O Setembro Amarelo (post aqui) é a campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas como nossos pets podem ajudar nesse contexto???
Fazendo companhia, reduzindo a solidão e a desesperança, os pets são "presentes do céu" também para quem busca tratamento de saúde mental.
Você que tem um pet sabe da importância dos animais em sua vida.
São vários os motivos que levam uma pessoa a adotar, seja um gatito, catiorineo, peixinho de aquário, tortuga, periquito ou papagaio, eles trazem muito mais alegria e aquele sentimento de pertencimento e união para as nossas vidas
Adotar um pet é algo que transforma nossa vida para sempre, um vínculo duradouro de amor e lealdade que proporciona uma vida mais feliz e com muito mais qualidade, inclusive mental, para todos os envolvidos.
E como os pets ajudam na prevenção e no tratamento??????
1) A capacidade deles de perceberem emoções e oferecerem amor incondicional pode ser um grande conforto para pessoas que se sentem sozinhas ou desamparadas obtendo assim companhia e amparo emocional.
2) Cuidar de um pet, alimentá-lo e levá-lo para passear, cria uma rotina e estimula a atividade física, o que é benéfico para a saúde mental.
Ter um amigo pet proporciona mais imunidade, nos tornando mais resistentes a alergias e menos vulneráveis a resfriados já que a produção de anticorpos aumenta, também prevenindo patologias relacionadas ao sedentarismo como as cardiovasculares, por exemplo.
3) A presença de um pet preenche o vazio da solidão trazendo um senso de propósito e união para a vida de uma pessoa, amenizando o estresse e a depressão. Só de pensar no romrom do seu gatinho ou felicidade do seu cachorro balançando o rabinho quando você chega em casa, seu coração já fica quentinho!
4) Um pet pode ser um facilitador para iniciar conversas e o cuidado com o animal pode, em alguns casos, ser o primeiro passo para a busca de auxílio profissional.
5) Animais de estimação preenchem algumas necessidades e carências psicológicas que os humanos tem, são parceiros e aumentam a nossa autoestima.
6) Estudos mostram que a relação entre pets e tutores potencializam a produção de ocitocina, aquela sensação gostosa de bem-estar em nosso organismo.
Além da ocitocina, com a companhia de pets em casa também produzimos menos cortisol em nosso organismo, consequentemente menos estresse e menos ansiedade.
RESUMÃO: Os pets são importantes e valiosos no suporte à saúde mental, e o Setembro Amarelo é um excelente momento para esse reconhecer e valorizar ainda mais essa conexão entre humanos e pets.
ATENÇÃO: A relação com os pets não substitui o tratamento psicológico ou psiquiátrico.
É fundamental que a pessoa busque apoio de profissionais de saúde mental quando sentir que precisa de ajuda.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário