Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pentecostes-


Pentecostes
A data é móvel e acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa.
Em 2017 comemora-se no dia 05 de junho

Pentecostes Jo (20,19-23)
Nos homens mortos pelo pecado Deus insuflou seu Espírito e os faz participar da vida nova do Ressuscitado. Das mãos marcadas pelas cicatrizes da crucificação, Jesus faz jorrar sobre os discípulos a força recriadora e purificadora do Espírito Santo, que gera paz e perdão.
Pelo mesmo Espírito, Jesus nos transmite sua missão: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio ...” . Depois dessas palavras soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo”.


O culto ao Espírito Santo tem origem na Antiguidade. Entre os israelitas, a Festa de Pentecostes, era celebrada cinqüenta dias (sete semanas) depois da Páscoa, sendo uma das quatro festas mais importantes do calendário judaico. 
Os cristãos, cinqüenta dias depois após a Páscoa celebram, há dois mil anos, o Pentecostes, para festejar o nascimento da Igreja. Portanto a festa do Divino é para marcar que a Igreja de Cristo é governada pelo próprio Espírito Santo. 
Surge também a idéia de dar forma visual ao Espírito Santo e baseado na Escritura, que descreve o batismo de Jesus quando o Espírito se manifesta como o pouso de uma pomba sobre Cristo, símbolo que é mantido na tradição da festa.
Já o culto ao Espírito Santo, sob a forma de festividade, no sentido que iria adquirir mais tarde, se cristaliza no início da Baixa Idade Média, na Itália, com um contemporâneo de São Francisco de Assis, o abade Joachim de Fiori (morto em 1202), que ensinava que a última fase da História seria a do Espírito Santo. Suas idéias espalharam-se pela Europa.
Em Portugal, no século XIV, a Festa do Divino já se encontrava incorporada à Igreja, como festividade religiosa. A responsável por essa institucionalização da festa em solo português foi a Rainha D. Isabel, esposa de D. Diniz (1279-1325), que entregou seu cetro e sua coroa ao Divino Espírito Santo, pedindo paz para seu país que estava em guerra. Vem daí a tradição do Império, local sempre ricamente ornamentado onde ficam a Imagem do Divino Espírito Santo, o Cetro e a Coroa, simbolizando que é Dele o reinado durante o período da Festa.
A Festa foi introduzida no Brasil por nossos colonizadores portugueses, provavelmente desde o século XVII, e, em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora da Expectação é uma das que guarda com fidelidade essa tradição.
Primeiro vem a novena que prepara os corações para receber os dons do Espírito Santo. São nove dias de muita meditação do Evangelho.
Em toda celebração Eucarística da Novena, há a solene procissão de entrada do cortejo imperial: Os festeiros Alferes da Bandeira, Capitão do Mastro portando a Bandeira do Divino, Imperador com seu manto vermelho, cetro e anel e pajens carregando a coroa, se encaminham para o altar mor para a celebração, com muita devoção e fé.
A Festa de Pentecostes, no domingo, é grandiosa. Além da celebração Eucarística, tem procissão luminosa, e sorteio para escolha dos novos apóstolos, como foi feito, há 2 mil anos, com o apóstolo Matias. Sob grande expectativa e com a certeza de que a escolha é feita pelo Divino, o novo Capitão do Mastro, recebe a faixa e a Bandeira e o novo Imperador, o manto vermelho, o anel, o cetro e no trono é solenemente coroado.
Aplausos, sinos repicando, queima de fogos e muita emoção.
O Império é montado próximo á igreja, e nesse local é depositada a Coroa, para visitação e onde são distribuídas no dia da festa, as tradicionais "Rosquinhas do Divino", revivendo a antiga tradição que simboliza a distribuição de alimentos para os pobres. 
O pão era o alimento básico e do Pão nasceu a "Rosquinha" que se tornou símbolo da partilha, solidariedade e fraternidade.
A igreja é ricamente enfeitada, com os símbolos da festa, bandeiras e flores vermelhas. 
O vermelho na Festa do Divino representa o fogo, que foi uma das formas que o Espírito Santo se apresentou aos apóstolos (línguas de fogo).
Durante a Festa são muitos os momentos de fé e devoção, principalmente no toque da Bandeira, agradecendo ou pedindo ao Divino, sua benção e proteção.
A Festa do Divino, retrata a riqueza da nossa cultura, e mostra a força da fé de um povo que sabe manter suas tradições.



Oração ao Divino Espírito Santo

Ó Espírito Santo! Daí-me um coração grande, aberto á vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte  para amar a todos. Um coração grande e forte para superar as provações, o tédio,  o cansaço, a desilusão e as ofensas. Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Jesus, e cumprir humilde, fiel a vontade do Pai.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:

Postar um comentário