sábado, 20 de setembro de 2025

São Paulo Chong Hasang


 São Paulo Chong Hasang, missionário leigo e catequista peregrino

20 de Setembro 


O santo era filho do mártir Augustine Jeong Yak-Jong e sobrinho do renomado filósofo John Jeong Yak-Yong, que foi um dos primeiros convertidos na Coréia e quem escreveu o primeiro catecismo para a Igreja Católica no País intitulado Jugyo Yoji.

A história de Paulo Chong Hasang, missionário leigo católico coreano, é a de um herói da fé que ainda jovem, aos 7 anos, presenciou o martírio de metade da sua família. 

Natural de Mahyan, nasceu em 1795; foi preso, com sua mãe e irmã, e privado de todos os seus bens. 

Ao readquirir a sua liberdade, aos 15 anos, sua fé ficou ainda mais forte; transferiu-se para Seul, onde se uniu à comunidade cristã local, com a qual trabalhou muito, obtendo novas conversões. 

Tornou-se servo de um intérprete do governo, o que lhe  permitiu viajar a Pequim diversas vezes. Em uma dessas viagens pediu ao bispo de Pequim que enviasse sacerdotes para a Coréia e o estabelecimento de uma diocese, o que  aconteceu em 1825 com o envio do bispo Laurent-Marie-Joseph Imbert e mais dois padres.

O bispo que achava São Paulo Chong Hasang  talentoso, virtuoso e zeloso, lhe ensinou latim e teologia, mas quando ia ordená-lo sacerdote, uma perseguição anticristã eclodiu no país.

 Apesar das enormes dificuldades, sozinho e a pé, São Paulo Chong Hasang fez pelo menos 15 peregrinações à China, comprometendo-se para levar sacerdotes e missionários às terras coreanas.




Conhecido como um dos mártires coreanos (foram mais de 10 mil mártires vítimas cristãs da perseguição na Coreia do século XIX, 103 deles, incluindo São Paulo Chong Hasang e Santo André Kim Taegon, foram canonizados em 1984 pelo Papa João Paulo II).

 Durante a perseguição aos cristãos Paulo foi preso e passou por várias sessões de tortura até ser pregado à cruz onde encontrou a morte aos 45 anos em 22 de setembro de 1839, em Seul, na Coreia.

São Paulo Chong Hasang foi um incansável pregador do evangelho, grande responsável por inúmeras conversões e também grande colaborador de Santo André Kim Taegon junto de quem foi canonizado em  06 de maio de 1984, assim como outros 101 mártires, pelo Papa João Paulo II durante sua viagem a Coreia,  determinando o dia 20 de setembro para a celebração litúrgica.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑







Nenhum comentário:

Postar um comentário