Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

terça-feira, 26 de junho de 2012

São Pedro-


                                                                                 
  

São Pedro
                                                                        29 de junho        


Discípulo de Jesus e primeiro papa, São Pedro é festejado em 29 de junho, junto com São Paulo.  Pescador da Galiléia, chamava-se Simão, e o nome PedroKepha”, que significa rocha, pedra, lhe foi dado por Jesus, do qual foi um dos primeiros apóstolos.
Segundo São Mateus (Mateus, 16), Jesus lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus.” Com essas palavras Jesus anunciou que Pedro seria a rocha inabalável, o fundamento da Igreja, e teria o supremo poder de dirigi-la.
São Pedro foi testemunha de todos os atos importantes da vida de Cristo, mas negou-o na hora da Paixão. Apesar disso, Jesus, ao ressuscitar, consagrou-o como Pastor de seu rebanho. Depois de Pentecostes, Simão Pedro anunciou Jesus ao judeus, organizando as igrejas de Samaria e da Costa Mediterrânea, indo posteriormente para Roma.
Umas das histórias mais interessantes da vida do Chaveiro do Céu é o episódio denominado Quo vadis (Onde vais?). Segundo a lenda, o imperador Nero perseguia os cristãos para acalmar o povo revoltado contra ele por causa do incêndio de Roma. São Pedro foi aconselhado pelos discípulos  a deixar  a cidade por algum tempo, até que cessassem as perseguições. O apóstolo aceitou, mas ao chegar nas proximidades da Via Ápia encontrou um peregrino que se dirigia apressadamente à cidade. Ao olhar para ele, São Pedro o reconheceu. Era o mestre, e Pedro então perguntou-lhe: Onde vais, Senhor ? O viajante respondeu-lhe: Vou a Roma para ser crucificado novamente. A visão desapareceu, mas os pés divinos ficaram gravados na pedra da estrada. Naquele local existe hoje uma igreja denominada Quo Vadis.
Aprisionado duas vezes, foi crucificado,  em Roma no ano de 64, de cabeça para baixo a seu próprio pedido, pois não se julgava digno de morrer como Cristo. A permanência, o martírio e o seu enterro na capital romana  são testemunhados pela tradição, a partir do século II, e confirmados pelas pesquisas do protestante Lietzmann, em 1915, nos mais antigos textos litúrgicos e nas escavações por ele organizadas.
A atual basílica de São Pedro, no Vaticano, construída sobre seu túmulo, é a mais importante da cristandade.  Obra-prima da arquitetura renascentista, realçada pela cúpula de Michelangelo, abriga pinturas e esculturas, de ilustres artistas europeus em bronze, uma das esculturas de São Pedro esculpida no século XII, tem os pés gastos devido aos beijos de seus devotos.
Padroeiro dos pescadores, dos porteiros, dos pedreiros, das viúvas já que de acordo com a tradição Pedro havia enviuvado; e dono das chaves do céu, estar com São Pedro e sua Igreja é caminho sereno para as graças do céu. Considerado pelo povo como um santo de casa, há mesmo uma certa irreverência a seu respeito. Se chove demais, é porque ele deixou a torneira do céu aberta, e se não chove, é porque ele está dormindo e se esqueceu que a população precisa de água. Se troveja fortemente, é porque São Pedro está roncando ou então mudando os móveis da casa de Deus. E para justificar as faltas, o povo afirma: “Se até Pedro errou, por que não eu ?”
Na Bahia as festas do santo são promovidas especialmente pelos sacerdotes e pelas viúvas. É festejado também pelos pescadores, no Rio de Janeiro e no Ceará, que no dia 29 de junho realizam desfiles marítimos e soltam fogos de artifício em sua homenagem. Na região do médio e alto São Francisco, a solenidade é promovida pelas viúvas, consistindo no transporte, em canoa, da imagem do santo, de uma casa para uma capela, em meio a rezas, enquanto fogos pipocam no ar.
Iconograficamente, São Pedro é representado de várias maneiras: como papa, sentado no trono e com a tiara papal; vestido de apóstolo, segurando as chaves do céu; pregado na cruz de cabeça para baixo; ou arrependido, sentado no chão chorando, com o braço esquerdo segurando a cabeça, como na magistral escultura de barro cozido de frei Agostinho da Piedade, no século XVII, executado para um mosteiro beneditino da Bahia.
                                        


                                                     Oração de São Pedro             


São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom mestre; mas a vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande santo, daí-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim o estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino do céu. São Pedro, abençoai o papa, protegei toda a igreja, confirmai os irmãos na fé e abençoai nosso lar. Amém.


۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-




Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
27 de junho


Na ilha de Creta, na Grécia, havia um quadro da Virgem Maria muito venerado pois vários milagres eram atribuídos a ele. Por conta disso,  acabou sendo roubado por um rico negociante. Durante a travessia do Mediterrâneo, uma forte tempestade colocou em risco a embarcação que transportava a preciosa carga.  Ao perceberem a gravidade da situação, os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria para que o navio não afundasse. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse,  salva num porto em Roma, Itália. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos. Em 1866 a milagrosa imagem foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".



Oração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.



ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


sexta-feira, 22 de junho de 2012

São João Batista-




São João Batista
24 de junho


Considerado como aquele que preparou o caminho para a vinda de Jesus,  João foi um filho muito desejado por Isabel e Zacarias, ambos já com idade avançada. Segundo a tradição, o anjo Gabriel foi quem deu a notícia a Zacarias dizendo que Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício".
Antes do seu nascimento Maria, mãe de Jesus, foi visitar sua prima. Conta-se que ao ouvir a saudação de Maria, Isabel sentiu o filho mexer em seu ventre, ficou repleta do Espírito Santo e dirigiu-lhe uma saudação inspirada, “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”.
Ainda jovem, João perdeu seu pai e passou a cuidar de sua mãe. Quando Isabel morreu, ele doou os seus pertences e retirou-se para o deserto, usando roupas de peles de animais, alimentando-se de gafanhotos e mel.
Em seus discursos , pregava a vinda do Messias, usava palavras firmes, incentivando o arrependimento, a conversão e o batismo.
João pregava que o Reino de Deus estaria ao alcance de todos e essas palavras reuniam em sua volta centenas de pessoas sedentas da promessa que o seu jugo estava próximo do fim.
Foi um pregador heróico que falava ao povo expondo os líderes iníquos e as suas transgressões, chamando-os de “raça de víboras”.  Quando o assemelhavam a Elias, era porque este tinha o mesmo aspecto, o mesmo caráter resoluto e  a mais alta moralidade e assim como o seu antecessor, não queria simpatia. Ele pregava a mudança e costumava apontar o indicador, tal como Elias o tinha feito anteriormente, e isto o categorizou como profeta.
Anunciava a vinda do Messias esclarecendo com humildade: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3,28) e "Não sou digno de desatar a correia de sua sandália" (Jo 1,27).
O apelido de Batista veio do costume de batizar com água no rio Jordão. Ele batizou o próprio Jesus, seu primo, e o apresentou ao povo com esses dizeres: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" (Jo 1, 29).
A Bíblia nos conta que, mesmo sem ter pecado algum, Jesus esteve com João para também ser batizado, assim como os outros que ali aguardavam. Por um momento, João Batista hesitou, afinal, estava diante do filho de Deus, mas, logo, comoveu-se com o exemplo de confissão de Cristo. Jesus também nutria uma admiração muito grande por João Batista, o que pode ser comprovado nas escrituras sagradas, no livro de Mateus 11, 7-11 e 14-15: “Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista. E, se quereis aceitá-lo ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos, ouça!” , disse Jesus às multidões. 

                                                                               
                                                                               


Tendo censurado Herodes por viver com a mulher de seu irmão, João foi preso no castelo de Macheros (Palestina) e degolado em 29 de agosto do ano 31, por ordem do rei, que desejava satisfazer um pedido de sua enteada Salomé.

Dizem que ele nasceu numa noite muito bonita e sua mãe Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira. Por esse motivo, onde a festa é celebrada, levantam-se mastros e o principal elemento da comemoração é a fogueira.
A devoção ao santo foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que transmitiram ainda o gosto por efeitos de luzes proporcionadas pelos balões, fogos de artifício e fogueiras. Pregador de alta moral e ascético, São João é festejado pelo povo como um santo amável, com farta alimentação, músicas, danças e bebidas.
O precursor do Messias é representado de várias maneiras na iconografia católica
Ainda menino, segurando um cordeiro que anuncia a vinda de Jesus, ou então menino ao lado de Jesus e Maria;  adulto, seminu, com o corpo coberto por uma pele de carneiro, ou um pano rústico, apontando para o céu com o braço direito, tendo às vezes na mão uma longa cruz e também um carneirinho ao seu lado. Em diversos quadros ele está batizando Jesus Cristo no rio Jordão.
 Sua imagem aparece com freqüência na arte popular e pode ser venerada em quase todas as igrejas, tanto do período colonial , quanto nas mais modernas.
É padroeiro de várias cidades brasileiras, dentre elas, a de São João de Bocaina, próxima a Jaú, no Estado de São Paulo, possuidora de bela matriz, edificada no início do século XX, e em cujo interior podem-se admirar belíssimos painéis de Benedito Calixto, narrando a vida de São João Batista, e a cidade de São João del Rey, uma das mais antigas vilas de Minas Gerais, famosa pelo seu artesanato em prata e estanho, assim como pelas suas igrejas, ornamentadas com esculturas de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde.
           
São João é venerado em muitas religiões. No judaísmo e no islamismo como profeta, no espiritismo como a reencarnação de Elias e na umbanda e candomblé como o orixá XangÔ.
São João Batista é o protetor dos hóspedes, hoteleiros e dos prisioneiros.
Ao contrário de outros santos, homenageados em datas que coincidem com os dias de suas mortes, São João Batista é comemorado no dia de seu nascimento, 24 de junho.




                                                Oração de São João Batista       


São Joã0 batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor ... fazei  penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual não sou digno de desatar os cordões das sandálias.”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.


.•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥•.¸¸.•♥•.¸



terça-feira, 19 de junho de 2012

São Luís Gonzaga-




São Luís Gonzaga
21 de junho


Nascido em 1568, no castelo de Castiglioni, nas imediações de Solferino, na Itália, era filho primogênito do marquês Fernando Gonzaga e de sua esposa, Marta Santana. Seu pai, comandante do exército, queria que ele seguisse a carreira militar; por isso, deu-lhe, ainda criança, armadura, capacete, espada e arcabuz (uma espécie de arma  de fogo portátil do século XV) e levou-o para o acampamento de Casal-Major, onde o menino ficou escandalizado com as liberdades dos soldados. De acordo com a sua categoria de príncipe, sua educação constou de estudos humanísticos, línguas clássicas, etiqueta e cortesia. Passou alguns anos nas mais brilhantes cortes da Itália e da Espanha, onde foi pajem de honra do príncipe Diego, filho de Felipe II.
Desde a infância manifestara inclinação pela vida religiosa, principalmente depois que recebeu a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, aos 10 anos, mas teve de lutar contra o pai, rico e poderoso, que não queria aceitar sua vocação para a vida eclesiástica. Em meio ao luxo das cortes, levava uma vida de oração e penitência, preservando-se assim contra as tentações mundanas.
Aos 17 anos, abriu mão de sua herança de filho primogênito, entrando como noviço na Companhia de Jesus, onde se destacou pela intensa fé e ardente caridade. Durante a epidemia que se espalhou no ano de 1590, em Roma, onde estudava teologia, apesar da doença que minava seu organismo, tanto trabalhou cuidando dos enfermos que acabou morrendo pouco depois, aos 23 anos. Em 21 de junho de 1591, entregou sua alma a Deus, sem completar os estudos para a ordenação sacerdotal. Seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma. Inúmeros milagres atestaram sua santidade, sendo beatificado treze anos após a sua morte. Em 1726 o papa Benedito XIII colocou-o no Catálogo dos Santos.
É considerado o protetor da mocidade e modelo da juventude que deseja seguir o caminho da perfeição.
                                        



                                               Oração de São Luís Gonzaga               


Ó Deus, Pai de bondade, ouvi hoje a minha prece. Fazei que pela intercessão de São Luís Gonzaga eu busque a Vossa face e Vos encontre nos irmãos doentes e necessitados. Despertai no íntimo do meu coração o desejo de Vos buscar, de Vos servir, de Vos amar. Sim, Senhor, porque em Vós reside o sentido de minha existência. Fazei que eu coloque em Vós toda a minha confiança. Amém.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Imaculado Coração de Maria-




Imaculado Coração de Maria


O Imaculado Coração de Maria é uma devoção católica que ganhou grande destaque com as aparições de Fátima. Consiste na veneração do coração de Maria, mãe de Jesus. Celebra-se no dia seguinte ao da comemoração do Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com o legado dos pastorinhos de Fátima, foi Nossa Senhora quem, depois de mostrar a visão do Inferno a Lúcia, Jacinta e Francisco, lhes revelou o “Segredo”. Contava a Irmã Lúcia que: “…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração O objetivo único desta devoção ao Imaculado Coração de Maria, é a salvação das almas e a conquista da paz. “Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A guerra vai acabar”. Com estas palavras, Nossa Senhora foi bastante clara no seu pedido, é em vista das almas que toda a sua mensagem destina-se. Também, esta é a missão da Santa Igreja, “Dai-me almas, e ficai com o resto” já dizia Dom Bosco. A salvação das almas e de toda a humanidade é o fim último no que diz respeito a missão da Igreja nesta terra. ”Deus quer que; todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (I Tim 2, 3-4).
Os católicos afirmam que a salvação de toda humanidade só é possível, porque Maria disse seu sim a Deus. Uma vez que Deus decidiu que o Salvador viesse por meio de Maria, também por meio dela, devemos nós sermos salvos. Salvos por intermédio de Maria e não salvos por ela, pois os católicos crêem que só Jesus é o Salvador e Maria Sua Mãe Santíssima é, a co-redentora com seu Filho Jesus. Ela colabora com Ele no plano de salvação. “Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”.
Deus estabeleceu um meio eficaz para salvar as almas dos seus filhos e assim devolver ao mundo a paz tão sonhada. E  o meio pelo qual Deus utilizou para se fazer homem e habitar entre nós, foi Maria! Ela é a medianeira entre nós e Jesus Cristo,  Senhor e Salvador, Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida. Porém, o que não podemos por nós mesmos que é aproximarmos de Jesus, devido nossa natureza pecadora, por Maria torna-se possível, porque por ela, Deus realizou e continua a realizar grandes obras. “O Senhor fez por mim grandes coisas…” (cf. Lc 1, 49). E justamente por ela ser serva, humilde e predileta de Deus, é que todas as gerações a proclamarão Bem-Aventurada. “Maria é o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo.”
É licito que Deus tenha escolhido o Imaculado Coração de Maria, sem mancha, sem pecado, para que, assim como a salvação do mundo veio por Ela na pessoa de Jesus Cristo, também, é por meio dela que nós homens e mulheres haveremos de ser salvos. Os indícios de devoção ao Imaculado Coração de Maria remontam ao século XII, mas somente no século XVII, com São João Eudes é que essa devoção foi propagada e tornada pública. 
Em 21 de junho de 1855, a Congregação dos Ritos aprovou o Ofício e a Missa do Coração de Maria Puríssima, sem, contudo, impô-los sobre a Igreja Universal.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o papa Pio XII colocou o mundo inteiro sob a especial proteção da Mãe de Nosso Salvador, consagrando-o ao seu Imaculado Coração. Em 1944 declarou que toda a Igreja deveria celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria. 
O objeto primário da festa do Coração Imaculado de Maria é a sua mesma pessoa. O objeto secundário é o Coração simbólico, isto é, o coração físico da Virgem enquanto é símbolo de seu amor e de toda sua vida íntima. O Coração Imaculado de Maria é a expressão de todos os seus sentimentos, afetos, e, sobretudo, de sua ardentíssima caridade para com Deus, para com seu Filho e para com todos os homens, que lhe foram confiados solenemente por Jesus agonizante.
A Festa sugere o louvor e ação de graças ao Senhor por nos haver dado uma Mãe tão poderosa e misericordiosa, à qual nos podemos dirigir confiantemente em qualquer necessidade.





Oração de Consagração ao Imaculado Coração de Maria


“Doce e Imaculado Coração de Maria, eu me consagro a vós. Guardai-me de todo mal, de todo pecado e restabelecei em mim a paz e a harmonia interior. Fazei de mim, minha Mãe, verdadeiro devoto do vosso Imaculado Coração e daí- me, por esta santa devoção, a graça da pureza e da santidade. Que a vosso exemplo, o meu coração possa também guardar todas as palavras de vosso Filho Jesus. Rogai por mim, ó Mãe Santíssima, para que eu seja digno de vosso amor e das promessas de Jesus. Amém.”


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸


Sagrado Coração de Jesus-




Sagrado Coração de Jesus

   
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma solenidade, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Em 2012 comemora-se no dia 15 de junho.  Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação.  Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira em 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.  Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração,  a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".
Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
M. Kemper, modesto comerciante de uma cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.
A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.

                                                                                   

As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus

  1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
  3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
  4. Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
  5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
  6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
  8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
  9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
  11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
  12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.



Oração ao Sagrado Coração de Jesus


Ó Jesus Cristo , vós sois adorado no céu e na terra, em todo o tempo e toda hora. Sois a paciência, a compaixão e a própria misericórdia. Amais os justos, tendes piedade dos pecadores,  chamais as pessoas á  salvação e lhes prometeis os bens futuros.  Acolhei as nossas orações deste dia e conformai nossa vida à vossa vontade. Santificai-nos, purificai nossos pensamentos e tornai-nos vitoriosos sobre as provações e tristezas. Protegei-nos e abençoai-nos, para que cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento de vossa glória.  Vós que sois, com o Pai,  na unidade do  Espírito Santo. Amém.


.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.•´¨`•.¸¸.••.¸

quinta-feira, 14 de junho de 2012

São Vito-




São Vito
15 de junho


Nascido em Mazara, na Sicília, no final do século III, sua história envolta em lendas, é comovente.
Filho de pagãos, aos 7 anos resolveu seguir o cristianismo, graças à influência de seus empregados Modesto e Crescência. Com a ajuda deles, Vito realizou conversões e milagres por toda a ilha. Quando o governador da cidade, Valeriano, soube dos prodígios do menino, que tinha apenas 12 anos na época, mandou prender os três e ordenou que fossem açoitados. Contudo milagrosamente os braços dos algozes ficaram paralisados. Modesto e Crescência, seguindo um aviso divino fugiram com o jovem santo para a Lucânia, onde Vito continuou seu incrível trabalho.
Algum tempo depois, sua fama chegou aos ouvidos do imperador Diocleciano, em Roma. O filho dele estava gravemente doente de epilepsia e o soberano fez com que levassem Vito (ou Guido) à sua presença. O menino-prodígio mais uma vez conseguiu a graça de curar um enfermo, mas como não quisesse reverenciar os deuses pagãos, foi considerado feiticeiro. Em vez de gratidão o tirano mandou torturá-lo e colocá-lo numa prisão. Condenado a ser atirado aos leões, os animais vieram deitar mansamente aos seus pés. Junto com Modesto e Crescência , foi mergulhado em um banho de chumbo derretido, mas saíram ilesos. Suas carnes foram então rasgadas pelos carrascos, porém foram salvos por um anjo. Enfraquecido com as torturas, morreu no ano de 303.
Devido a sua extraordinária história, Vito foi um dos santos mais queridos da Idade Média. A cidade de Rivello, na Lucânia, erigiu-lhe uma capela, construída no ano 1000,  muito visitada pelos devotos. Diz o povo local que quando se exagera na comida ou na bebida, é só ir até a igreja de São Vito, que a cura é certa.
Segundo a tradição, o jovem santo possuía poderes extra-sensoriais e foi escolhido por Deus para, através deste dom, divulgar a doutrina cristã no sul da Itália. É um dos santos auxiliares, invocado contra mordida de animais, epilepsia, mal de Parkinson e doença de Huntington (também conhecida como coréia de Sydenham, uma doença neurológica denominada pelo povo como “dança de São Vito” e que é caracterizada por movimentos corporais anormais e falta de coordenação). Atribui-se a São Vito também o poder de encontrar objetos perdidos, certamente por causa de seus dons extraordinários, bastando, para isso, dar três “vivas” ao protetor. Essa tradição é semelhante à de São Longuinho, cujo rito de gratidão consiste em dar três gritos, três assobios e três pulinhos.
É representado iconograficamente como um menino segurando uma cruz, ou entre os santos Modesto e Crescência, que empunham a palma do martírio, em frente ao caldeirão de chumbo derretido, colocado sobre uma fogueira.




Oração a São Vito


Fiel e boníssimo São Vito que, com sua luz plena, sempre seguiu os ensinamentos de Jesus Cristo, tranqüilize os fiéis em suas horas de aflição quando a doença lhes tira a paz, a fé, a esperança, o amor e o sorriso dos lábios. Por tanta bondade, pedimos a vós, ardorosamente, que se manifeste em nosso coração e em nossa alma. Cremos que tudo pode voltar a ser belo e menos penoso. Em especial, São Vito, queremos agradecer o carinho com que cuida das pessoas que sofrem do mal de Parkinson. Dê alívio aos seus familiares também. São Vito tende piedade de nós. Amém.



۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Santo Antônio de Pádua-




Santo AntÔnio de Pádua
13 de junho


Nascido em 15 de agosto de 1195, seus pais, Martinho de Bulhões e Maria de Taveira, pertencentes à mais alta nobreza lusitana, deram-lhe o nome de Fernando. Conforme as convicções religiosas da família, o menino foi criado numa atmosfera de fé, pureza e dedicado amor a Jesus Cristo.
Destinado à carreira militar, após muitas dúvidas o jovem cavaleiro abandonou os chamados do mundo e refugiou-se no convento dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote, em 1220.
Naquele ano resolveu tornar-se missionário na África. Entrou para a Ordem Franciscana e mudou seu nome para AntÔnio. Atacado de malária, foi obrigado a voltar para Portugal, mas o navio em que viajava, ao retornar de Marrocos, foi desviado de sua rota por terrível tempestade e Fernando, junto com outro frade, foi recolhido por pescadores da Sicília. No clima ameno da ilha o missionário português pôde restabelecer-se rapidamente.
Contemporâneo de São Francisco de Assis, foi um dos maiores pregadores de seu tempo. Segundo antiga tradição, tinha o dom de pregar e ser entendido até por estrangeiros. O seu sermão aos peixes de Rimini, quando os homens não queriam ouvi-lo, ficou célebre.

                                                                              

Faleceu aos 36 anos, em 13 de junho de 1231, na aldeia de Arcela, perto de Pádua, onde foi construído magnífico templo em sua homenagem e que, entre as diversas relíquias do santo, conserva sua língua, como lembrança de suas prédicas inesquecíveis. Santo AntÔnio foi proclamado Doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.
O maior de seus milagres foi, sem dúvida o que se deu quando, já famoso orador, pregava em Pádua. Avisado durante o sermão que seu pai, injustamente condenado, caminhava para a forca, pousou por momentos a mão sobre a fronte e milagrosamente desdobrou-se, foi a Lisboa, salvou-o, fazendo o cadáver do assassino negar, por um aceno de mão e de cabeça, a culpabilidade de Martinho de Bulhões. Os ouvintes não perceberam que, durante aquela rápida parada, quando parecia coordenar as idéias, em pensamento havia realizado o discutido prodígio de desdobramento da personalidade.
A devoção a Santo AntÔnio chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores, assim como pelos franciscanos.
Ele é venerado pelos soldados, que lhe dedicam honras militares, e é o santo que dá nome a mais de 230 povoações brasileiras, mas para o povo em geral é o santo familiar, que acha objetos perdidos e o protetor dos casamentos.
É considerado o protetor dos pobres.
É representado geralmente vestido com hábito franciscano, segurando uma cruz na mão direita e tendo na esquerda um livro, sobre o qual aparece o Menino Jesus de pé, ou sentado. A razão disso é a tradição segundo a qual, estando AntÔnio em sua cela, um frade viu intensa luz, que parecia um incêndio. Preocupado, foi ver o que estava acontecendo. Ficou pasmo ao notar o santo, ajoelhado no genuflexório, abraçado ternamente pelo Menino Jesus, sentado sobre seu livro de orações.




Cinco Minutos Diante de Santo AntÔnio
Há quanto tempo te esperava, alma devota, pois bem conheço as graças que necessitas e que queres que eu peça por ti ao Senhor. Estou disposto a fazer tudo por ti, mas diz-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois hei de ser teu intermediário junto de Deus para alívio de teus males. Sinto a aflição do teu coração e quero unir-me às tuas amarguras. Desejas o meu auxílio em tal negócio, queres a minha proteção para obteres paz na tua família, desejas conseguir emprego, queres ajudar alguns pobres, alguma pessoa necessitada, desejas que cesses alguma tribulação, queres casar e fazer a tua vida familiar, queres a tua saúde ou a de alguém  a quem muito estimas ? Coragem pois tudo obterás. Uma coisa, porém, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo à visita ao santíssimo sacramento, à santa missa e sagrada comunhão, à confissão e que sejas mais devoto de Maria Santíssima, nossa mãe; quero que propagues a minha devoção e que ajude os meus pobres. Não imaginas como tudo isto agrada o meu coração! E eu não sei negar nenhuma graça àqueles que seguem estes meus conselhos. Todos os que com viva fé recorrem a mim, são todos atendidos. Eles me invocam para ter êxito num negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de um enfermo, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus; e eu, por amor dos meus pobres, obtenho de Deus tudo o que me pedem e ainda mais. Temes que eu não faça outro tanto por ti ? Não penses nisso, porque prezo muito as prerrogativas que Deus me concedeu – a de ser o santo dos milagres! Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem suplicar-me, pensando que me importunam. Eu leio tudo no fundo dos corações. A tudo darei remédio. Hei de obter as tuas graças: não temas. Agora volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei. Vem sempre procurar-me porque eu te espero. As tuas visitas ser-me-ão sempre agradáveis porque sou teu amigo.

(Reze 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai em honra do santo)


ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ'ଂ◦...༓...◦ଂ' ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ ﻼۦٷۗۗۗۗۗ


domingo, 10 de junho de 2012

Santo Onofre-




Santo Onofre
12 de junho


Eremita de Tebáida, no Egito que viveu na solidão durante sessenta anos no século IV,
conta a história era filho de um rei da Pérsia ou da Etiópia e entrou para um mosteiro, optando depois pelo deserto. Deixou a comunidade e vagava pelas terras desertas. Passou fome, frio e muitas dificuldades, mas através da oração venceu todos os desafios. O abade Pafúncio, que percorria o deserto para dar assistência aos eremitas, assustou-se com a sua aparência selvagem. Era um ancião de barba e cabelos compridos, vestido com peles de animais e uma espécie de saia, feita de folhas de palmeiras. A maior parte de sua alimentação consistia em frutas de uma tamareira. Estava muito debilitado, e após o abade ter-lhe dado a benção, entregou sua alma a Deus.
Venerado pelo culto popular, padroeiro da fortuna, garante e conserva a subsistência diária. Santo da guarda por excelência, sua presença preserva os locais onde existem alimentos, principalmente nas despensas. Sua imagem, mesmo nos oratórios, é sempre colocada de frente para a cozinha. Mantimentos, por associação, passaram a significar dinheiro, portanto é bom ter sempre uma imagem do santo na carteira, para que ela nunca fique vazia.
Na colina de Janícolo, em Roma, de onde se descortina um dos mais belos panoramas da Cidade Eterna, encontram-se a igreja e o convento de Santo Onofre, local em que morreu o famoso poeta italiano Torquato Tasso, autor de Jerusalém Libertada.
Iconograficamente, o santo pode ser representado de duas maneiras: vestido de eremita, com uma sacola na mão ou a tiracolo, ou então seminu, com os cabelos e barbas compridos, como se fosse sua vestimenta, pois, segundo a lenda, ele deu sua única roupa a um pobre, que morria de frio, e Deus fez com que seus cabelos e sua barba crescessem de repente para cobrir sua nudez.
Segundo a tradição ele teria sido alcoólatra e optou pela vida de eremita depois de vencer o vício, razão pela qual é invocado contra casos de alcoolismo e embriaguez.
É o protetor contra o vício do alcoolismo.



Oração a Santo Onofre

Querido Santo Onofre, sabendo de vossa dedicação e penitência para encontrar a fé e a paz para a alma, recorro ao vosso santíssimo coração para pedir-lhe que ampareis as pessoas que têm problemas com alcoolismo ou qualquer outro vício,  doenças difíceis de serem curadas e distúrbios familiares. Protegei-as  dando-lhes força, sabedoria, benevolência, calma e renovação de espírito, para que se espelhem em vós e sejam salvas das profundezas malignas. Santo Onofre, não deixes sozinhos  nenhum de seus fiéis. Todos acreditam na vossa piedade. Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Corpus Christi-


                                                                             


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã. Evento baseado em tradições católicas, é uma festa de preceito, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo Todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Nesse  ano de 2012 é comemorado em 07 de junho.

Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são  decoradas de acordo com costumes locais.