As Lágrimas de São Lourenço e a chuva de meteoros
No mês de agosto, com frequência, há a oportunidade de ver uma chuva de meteoros que leva o nome em honra a São Lourenço.
"Lágrimas de São Lourenço" é o nome popular dado às Perseidas, uma chuva de meteoros que ocorre anualmente em agosto e é conhecida pela sua ligação com o santo martirizado em 10 de agosto.
O fenômeno celestial é associado ao cometa Swift-Tuttle que libera pequenos fragmentos de poeira e gelo.
Quando a Terra cruza a trajetória do cometa, esses fragmentos entram na atmosfera terrestre em alta velocidade e queimam pela fricção se desintegrando enquanto brilham intensamente criando rastros luminosos de estrelas cadentes, criando um espetáculo de luzes visível a olho nu.
São uma das chuvas de meteoros mais conhecidas e visualmente impactantes do ano. Sua intensidade pode ser observada de diversas partes do mundo, mas é vista com mais clareza no hemisfério norte, do final de julho até meados de agosto, com um pico habitual por volta do dia 10 de agosto, Festa de São Lourenço.
Durante este pico, a taxa de meteoros alcança 60 ou mais por hora.
O povo cristão associou o fenômeno às brasas e às lágrimas de São Lourenço, que foi martirizado ao ser queimado vivo numa grelha.
O nome Perseidas vem do ponto do céu de onde parecem vir localizado na constelação Perseu, chamada assim por causa de um personagem da mitologia grega.
O nome “lágrimas de São Lourenço” surgiu pela associação com a festividade e as lendas que foram construídas após a morte do santo.
A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição deste fenômeno registrada no Extremo Oriente no ano 36.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário