Hoje, 7 de setembro, Carlo Acutis será canonizado pelo papa Leão 14 e se tornará o primeiro santo "millennial" (geração dos nascidos entre 1981 e 1996 conhecidos como os primeiros nativos digitais).
Nascido em Londres, no Reino Unido (3/5/1991), Carlo Acutis cresceu em Milão, na Itália. Habilidoso com tecnologia e ciência da computação usava suas redes sociais para evangelizar sendo o responsável por documentar em um site milagres eucarísticos e as aparições Marianas. Devido à sua presença no mundo virtual, ele ficou conhecido como "padroeiro da internet".
O adolescente morreu aos 15 anos (12/12/2006), vítima de leucemia, na cidade de Monza, Itália e foi sepultado no cemitério de Assis, onde permaneceu até a sua transferência para a igreja de Santa Maria Maggiore, também em Assis.
Vestido com calça jeans, camiseta, moletom e tênis, seu corpo atualmente está exposto aos fiéis que prestam suas homenagens ao jovem.
A cura de um menino de Campo Grande, MS, foi o primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis. Matheus Vianna tinha 2 anos quando foi diagnosticado com pâncreas anular, uma rara doença congênita. A família de Matheus diz que ele foi curado após tocar em uma peça de roupa do italiano. (Em 2013, o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião, trouxe da Itália para Campo Grande um pedaço de uma camiseta que pertenceu a Carlo Acutis e pediu para que os fiéis fizessem um pedido de milagre durante uma missa). Após o episódio, a avó ficou impressionada com a mudança do menino e resolveu refazer os exames, que não mostraram mais a lesão.
O segundo milagre atribuído a Acutis foi a cura de Valeria Valverde, uma costarriquenha de 21 anos que havia entrado em coma após um acidente de bicicleta em Florença, na Itália, no qual bateu gravemente a cabeça. A mãe de Valéria fez uma peregrinação a Assis para rezar pela cura da filha no túmulo do beato Carlo Acutis onde deixou um bilhete escrito. No mesmo dia, Valéria começou a respirar sozinha e no dia seguinte, recuperou o uso dos membros superiores e parcialmente a fala.
O processo de beatificação de Carlo Acutis começou a tramitar no Vaticano em 2013. Na primeira etapa de reconhecimento, o jovem foi intitulado "Servo de Deus". Em 2018, foi considerado venerável pelo Papa e, em 20/12/ 2020, foi beatificado na Basílica de São Francisco de Assis.
Em maio do ano passado, o papa Francisco autorizou o início do processo de canonização do garoto. O Vaticano reconheceu o segundo milagre do beato, uma das condições para ser considerado santo. Em comemoração à canonização, o Vaticano lançará um selo especial, com a imagem do jovem Acutis.


Nenhum comentário:
Postar um comentário