Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

segunda-feira, 10 de junho de 2019

A Festa do Divino Espírito Santo


                                                                             

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e difundidas tradições do catolicismo brasileiro. A origem dos festejos está ligada a data do Pentecostes, celebrado cinquenta dias depois da Páscoa, é portanto uma data móvel que nesse ano de 2019 será festejada no dia 10 de junho.
Para o calendário dos hebreus, a data marcava o fim das colheitas do trigo e o momento de festejar e agradecer pelas boas safras. Segundo a crença católica essa mesma data marca o dia em que o Espírito Santo teria se manifestado nos apóstolos, que passaram a pregar a palavra divina em diversos idiomas diferentes.
Em Portugal, a Festa do Divino foi instituída, sob a influência de costumes pagãos, pela Rainha D. Isabel, canonizada em 1625 como Santa Isabel de Portugal. Conta-se que a rainha determinou que, durante a festa, fosse coroado rei um menino, alimentos fossem distribuídos entre os mais humildes e que alguns presos fossem soltos. Tudo isso porque o Divino iria imperar e a terra viveria em fartura e perdão. A festa simbolizava, desta forma, o começo de uma nova era marcada pela prosperidade, bondade, igualdade, fraternidade e valores cristãos.
A Festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e aqui, apesar do viés religioso, com procissões, novenas e missas, adquiriu características folclóricas e locais, sendo geralmente comemorada entre maio e junho com tradições próprias e ampla participação popular. É celebrada de norte a sul do país e as mais conhecidas são as das cidades de Pirinópolis (GO), Mogi das Cruzes e São Luiz do Paraitinga (SP), São João del-Rei e Diamantna (MG), Poções (BA), São Luís e Alcântara (MA) e São Lourenço do Sul (RS).
                                                                              

Alguns elementos marcantes dos festejos são:
Imperador ou Festeiro - pessoa escolhida para organizar, estruturar e divulgar a festa.
As alvoradas e passeatas - cortejos pela cidade e visitas às casas; fogos de artifício pela manhã.
Folia do Divino- grupo de devotos que, em cantoria, passam nas casas dos habitantes recolhendo oferendas e todo tipo de ajuda para a realização da Festa do Divino.
A entrada dos palmitos - enorme cortejo que representa a chegada dos habitantes da zona rural ao centro da cidade para participar da Festa do Divino.
Quermesse - barracas com comidas e bebidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e musicais.
Levantamento de mastro - cerimônia em que um grupo de homens levanta um tronco de árvore, simbolizando a força masculina.
Grupos de marujada, congada e moçambique- danças e cantorias folclóricas vindas da cultura afro-brasileira.
Cavalhada - encenação de batalhas medievais entre mouros e cristãos.
Mascarados- personagens típicos das cavalhadas, saem pelas ruas a pé ou a cavalo. Conta-se que, antigamente, os mascarados eram escravos que participavam da festa e saíam com máscaras para não serem reconhecidos.

                                                                               

O rico simbolismo da Festa do Divino é expresso através de objetos de liturgia, vestimentas, ornamentos e adereços. O pombo, representado quase sempre no topo de um mastro e às vezes envolto em uma coroa onde são amarradas as fitas com as promessas dos devotos, simboliza o Espírito Santo, elemento central da Festa. O vermelho da bandeira remete ao fogo, forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos.
Fiéis recorrem ao Espírito Santo com pedidos e promessas, em busca dos mesmos milagres solicitados aos santos da igreja católica. O Divino Espírito Santo não é santo, mas uma força representada pela pomba branca que anuncia um novo tempo por meio da propagação de sete dons: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor a Deus.

Daqui a pouquinho será publicado o post com 10º dia da Trezena de Santo Antônio, esperamos por vocês leitores(as)!


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário