Círio de Nazaré
Origem da Devoção em Belém no Pará
Nossa Senhora de Nazaré é uma devoção mariana que em Belém no Pará é celebrada com o Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do mundo, que acontece no segundo domingo de outubro, nesse ano de 2025 acontece no dia 12.
A imagem da santa foi encontrada em 1700 por Plácido José de Souza às margens de um igarapé, (um curso de água pequeno e estreito, de pouca profundidade, que funciona como um canal ou braço de rio, comum na região amazônica. A palavra "igarapé" vem do tupi e significa "caminho de canoa", pois são vias navegáveis por pequenas embarcações essenciais para o transporte e a comunicação entre as comunidades), e após um "milagre do retorno", (Ao levar a imagem para casa, ela retornou misteriosamente ao mesmo lugar várias vezes, atraindo a atenção da população) no local foi construída uma capela para abrigar a santa.
Em 1909, foi iniciada a construção da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, inaugurada em 1923.
A Basílica abriga a imagem original da santa.
O Círio de Nazaré é um evento de grande expressão cultural e religiosa, é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira do estado do Pará e dos marinheiros, sendo assim os barcos têm um papel simbólico na procissão.
O tema do Círio 2025 é "Maria, Mãe e Rainha de toda a criação". Este tema, que também inspirou o cartaz oficial da festa, busca exaltar a Virgem Maria como centro da criação e porta de entrada para o Redentor.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário