São Josafá
12
de novembro
A
Rússia foi evangelizada pelos cristãos bizantinos pouco antes do
cisma do século XI e seguiu a Igreja grega na separação de Roma,
aceitando a dependência até 1589, quando se tornou autônoma com a
elevação de Moscou à dignidade de patriarca.
Nesse
período a Rutênia havia passado do domínio russo ao polonês. Os
sacerdotes ortodoxos, entrando em comunhão com Roma, mantiveram os
ritos autênticos e as tradições da Igreja. Neste clima ecumênico,
nascia em 1580 de nobre família ortodoxa João Kuncewycz, o apóstolo
da unidade dos cristãos do Oriente.
Partindo
do dom comum aos cristãos, o batismo, João amadureceu a sua adesão
à unidade com Roma, recebendo outros bens, como a palavra de Deus
escrita, a vida da graça, a Fe, a esperança e a caridade. A Igreja
russa tinha conservado intacto o essencial da fé e da estrutura
eclesial, como os sacramentos, a liturgia, a tradição apostólica,
o culto dos santos, a devoção mariana e o ascetismo.
Foi
precisamente a espiritualidade monástica, cuja influência deu
início a um grande florescimento de vida monástica na Europa que
trouxe João à completa união com Roma.
Vestindo
a batina e convertendo-se à Igreja unida, teve o privilégio de ser
o primeiro noviço do primeiro mosteiro basiliano unido, o da SS.
Trindade de Vilna. Tinha 20 anos. Mudou o nome para Josafá, o nome
bíblico do vale do Cedron, onde segundo o profeta Joel, se reunirão
as almas para o juízo final.
Enxertando
a antiga espiritualidade basiliana com as novas diretivas de ação
dos jesuítas, dos quais acolheu e fez seu jovem espírito
missionário, Josafá, consagrado sacerdote, empreendeu enorme
atividade de apostolado para a reforma da vida monástica e para a
unidade dos cristãos, a ponto de merecer o apelido de “raptor de
almas”.
Foi
barbaramente assassinado por um grupo de facínoras em 12 de novembro
de 1623 em Vitebst porque seu zelo e sua benemérita ação pela
união com a Igreja de Roma haviam atraído o ódio dos ortodoxos
separados.
Foi
canonizado por Pio IX em 1867.
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