Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Santos Protomártires da Igreja de Roma-



Santos Protomártires da Igreja de Roma
30 de junho

Nos tempos de Nero, em Roma, ao lado da comunidade hebraica, vivia a pequena e pacífica comunidade dos cristãos. Sobre eles, pouco conhecidos, circulavam notícias caluniosas. Nero descarregou sobre eles, condenando-os a cruéis sacrifícios, as acusações feitas a ele, em seguida ao incêndio criminoso de Roma.
Nero teve a responsabilidade de dar início à absurda hostilidade do povo romano, muito tolerante em matéria de religião, em relação aos cristãos: a ferocidade com a qual atingiu os presumíveis incendiários não encontra justificação nem no interesse do império. Episódios horrendos como os das tochas humanas, cobertas de piche e incendiadas nos jardins da colina Oppio, ou aquele em que mulheres e crianças cobertos com peles de animais e abandonadas a mercê de feras no circo, foram tais que chegaram a produzir sentimentos de piedade e horror nos romanos, que dizia ainda que se tratasse de pessoas merecedoras de exemplares castigos o que se via era que foram abatidos não pelo bem público, mas para satisfazer a crueldade de um indivíduo, Nero.
Entre os mais ilustres mártires está o príncipe dos apóstolos, Pedro, crucificado no círculo de Nero, onde surgiu a Basílica de São Pedro, e o apóstolo dos gentios, Paulo, decapitado nas águas Salvianas e sepultado na Via Ostiense.
Após a festividade conjunta dos dois apóstolos, o novo calendário quis celebrar a memória dos numerosos mártires que não puderam ter um lugar especial na liturgia.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 29 de junho de 2016

São Pedro Apóstolo-

                                                                                  



São Pedro
29 de junho


Discípulo de Jesus e primeiro papa, São Pedro é festejado em 29 de junho, junto com São Paulo.  Pescador da Galiléia, chamava-se Simão, e o nome Pedro “Kepha”, que significa rocha, pedra, lhe foi dado por Jesus, do qual foi um dos primeiros apóstolos.
Segundo São Mateus (Mateus, 16), Jesus lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; tudo que ligares na terra, será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus.” Com essas palavras Jesus anunciou que Pedro seria a rocha inabalável, o fundamento da Igreja, e teria o supremo poder de dirigi-la.
São Pedro foi testemunha de todos os atos importantes da vida de Cristo, mas negou-o na hora da Paixão. Apesar disso, Jesus, ao ressuscitar, consagrou-o como Pastor de seu rebanho. Depois de Pentecostes, Simão Pedro anunciou Jesus ao judeus, organizando as igrejas de Samaria e da Costa Mediterrânea, indo posteriormente para Roma.
Umas das histórias mais interessantes da vida do Chaveiro do Céu é o episódio denominado Quo vadis(Onde vais?). Segundo a lenda, o imperador Nero perseguia os cristãos para acalmar o povo revoltado contra ele por causa do incêndio de Roma. São Pedro foi aconselhado pelos discípulos  a deixar  a cidade por algum tempo, até que cessassem as perseguições. O apóstolo aceitou, mas ao chegar nas proximidades da Via Ápia encontrou um peregrino que se dirigia apressadamente à cidade. Ao olhar para ele, São Pedro o reconheceu. Era o mestre, e Pedro então perguntou-lhe: Onde vais, Senhor ? O viajante respondeu-lhe: Vou a Roma para ser crucificado novamente. A visão desapareceu, mas os pés divinos ficaram gravados na pedra da estrada. Naquele local existe hoje uma igreja denominada Quo Vadis.
Aprisionado duas vezes, foi crucificado,  em Roma no ano de 64, de cabeça para baixo a seu próprio pedido, pois não se julgava digno de morrer como Cristo. A permanência, o martírio e o seu enterro na capital romana  são testemunhados pela tradição, a partir do século II, e confirmados pelas pesquisas do protestante Lietzmann, em 1915, nos mais antigos textos litúrgicos e nas escavações por ele organizadas.
A atual basílica de São Pedro, no Vaticano, construída sobre seu túmulo, é a mais importante da cristandade.  Obra-prima da arquitetura renascentista, realçada pela cúpula de Michelangelo, abriga pinturas e esculturas, de ilustres artistas europeus em bronze, uma das esculturas de São Pedro esculpida no século XII, tem os pés gastos devido aos beijos de seus devotos.
Padroeiro dos pescadores, dos porteiros, dos pedreiros, das viúvas já que de acordo com a tradição Pedro havia enviuvado; e dono das chaves do céu, estar com São Pedro e sua Igreja é caminho sereno para as graças do céu. Considerado pelo povo como um santo de casa, há mesmo uma certa irreverência a seu respeito. Se chove demais, é porque ele deixou a torneira do céu aberta, e se não chove, é porque ele está dormindo e se esqueceu que a população precisa de água. Se troveja fortemente, é porque São Pedro está roncando ou então mudando os móveis da casa de Deus. E para justificar as faltas, o povo afirma: “Se até Pedro errou, por que não eu ?”
Na Bahia as festas do santo são promovidas especialmente pelos sacerdotes e pelas viúvas. É festejado também pelos pescadores, no Rio de Janeiro e no Ceará, que no dia 29 de junho realizam desfiles marítimos e soltam fogos de artifício em sua homenagem. Na região do médio e alto São Francisco, a solenidade é promovida pelas viúvas, consistindo no transporte, em canoa, da imagem do santo, de uma casa para uma capela, em meio a rezas, enquanto fogos pipocam no ar.
Iconograficamente, São Pedro é representado de várias maneiras: como papa, sentado no trono e com a tiara papal; vestido de apóstolo, segurando as chaves do céu; pregado na cruz de cabeça para baixo; ou arrependido, sentado no chão chorando, com o braço esquerdo segurando a cabeça, como na magistral escultura de barro cozido de frei Agostinho da Piedade, no século XVII, executado para um mosteiro beneditino da Bahia.
                                        


Oração de São Pedro


São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom mestre; mas a vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande santo, daí-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim o estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino do céu. São Pedro, abençoai o papa, protegei toda a igreja, confirmai os irmãos na fé e abençoai nosso lar.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 28 de junho de 2016

Santo Irineu-



Santo Irineu
28 de junho

Irineu nasceu na Ásia Menor e entre suas recordações da juventude está o contato com Santo Policarpo de Esmirna, o santo bispo que foi instruído pelo apóstolo São João Evangelista. Assim sendo, através de Policarpo se uniu aos apóstolos de Cristo.
Pacificador de nome e de fato (Irineu vem do grego e significa pacífico, pacificador) foi apresentado ao papa pelos cristãos da Gália.
Em Roma honrou seu nome sugerindo moderação ao papa Vítor, aconselhando-o respeitosamente a não excomungar as Igrejas da Ásia que não queriam celebrar a Páscoa na mesma data das outras comunidades cristãs. Com os mesmos fins pacíficos aproximou-se dos bispos de outras comunidades cristãs para o triunfo da concórdia e da unidade
Irineu aparece não só como teólogo equilibrado como um dos pastores mais completos, mais apostólicos e mais católicos que serviram a Igreja tendo mesmo aprendido idiomas dos novos povoadores para poder assim melhor evangelizar as populações celtas.
Em 178 sucedeu o nonagenário bispo e mártir, São Fotino, e governou a Igreja de Lião até a morte, que ocorreu no ano 200. Embora não seja provado que tenha morrido como mártir, a Igreja o venera assim, por ter sido verdadeiramente testemunho de fé num período de dura perseguição para os cristãos, sendo seu campo de ação bastante vasto, levando em consideração que não havia nenhum outro bispo nas Gálias.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-



Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
27 de junho


Na ilha de Creta, na Grécia, havia um quadro da Virgem Maria muito venerado pois vários milagres eram atribuídos a ele. Por conta disso,  acabou sendo roubado por um rico negociante. Durante a travessia do Mediterrâneo, uma forte tempestade colocou em risco a embarcação que transportava a preciosa carga.  Ao perceberem a gravidade da situação, os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria para que o navio não afundasse. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, salva num porto em Roma, Itália. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos. Em 1866 a milagrosa imagem foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".



Oração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 26 de junho de 2016

Santos João e Paulo-



Santos João e Paulo
26 de junho

Existe uma paixão que narra os feitos dos santos João e Paulo, irmãos de sangue e de fé, decapitados em sua casa no Célio e aí sepultados, na noite de 26 de junho de 362, durante a perseguição reavivada pelo imperador Juliano.
João e Paulo eram ricos e generosos para com os pobres. O imperador que havia planejado pôr as mãos em seus bens convidou os irmãos à corte, mas ambos recusaram. O chefe da guarda imperial, Terenciano, foi então a casa deles com a intimação de oferecerem incenso à estátua de Júpiter.
Não conseguindo convencê-los a praticar idolatria, mandou que fossem degolados e sepultados em casa.
O sucessor de Juliano, o imperador Joviniano, encarregou o senador Bizante de procurar os corpos e de construir uma igreja sobre seu túmulo.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sábado, 25 de junho de 2016

Santo Guilherme de Vercelli-



Santo Guilherme de Vercelli
25 de junho

Quem visita o santuário mariano de Montevergine tem a sensação de estar num lugar onde os homens podem esquecer o ritmo barulhento do cotidiano e imergir na perfeita atmosfera da natureza.
Aqui ancorou no século XII o peregrino Guilherme, à procura de solidão.
Nascido em Vercelli em 1085 de uma nobre família, aos 15 anos vestiu o hábito monástico e seguiu fazendo peregrinações pela Europa visitando os santuários mais famosos.
Última meta de sua peregrinação devia ser a Terra Santa, mas um incidente providencial levou-o para a desabitada montanha de Montevergine onde criou a Congregação Beneditina de Montevergine.
Em 1128 partiu novamente à procura de solidão sobre o Monte Cognato e na Planície de Goleto onde morou um ano inteiro num buraco de uma árvore gigantesca.
A cada passo seu, surgiam como límpidas fontes outras fundações monásticas, até que fechou os olhos à vida terrena em 1142 no mosteiro de Goleto.
Seu corpo foi transferido em 1807 para Montevergine.
Em 1942 Pio XII o declarou padroeiro da Irpínia.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 24 de junho de 2016

São João Batista-



São João Batista
24 de junho


Considerado como aquele que preparou o caminho para a vinda de Jesus,  João foi um filho muito desejado por Isabel e Zacarias, ambos já com idade avançada. Segundo a tradição, o anjo Gabriel foi quem deu a notícia a Zacarias dizendo que Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício".
Antes do seu nascimento Maria, mãe de Jesus, foi visitar sua prima. Conta-se que ao ouvir a saudação de Maria, Isabel sentiu o filho mexer em seu ventre, ficou repleta do Espírito Santo e dirigiu-lhe uma saudação inspirada, “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”.
Ainda jovem, João perdeu seu pai e passou a cuidar de sua mãe. Quando Isabel morreu, ele doou os seus pertences e retirou-se para o deserto, usando roupas de peles de animais, alimentando-se de gafanhotos e mel.
Em seus discursos , pregava a vinda do Messias, usava palavras firmes, incentivando o arrependimento, a conversão e o batismo.
João pregava que o Reino de Deus estaria ao alcance de todos e essas palavras reuniam em sua volta centenas de pessoas sedentas da promessa que o seu jugo estava próximo do fim.
Foi um pregador heróico que falava ao povo expondo os líderes iníquos e as suas transgressões, chamando-os de “raça de víboras”.  Quando o assemelhavam a Elias, era porque este tinha o mesmo aspecto, o mesmo caráter resoluto e  a mais alta moralidade e assim como o seu antecessor, não queria simpatia. Ele pregava a mudança e costumava apontar o indicador, tal como Elias o tinha feito anteriormente, e isto o categorizou como profeta.
Anunciava a vinda do Messias esclarecendo com humildade: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3,28) e "Não sou digno de desatar a correia de sua sandália" (Jo 1,27).
O apelido de Batista veio do costume de batizar com água no rio Jordão. Ele batizou o próprio Jesus, seu primo, e o apresentou ao povo com esses dizeres: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" (Jo 1, 29).
A Bíblia nos conta que, mesmo sem ter pecado algum, Jesus esteve com João para também ser batizado, assim como os outros que ali aguardavam. Por um momento, João Batista hesitou, afinal, estava diante do filho de Deus, mas, logo, comoveu-se com o exemplo de confissão de Cristo. Jesus também nutria uma admiração muito grande por João Batista, o que pode ser comprovado nas escrituras sagradas, no livro deMateus 11, 7-11 e 14-15: “Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista. E, se quereis aceitá-lo ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos, ouça!” , disse Jesus às multidões. 

Tendo censurado Herodes por viver com a mulher de seu irmão, João foi preso no castelo de Macheros (Palestina) e degolado em 29 de agosto do ano 31, por ordem do rei, que desejava satisfazer um pedido de sua enteada Salomé.

Dizem que ele nasceu numa noite muito bonita e sua mãe Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira. Por esse motivo, onde a festa é celebrada, levantam-se mastros e o principal elemento da comemoração é a fogueira.
A devoção ao santo foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que transmitiram ainda o gosto por efeitos de luzes proporcionadas pelos balões, fogos de artifício e fogueiras. Pregador de alta moral e ascético, São João é festejado pelo povo como um santo amável, com farta alimentação, músicas, danças e bebidas.
O precursor do Messias é representado de várias maneiras na iconografia católica
Ainda menino, segurando um cordeiro que anuncia a vinda de Jesus, ou então menino ao lado de Jesus e Maria;  adulto, seminu, com o corpo coberto por uma pele de carneiro, ou um pano rústico, apontando para o céu com o braço direito, tendo às vezes na mão uma longa cruz e também um carneirinho ao seu lado. Em diversos quadros ele está batizando Jesus Cristo no rio Jordão.
 Sua imagem aparece com freqüência na arte popular e pode ser venerada em quase todas as igrejas, tanto do período colonial , quanto nas mais modernas.
É padroeiro de várias cidades brasileiras, dentre elas, a de São João de Bocaina, próxima a Jaú, no Estado de São Paulo, possuidora de bela matriz, edificada no início do século XX, e em cujo interior podem-se admirar belíssimos painéis de Benedito Calixto, narrando a vida de São João Batista, e a cidade de São João del Rey, uma das mais antigas vilas de Minas Gerais, famosa pelo seu artesanato em prata e estanho, assim como pelas suas igrejas, ornamentadas com esculturas de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde.
           
São João é venerado em muitas religiões. No judaísmo e no islamismo como profeta, no espiritismo como a reencarnação de Elias e na umbanda e candomblé como o orixá XangÔ.
São João Batista é o protetor dos hóspedes, hoteleiros e dos prisioneiros.
Ao contrário de outros santos, homenageados em datas que coincidem com os dias de suas mortes, São João Batista é comemorado no dia de seu nascimento, 24 de junho.



Oração de São João Batista


São Joã0 batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor ... fazei  penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual não sou digno de desatar os cordões das sandálias.”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.
Amém.
  

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 23 de junho de 2016

São José Cafasso-



São José Cafasso
23 de junho


Nascido em Castelnuovo d’Asti, em 1811, José era reflexivo, manso, estudioso e passava várias horas meditando diante do Santíssimo Sacramento  durante os anos de seminário.
São João Bosco, seu conterrâneo, quatro anos mais jovem, chamava-o de “senhor abade”.
Ordenado padre aos 22 anos, freqüentou o curso de teologia em Turim.                          
Os turinenses chamavam-no “o padre da forca”, com uma mistura de admiração e de compaixão, porque em toda execução ao lado do condenado estava sempre o padre  José Cafasso.
Um padre magro, encurvado pelo desvio da coluna dorsal que o obrigava a estar inclinado também nas poucas horas do dia em que passava fora do confessionário.
Padre José Cafasso dedicava grande parte do seu ministério sacerdotal escutando confissões de todos que freqüentavam a sua igreja, atraídos pelas qualidades de inteligência e bondade daquele que compreendia os problemas de todos e sabia falar tanto aos doutores como aos mais simples, as almas devotas como as dissipadas.
Morreu em 1860, aos 49 anos de idade, e antes de morrer deu tudo o que possuía a João Bosco e ao Cottolengo.
Foi declarado santo em 1949, sendo o patrono dos encarcerados e dos condenados à pena capital, pois durante a vida tinha feito também do cárcere local para seu apostolado sacerdotal.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 22 de junho de 2016

São Paulino de Nola-



São Paulino de Nola
22 de junho

Paulino nascido em 355 em Bordeaux, numa rica família patrícia romana, foi favorecido na carreira política por grandes amizades locais, tornando-se cônsul e governador da Campânia.
Teve a felicidade de encontrar Ambrósio de Milão e Agostinho de Hipona, pelos quais foi encaminhado para a conversão a Cristo.
Recebeu o batismo aos 25 anos e durante uma viagem à Espanha conheceu e casou-se com Teresa.
Após a morte prematura do único filho decidiram de comum acordo dedicar-se inteiramente à ascese cristã, conforme modelo de vida no Oriente. Assim, desvencilharam-se das grandes riquezas que possuíam, distribuindo-as em vários lugares aos pobres, e se retiraram para a Catalunha a fim de iniciar uma experiência ascética.
Como Paulino era muito conhecido e admirado por todos, sociedade e povo, com grande alarde pediram ao bispo de Barcelona que o ordenasse sacerdote, mas ele acariciava o ideal monástico de uma vida devota e solitária.
Foi para Campânia, em Nola, onde a família possuía o túmulo de um mártir, São Felix.
Deu início a construção de um santuário, mas se preocupou antes de tudo em erguer uma hospedaria para os pobres, adaptando o primeiro andar para mosteiro, onde se retirou com Teresa e alguns amigos em comunidade monástica.
Os contatos com o mundo era através de correspondências epistolar.
Colocou fim aquela mítica quietude, em 409, quando foi escolhido para bispo de Nola. Paulino foi um verdadeiro pai, preocupado com o espiritual e material de todos.
Morreu, em 431, um ano depois do amigo Santo Agostinho.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑






terça-feira, 21 de junho de 2016

São Luís Gonzaga-



São Luís Gonzaga
21 de junho


Nascido em 1568, no castelo de Castiglioni, nas imediações de Solferino, na Itália, era filho primogênito do marquês Fernando Gonzaga e de sua esposa, Marta Santana. Seu pai, comandante do exército, queria que ele seguisse a carreira militar; por isso, deu-lhe, ainda criança, armadura, capacete, espada e arcabuz (uma espécie de arma  de fogo portátil do século XV) e levou-o para o acampamento de Casal-Major, onde o menino ficou escandalizado com as liberdades dos soldados. De acordo com a sua categoria de príncipe, sua educação constou de estudos humanísticos, línguas clássicas, etiqueta e cortesia. Passou alguns anos nas mais brilhantes cortes da Itália e da Espanha, onde foi pajem de honra do príncipe Diego, filho de Felipe II.
Desde a infância manifestara inclinação pela vida religiosa, principalmente depois que recebeu a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, aos 10 anos, mas teve de lutar contra o pai, rico e poderoso, que não queria aceitar sua vocação para a vida eclesiástica. Em meio ao luxo das cortes, levava uma vida de oração e penitência, preservando-se assim contra as tentações mundanas.
Aos 17 anos, abriu mão de sua herança de filho primogênito, entrando como noviço na Companhia de Jesus, onde se destacou pela intensa fé e ardente caridade. Durante a epidemia que se espalhou no ano de 1590, em Roma, onde estudava teologia, apesar da doença que minava seu organismo, tanto trabalhou cuidando dos enfermos que acabou morrendo pouco depois, aos 23 anos. Em 21 de junho de 1591, entregou sua alma a Deus, sem completar os estudos para a ordenação sacerdotal. Seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma. Inúmeros milagres atestaram sua santidade, sendo beatificado treze anos após a sua morte. Em 1726 o papa Benedito XIII colocou-o no Catálogo dos Santos.
É considerado o protetor da mocidade e modelo da juventude que deseja seguir o caminho da perfeição.
                                       


Oração de São Luís Gonzaga


Ó Deus, Pai de bondade, ouvi hoje a minha prece. Fazei que pela intercessão de São Luís Gonzaga eu busque a Vossa face e Vos encontre nos irmãos doentes e necessitados. Despertai no íntimo do meu coração o desejo de Vos buscar, de Vos servir, de Vos amar. Sim, Senhor, porque em Vós reside o sentido de minha existência. Fazei que eu coloque em Vós toda a minha confiança.
 Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



segunda-feira, 20 de junho de 2016

Santos João Fisher e Tomás More-



Santos João Fisher e Tomás More
                                                                         20 de junho                           


Em 1935, Pio XI, canonizando no mesmo dia estes dois santos, que sofreram a decapitação pela coragem com que defenderam a fé, os propôs como “dois exemplos de fidelidade aos cristãos da nossa época”.
O machado do carrasco que decepou as suas vidas em 1535 atingiu muitos outros católicos, réus por não haverem aderido aos “Atos de Supremacia”, mediante o qual Henrique VIII se proclamava chefe da igreja nacional inglesa porque o papa se negara a dar-lhe o divórcio de sua primeira mulher Catarina, para ele poder desposar Ana Bolena. Os dois santos foram as duas vítimas mais ilustres do rei.
João Fisher, nascido em Beverly em 1469, e ordenado padre aos 22 anos, foi, como o amigo Tomás More, um homem de grande cultura. A vasta erudição fez dele um filho de sua época uniu grande zelo a total abnegação no exercício de seus deveres de bispo da pequena diocese de Rochester, para cuja sede tinha sido eleito em 1504, juntamente com o cargo de chanceler da universidade de Cambridge. Aceitou serenamente a condenação à morte, que foi executada em 22 de junho de 1535, um mês após sua elevação à dignidade cardinalícia, com o qual Paulo III quis honrá-lo por sua fidelidade e coragem.
Quinze dias depois foi condenado Tomás More. Nascido em Londres em 1477, que quando jovem queria consagrar-se a Deus, em um mosteiro, empreendeu a carreira legal, subindo ao ápice da notoriedade com a nomeação de chanceler da Inglaterra em 1529. Pai de quatro filhos teve sempre comportamento exemplar. Levantava às duas da madrugada para rezar até às sete, hora em que ia a missa. Fechado na Torre de Londres, aguardando o processo que ocorreu em 1º de julho de 1535, escreveu o “Diálogo do conforto contra as tribulações”, obra-prima da língua inglesa.
Corajoso e tranquilo sobre o patíbulo encontrou força para brincar com o carrasco. Recitou o Salmo Miserere, pôs a venda nos olhos e inclinou a cabeça. Sua cabeça foi exposta durante um mês na Ponte de Londres, depois sua filha Margarida evitou que fosse jogada no rio pagando uma grande soma em dinheiro.
Célebre é a sua “Utopia”, assim como sua “Oração para o bom humor”.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 19 de junho de 2016

São Romualdo-



São Romualdo
19 de junho

O abade Romualdo, pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à vida solitária e à oração, embora vivesse no meio de muitas tentações e mundanismo, uma vez que era filho do duque de Ravena.
Após haver professado a regra cisterciense por três anos no mosteiro de Santo Apolinário, aos 23 anos obteve a licença para viver a vida eremítica, nas colinas de Veneto, onde permaneceu por 10 anos.
Por onde andava o monge de Ravena difundia a benéfica inspiração da vida solitária, inclusive convenceu seu pai a fazer-se monge, São Severo.
Suas peregrinações tinham como meta a reforma dos mosteiros e dos eremitérios.
Esse homem, tão desejoso de separar-se dos homens, parecia destinado à irrequieta peregrinação. O imperador Oto que tinha por ele profunda admiração o nomeou abade do mosteiro de Santo Apolinário. Depois de um ano foi morar na abadia de Montecassino, onde imprimiu o seu vigor ascético, dando à espiritualidade beneditina um tom mais contemplativo e eremítico.
De Montecassino partir para novas aventuras espirituais, reformando mosteiros e fundando outros em Vergghereto, Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castro onde foi colhido pela morte em 19 de junho de 1027.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sábado, 18 de junho de 2016

Santa Juliana Falconieri-



Santa Juliana de Falconieri
18 de junho


Nasceu Juliana em 1270, sobrinha de São Alexis Falconieri, um dos fundadores dos Servitas.
As primeiras palavras que a menina pronunciou foram Jesus e Maria.
Desde 1284, recebeu o hábito na Congregação dos Servitas, dado por São Filipe Benício. 
Há muito tempo Juliana conhecia os instrumentos da penitência, jejuava as quartas e sextas-feiras, recebendo apenas a santa comunhão, aos sábados comia apenas um pouco de pão e tomava água e passava o dia contemplando as sete dores de Maria, as sextas-feiras eram consagradas aos mistérios da Paixão do Senhor.
O papa Bento XI, em 1304, declarou essa Congregação uma verdadeira obra religiosa. Dois anos depois Juliana tornou-se a superiora. Tendo consciência de que aquele que está mais altamente colocado deve ser o servo dos outros procurava sempre os trabalhos mais humildes. Dormia pouco, estendida sobre chão nu, suas orações duravam um dia inteiro, pacificou discórdias civis, interessou-se pelos pobres e pelos doentes, que curava com o contato de suas mãos.
No final de sua vida quando já não podia mais alimentar-se, não podendo receber nem mesmo a hóstia, pediu ao Padre Tiago de Campo Régio que colocasse a santa hóstia sobre seu peito; esta assim que foi depositada desapareceu misteriosamente.
Mais tarde por ocasião de seu funeral encontrou-se sobre o coração da santa, a marca da hóstia como um selo, com a imagem de Jesus crucificado.
Em memória desse milagre, as “Mantellate” trazem sobre o lado esquerdo do escapulário a imagem de uma hóstia.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sexta-feira, 17 de junho de 2016

São Ranieri de Pisa-



São Ranieri Scacceri
17 de junho


Ranieri nasceu em Pisa, na Itália, no ano de 1118, em uma família de mercadores muito rica.
Sua educação foi confiada a um bispo, para que recebesse boa formação religiosa.
Porém, Ranieri se mostrou muito talentoso para assuntos ligados à arte e preferiu estudar canto.
Aos 19 anos, impressionado com a vida miserável dos pobres de sua cidade, entrou para o Mosteiro de São Vito.
Doou toda a sua fortuna e se tornou peregrino.
Por isso, é considerado o padroeiro dos viajantes.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Santa Julita e São Ciro-



Santa Julita e São Ciro
16 de junho


Julita vivia em Icônio, atual Turquia, com seu filho Ciro de três anos.
Era uma senhora cristã muito rica que ficou viúva logo após o nascimento do filho.
Quando o governador Domiciano, iniciou a aplicação dos editos perseguidores do imperador Diocleciano, Julita buscou refúgio em Tarso, mas foi presa ao se declarar cristã.
O governador local, Alexandre, tomou-lhe o filho e mandou que ela fosse flagelada.
Ao ver os tormentos da mãe, o pequenino Ciro se debatia para escapar dos braços do carrasco e voltar para junto de Julita.
Furioso o governador pegou o menino por um pé e o jogou violentamente sobre os degraus do tribunal, quebrando o crânio da criança.
Julita agradeceu a Deus por ver seu filho morrer aureolado pela coroa do martírio.
Os suplícios que lhe foram infligidos não abalaram sua confiança e sua constância.
Enfim, ela foi decapitada.
O culto de São Ciro é um dos mais misteriosos, pois espalhou-se por toda a cristandade e assim encontramos muitas igrejas dedicadas em sua honra na Síria, na Palestina, na Itália, na França e na Espanha.
A devoção a ele é grande e seu nome derivado de “Kyrios”, que significa “Senhor” em grego, é muito usado.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



quarta-feira, 15 de junho de 2016

São Vito-



São Vito
15 de junho


Nascido em Mazara, na Sicília, no final do século III, sua história envolta em lendas, é comovente.
Filho de pagãos, aos 7 anos resolveu seguir o cristianismo, graças à influência de seus empregados Modesto e Crescência. Com a ajuda deles, Vito realizou conversões e milagres por toda a ilha. Quando o governador da cidade, Valeriano, soube dos prodígios do menino, que tinha apenas 12 anos na época, mandou prender os três e ordenou que fossem açoitados. Contudo milagrosamente os braços dos algozes ficaram paralisados. Modesto e Crescência, seguindo um aviso divino fugiram com o jovem santo para a Lucânia, onde Vito continuou seu incrível trabalho.
Algum tempo depois, sua fama chegou aos ouvidos do imperador Diocleciano, em Roma. O filho dele estava gravemente doente de epilepsia e o soberano fez com que levassem Vito (ou Guido) à sua presença. O menino-prodígio mais uma vez conseguiu a graça de curar um enfermo, mas como não quisesse reverenciar os deuses pagãos, foi considerado feiticeiro. Em vez de gratidão o tirano mandou torturá-lo e colocá-lo numa prisão. Condenado a ser atirado aos leões, os animais vieram deitar mansamente aos seus pés. Junto com Modesto e Crescência , foi mergulhado em um banho de chumbo derretido, mas saíram ilesos. Suas carnes foram então rasgadas pelos carrascos, porém foram salvos por um anjo. Enfraquecido com as torturas, morreu no ano de 303.
Devido a sua extraordinária história, Vito foi um dos santos mais queridos da Idade Média. A cidade de Rivello, na Lucânia, erigiu-lhe uma capela, construída no ano 1000,  muito visitada pelos devotos. Diz o povo local que quando se exagera na comida ou na bebida, é só ir até a igreja de São Vito, que a cura é certa.
Segundo a tradição, o jovem santo possuía poderes extra-sensoriais e foi escolhido por Deus para, através deste dom, divulgar a doutrina cristã no sul da Itália. É um dos santos auxiliares, invocado contra mordida de animais, epilepsia, mal de Parkinson e doença de Huntington (também conhecida como coréia de Sydenham, uma doença neurológica denominada pelo povo como “dança de São Vito” e que é caracterizada por movimentos corporais anormais e falta de coordenação). Atribui-se a São Vito também o poder de encontrar objetos perdidos, certamente por causa de seus dons extraordinários, bastando, para isso, dar três “vivas” ao protetor. Essa tradição é semelhante à de São Longuinho, cujo rito de gratidão consiste em dar três gritos, três assobios e três pulinhos.
É representado iconograficamente como um menino segurando uma cruz, ou entre os santos Modesto e Crescência, que empunham a palma do martírio, em frente ao caldeirão de chumbo derretido, colocado sobre uma fogueira.



Oração a São Vito


Fiel e boníssimo São Vito que, com sua luz plena, sempre seguiu os ensinamentos de Jesus Cristo, tranqüilize os fiéis em suas horas de aflição quando a doença lhes tira a paz, a fé, a esperança, o amor e o sorriso dos lábios. Por tanta bondade, pedimos a vós, ardorosamente, que se manifeste em nosso coração e em nossa alma. Cremos que tudo pode voltar a ser belo e menos penoso. Em especial, São Vito, queremos agradecer o carinho com que cuida das pessoas que sofrem do mal de Parkinson. Dê alívio aos seus familiares também. São Vito tende piedade de nós.
Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 14 de junho de 2016

Santa Clotilde-



Santa Clotilde
14 de junho


Clotilde, filha do rei Ariano da França, nasceu em Lyon, no ano de 475.
Perdeu os pais muito cedo e se casou com um rei pagão, ambicioso e guerreiro.
Com ele teve cinco filhos que herdaram o gênio do pai.
Como rainha foi paciente e caridosa.
Como mãe e esposa, buscou converter seus familiares à sua Igreja.
O soberano disse à esposa que se converteria caso a França vencesse os alemães.
Ao conquistar o feito, ele cumpriu sua palavra, tornando-se cristão.
Clotilde ajudou na construção de igrejas até morrer, em 545.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Santo Antônio de Pádua-



Santo AntÔnio de Pádua
13 de junho

Nascido em 15 de agosto de 1195, seus pais, Martinho de Bulhões e Maria de Taveira, pertencentes à mais alta nobreza lusitana, deram-lhe o nome de Fernando. Conforme as convicções religiosas da família, o menino foi criado numa atmosfera de fé, pureza e dedicado amor a Jesus Cristo.
Destinado à carreira militar, após muitas dúvidas o jovem cavaleiro abandonou os chamados do mundo e refugiou-se no convento dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote, em 1220.
Naquele ano resolveu tornar-se missionário na África. Entrou para a Ordem Franciscana e mudou seu nome para AntÔnio. Atacado de malária, foi obrigado a voltar para Portugal, mas o navio em que viajava, ao retornar de Marrocos, foi desviado de sua rota por terrível tempestade e Fernando, junto com outro frade, foi recolhido por pescadores da Sicília. No clima ameno da ilha o missionário português pôde restabelecer-se rapidamente.
Contemporâneo de São Francisco de Assis, foi um dos maiores pregadores de seu tempo. Segundo antiga tradição, tinha o dom de pregar e ser entendido até por estrangeiros. O seu sermão aos peixes de Rimini, quando os homens não queriam ouvi-lo, ficou célebre.
             
                                                                


Faleceu aos 36 anos, em 13 de junho de 1231, na aldeia de Arcela, perto de Pádua, onde foi construído magnífico templo em sua homenagem e que, entre as diversas relíquias do santo, conserva sua língua, como lembrança de suas prédicas inesquecíveis. Santo AntÔnio foi proclamado Doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.
O maior de seus milagres foi, sem dúvida o que se deu quando, já famoso orador, pregava em Pádua. Avisado durante o sermão que seu pai, injustamente condenado, caminhava para a forca, pousou por momentos a mão sobre a fronte e milagrosamente desdobrou-se, foi a Lisboa, salvou-o, fazendo o cadáver do assassino negar, por um aceno de mão e de cabeça, a culpabilidade de Martinho de Bulhões. Os ouvintes não perceberam que, durante aquela rápida parada, quando parecia coordenar as idéias, em pensamento havia realizado o discutido prodígio de desdobramento da personalidade.
A devoção a Santo AntÔnio chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores, assim como pelos franciscanos.
Ele é venerado pelos soldados, que lhe dedicam honras militares, e é o santo que dá nome a mais de 230 povoações brasileiras, mas para o povo em geral é o santo familiar, que acha objetos perdidos e o protetor dos casamentos.
É considerado o protetor dos pobres.
É representado geralmente vestido com hábito franciscano, segurando uma cruz na mão direita e tendo na esquerda um livro, sobre o qual aparece o Menino Jesus de pé, ou sentado. A razão disso é a tradição segundo a qual, estando AntÔnio em sua cela, um frade viu intensa luz, que parecia um incêndio. Preocupado, foi ver o que estava acontecendo. Ficou pasmo ao notar o santo, ajoelhado no genuflexório, abraçado ternamente pelo Menino Jesus, sentado sobre seu livro de orações.



Cinco Minutos Diante de Santo Antônio

Há quanto tempo te esperava, alma devota, pois bem conheço as graças que necessitas e que queres que eu peça por ti ao Senhor. Estou disposto a fazer tudo por ti, mas diz-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois hei de ser teu intermediário junto de Deus para alívio de teus males. Sinto a aflição do teu coração e quero unir-me às tuas amarguras. Desejas o meu auxílio em tal negócio, queres a minha proteção para obteres paz na tua família, desejas conseguir emprego, queres ajudar alguns pobres, alguma pessoa necessitada, desejas que cesses alguma tribulação, queres casar e fazer a tua vida familiar, queres a tua saúde ou a de alguém  a quem muito estimas ? Coragem pois tudo obterás. Uma coisa, porém, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo à visita ao santíssimo sacramento, à santa missa e sagrada comunhão, à confissão e que sejas mais devoto de Maria Santíssima, nossa mãe; quero que propagues a minha devoção e que ajude os meus pobres. Não imaginas como tudo isto agrada o meu coração! E eu não sei negar nenhuma graça àqueles que seguem estes meus conselhos. Todos os que com viva fé recorrem a mim, são todos atendidos. Eles me invocam para ter êxito num negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de um enfermo, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus; e eu, por amor dos meus pobres, obtenho de Deus tudo o que me pedem e ainda mais. Temes que eu não faça outro tanto por ti ? Não penses nisso, porque prezo muito as prerrogativas que Deus me concedeu – a de ser o santo dos milagres! Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem suplicar-me, pensando que me importunam. Eu leio tudo no fundo dos corações. A tudo darei remédio. Hei de obter as tuas graças: não temas. Agora volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei. Vem sempre procurar-me porque eu te espero. As tuas visitas ser-me-ão sempre agradáveis porque sou teu amigo.

(Reze 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai em honra do santo)


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑





domingo, 12 de junho de 2016

Santo Onofre-



Santo Onofre
12 de junho


Eremita de Tebáida, no Egito que viveu na solidão durante sessenta anos no século IV,
conta a história era filho de um rei da Pérsia ou da Etiópia e entrou para um mosteiro, optando depois pelo deserto. Deixou a comunidade e vagava pelas terras desertas. Passou fome, frio e muitas dificuldades, mas através da oração venceu todos os desafios. O abade Pafúncio, que percorria o deserto para dar assistência aos eremitas, assustou-se com a sua aparência selvagem. Era um ancião de barba e cabelos compridos, vestido com peles de animais e uma espécie de saia, feita de folhas de palmeiras. A maior parte de sua alimentação consistia em frutas de uma tamareira. Estava muito debilitado, e após o abade ter-lhe dado a benção, entregou sua alma a Deus.
Venerado pelo culto popular, padroeiro da fortuna, garante e conserva a subsistência diária. Santo da guarda por excelência, sua presença preserva os locais onde existem alimentos, principalmente nas despensas. Sua imagem, mesmo nos oratórios, é sempre colocada de frente para a cozinha. Mantimentos, por associação, passaram a significar dinheiro, portanto é bom ter sempre uma imagem do santo na carteira, para que ela nunca fique vazia.
Na colina de Janícolo, em Roma, de onde se descortina um dos mais belos panoramas da Cidade Eterna, encontram-se a igreja e o convento de Santo Onofre, local em que morreu o famoso poeta italiano Torquato Tasso, autor de Jerusalém Libertada.
Iconograficamente, o santo pode ser representado de duas maneiras: vestido de eremita, com uma sacola na mão ou a tiracolo, ou então seminu, com os cabelos e barbas compridos, como se fosse sua vestimenta, pois, segundo a lenda, ele deu sua única roupa a um pobre, que morria de frio, e Deus fez com que seus cabelos e sua barba crescessem de repente para cobrir sua nudez.
Segundo a tradição ele teria sido alcoólatra e optou pela vida de eremita depois de vencer o vício, razão pela qual é invocado contra casos de alcoolismo e embriaguez.
É o protetor contra o vício do alcoolismo.



Oração a Santo Onofre

Querido Santo Onofre, sabendo de vossa dedicação e penitência para encontrar a fé e a paz para a alma, recorro ao vosso santíssimo coração para pedir-lhe que ampareis as pessoas que têm problemas com alcoolismo ou qualquer outro vício,  doenças difíceis de serem curadas e distúrbios familiares. Protegei-as  dando-lhes força, sabedoria, benevolência, calma e renovação de espírito, para que se espelhem em vós e sejam salvas das profundezas malignas. Santo Onofre, não deixes sozinhos  nenhum de seus fiéis. Todos acreditam na vossa piedade. Amém.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


sábado, 11 de junho de 2016

São Barnabé-



São Barnabé
11 de junho


O santo festejado hoje é o apóstolo Barnabé, cuja nome significa “aquele que dá coragem” e “filho da consolação”.
Levita, natural de Chipre, tinha um sítio que vendeu e trouxe o dinheiro depositando aos pés dos apóstolos.
Assim o apresenta os Atos dos Apóstolos.
Embora não pertencesse aos Doze, teria sido um dos 70 discípulos de que fala o Evangelho, figura de primeira grandeza na fervorosa comunidade cristã que floresceu em Jerusalém após o dia de Pentecostes.
Foi ele quem introduziu São Paulo na Igreja de Antióquia e no apostolado.
Há na Bíblia, uma revelação do Espírito Santo a respeito dele: “Separem Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual os tenho chamado.”
A Barnabé foi atribuída a paternidade da carta paulina aos Hebreus e de outro escrito denominado Evangelho de Barnabé, agora perdido.
Escritos apócrifos falam de seu martírio que teria acontecido mais ou menos pelo ano 70, em Salamina, pelas mãos de judeus da diáspora, que o teriam apedrejado.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑



sexta-feira, 10 de junho de 2016

São João Dominici-



São João Dominici
10 de junho

Nascido em Florença, na Itália, no ano de 1355, de origem muito humilde, teve sérias dificuldades para estudar e era gago.
Por isso, não conseguiu entrar de primeira em um convento dominicano.
Não desistiu de seu sonho e acabou sendo aceito aos 17 anos.
Surpreendeu a todos com seu caráter afável e generoso, pela inteligência e pela obediência.
Morreu em 10 de junho de 1419, vítima de uma febre fulminante, em Budapeste, na Hungria.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quinta-feira, 9 de junho de 2016

São José de Anchieta-



São José de Anchieta
09 de junho

José de Anchieta nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Educado em Portugal provinha daquelas nações que, naquela época tanto contribuíram para a descoberta do mundo, Espanha e Portugal.
Jovem, cheio de vida, inteligente, alegre por natureza, de coração aberto e amado por todos, brilhante nos estudos, soube granjear a simpatia dos colegas que gostavam de ouvi-lo recitar. Por causa de seu timbre de voz chamavam-no de “canarinho” lembrando assim o canto dos pássaros de sua ilha natal, Tenerife.
Jovem de fé atento as inspirações de Deus, buscava por vezes o silêncio e a solidão para orar.  Muitas vezes deixava de lado os livros, passeando sozinho às margens do Rio Mondego. Numa dessas caminhadas entrou na Catedral de Coimbra, e diante do altar da Virgem, sentindo uma grande paz, resolveu dedicar sua vida ao serviço de Deus e dos homens; fez voto de castidade, consagrando-se a Maria.
Aos 17 anos já demonstrava grande maturidade e decidiu servir a Deus tornando-se noviço.
Profundamente impressionado com as cartas de São Francisco Xavier que contavam as carências de tantos povos e países, decidiu entrar para a Companhia de Jesus.
E assim poucos anos depois, foi enviado para o Brasil para evangelizar a população.
Chegou quando ainda não existia uma cidade, apenas pequenos aglomerados de aborígenes. Era 24 de janeiro, vigília da festa da Conversão de São Paulo. Veio com o único objetivo de conduzir os homens a Cristo, transmitindo-lhes a vida dos filhos de Deus, destinados à vida eterna. Ficou hospedado no Colégio São Paulo e ajudou a fundar a capital paulista, em 25 de janeiro de 1554.
Missionário, viveu o espírito do apóstolo dos gentios. Salvar as almas para a glória de Deus, este era o objetivo de sua vida. Isto explica a sua prodigiosa atividade ao buscar novas formas de atuação apostólica, que o levaram a fazer-se tudo para todos. Não recusou nenhum esforço para compreender os seus “Brasis” e compartilhar-lhes a vida. Tornou-se exímio catequista que seguindo e exemplo de Cristo, Deus feito homem para revelar o Pai, vivendo entre os homens, falava-lhes de maneira simples, adaptando-se às categorias mentais e aos seus costumes.
Promoveu e desenvolveu as aldeias, cujo coração era sempre a Casa de Deus, onde a Eucaristia era celebrada regularmente e onde o Senhor Sacramentado permanecia presente.
Multiplicou-se incansavelmente nas atividades religiosas e até mesmo estudou flora e fauna, medicina, música e literatura.
Não lhe faltaram penas e dores, decepções e insucessos, também ele teve sua parte no pão de cada dia de todo apóstolo de Cristo, mas em meio a incansável atividade e sofrimento jamais faltou a calma, serena e viril certeza alicerçada no Senhor Jesus a quem se unia no mistério da Eucaristia.
No Rio de Janeiro fundou a Santa Casa de Misericórdia e foi superior dos jesuítas.
Não tendo nem papel nem tinta à disposição na areia da praia escreveu com amor o seu poema, que aprendeu de cor, “A Virgem Maria, mãe de Deus.”
Eis aí as fontes da riqueza da vida e da obra de Anchieta: a fé ardente em Deus, o apego a Cristo e o amor a Nossa Senhora.
Morreu em 09 de junho de 1597 e foi canonizado em 03/04/2014.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


quarta-feira, 8 de junho de 2016

São Medardo-



São Medardo
08 de junho


Medardo, cujo nome significa “audaz”, era de origem muito humilde e sua única riqueza era a fé.
Certo dia, deu o próprio cavalo a um viajante que estava aos prantos por terem lhe roubado o animal.
Tornou-se padre aos 33 anos de idade.
Depois de viver seu apostolado como sacerdote, foi eleito bispo.
Sua generosidade inspirou a evangelização de muitas pessoas.
Morreu em 560, como um grande exemplo da palavra de Deus.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


terça-feira, 7 de junho de 2016

Santo Antônio Maria Gianelli-



Santo Antônio Maria Gianelli
07 de junho

Antônio Maria nasceu na Itália, no ano da Revolução Francesa, a 12 de abril de 1789, em uma humilde família de camponeses.
Ingressou no seminário aos 19 anos e foi ordenado padre quatro anos depois. Professor de letras e de retórica, teve entre seus alunos o venerável Frassinetti.
Em 1827, criou uma pequena congregação missionária para sacerdotes.
Depois, fundou a instituição feminina Filhas de Maria Santíssima do Horto, que passou a se chamar Irmãs Gianellinas, para a instrução gratuita das meninas pobres.
E, sua obra escrita, deixou exposto o seu pensamento revolucionário em relação à moralidade do clero, valorizando a vida simples, focada nos ensinamentos de Jesus Cristo.
O santo das irmãs, como é chamado na América Latina, onde ainda florescem suas instituições femininas, acabou a vida prematuramente, na idade de 57 anos. Foi beatificado em 1925 e canonizado por Pio XII em 1951.



๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


segunda-feira, 6 de junho de 2016

São Norberto-



São Norberto
06 de junho

Norberto nascido em Xanten (Alemanha) da nobre família dos Gennep, em 1080, como era destino de todo cadete da nobreza teria que seguir a carreira militar ou eclesiástica. Norberto escolheu a segunda, não por vocação, mas por interesse, já que como diácono gozava de muitos privilégios na corte do príncipe de Colônia e do imperador Henrique V, que o designou a uma importante sede episcopal. Mas os desígnios de Deus eram outros. Durante uma cavalgada no bosque, surpreendido por um violento furacão, ficou aterrado com um relâmpago brilhante e como Saulo no caminho de Damasco repetiu a pergunta: “Senhor, que queres que eu faça?”
Eis a resposta que determinou uma mudança radical em sua até então pouco edificante vida: “Abandone o caminho do mal e faça o bem.”
Aquele episódio foi o início de sua conversão. Desertou da vida mundana e se pôs na escola  do abade beneditino de Siegburgo, depois seguiu o exemplo do ermitão Lindolfo passando três anos em oração e penitência. Em 1115 foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Colônia e iniciou sua atividade missionária itinerante.
Deu o exemplo despojando-se de tudo e dando aos pobres prosseguindo a pé descalço suas peregrinações.
Estava em Magdeburgo assistindo aos funerais do bispo da cidade quando por aclamação popular foi escolhido para suceder-lhe. Mas Norberto não esqueceu sua regra monástica de pobreza e do exercício do apostolado entre as pessoas humildes do campo e viveu integralmente o ideal de vida ativa e contemplativa também no esplendor dos altos cargos.
Morreu em 1134 de volta de uma missão de paz na Itália e foi canonizado em 1582.
É o padroeiro da Boêmia.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


domingo, 5 de junho de 2016

São Bonifácio-



São Bonifácio
05 de junho


Sem a obra missionária de Bonifácio não teria sido possível a organização política e social européia de Carlos Magno.
Winfrid pertencia a uma nobre família inglesa de Devonshire, onde nasceu em 673.
Professou a regra monástica   na abadia de Nurslig, antes de dar início à evangelização das populações germânicas  do além Reno.
Em três anos percorreu grande parte do território germânico. Também os saxões respondiam com entusiasmo às suas pregações.
Chamado a Roma, recebeu do papa a consagração episcopal e o novo nome de Bonifácio.
Durante a viagem de volta à Alemanha num bosque de Hessen mandou derrubar um gigantesco carvalho ao qual os pagãos atribuíam poderes mágicos por ser considerado a morada de um deus. Aquele gesto foi considerado um desafio ao deus e os pagãos se aglomeravam para ver a ira do ofendido. Bonifácio aproveitou a ocasião para lhes comunicar a mensagem do Evangelho. Aos pés da árvore derrubada edificou a primeira igreja dedicada a São Pedro.
Ainda na região de Hessen construiu a famosa abadia de Fulda, comparada pela atividade e prestígio à beneditina de Montecassino.
Morreu decapitado, em 754, por um grupo armado, num dia de Pentecostes.
Aos que o acompanhavam disse: “Não temam, todas as armas deste mundo não podem matar a nossa alma”.


๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑