Santa Eulália de Barcelona
12 de fevereiro
Santa Eulália nasceu no ano 290, em Barcelona, na Espanha e faleceu em 304. Foi uma jovem cristã que sofreu o martírio sob Diocleciano, no III século do Cristianismo e é venerada pela Igreja Católica no dia 12 de fevereiro como Padroeira de Barcelona.
Desde cedo, Eulália sentia no coração o desejo de professar-se cristã, motivo que, segundo a tradição, seus pais a esconderam-na numa casa no campo para impedi-la de se entregar à justiça para se proclamar cristã. Mas, forte na fé, a menina de 14 anos fugiu de casa, atravessou descalça o campo congelado, chegou à cidade e apresentou-se na corte, onde sua única palavra foi: “Eu acredito”. Para os perseguidores essa palavra ecoou como uma blasfêmia. Diante de sua recusa em realizar culto aos deuses pagãos, foi sentenciada à morte. Após ter sido cruelmente torturada e terrivelmente mutilada ela foi colocada num braseiro. Diz a tradição que flores brancas desabrocharam no cemitério, mesmo estando em pleno inverno.
É dito que o juiz ainda tentou persuadir Eulália ao que ela, porém, em vez de responder atirou para longe o turíbulo, com que devia incensar as imagens das divindades. Queimando no braseiro, Eulália gritou: “Agora, meu Jesus, vejo no meu corpo traços da Vossa Sagrada Paixão”.
Conforme a tradição, Eulália teria resistido às torturas com força surpreendente: nos sinais dos golpes recebidos teria visto os testemunhos das vitórias de Cristo e ao ser entregue às chamas das tochas, ela teria se jogado sem hesitação para ser engolida pelo fogo apressando assim sua passagem para a vida eterna.
Segundo a lenda sua alma emergiu da boca do mártir na forma de uma pomba branca e o milagre teria feito fugir os atônitos carrascos. O corpo mutilado de Eulália, abandonado no meio de uma estrada, estava coberto por uma manta de neve semelhante a um lençol de linho, interpretado como sinal de honra da divindade.
Santa Eulália é identificada como uma criança mártir já que sua morte teria ocorrido com apenas 14 anos demonstrando a coragem e o ardente desejo de seguir Jesus Cristo até as últimas consequências. Não conheceu o medo que a paralisasse ou que impedisse de professar a sua fé, não se intimidou diante dos perseguidores e não negociou a sua fé, mas teve a fortaleza e soube olhar seu sofrimento a partir da paixão de Jesus, Aquele que é a Luz que brilha no Universo, acendendo todas as constelações, iluminando a noite do nada e a humanidade em sua caminhada.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Oração a Santa Eulália
Querido Pai, diante de vossa presença de amor, e sob a intercessão de Santa Eulália, pedimos humildemente que nos torne cada vez mais convictos de nossa fé e nos impulsione a viver o amor de Cristo.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário