terça-feira, 11 de novembro de 2025

O Verão de São Martinho

O Verão de São Martinho 


Você já ouviu falar na expressão "Verão de São Martinho"? Trata-se de uma tradição presente em países da Europa segundo a qual alguns dias de verão, por volta de 11 de novembro, interrompem o típico tempo do outono europeu e tem relação com a história de São Martinho de Tours.

Reza a lenda que, por volta do ano 337, em pleno outono na Europa, Martinho regressava para casa, quando encontrou no caminho um mendigo com muito frio. Este lhe pediu uma esmola, mas como não tinha o que dar, Martinho retirou a capa que o cobria, cortou-a ao meio e deu metade ao mendigo.

Segundo a tradição, neste momento, a tempestade cessou e um sol extraordinário brilhou no céu e, durante três dias, o verão teve lugar em meio ao outono.

Assim, ainda hoje, por volta de 11 de novembro, espera-se a chegada do "Verão de São Martinho".


Em Portugal, São Martinho é comemorado com uma festa popular chamada Magusto, quando famílias e amigos se unem em torno de uma fogueira para assar castanhas e beberem água-pé e jeropiga, tradicionais bebidas do país. Além disso, por volta dessa data se deve provar o vinho novo. Desse modo, ditados populares afirmam: "Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa para São Martinho!".

Na Itália, o dia de São Martinho é também o momento de provar o “vino novello”, o vinho novo. Semelhante às tradições portuguesas, celebra-se  a degustação do vinho e, sendo uma tradição muito associada ao mundo rural, comem-se os produtos que a terra dá. Para além das castanhas, os italianos preparam nesta época os “zeppole” ou “frittelle di San Martino”, que são doces semelhantes a donuts ou panquecas. Em algumas regiões, as crianças seguem uma tradição veneziana, andando pela cidade com tachos e pedindo doces ou dinheiro, enquanto recitam poemas.

Na Hungria, país natal de São Martinho, também se celebra seu dia. O prato tradicional é o ganso, tradição profundamente enraizada desde a Idade Média. 

Na Croácia e Eslovênia, o dia de São Martinho é comemorado como o momento em que as uvas se transformam em vinho. O ritual envolve o “batismo” das uvas, uma cerimónia feita pelo dono da casa vestido como bispo. O prato tradicional desta época é o ganso, acompanhado de “Mlinci”, uma espécie de sopa de pão típica da região.

Na ilha de Malta, as crianças recebem um saco cheio de frutas e doces associados à festa, conhecido tradicionalmente pelos malteses como “Il-Borża ta” San Martin” (“a bolsa de São Martinho”). O saco vai recheado de frutos secos como nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, figos secos e frutas da época (como laranjas, tangerinas, maçãs e romãs). Destaque ainda para o pão de São Martinho.

Na França também se celebra São Martinho com castanhas assadas. Na Espanha come-se porco e, na Alemanha, acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.


E por fim, ao contrário do “Verão de São Martinho”, na Eslováquia a tradição diz que se nevar na festa do dia do santo, significa que ele veio num cavalo branco e, por isso, haverá neve no dia de Natal. Se não nevar neste dia, então não vai haver neve no Natal. Os eslovacos aproveitam esta ocasião para oferecer entre si pequenos presentes ou pequenas quantias de dinheiro.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



Nenhum comentário:

Postar um comentário