Santo André Kim Taegon
André Kim Taegon (Dangjin, 21 de agosto de 1821 — Seul, 16 de setembro de 1846) foi o primeiro sacerdote mártir da Coreia.
A fundação da Igreja na Coreia surgiu por meio de leigos, a partir dos contatos anuais das delegações coreanas que visitavam Pequim, na China.
A comunidade cresceu rapidamente, possuindo milhares de fiéis. No entanto, os cristãos começaram a sofrer perseguições por parte do governo coreano que não via com bons olhos o novo culto que levou ao país ritos estrangeiros. Assim, em 1802, foi promulgado um edito estatal proibindo não só a fé cristã como também ordenando a exterminação dos cristãos.
André Kim Taegon nasceu em uma nobre família coreana que se converteu e participou fervorosamente das comunidades cristãs da Coreia. Seu pai, Inácio Kim, formou uma igreja em sua própria casa com o objetivo de celebrar a Palavra e receber os sacramentos. Quando denunciado, Inácio foi morto, aos 44 anos, por não renegar a sua fé.
André tinha 15 anos e foi enviado para Macau, na China, um centro asiático de partida e formação de missionários e padres. Lá recebeu ordenação sacerdotal e regressou à Coreia como diácono, em 1844 trabalhando como missionário, em segredo, devido a perseguição do governo.
Padre André Kim conhecendo os costumes locais, obteve resultados extraordinários em seu apostolado. Contudo, foi descoberto, preso e torturado por tentar enviar documentos e testemunhos para a Europa. Foi decapitado em 16 de setembro de 1846 aos 25 anos de idade, tornando-se o primeiro mártir coreano, junto a 102 companheiros igualmente martirizados: 3 bispos, 8 presbíteros e 95 leigos: homens e mulheres, casados e solteiros, anciãos, jovens e crianças que suportaram o suplício, consagrando os primórdios da Igreja na Coreia.
A canonização ocorreu em 06 de maio de 1984, pelo Papa João Paulo II durante sua viagem a Coreia, determinando o dia 20 de setembro para a celebração litúrgica.
A Diocese de Macau o venera na Igreja de Santo Antônio que ele sempre frequentou.
Todos os anos, um número considerável de turistas coreanos católicos visitam esta igreja para venerar este santo que tanto trabalhou para evangelizar a Coreia.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:
Postar um comentário