São Zeferino
20 de dezembro
Zeferino é um dos papas que teve um longo pontificado, de 202 a 219, e precisamente o longo pontificado é uma das poucas coisas que sabemos com certeza sobre São Zeferino. Trata-se de detalhe interessante porque os tempos não eram muito tranqüilos, foi de fato seu pontificado que se desencadeou a perseguição de Setímio Severo.
Este que tinha se tornado imperador no ano de 193, nos primeiros anos, embora sem abolir a perseguição, não incentivou o massacre, tanto que foram anos de paz para a comunidade cristã. A tolerância terminou em todo o império no ano 200 e foi um edito de Severo que proibiu sob pena grave toda a propaganda judaica, e tomou a mesma decisão a respeito dos cristãos.
Era uma reviravolta, pois pela primeira vez era emanado um edito explicitamente contra aqueles que pensavam em se converter. Entre os mártires estavam Perpétua e Felicidade, martirizadas em Cartago junto com Saturnino, Secúndulo, Revogado e Saturo. Talvez tenha morrido mártir também Santo Irineu e Santo Andeolo. A paz voltou em 211 com a subida ao trono de Caracalla e continuou também sob Macrino, Heliogábalo e Alexandre.
Por isso só impropriamente São Zeferino pode ser considerado mártir. Não obstante a ausência de perseguições não teve um pontificado fácil.
Considerado padroeiro dos que buscam a salvação e dos fiéis que sofrem perseguições, por ter sido um Papa do século III que fortaleceu a fé cristã, lutou contra heresias e organizou os primeiros cemitérios cristãos (as futuras Catacumbas de São Calisto) para honrar os mártires.
Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto, num edifício, onde também foi sepultado São Tarcísio.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário