na data de hoje  são festejados em Turim os santos mártires Otávio, Solutor e Aventor, soldados da legião tebana,  os quais sob o imperador Maximiano, combatendo valorosamente, foram coroados pelo martírio.
A suas declarações de serem cristãos e a vontade de permanecerem fiéis à profissão da fé cristã, não obstante o clima de perseguição instaurado por Maximiano, o feroz amigo do imperado Diocleciano.
Caçados implacavelmente nas proximidades de Turim, Aventor e Otávio foram trucidados no local. Solutor, por ser mais jovem e ferido levemente, conseguiu prosseguir e refugiou-se numa gruta de areia. Encontrado, foi decapitado no meio de um pântano.
Uma piedosa cristã romana Juliana conseguiu recuperar o seu corpo, como já havia recuperado os corpos de Aventor e Otávio. Sepultados nas vizinhanças de Turim, construiu sobre os sepulcros, uma capelinha, mais tarde ampliada em basílica pelo bispo Vítor, no fim do século V.
Mais tarde a basílica foi incorporada a um mosteiro beneditino dedicado a São Solutor.
Quando os franceses ordenaram a demolição do mosteiro em 1536, os corpos dos três mártires foram transferidos para a Consolata e finalmente em 1575 foi levantada a igreja dos mártires, que ainda hoje abriga suas relíquias.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sábado, 19 de novembro de 2016

São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castillo-



São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho
Santos Mártires das Missões
19 de novembro


Roque Gonzales de Santa Cruz ou Roque Gonzales, nascido em Assunção, em 1576, foi um dos primeiros evangelizadores nas terras do sul do Brasil, no território atualmente pertencente ao Rio Grande do Sul.  Ele foi um homem católico dedicado à ordem dos Jesuítas e exerceu seu trabalho missionário ao lado dos padres Afonso Rodrigues e João de Castilho (Juan del Castillo), junto aos povos Guaranis, no noroeste daquele estado brasileiro.
Roque Gonzales era filho de um pai espanhol de família nobre e cresceu em uma família de alta posição social de Assunção, no Paraguai, interagindo desde a infância com pessoas de origem e falas nativas (principalmente guarani). Ali ele estudou e foi ordenado sacerdote no 1599. Mais tarde ele se deslocou ao Rio Grande do Sul, em 1619, e logo cativou a simpatia dos habitantes da terra, muito provavelmente e em boa parte por causa de suas habilidades lingüísticas. Entretanto somente depois de 7 anos de negociações com o  chefe Nheçu  lhe foi permitido estabelecer a comunidade cristã que recebeu o nome de São Nicolau, precisamente em três de maio de 1626, sendo esta a primeiríssima comunidade colonizadoraao leste do rio Uruguai no atual território rio-grandense.
Mais tarde o padre Roque Gonzales fundou numerosas comunidades cristãs, chamadas Missões ou Reduções, entre elas, além de São Nicolau,  nas aldeias de Assunção e Todos os Santos do Caaró.
Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, os padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues foram mortos em Caaró, Caibaté, 15 de novembro de 1628, por um grupo de nativos contrários à evangelização cristã, liderados pelo cacique Nheçu,  líder guarani que possuia autoridade máxima na região do atual município de Roque Gonzales, Rio Grande do Sul, e redondezas. Diz-se que os indígenas que o interceptaram teriam desferidocom um machado de pedra, um golpe mortal na cabeça de padre Roque Gonzales. Em seguida, eles teriam matado o padre Afonso Rodrigues, queimando os cadáveres. Dois dias depois,  teria chegado a vez de capturarem o padre João de Castilho em uma aldeia vizinha, onde morreu após terríveis torturas. Um homem nativo, ainda catecúmeno, que se encontrava presente e que se opôs aos assassinatos, também foi trucidado junto aos missionários em Caaró. Ele é conhecido como o Cacique Adauto. Existem pessoas que acreditam que ele também, futuramente, poderá ter seu nome acrescentado aos nomes dos três mártires canonizados.
Em Caaró, município de Caibaté, se encontra o principal santuário de veneração dos Santos Mártires, como ficaram conhecidos, visitado permanentemente por caravanas de romeiros. Ali se realiza cada ano uma grande romaria, no terceiro domingo de novembro.
Aos 28 de janeiro de 1934, o Papa Pio XI beatificou os missionários mártires e, aos 16 de maio de 1988, em visita a Assunção, no Paraguai, o Papa João Paulo II os declarou santos.



Oração aos santos mártires das missões, Roque, Afonso e João

"Santos Mártires das Missões: Roque, Afonso e João, anunciastes o Evangelho com espírito profundamente apostólico. Defendestes os povos Guaranis contra a ganância dos colonizadores. Tombastes como heróicos mártires da Fé e da Justiça.Inspirai-nos também a nós, por intercessão da Virgem Conquistadora, para que animados por vosso testemunho, assumamos conscientemente nossa urgente missão, promovendo a nova evangelização e a ajuda solidária, entre todos, cultivando sólidas vocações missionárias: sacerdotais, consagradas e leigas.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Consagração das Basílicas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo-



Consagração das Basílicas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
18 de novembro


A memória da dedicação das basílicas dos santos apóstolos Pedro e Paulo é uma nova oportunidade para refletir sobre a figura e a obra do Príncipe dos Apóstolos e também sobre o culto excepcional a eles tributado através dos séculos.
São Pedro e São Paulo, induzidos pelas circunstâncias, tentaram fazer um pequeno balanço de tudo o que o Senhor havia operado por meio deles.
Escrevendo “aos que haviam recebido o mesmo destino com a mesma fé preciosa pela misericórdia de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”. Entre outras coisas Pedro declara: “Eu acho certo enquanto estiver nesta tenda do corpo, mantê-los atentos com minhas exortações, sabendo que logo deverei deixar esta tenda, como o Senhor me deu a entender, o Nosso Senhor Jesus Cristo. Procurarei que também após a minha partida vocês se lembrem dessas coisas. Com efeito, não foi seguindo fábulas, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade, que lhes demos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Por sua vez São Paulo confiava a “seu verdadeiro filho na fé” São Timóteo: “Sou agradecido para com aquele que me deu força, Cristo Jesus Nosso Senhor, que me julgou fiel, tomando-me para seu serviço”.
Na qualidade de salvos, o ministério entre o povo de Deus e o supremo testemunho com o derramamento de sangue atraíram aos apóstolos um culto de que são clara manifestação as basílicas cuja dedicação hoje comemoramos.
As basílicas foram construídas respectivamente pelos papas Silvestre(314-335) e Siríaco(384-399).


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Santa Isabel da Hungria-



Santa Isabel da Hungria
17 de Novembro


Diz a lenda que Isabel foi predestinada. Um vidente anunciou seu nascimento como estrela que nasceria na Hungria, passaria a brilhar na Alemanha e se irradiaria para o mundo. Citou-lhe o nome, como filha do rei da Hungria e futura esposa do soberano de Eisenach (Alemanha).
Como previsto, a filha do rei André, da Hungria nasceu em 1207 e trouxe paz e prosperidade para o governo de seu pai. Desde pequenina se mostrou plena de Deus pela graça,  pelo precoce espírito de oração e pela profunda compaixão para com os sofredores.
Tinha apenas 4 anos quando foi levada para a longínqua Alemanha como prometida esposa do príncipe Luís, filho de Hermano, soberano da Turíngia, que se orientava pela profecia e desejava assegurar um casamento feliz para seu filho.
Dada sua vida simples, piedosa e desligada das pompas da corte, concluíram que a menina não seria companheira ideal para Luís e perseguiram-na maltratando-a dentro e fora do palácio.
Luís, porém, logo percebeu o grande valor de Isabel. Não se impressionou com a pressão da nobreza e tratou de casar-se o quanto antes, o que aconteceu em 1221.
Isabel não recuava diante de nenhuma obra de caridade, por mais penosas que fossem as circunstâncias e em grau muitas vezes heróico. Certa vez, Luís a surpreendeu com o avental repleto de alimentos para os pobres. Ela tentou esconder ... ele insistiu ... e milagre! Viu-se somente rosas brancas e vermelhas, isso em pleno inverno. Feliz, a Santa guardou uma delas.
Luís e Isabel receberam em Eisenach alguns dos primeiros franciscanos a chegar na Alemanha por ordem do próprio São Francisco. Assim, a Santa passou a conhecer o Santo  de Assis e este a ter freqüentes notícias dela. Tornou-se mesmo membro da Família Franciscana, ingressando na Ordem Terceira que Francisco fundara para leigos solteiros e casados. Era, pois, mais que amiga dos frades, chegando a receber de presente o manto do próprio São Francisco!
Após a morte de seu esposo, Isabel continuou morando no castelo, vestida simplesmente de preto, afastada das festas da corte. Com naturalidade dedicou-se aos pobres. Construiu um convento para os franciscanos e lá foi morar com suas fiéis servas. Seus filhos Hermano e Sofia viveram na corte; sua filha caçula  foi entregue a um mosteiro e tornou-se anos mais tarde, Santa Gertrudes. Assim, livre, Isabel professou publicamente na Ordem Franciscana Secular e, revestida de grosseira veste, passou a viver em comunidade religiosa. O rei André mandou chamá-la, mas ela respondeu ao pai que estava de fato feliz.
Construiu abrigo para os órfãos,  para as crianças defeituosas e também para os mais pobres e abandonados. Naquele meio, se sentia não só rainha, como mãe e irmã, no mais puro amor a Cristo.
São inúmeros os seus milagres em favor dos mais necessitados.
Isabel era mais do céu que da terra. A oração a arrebatava cada vez mais. Foi atestado que nos últimos meses de vida, frequentemente uma luz celestial a envolvia. Assim chegou serena e plena de esperança à hora decisiva da passagem para o Pai. Recebeu com grande piedade os sacramentos dos enfermos. Quando seu confessor lhe perguntou se tinha algo a dispor sobre herança, respondeu tranqüila: “Minha herança é Jesus Cristo.” E assim nasceu para o céu! Era o dia 17 de Novembro de 1231.
Anos depois, o Papa Gregório IX, de acordo com o Conselho dos Cardeais, canonizou solenemente Isabel em Perusa, no mesmo lugar da canonização de São Francisco.
É a Padroeira das pessoas que sofrem do coração.



Oração a Santa Isabel da Hungria

Deus  Todo-Poderoso, por meio de vossa graça, Santa Isabel da Hungria reconheceu e homenageou  Jesus nos pobres deste mundo. Faça com que nós possamos servir, com amor, alegria e para o bem dos necessitados, aqueles que tenham alguma necessidade ou problema, como Santa Isabel fez. Em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo, agora e para sempre.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Santa Margarida da Escócia-



Santa Margarida da Escócia
16 de novembro


Uma rainha tão boa para os súditos que, embora estrangeira, foi profundamente amada por eles. Uma mulher tão cheia de fé que soube mostrar como uma coroa real pode unir-se à coroa da fé.
Através do exemplo de sua vida pessoal levou um país inteiro ao cristianismo, desde a sua época até hoje. Assim foi a rainha Margarida, a Santa protetora do povo escocês.
Nascida em 1046, na Hungria, era uma mulher da nobreza, de grande devoção cristã, culta, inteligente e possuidora de sutil  diplomacia. As questões políticas levaram-na a se asilar na Escócia, onde conheceria seu futuro marido.
Não demorou muito para que o rei Malcom III se encantasse com a sua delicada e nobre figura, de personalidade forte e frágil ao mesmo tempo e a pedisse em casamento. Margarida tinha então vinte e três anos e aceitou, porque assim agindo compreendeu que poderia melhor levar a mensagem de Cristo ao povo escocês, ainda pagão. Seu marido não era uma pessoa má nem violenta, mas sim um pouco rude e ignorante. Não sabia ler, por isso tinha grande respeito por sua mulher instruída. Beijava o livro de orações que ela lia junto dele com devoção e sempre pedia seus conselhos. A rainha pacientemente e pouco a pouco o alfabetizou, sem nunca se sobrepor à sua autoridade. Ela era discreta, modesta e humildemente respeitosa à sua condição de chefe de um povo e uma nação.
Quando o rei Malcom III foi tocado pela fé, se converteu e foi batizado. Essa atitude do rei mudou completamente o destino do país, pois o povo também se converteu.  O rei, passou a ter uma visão cristã na compreensão dos problemas de seus súditos e os tratou com total consideração, respeito, bondade e justiça.
No palácio, a rainha partilhava diariamente em sua própria mesa com órfãos, viúvas, idosos,  doentes e desamparados. Diz a tradição, que para cuidar dos enfermos, que curava apenas com o poder de suas orações, ela construiu um lugar parecido com uma casa-hospital para dar mais conforto aos necessitados. O rei compartilhava  das obras beneficentes em socorro e amparo aos excluídos. Fundaram muitas igrejas, mosteiros e conventos.  Segundo a história da Escócia, foi um período de reinado justo, próspero e feliz para o povo e para a nação.
A rainha Margarida tinha apenas quarenta e seis anos quando foi acometida de grave doença. E resistiu pouco tempo depois que recebeu notícia de morte do seu marido que caiu combatendo no castelo de Aluwick.
 Morreu no dia 16 de novembro de 1093, na cidade de Edimburgo, e foi sepultada em Dunferline, Escócia.
 Venerada ainda em vida pela santidade, foi canonizada em 1251 pelo Papa Inocêncio IV.
 O culto que celebra Santa Margarida da Escócia, a protetora dos pobres e enfermos, com grande festa, ocorre no dia de sua morte, em todo o mundo católico.



Oração a Santa Margarida da Escócia

Ó celestial padroeira da Escócia e minha santa padroeira, eu exulto o vosso nome. Orai sempre a Deus por mim, fortalecei minha fé. Consagrai minhas virtudes, protegei-me nos conflitos e, no final, mantende-vos firma ao meu lado e advogai por mim, Santa Margarida da Escócia, perante Cristo, meu juiz e salvador. Que eu possa derrotar o inimigo maligno e alcançar a glória eterna para que um dia eu contemple a beleza divina.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Santa Gertrudes-



Santa Gertrudes
16 de novembro

A vida de Santa Gertrudes não podia ser mais  simples. 
Com  a  idade  de cinco  anos  foi entregue pelos pais ao convento de Hefta, na Saxônia, para ser educada e no convento brotou, em sua alma, a vocação claustral ali permanecendo até à morte. Quase nada se sabe de sua vida no dia a dia, além daquilo que ela mesma deixou escrito, não como dados biográficos mascomo  revelações  e  aspectos  elucidativos  de  sua  espiritualidade.
Em 1281, aos  25 anos, teve a primeira visão que a introduziu na vida mística. O conteúdo de suas visões e revelações era o  conhecimento do amor de Cristo em relação aos homens. Sua espiritualidade era cristocêntrica. O amor à humanidade de Cristo levou-a a descobrir a devoção ao   Sagrado Coração de Jesus, precedendo as grandes revelações de Santa Margarida Maria Alacoque.
Alma profundamente contemplativa, a ocupação predileta de Santa Gertrudes era meditar a sagrada paixão e morte de Cristo e cultuar Jesus presente no sacrário. Intimamente ligada ao amor de Jesus era suadevoção à Maria Santíssima que venerava e invocava com confiança filial. Os êxtases e revelações divinas não a dispensavam das práticas de mortificação e penitência, pois cotidianamente castigava seu corpo e o purificava de todo apego às coisas terrenas.
Ela própria recolheu suas revelações num livro com o título: Mensageiro do divino amor, que faz de Santa Gertrudes uma das maiores místicas ao lado de Santa Teresa d’Ávila e de São João da Cruz.
Faleceu em 1301 com 46 anos de idade.
                                                                                        



Oração de Santa Gertrudes

Ó Deus, que preparastes para vós uma grande morada no coração da virgem Santa Gertrudes, iluminai, por suas preces, as trevas do nosso coração, para que experimentemos em nós a alegria da vossa presença e a força da vossa graça. Ó Santa Gertrudes, vós que tinha  terna devoção à humanidade de Cristo, velai aos que a vós recorrermos com sincero arrependimento das nossas faltas, ajuda-nos a dizer sempre sim ao plano de Deus para nossa vida e daqueles a quem apresento-vos em minha prece. Ó Santa Gertrudes, vós que fostes uma das primeiras devotas do Culto ao Coração de Jesus, conceda-me a graça de me sentir todo inteiro nos corações Sagrados de Jesus e Maria. Olhai por todos os que tem fome de Deus e de Pão, protegei nossas crianças, orientai a juventude, conservai o amor no coração de todos, amparai os doentes e idosos, conservai a Paz nos lares e protegei-nos hoje e sempre.
Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

São Serapião-



São Serapião
14 de novembro


No início do século terceiro, Setímio Severo, inicialmente tolerante com o cristianismo, atacou direto sua expansão, decretando a proibição do batismo.
Isso acarretou não somente um obstáculo ao avanço dos cristãos como também a desorganização de célebres escolas catequéticas, como a de Alexandria no Egito.
Justamente nessa cidade se verificou breve e vigoroso foco de perseguição que resultou em uma brusca revolta contra os cristãos.
Muitos foram flagelados e apedrejados assim como a virgem Apolônia que  após desumanas torturas foi queimada viva.
Depois prenderam em sua casa Serapião, inflingindo-lhe duros tormentos, quebraram-lhe todas as juntas dos membros e jogaram-no de um quarto alto com a cabeça para baixo.
Os movimentos anticristãos explodiram por volta de 248 no Egito. O culto a São Serapião inexplicavelmente desconhecido no Oriente floresceu no Ocidente, desde quando Floro introduziu no seu Martirológio todos os mártires de Alexandria, segundo as indicações da História Eclesiática.
O cardeal Badrino inseriu no Martirológio Romano o mártir alexandrino, Serapião, já recordado nos Sinassários bizantinos. Trata-se, com muita probabilidade, do mesmo mártir.
Outro santo conhecido com este nome, há um monge egípcio, que viveu no século IV, chamado Sindonita por possuir uma única manta (sindone) que foi o seu guarda-roupa por toda a sua vida. Mereceu também o título de impassível pelo total controle de si mesmo e absolto desapego de todas as coisas, até da própria liberdade a ponto de vender-se como escravo a uma família com o único intuito de instruí-la na fé cristã.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



domingo, 13 de novembro de 2016

São Diogo-



São Diogo
13 de novembro


É um dos santos mais populares da Espanha e da América Latina.
É representado no humilde hábito de irmão leigo franciscano, com batina de saco, cordão e chaves para indicar suas funções de porteiro e cozinheiro do convento.
O humilde e obediente frei Diogo, em se tratando de fazer o bem aos pobres, não hesitava em privar-se do próprio pão para levá-lo escondido a algum mendigo.
E Deus mostrou que gostava desse gesto fazendo-o encontrar a cestinha de pães sempre cheia de rosas!
O prodígio foi recordado muitas vezes nas imagens populares ou nas igrejas franciscanas da Espanha, ou ainda nos dois ciclos e pinturas célebres de Murillo e Aníbal.
Frei Diogo de Alcalá nasceu de pais humildes por volta do ano de 1400 em São Nicolau do Porto de Andaluzia, onde passou sua juventude em solidão e penitência.
O jovem autodidata da ascese cristã levava uma vida erimítica às margens do povoado natal, dedicando-se à meditação e à oração.
Alimentava-se com os produtos de sua pequena horta e vestia-se com os panos que o povo dava em troca de pequenos trabalhos artesanais. Assim o jovem acabou por atrair a muitos doadores e para se furtar a eles julgou oportuno colocar-se sob a ordem dos franciscanos de Arizafe, onde fez o noviciado.
Em 1441 foi enviado como missionário às Ilhas Canárias.
Frei Diogo aí trabalhou alegremente, porém seu zelo incomodou aos colonizadores que mantinham os indígenas escravos e tronaram sua vida tão difícil que teve que voltar à Espanha em 1449.
No ano seguinte fez uma peregrinação a Roma para assistir a canonização de São Bernardino de Sena. Hóspede no convento de Aracoeli, aí foi retido devido grave epidemia e ele com seus dotes carismáticos unidos a sua caridade curou muitos dos atingidos.
Voltando à Espanha, continuou desenvolvendo os mesmos encargos de porteiro e cozinheiro em vários conventos, sendo o último deles em Alcalá, perto de Madri, onde concluiu santamente sua vida terrena em 12 de novembro de 1463.
Foi canonizado em 1588 por Sisto V.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑