Santa Brígida de Kildare
1 de fevereiro
Alguns anos depois da chegada de São Patrício à Irlanda, cerca do do ano 450, nasceu uma menina chamada Brígida. Ela foi convertida como cristã em 468, mas foi inspirada pela pregação de São Patrício desde a mais tenra idade. Apesar da oposição do seu pai era determinada a entrar na vida religiosa.
À medida que Brígida crescia, o seu amor por Jesus aumentava. Procurava-O entre os pobres e muitas vezes levava-lhes comida e roupas.
Um dia levou um balde cheio de leite. Depois ficou preocupada com o que sua mãe iria dizer quando desse por falta do leite. Rezou ao Senhor e pediu-Lhe que repusesse o que ela tinha dado. Quando chegou a casa, o balde estaria de novo cheio.
Brígida era muito bonita e seu pai achava que tinha chegado a hora dela se casar. Ela, no entanto, havia decidido entregar seu coração a Deus Nosso Senhor e quando percebeu que a sua beleza era o motivo pelo qual os rapazes se sentiam atraídos por ela, pediu ao Senhor que a sua beleza lhe fosse retirada no que foi atendida.
Ao constatar que a filha já não era bonita como antes, seu o pai aceitou que ela se tornasse freira, seguindo assim a sua vocação para a vida religiosa. Fundou o Mosteiro de Kildare para acolher outras jovens que desejassem seguir o seu exemplo.
Consta que após a sua consagração ao Senhor, um novo milagre voltou a acontecer, Brígida recuperou a sua beleza! Muitos viam-na como a imagem idêntica a Nossa Senhora pela sua gentileza e caridade. Alguns chamavam-lhe “Maria dos irlandeses”
Ela morreu em Kildare e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua abadia. Depois foi transportada para Downpatrick com os restos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba.
Há ampla devoção a Santa Brígida na Irlanda, onde é conhecida como a “Maria do Gael” e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses séculos depois da sua morte.
A Cruz de Santa Brígida
A lenda conta que ela fez a cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem que estava para morrer, a fim de convertê-lo. A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa. Segundo a tradição uma nova cruz é feita cada dia de Santa Brígida (1 de Fevereiro), bem como as antigas são queimadas. Alguns acreditam que manter uma cruz no teto é uma boa maneira de preservar a casa de incêndios, que foi sempre uma grande ameaça a casas com construção com madeira.
Oração a Santa Brígida
Ó Deus, concedei-nos pelas preces de Santa Brígida, a quem destes perseverar na imitação do Cristo pobre e humilde, seguir a vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Santa Brígida, rogai por nós.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário