Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Santo Afonso Rodrigues-



Santo Afonso Rodrigues
31 de outubro


O humilde Afonso Rodrigues ancorou na vida religiosa após uma infeliz experiência matrimonial.
Nasceu na Segóvia, na Espanha, em 25 de julho de 1533. Educado no colégio jesuíta de Alcalá, teve que abandonar os estudos para suceder o pai em um próspero e bem remunerado comércio de tecidos.
Aos 27 anos casou-se e em 1567 foi atingido pela primeira grande dor com a morte da esposa, seguida logo depois pela dos filhos.
Provado pela dor e privado de interesses materiais, abandonou o comércio e procurou nos livros de devoção o alimento de que precisava sua alma.
Acolhido no noviciado dos jesuítas em 1571, como irmão leigo, foi depois enviado ao colégio de Monte Sion em Palmas de Majorca, a ilha imersa na paz solar e tranqüila do Mediterrâneo, onde permaneceu até sua morte em 1617.
No exercício de seu humilde trabalho de porteiro, assumido com paciência e dedicação pelo resto de sua vida, se mostrou afável, caridoso e serviçal com todos, exercendo um verdadeiro apostolado com todos aqueles que com maior freqüência paravam na portaria do colégio para receber o conforto de uma palavra sua.
A fama de sua santidade e os carismas com que Deus o havia dotado (visões, previsões e milagres) atraíram à escola do humilde irmão leigo, numeroso grupo de discípulos.
Entre eles o futuro grande missionário, São Pedro Claver, estudante de filosofia.
Santo Afonso Rodrigues foi canonizado em 1888, indicado como exemplo de devoção mariana, expressa com a recitação diária do Rosário e do Ofício da Imaculada devoção que frequentemente era recompensada com amáveis e extraordinárias intervenções de Nossa Senhora na vida deste grande místico espanhol.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



domingo, 30 de outubro de 2016

São Marcelo-



São Marcelo
30 de outubro


O martírio de São Marcelo está estreitamente ligado ao de São Cassiano, e sua Paixão é um belo exemplo de autenticidade sem os enriquecimentos usuais na história dos primitivos cristãos.
São Marcelo era um centurião do exército romano da guarnição de Tanger e como tal foi enviado a participar dos festejos do aniversário do imperador Diocleciano.
Era sabido que em tal circunstância os participantes deviam honrar uma estátua do imperador lançando incenso no braseiro posto aos pés da imagem, gesto que os cristãos consideravam idolátrico.
São Marcelo recusou-se a fazê-lo e, para mostrar-se coerente, retirou as insígnias de centurião, jogou-as aos pés da estátua e se declarou cristão.
Por muito menos isso seria passível da pena capital.
Foi chamado o escrivão para que redigisse uma ata oficial sobre a rebeldia do centurião. O funcionário recusou-se a redigir as atas processuais e imitando o centurião Marcelo, jogou fora a pena, protestou pela injustiça perpetrada contra os inocentes, condenados à morte por adorarem o único e verdadeiro Deus, e declarou-se também ele cristão.
Foram ambos aprisionados e poucos dias depois sofreram o martírio: São Marcelo em 30 de outubro, e São Cassiano em 03 de dezembro.
O poeta Prudêncio dedica-lhes um hino.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sábado, 29 de outubro de 2016

São Petrônio-



São Petrônio
29 de outubro


Os bolonheses (também chamados de petronianos, porque a cidade está muito vinculada ao nome do santo) celebravam a festa de seu padroeiro em 04 de outubro, mas desde o século XIV para não coincidir com a festa de São Francisco, a celebração foi transferida para o dia 29 de outubro.
Oitavo bispo de Bolonha, Petrônio regeu a diocese entre os anos de 431 e 450.
De família nobre, descendente da família consular romana Petrônia, ocupou altos cargos civis e morou por muito tempo na Gália, onde percorreu os vários graus da magistratura civil que depois abandonou para se dedicar ao serviço de Deus.
Ordenado sacerdote pelo bispo de Milão, foi eleito para a sede episcopal em 431.
Uma lenda do século XII afirma que Petrônio foi nomeado bispo pelo papa Celestino I e mandado a Bolonha para suceder Félix, de cuja morte tinha sido avisado em sonho por São Pedro.
Acolhido com muito entusiasmo pelos bolonheses, o novo bispo se preocupou, antes de tudo, em reconstruir a cidade destruída por ordem do imperador Teodósio I.
Reedificou uma quadra inteira refazendo o desenho de lugares santos de Jerusalém e aí fixou sua moradia, recolhendo uma comunidade de monges contemplativos.
A reconstrução da cidade, dificultada pelas incursões de bárbaros, deve ser atribuída ao trabalho incansável deste bispo, que os bolonheses quiseram honrar com uma das mais grandiosas basílicas da cristandade, a ele dedicada no coração da cidade, e cuja construção iniciada em 1390 foi embelezada por gerações de pintores e escultores de grande renome.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

São Judas Tadeu-



São Judas Tadeu
28 de outubro


 Nascido em Canaã, na Galiléia, primo de Jesus Cristo, pois era filho de Cléofas, irmão de São José. Teve quatro irmãos: Tiago, o Menor, apóstolo e autor de uma epístola; Simão, segundo bispo de Jerusalém; José, chamado Barsábas, o Justo e Maria Salomé, casada com Zebedeu e mãe dos apóstolos Tiago, o Maior, e João, o Evangelista. Segundo a História, Judas Tadeu teria sido o noivo das bodas de Canaã, o que justifica a presença de Jesus e Maria na festa de casamento, pois eram seus parentes.
Judas Tadeu era um dos doze apóstolos e pregou o Evangelho na Síria, Mesopotâmia e Armênia. Foi martirizado em Edessa, em 28 de outubro do ano 70, a golpes de machado, por ter se recusado a prestar culto à deusa Diana. Suas relíquias são veneradas na igreja de São Pedro, em Roma.
No século XIV, apareceu a Santa Brígida,  sugerindo que ele fosse invocado nos casos de desespero e nos momentos de angústia.
É atualmente um dos santos mais venerados na Igreja católica e foi eleito padroeiro das causas desesperadas, por conta da epístola ( Epístolas são cada uma das cartas que os apóstolos escreveram no início do Cristianismo) que escreveu, na qual destaca a necessidade de preservarmos nossa fé em ambientes difíceis e nos momentos de crise, insistindo que é preciso resistir às dificuldades da vida, mantendo intacta a nossa fé.
Padroeiro dos funcionários públicos, é representado vestido como apóstolo, tendo na mão direita um livro, representando a epístola que escreveu. Segura com a mão esquerda a machadinha com a qual foi martirizado.


                                                                                                    

Oração de São Judas Tadeu


São Judas, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus! O nome do traidor foi causa de que fosseis esquecidos por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono dos casos desesperados, dos negócios sem remédio. Rogai por mim que sou tão miserável! Fazei uso, eu vós imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer visível e imediato socorro, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assiste-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu, em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça ... (faz-se o pedido); e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda a eternidade. Eu vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor, e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer tudo o que estiver no meu alcance para espalhar a devoção para convosco.
Amém.
São Judas rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam o vosso auxílio.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




quinta-feira, 27 de outubro de 2016

São Frumêncio-



São Frumêncio
27 de outubro


Frumêncio é o nome do primeiro bispo missionário da Etiópia, e na sua história há coisas incríveis.
No tempo do imperador Constantino um velho preceptor, voltava a Tiro de uma viagem à Índia, costeando as margens da África. Acompanhavam-no dois discípulos: Eclésio e Frumêncio.
Durante uma parada, junto a Massaua, um grupo de etíopes atacou a embarcação, matando todos os passageiros com exceção de Eclésio e Frumêncio. Conta-se que no momento do massacre os dois discípulos estavam debaixo de uma árvore à parte da embarcação distraídos na leitura de um livro. Conduzidos ambos como escravos tornaram-se benquistos pelo rei de Axum, que os conservou no seu serviço.
Com a morte do rei, o poder foi exercido pela rainha, que confiou a Frumêncio a educação do príncipe. Nesse período, entrando em contato com comerciantes romanos, obtiveram da rainha a licença para erguer uma igreja próxima ao porto.
Essa foi a primeira semente do cristianismo, que teve rápido desenvolvimento.
Eclésio e Frumêncio pediram e obtiveram do novo rei a licença para voltarem à pátria.
 O primeiro voltou a Tiro e Frumêncio foi para Alexandria no Egito para encontrar o bispo Atanásio e propor-lhe enviar-lhe à Etiópia um grupo de missionários.
Atanásio decidiu consagrar bispo o próprio Frumêncio e mandá-lo de volta a Etiópia com alguns missionários.
Eles foram acolhidos cordialmente pelo amigo e rei Ezana, que foi um dos primeiros a aderir ao Evangelho e com ele a maior parte dos seus súditos.
Frumêncio, chamado pelos etíopes de Abba Salma, portador da luz, foi enumerado entre os maiores missionários cristãos e um dos mais felizardos semeadores da Boa Nova, se considerarmos a extraordinária colheita que produziu no decorrer dos séculos aquela semente de amor aos estudos.
Se Frumêncio não tivesse se separado para ler provavelmente teria sido morto à espada por aqueles salteadores que tinham tomado o navio estacionado no porto, e não teria podido levar a mensagem evangélica a uma população, que lhe foi fiel também na tempestade islâmica no século VII.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Santo Evaristo-



Santo Evaristo
26 de  outubro


Muito pouco se sabe sobre Evaristo, um dos primeiros sucessores de Pedro.
Santo Irineu e Santo Eusébio o indicaram como sucessor de São Clemente por volta do ano 100 quando ele se tornou papa, ou mais exatamente bispo de Roma.
Era grego da Antióquia , enquanto seu pai, Judas, era judeu de Belém.
Seu martírio é atestado no Martirológio Romano que assim escreve: “Em Roma, Santo Evaristo, papa e mártir que sob o imperador Adriano empurpurou com o seu sangue a Igreja de Deus”.
Lendárias aparecem as notícias de duas disposições  tomadas por Santo Evaristo no exercício do seu pontificado: a distribuição dos sacerdotes de Roma nos vinte e cinco títulos ou igrejas paroquiais da cidade; e que os diáconos estivessem ao lao do bispo enquanto este pregava e proclamava o prefácio da missa, para testemunhar em caso de necessidade, a ortodoxia e conferir maior solenidade à celebração.
A ele também foi atribuída uma certa regulamentação das cerimônias solenes que acompanhavam a consagração das igrejas e que são inspiradas na dedicação do templo de Salomão.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão-



Santo Antonio de Sant’Anna Galvão
25 de outubro


Frei Antonio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 1739.
Em 1760 entrou para o noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no convento de São Boaventura do Macacu, na capitania do Rio de Janeiro.
Ordenado sacerdote aos 11 de julho de 1762, no Rio de Janeiro foi transferido para o convento de São Francisco em São Paulo. Em 1774 fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas.
O Mosteiro da Luz foi sua grande obra, construção por ele projetada e inaugurada em 1788, além da igreja que começou a funcionar em 1802.
Cheio do espírito de caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades.
Em 23 de dezembro de 1822 Frei Galvão adormeceu santamente no Senhor no Mosteiro da Luz em São Paulo e foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro, e sua sepultura continua sendo visitada pelos fiéis.
Alguns fatos extraordinários marcaram sua vida, sendo o mais sensacional, sua bilocação, cuja memória se conserva entre os religiosos. Enquanto participava do capítulo, no convento do Rio, esteve ao mesmo tempo assistindo uma enferma no interior de São Paulo. Fato idêntico se conta em relação a um homem, em Pontunduva, assistido pelo religioso enquanto estava pregando em São Paulo.


Pílulas de Frei Galvão

Certo dia um moço, que se debatia com fortes dores provocadas por cálculos renais, pediu ao Frei Galvão que o abençoasse para ficar livre da dor. Frei Galvão, lembrando-se do poder da intercessão da Santíssima Virgem, escreveu num papelzinho o verso do breviário: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Genitrix intercede pro nobis” e mandou o moço ingerir o papelzinho feito em forma de pílula. O moço assim o fez, confiando em Nossa Senhora e expeliu os cálculos sem dificuldade.
Caso semelhante se deu: Frei Galvão foi procurado por um senhor, pedindo ajuda para sua mulher que se achava em grave trabalho de parto e com perigo de vida.
Frei Galvão se lembrou do caso do moço curado dos cálculos renais e deu ao senhor as pílulas de papel com os mesmos dizeres: “Depois do parto, Ó Virgem, permanecestes inviolável, Ó Mãe de Deus, intercedei por nós.”; depois de ter ingerido as pílulas, a mulher deu à luz sem problemas.
Esta foi a origem das pílulas que desde então foram muito procuradas pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro as fornece às pessoas que têm confiança na intercessão do santo Frei Galvão.

O Mosteiro da Luz fica na Avenida Tiradentes nº 676
 São Paulo – SP
O CEP é 01102-000
O Telefone para Contato é – (11) 3311-8745
Site: www.saofreigalvao.com.br

Frei Galvão foi beatificado em 1998 e, 9 anos depois em 2007, foi canonizado pelo Papa Bento XVI.
Sua festa litúrgica acontece em 25 de outubro.



Novena à Santíssima Trindade para alcançar graças pela intercessão de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão

Santíssima Trindade, Pai, Filho e espírito Santo, eu vos adoro, louvo e vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-vos por tudo que fez e sofreu o vosso Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.

1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai.



Novena de Santo Frei Galvão

Reze durante 9 dias a Oração da Novena Santíssima Trindade. Tome 3 pílulas: 1 no primeiro dia, outra no quinto dia e a terceira pílula no último dia da novena.



Oração ao Santo Frei Galvão

Deus, Pai de misericórdia, que fizestes do Santo Antonio de Sant’Anna Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Santo Antônio Maria Claret-



Santo Antônio Maria Claret
24 de outubro


Antônio Maria Claret nascido  Antoni Claret i Clará  em Sallent, Catalunha, em 23 de dezembro de 1807, foi o quinto dos 11 filhos de João Claret e Josefa Clará, proprietários de uma pequena tecelagem.
No Crisma, “por devoção a Maria Santíssima, acrescentei o dulcíssimo nome de Maria, porque Maria Santíssima é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, minha Diretora e meu tudo depois de Jesus”, diz ele em sua autobiografia.
Chegou a ser um excelente trabalhador de tear, que aprendeu a usar na fábrica de seu pai e  devido aos seus muitos progressos na profissão, especializou-se posteriormente em Barcelona, grande centro da indústria têxtil. Com seu talento incomum teria ido longe em sua arte se tivesse se dedicado a ela.
Entretanto um dia quando assistia à missa escutou as palavras do Evangelho: De que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se perde a sua alma?, o que lhe causou uma profunda impressão.
Em 1829 Antônio ingressou no Seminário de Vich e “eis que se me apresenta Maria Santíssima, formosíssima e graciosíssima, e me disse: ‘Antônio, esta coroa será tua se vences’. E a Santíssima Virgem me punha na cabeça uma coroa de rosas que tinha no braço direito”. (Trechos autobigráficos).  Essa não foi a única graça mística que recebeu. Em sua vida, há várias manifestações palpáveis do sobrenatural.
No dia 13 de junho de 1835, festa de seu patrono, Antônio recebeu a ordenação sacerdotal.
Antônio Maria obteve então licença para pregar missões na Catalunha e nas ilhas Canárias. Operava curas milagrosas, tanto materiais quanto espirituais,
Animava-o o exemplo de São Paulo: “Como corre de uma parte a outra, levando, como vaso de eleição, a doutrina de Jesus Cristo! Ele prega, escreve, ensina nas sinagogas, nos cárceres e em todas as partes; trabalha e faz trabalhar oportuna e inoportunamente; sofre açoites, pedras, perseguições de toda espécie, calúnias as mais atrozes”.
Pode-se dizer que essa descrição  cabe também a Santo Antônio Maria Claret.
Em 1849 o Padre. Antônio Maria fundou, com mais cinco sacerdotes, uma Congregação religiosa cujos membros seriam seus auxiliares na obra das missões, com o nome de Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, também conhecida como Ordem dos Padres Claretianos.
Em 1850 foi sagrado Arcebispo de Cuba. Na primeira missa que rezou na ilha, a população que compareceu foi tão grande, que 40 confessores não foram o suficiente para atender a todas as confissões.. A comunhão geral, feita por 3 sacerdotes, durou cerca de 6 horas.  Visitou todas as cidades e vilas, crismou mais de 100 mil pessoas e legitimou 8.577 casamentos. Ali criou diversas instituições para apoiar o desenvolvimento humano, principalmente dos mais pobres. Contribuiu para o desenvolvimento agrícola da Ilha e foi um humanista que denunciou os atos de racismo e as injustiças sociais. Por causa das suas denúncias sofreu  perseguições e atentados, mas Nossa Senhora sempre velava por ele, e diz haver sentido  grande felicidade por ter tido a oportunidade de derramar o próprio sangue ao praticar o que Cristo pregava.
De volta à Espanha, foi nomeado arcebispo de Trajanópolis e  tornou-se confessor da Rainha Isabel II. Uma das maiores figuras católicas do século XIX; a história da Espanha, nessa época, não pode ser compreendida sem o estudo da vida do grande missionário.
Santo Antônio Maria Claret foi um dos grandes esteios da Santa Igreja no seu tempo.
Defendeu a infalibilidade do papa no Concílio Vaticano I.
Na Revolução de Setembro de 1868, ocorrida na Espanha refugia-se no mosteiro cisterciense de Fontfroide (França), onde faleceu no dia 24 de outubro de 1870.
Na sua sepultura está escrito como epitáfio, as conhecidas palavras do papa São Gregório VII: "Amei a justiça, odiei a iniquidade, por isso morro no desterro".
Beatificado em 1934, foi canonizado pelo Papa Pio XII, no dia 7 de maio de 1950.
Pio XII, quando o canonizou em 1950, chamou-o de “Santo de todos”.  Isso porque, diz o Pontífice, “nele olham os artesões, os sacerdotes, os bispos e todo o povo cristão, já que se encontram nele exemplos claros com que se alentar e encorajar-se, cada qual segundo seu estado, nessa perfeição cristã da qual unicamente podem sair, nas perturbações presentes, os oportunos remédios e atrair tempos melhores”.
Esse santo,  de uma atividade espantosa,  foi “apóstolo da palavra, pregando inumeráveis sermões;  apóstolo da pena,  publicando muitíssimos volumes; apóstolo da Imprensa, criando academias, livrarias e bibliotecas;  apóstolo da ação social católica e dos exercícios espirituais.
Foi catequista, missionário, formador do clero, diretor de almas, fundador de congregações,  pregador popular,  arcebispo, confessor, conselheiro, pedagogo, intrépido defensor da infalibilidade pontifícia e ‘anjo tutelar da família real’,  em frase de Pio XI; mas, sobretudo, eminentemente santo”.
Os seus restos mortais hoje são venerados na Igreja dos Missionários Claretianos em Vic, a primeira Casa da Congregação fundada por ele em 1849.
É o padroeiro dos livreiros e dos artesãos.
Protetor contra todo tipo de violência.
Sua festa é celebrada no dia 24 de outubro.



Oração a Santo Antônio Maria Claret

Ó, glorioso santo, vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes vos livrastes desses males, intercedei por mim e por minha família e livrai-nos do perigo de  assalto, roubo ou seqüestro. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência física e moral. Amém


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 23 de outubro de 2016

São João de Capistrano-



São João de Capistrano
23 de  outubro


João tinha setenta anos, em 1456, quando se encontrava à portas de Belgrado, ameaçada pelo exército turco e encorajar as tropas cristãs armado só de uma grande cruz de madeira e de uma robusta voz!
Nascera em Capistrano, em 1356. Tornou-se um bonito rapaz, de cabelos loiros que lembravam fios de ouro e os usava compridos, conforme a moda de seu país. Pela sua origem e aspecto nórdico, apelidaram-no de João Alemão.
Estudou direito civil e eclesiástico, laureando-se jurista.
Foi nomeado juiz e depois governador da cidade.
Quando Perúgia foi ocupada além do alto cargo perdeu também a liberdade.
Na prisão meditou sobre a vaidade das honras mundanas, e saindo do cárcere obteve a anulação de seu casamento indo bater na porta do convento franciscano de Assis e vestiu o hábito dos seguidores de São Francisco.
Teve início então para o dinâmico frade a múltipla atividade apostólica que por quarenta anos o empenhou em vários lugares da Europa. Infatigável organizador de obras de caridade, mensageiro da paz, conselheiro e missionário.
Os papas que o tiveram como conselheiro confiaram-lhe missões diplomáticas.
O rei Fernando III o quis na Áustria, e sua Ordem o mandou à Terra Santa.. Organizador da Cruzada contra os turcos com tenacidade e com entusiasmo levou a termo iniciativas que a outros pareciam impossíveis. Mas as vitórias mais expressivas foram conquistadas nas trincheiras da ortodoxia, na defesa da verdade contra a heresia, do genuíno espírito franciscano, da paz civil e religiosa nos pontos mais hostis da Europa onde sempre esteve presente com surpreendente celeridade, não obstante dispusesse só de um burro como meio de locomoção.
Morreu em 23 de outubro de 1456 e foi canonizado em 1690.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑




sábado, 22 de outubro de 2016

São Contardo Ferrini-



São Contardo Ferrini
22 de outubro


Nasceu de um casal profundamente cristão, numa época de grande crise da fé e oposição à Igreja de Cristo, precisamente no ano de 1859.
Dotado de memória prodigiosa, era muito estudioso, foi até apelidado de “Aristóteles”, porque aprendia tudo com grande facilidade. Estudou hebraico, siríaco, sânscrito e copta. Iniciou o curso de direito com 17 anos e sua piedade assim como a sua prática da religião provocavam grosserias dos colegas.
Em 1880 defendeu brilhantemente sua tese de doutorado sobre a importância de Homero para a História do direito penal. O que lhe valeu uma bolsa de viagem à Berlim onde experimentou fortemente o catolicismo corajoso dos militantes.
Em 1881 fez voto de castidade e tornou-se franciscano em 1886. Doce, humilde, paciente e sempre procurando a perfeição em tudo, viveu sabiamente como eremita contemplativo. A ciência foi sua esposa e o professorado seu sacerdócio, sendo sempre um mestre compenetrado da seriedade de sua profissão e de respeito para com seu auditório. Os estudantes apreciavam seu esforço de adaptação e seu zelo em servir.
Sempre afável estava sempre aconselhando quem pedisse sua ajuda. Homem de gabinete e de biblioteca impôs-se com humilde doçura. Em política era conservador e em diretivas pontifícias foi exemplar lutando contra o divórcio e defendendo a causa da infância abandonada. Tinha o senso da liturgia e um real espírito de pobreza. Possuía um horário diário perfeito. Uma febre o levou rapidamente em 17 de outubro de 1907.
Deixou belíssimas páginas de espiritualidade.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Santa Úrsula e companheiras-



Santa Úrsula e companheiras
21 de outubro


Por causa de uma pequena linha, o céu e a devoção dos fiéis foram enriquecidos de 10.989 santas. Parece já fora de dúvida que Santa Úrsula não sofreu o martírio com 11.000 companheiras, mas só com onze. Todos sabem que onze escrito em algarismos romanos se escreve XI, mas basta uma pequena linha colocada sobre esse número para multiplicá-lo por mil.
Assim quando se encontrou no século VIII, nas proximidades de uma igreja de Colônia, na Alemanha, um túmulo com algumas relíquias de meninas e com uma inscrição que falava de Úrsula e companheiras, foi muito fácil a devoção popular pensar que se tratasse de um exército de meninas.
Naturalmente logo se encontrou quem explicasse o caso, assim como com o passar do tempo tornou-se uma narrativa lendária, mas bastante verossímil.
Dizia a narração popular, que Úrsula era a princesa filha de um rei cristão da Inglaterra, muito bonita, que muito jovem suscitou admiração de um príncipe pagão, que a pediu em casamento.
A menina que já havia feito votos à Deus secretamente e como visse que seu pai olhava com simpatia para o pedido do pretendente, julgou prudente não manifestar essa circunstância, mas buscar uma alternativa que tornasse impossível ou pelo menos remota essa possibilidade do casamento. Ela pediu três anos para melhor conhecer seu noivo, a conversão do jovem e por fim que ela e cada uma de suas dez escravas tivessem mil escravas cada uma.
A primeira e terceira condições foram cumpridas no mais breve tempo possível.
E para passar os três anos Úrsula julgou oportuno partir com sua legião de meninas, em grande parte pagã, para o continente, subindo as margens do Reno. Uma a uma todas as meninas converteram-se atraídas pela palavra da princesa e pelo seu exemplo piedoso.
No caminho de volta à Colônia encontraram-se com os hunos de Átila, que massacraram todas as meninas com exceção de Úrsula pela qual se entusiasmou Átila e resolveu matá-la pessoalmente.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Santa Maria Bertilla Boscardin-



Santa Maria Bertilla Boscardin
20 de outubro


Humilde camponesa, figura puríssima de perfeição cristã, modelo de recolhimento e de oração.
Nem êxtases, nem milagres durante a vida, mas uma união com Deus sempre mais profunda no silêncio, no trabalho, na oração e na obediência.
Daquela união vinha a especial caridade que ela demonstrava para com os doentes.
Nascida em 6 de outubro de 1888 na paróquia de Giota di Brendola, batizada com o nome de Ana Francisca desde a meninice dedicou-se aos trabalhos do campo, ajudando seus pais. Este era o caminho para qualquer menina, antes que as indústrias chegassem.
Aos 17 anos teve a permissão de seguir sua vocação religiosa ingressando nas Mestras de Santa Dorotéia em Vicência. Lá fez o noviciado e foi pra Treviso trabalhar no hospital, onde prestou o seu humilde e ativo serviço. Conseguiu o diploma de enfermeira para se tornar mais útil aos doentes, que assistia também durante a noite, tomando a vez de suas irmãs de hábito.
Durante a primeira guerra mundial suportou um considerável aumento de trabalho por causa dos contínuos bombardeios.
Morreu, aos 34 anos, no dia 22 de outubro de 1922.
Foi beatificada em 1952 e canonizada por João XXIII em 11 de maio de 1961.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

São Paulo da Cruz-



São Paulo da Cruz
19 de outubro


Nasceu em Ovada, Piedmont, Itália, em 3 de janeiro de 1694,  como Paulo Francesco Danei e era o filho mais velho de uma nobre família. Ele levou uma vida de austeridade até 1714 quando se juntou ao exército Veneziano para lutar contra os turcos.
Retornando a sua vida civil em 1720,  teve uma visão da Nossa Senhora em um hábito preto com o nome de Jesus e segurando uma cruz branca em seu peito. Na visão a Virgem Maria  disse a ele para fundar uma ordem religiosa devotada a pregar a Paixão de Cristo. Daí o nome "Ordem dos Passionatas"  ou “Ordem dos Passionistas” (Congregação dos Frades Descalços e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo).
Durante 40 dias de reclusão ele escreveu a Constituição e as Regras da Ordem, a qual ainda hoje é seguida. Do bispo de Alexandria ele recebeu para si  e para os membros de sua congregação o hábito dos Frades Descalços,  e em 1725 a permissão do Papa Benedito XIII  para receber noviços.
Em 1727  foi ordenado com os seus Passionatas pelo próprio Papa.  Junto com os companheiros se retirou para o Monte Argentaro, perto de Orbitello, onde passou  severas provações, desde a crônica ameaça da guerra até a deserção de noviços. Não obstante Paulo trabalhou sem cessar e em 1737 o primeiro monastério dos Passionatas foi inaugurado. Paulo se mudou e inaugurou uma segunda casa em Vetrella em 1744,  e foi eleito Superior Geral da Ordem em 1747.
Dois anos mais tarde ele conseguiu abrir o primeiro convento para freiras Passionatas em Corneto.
Foi abençoado com dons sobrenaturais da profecias, de ver a distância e curar doentes apenas com sua benção. Foi um dos mais celebrados pregadores de seu tempo.
O povo lutava para tocá-lo e tirar um pedaço de sua túnica como lembrança.
Passou a viver então em Roma até a sua morte em 18 de outubro de 1775,  mas sempre supervisionando pessoalmente a expansão de sua Ordem.
Ele foi enterrado na Basílica de São João e Paulo por ordem do Papa Clemente.
Foi canonizado em 1867 pelo Papa Pio IX.
Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro.



Oração de São Paulo da Cruz

Oh! glorioso São Paulo da Cruz, que,  pela meditação sobre a Paixão de Jesus Cristo, conseguiste atingir um grau tão elevado de santidade na terra, e de felicidade no Céu, e, por pregar a mesma Paixão, conseguiste oferecer ao mundo a mais certa cura para todos os seus males, obtenha para nós a graça de manter sempre gravados profundamente nos nossos corações, que assim possamos colher frutos da Paixão de Cristo tanto agora como  na eternidade.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 18 de outubro de 2016

São Lucas-



São Lucas
18 de outubro


 Um dos quatro evangelistas, pagão de nascimento, era médico, formado em Antióquia, onde provavelmente nasceu. Revoltou-se contra Deus ao ver as pessoas morrerem sem chance de vencer as doenças. Jurou lutar contra as doenças, as dores físicas e contra Deus.
Um dia recebeu o chamado divino, foi convertido por Paulo de Tarso, que o chamou de “médico bem amado”, fez as pazes com Deus, encontrou-se com a Virgem Maria e tornou-se colaborador de São Paulo durante as suas viagens missionárias, estando com ele inclusive no cárcere.
Segundo a tradição era também pintor de telas e fez o retrato de Nossa Senhora. Ele é o único evangelista que nos transmite detalhes sobre a vida da Mãe de Jesus, o que demonstra ter convivido com Maria. Tanto a Madonna del Populo, na Itália, como a de Czentochowa, na Polônia, são atribuídas aos pincéis deste santo.
São Lucas nos legou o Evangelho com a narração da infância de Jesus e os Atos dos Apóstolos já que conviveu também com os outros apóstolos.
Cheio de sensibilidade e disponibilidade, foi um dos apóstolos mais solícitos, este apóstolo que não viu Jesus.
Deixou de ser médico de homens para ser médico de almas.
Lemos na Epístola aos Colossenses: -“Saúda-vos Lucas, o médico.”
Consta que morreu na Beócia e foi sepultado em Tebas. Seus ossos foram transladados para a Basílica dos Santos Apóstolos, em Constantinopla, e depois levados para Pádua.
Festejado a 18 de outubro, é padroeiro dos médicos, dos artesãos, dos escultores e dos pintores.
           


Oração de São Lucas

Senhor, concedei-nos a graça de vos amar, como Vós amava São Lucas, o médico bem amado, com todo o nosso coração e todas as nossas forças. Concedei-nos também a graça de servir-vos, todos os dias, durante a nossa existência, a fim de merecer que sejam aceitas as nossas preces, que vos dirigimos por intermédio de São Lucas.
São Lucas, médico de homens e de almas, que sua luz e conhecimento, possa neste dia agir em benefício dos que sofrem as dores do corpo e da alma.
Que sua presença seja força e alívio.
Que seu amor se manifeste em forma de cura e alívio das dores para os que sofrem.
(Faça o pedido).
Na esperança de que, pelos méritos desse vosso apóstolo, conservemos perfeita a nossa saúde do corpo e do espírito, agradecemos a sua intervenção milagrosa.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

Repetir 3 vezes: “São Lucas, que obtendes a saúde do corpo e da alma dos que vos invocam, rogai por nós”.
Rezar 1 Pai- Nosso e 1 Ave-Maria.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Santo Inácio de Antioquia-



Santo Inácio de Antioquia
17 de outubro


Antioquia, a metrópole da Síria, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucedeu Evódio e em seguida Inácio, o Teóforo, o que traz Deus, como ele gostava de ser chamado.
Coração ardente (Inácio deriva de Ignis=fogo), ele é lembrado, sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo, por ele escritas durante a viagem de Antioquia a Roma, para onde foi como prisioneiro, vítima da perseguição de Trajano (98-117).
Nessa oportunidade, o santo bispo, escreveu sete cartas, dirigidas a várias igrejas e a São Policarpo.
Trazido acorrentado a Roma, onde terminou seus dias na arena, devorado por feras selvagens, tornou-se objeto de afetuosas atenções da parte de várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. Muitos se desdobraram para evitar-lhe a pena capital, mas Inácio desejava o martírio.
Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade e já no século quarto celebravam sua memória em 17 de outubro.
As suas palavras ardentes de amor a Cristo e a Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras.
As expressões Igreja Católica e Cristianismo são neologismos atribuídos à sua criação.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 16 de outubro de 2016

Santa Edwiges-



Santa Edwiges
16 de outubro


 Nascida na Alemanha, no período medieval, Edwiges por muito tempo viveu em meio ao luxo e à riqueza, já que era filha de nobres. Esse fato, entretanto, não impediu esta mulher de optar por uma vida simples e humilde, colocando-se a serviço do senhor e de seus desígnios.
Aos 12 anos de idade, Edwiges se casou com o príncipe da Silésia (atualmente uma região que fica na Polônia), com quem teve 6 filhos, sendo que 2 morreram ainda pequenos. Como esposa dedicada e zelosa, fez questão de cuidar da educação religiosa dos filhos e também do marido.
Serva do Senhor, Edwiges sempre se submetia a sacrifícios em nome de sua devoção, comendo nas quartas e nas sextas-feiras apenas  pão e água e alimentando-se muito pouco nos demais dias da semana.
Ela sempre ingeria uma quantidade de nutrientes que atendesse às necessidades do seu organismo, porém, na Quaresma, alimentava-se só para não perder os sentidos e evitar desmaios. O único objetivo de vida de Santa Edwiges foi o de auxiliar a construção do reino de DEUS aqui na Terra.
Edwiges era penitente até nas vestes. No tempo em que a nobreza se vestia com luxo excessivo, a santa tinha muita simplicidade e se agasalhava pouco no rigoroso inverno polonês. Andava sempre descalça nos pavimentos gelados do palácio e, na igreja, permanecia sempre de joelhos. Certa vez, uma criada que a acompanhava estava quase morrendo de frio, quando colocou os pés no lugar onde Edwiges havia estado e  sentiu um grande calor, que subitamente a fez melhorar.
Edwiges influenciava seu marido nas decisões políticas que ele tomava, interferindo até mesmo na elaboração de leis. Ela opinava da maneira que considerava mais justa, visando melhorar a condição de vida da população da qual seu esposo governava. Além disso, com o apoio dele, foram construídas igrejas, conventos, hospitais, mosteiros e escolas naquele reinado.
Em uma quarta-feira de Quaresma, o marido de Edwiges esbravejou ao ver que sobre a mesa só havia água, sendo que ele gostava muito de beber vinho. Então, mesmo não havendo mais vinho, a dedicada esposa ofereceu-lhe uma taça, na qual continha um líquido que se mostrou como vinho. O marido bebeu e ficou muito satisfeito.
Esse foi o primeiro de uma série de acontecimentos que se pode chamar de milagres, que Edwiges realizou.
Como em vida a santa já havia auxiliado muitas pessoas, também dos céus, perto de DEUS, seu poder de intercessão é muito grande. Alguns milagres de Edwiges na Terra são notórios, como a cura de muitas irmãs do monastério.
Quando completou 32 anos de idade, Edwiges fez voto de castidade. Decisão esta respeitada por seu marido.
Quando ficou viúva, iniciou seus primeiros passos rumo à santidade. Decidiu transferir-se para o Mosteiro de Trebnitz, na PolÔnia, onde passou a morar. Com o mínimo de sua renda, vivia a serviço do próximo, ajudando os necessitados, em especial  os endividados.
Certa vez, durante uma visita a um presídio, ela descobriu que muitos ainda estavam ali por não terem como pagar suas dívidas. Ao socorro desses desesperados, Edwiges saldava o que deviam e assim garantia a liberdade de muitos. Canonizada em março de 1267, Santa Edwiges se tornou a padroeira dos pobres, dos endividados e protetora das famílias.
A festa em louvor a Santa Edwiges é celebrada em 16 de outubro.



Oração de Santa Edwiges

Santa Edwiges, vós que fostes o amparo dos pobres ,a  ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante vos peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de DEUS o auxílio de que urgentemente preciso (faça o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





sábado, 15 de outubro de 2016

Santa Teresa de Ávila-



Santa Teresa de Ávila
15 de outubro


Uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã é sem dúvida Santa Teresa de Ávila, monja carmelita espanhola que teve a coragem de reformar a antiga Ordem do Carmelo, fundando novas famílias religiosas.
Nasceu na cidade de Ávila, em 28 de março de 1515. Seu pai, Alonso Sanchez de Cepeda, fidalgo castelhano, educou os filhos com austeridade e religiosas noções de honra. Estimava os livros dos santos e de heróis medievais. Influenciada por essas leituras, aos 7 anos Teresa tentou fugir de casa para se tornar mártir, aos 10, pensava em ser freira, mas a partir dos 14 anos gostava de ser cortejada e admirada e só pensava nos adornos para aumentar sua beleza e nas divertidas reuniões com amigos e amigas. A menina havia perdido a mãe, e Alonso decidiu confiar a filha aos cuidados das freiras agostinianas  de Ávila. Ali Teresa sentiu os primeiros sintomas da doença que transformaria sua vida, e o pai levou-a de volta para casa, atribuído as crises à severidade do convento.
Durante esta doença percebeu seu desejo de abandonar o mundo e servir a Deus na solidão do claustro. Ante a oposição paterna, Teresa fugiu de casa e entrou para o convento carmelita da Encarnação de Ávila. Ali viviam 150 monjas, mais mundanas do que contemplativas. Teresa não se sentiu bem neste grande mosteiro. No fundo do seu coração percebia o chamado de Deus para uma vida de mais penitência, oração e fraternidade.
Sentia a dificuldade de se dedicar a Cristo no meio de tantas pessoas, no entanto nunca desejou abandonar o Carmelo devido à sua grande devoção e amor profundo à Virgem Maria.. Por muito tempo Teresa pensou em instituir uma pequena comunidade de carmelitas, de vida simples e austera. Levou em frente esse projeto, enfrentando inúmeras dificuldades. Confiando no Senhor Crucificado e na própria perseverança, em 1562 conseguiu fundar a Congregação das Carmelitas Descalças, que desejavam viver, sem mitigações, a primitiva regra do Carmelo.
Em 1576, no seio da ordem, houve um grande movimento contra a reforma. Foram proibidas novas fundações e Teresa foi obrigada a se recolher em um dos conventos. Quando parecida fracassada sua instituição, o rei Felipe II interveio, a perseguição diminuiu e quatro anos depois o papa Gregório XIII declarou autônoma a Província Carmelita Descalça. Essa obra sobre-humana não teria tido resultado se não fosse a providência divina e a firma vontade de Teresa, aliada a uma excepcional inteligência e profundos conhecimentos teológicos.
Teresa de Ávila foi uma grande e culta mulher, de invejável iniciativa, que sabia amar e se fazer amar. Conquistava a todos, fossem eles reis ou bispos, ricos ou pobres. Sua obra de reforma e seu trabalho de escritora encheram os 20 últimos anos de sua vida. Por ocasião da fundação de seu primeiro mosteiro, escreveu o Livro da vida, contendo confissões espirituais e tímidos pronunciamentos de sua vida. O Caminho da perfeição é dirigido a um grupo de monjas contemplativas e Moradas do castelo interior, seu melhor livro, refere-se aos diversos níveis de sua relação com Deus. Uma de suas mais belas poesias, escrita no final de sua vida, mostra o desejo ardente de sua alma juntar-se a Deus. “Vivo porque hei de morrer/ morrendo, que hei de viver/ assegura-me a esperança/ morte, que a vida se alcança/ vem, não tardes a descer/ que morro, por não morrer.”
Faleceu no dia 4 de outubro de 1582, com 67 anos, em Alba de Tormes, mas é festejada no dia 15, devido à mudança no calendário feita pelo papa Gregório XIII, abolindo dez dias para acertar o calendário civil com o solar. Em 1970 foi declarada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI. 
É a protetora das pessoas que sofrem de doenças do coração e padroeira dos professores.
As imagens de Santa Teresa de Ávila, vestida de freira carmelita, com um livro na mão esquerda e uma pena na direita, os olhos voltados para o céu, encontram-se nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, assim como na Ordem Terceira. Em algumas gravuras ela tem na mão direita uma pena e está ajoelhada no genuflexório, sobre o qual aparece um livro, olhando para Jesus Crucificado e iluminada por raios emitidos pelo espírito Santo, sob a forma de pomba.




Oração de Santa Teresa de Ávila

Nada te perturbe,
Nada te espante.
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem tem a Deus nada lhe falta,
Só Deus basta.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

São Calisto I-



São Calisto I
14 de outubro


Uma das metas obrigatórias para os peregrinos e turistas que se dirigem a Roma são as catacumbas.
Particularmente célebres e freqüentadas são as de São Calisto, definidas pelo papa João XXIII como “as mais respeitáveis e as mais célebres de Roma”.
Numa área de 120.000 metros quadrados, com quatro andares sobrepostos, foi calculado que lá existiam não menos que 20 quilômetros de corredores.
Essa obra colossal fixa para sempre a memória de São Calisto, que cuidou de sua realização,primeiro como diácono do papa Zeferino e depois como papa.
Mas além das dimensões este lugar é precioso pelo grande número e pela importância dos mártires que aí foram sepultados. Particularmente célebres são a cripta de santa Cecília e a dos papas Ponciano, Antero e Fabiano. Pode parecer estranho, por isso, que falte aí aquele que a construiu, Calisto. O túmulo dele está colocado bem no meio da Roma antiga, na Basílica de Santa Maria In Trastevere, que foi construída por determinação do papa Júlio, na metade do século IV, intitulada também de São Calisto.
No Trastevere, nasceu Calisto, na segunda metade do século II. Lá teve de fazer girar uma roda de moinho para compensar o patrão e a comunidade por dano sofrido. Outra dura condenação, a flagelação e a deportação. Resgatado pela comunidade cristã, colaborou com o papa Vitor e om Zeferino, até que sucedeu a este no ano 217.
A sua eleição provocou o cisma de Hipólito, que reprovava a sua origem servil e sobretudo a sua demasiada condescendência para com os pecadores.
Morreu mártir por ocasião de uma revolta popular.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Santo Eduardo-



Santo Eduardo
13 de outubro


Eduardo, rei da Inglaterra de 1043 a 1066, deixou uma forte lembrança no seu povo, veneração essa que atravessou os séculos e deve ser procurada não só em sábias providências administrativas, como a abolição de pesadas taxas que oprimiam o povo, mas, sobretudo em seu temperamento manso e generoso, nunca uma indelicadeza ou palavra de repreensão ou gesto de ira teve ele com ninguém, em sua vida particular ou com o mais humilde de seus súditos.
Casou-se um ano antes de ser coroado, com Edith Godwin,a filha de seu adversário mais terrível.
Eduardo e a rainha Edith, cultos, dedicados à oração e à meditação, fizeram de comum acordo voto de virgindade.
Nascido em 1004, ainda menino teve de tomar o caminho do exílio e viveu de 1014 a 1041 na Normandia, com os parentes maternos. Neste período fez voto de ir a Roma em peregrinação, se a Divina Providência o reconduzisse à pátria. Quando isto aconteceu, Eduardo teria cumprido piedosamente a promessa, mas foi dispensado pelo papa de cumpri-la. A soma necessária a viagem foi distribuída uma parte entre os pobres e outra parte destinada à restauração do mosteiro de Westminster, que foi solenemente inaugurada em 28 de dezembro de 1065.
Já gravemente doente o rei morreu em 5 de janeiro de 1066 e foi sepultado na igreja da abadia. Ao seu sepulcro começaram logo as peregrinações de devotos.
Em 1102, o seu corpo permanecia intacto e em 7 de fevereiro  de 1161 o papa Alexandre III o incluiu no elenco dos santos.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Nossa Senhora Aparecida-



Nossa Senhora Aparecida
12 de Outubro


 A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de recebê-lo da melhor forma possível, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no Rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas mal-sucedidas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora sem a cabeça. Em nova tentativa, veio a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um pano. Depois da pesca da imagem da santa, os peixes chegaram abundantemente para os três humildes pescadores.
Durante 15 anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos milagres de Nossa Senhora foi se espalhando por outras regiões do Brasil. Logo, já não eram somente os pescadores que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas, de lugares distantes. A família construiu então um oratório, no Porto de Itaguaçu, que logo ficou pequeno para o grande número de visitantes.
Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá deu início à construção de uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, com a ajuda do filho de Filipe Pedroso. Foi aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, Dom Pedro I e sua comitiva visitaram a capela e a imagem.
Em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior para acomodar e receber os fiéis, que aumentavam significativamente. Conhecida atualmente como Basílica Velha, foi solenemente inaugurada em 8 de dezembro de 1888.
Em 1868 a Princesa Isabel havia visitado Aparecida e pedido a graça de tornar-se mãe. Dezesseis anos depois, voltou com seus 3 filhos, e, em agradecimento, ofertou à santa uma coroa de ouro, cravejada de diamantes e rubis e um manto azul, ricamente adornado.
Em 8 de setembro de 1904, a imagem recebeu a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por Dom José Camargo Barros, com a presença do então Presidente da República, Rodrigues Alves, e numerosa assembléia.
No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909.
Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável  pela criação da cidade.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, decretou oficialmente feriado no dia 12 de outubro, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
Com o tempo, percebeu-se a necessidade de erigir um novo templo, mais amplo, que comportasse mais pessoas. Nasceu assim a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa senhora da Conceição Aparecida. Em 4 de julho de 1980, em solene missa, o Papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano e terceiro maior templo católico do mundo, revigorando  a devoção à Santa Maria, Mãe de DEUS, a quem foi dedicado o grandioso monumento construído com o carinho e a devoção do povo brasileiro.



Primeiros Milagres

Incontáveis milagres são relatados graças à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Os primeiros e mais conhecidos são os seguintes:

Milagre das velas- Numa noite estrelada, os devotos rezavam ao pé da imagem. Repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Quando uma das pessoas presentes se aproximou para reacendê-las, elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido provavelmente em 1733.

Correntes- Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pediu ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo ajoelhou-se diante de Nossa Senhora Aparecida e rezou fervorosamente. Durante a oração, as correntes milagrosamente se soltaram de seus pulsos, deixando Zacarias livre.

Cavaleiro e a marca da ferradura- Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida em seu caminho para Minas Gerais, zombou da fé dos romeiros, dizendo que aquilo era bobagem. Quis provar o que dizia, entrando na Igreja montado em seu cavalo. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada, derrubando o cavaleiro. A marca da ferradura ficou cravada na pedra. O cavaleiro, arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.

A menina cega- Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando surpreendentemente a menina, cega de nascença, disse: “Mãe, como é linda esta Igreja”. Elas estavam diante da Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina passou a enxergar.

O menino do rio- Pai e filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e, por descuido, o menino caiu no rio. Ele não sabia nadar e estava sendo levado, cada vez mais rápido. O pai, desesperado, pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o filho. De repente o menino deixou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava,  e o pai pôde tirá-lo das águas em segurança.


Dos primeiros milagres aos dias de hoje, multiplicam-se as maravilhosas intercessões de nossa Mãe e Padroeira. Por isso, as peregrinações são tão intensas. Durante todo o ano, mas especialmente em outubro, no dia 12 dedicado a Nossa Senhora Aparecida, milhares de pessoas passam pela cidade de Aparecida, localizada no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, seja para pedir graças, seja para agradecer as bênçãos recebidas.
O Santuário de Aparecida possui um grande salão, a Sala dos Milagres, onde fica exposta uma parte dos “ex-votos”, ou seja, objetos que simbolizam a promessa feita e a graça alcançada.
Também no Santuário, em lugar de destaque, em um nicho com pastilhas formando um grande Sol, está a imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.



Oração a Nossa Senhora Aparecida


Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as  necessidades em que nos achamos.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a Vós, invocado o vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomando-vos de hoje para sempre por nossa mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Senhora, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, nosso redentor e nosso Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Soberana Senhora, livrai-nos da tentação do demônio e de todos os males que nos ameaçam, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos, um dia, ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.