Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

A Lenda dos Corvos de São Vicente mártir

 A Lenda dos Corvos de São Vicente mártir 


A lenda dos Corvos de São Vicente narra que, após o martírio do santo em Valência no ano de 304 (século IV), dois corvos guardaram seu corpo fielmente, e séculos depois em 1173, acompanharam a barca que levou suas relíquias até Lisboa, tornando-se um símbolo da cidade, presente no seu brasão e representando fidelidade e proteção divina, com os corvos guiando a fé e a história portuguesa. 

São duas as fases da lenda:

1) Como guardiões em Valência: Após a morte de São Vicente, no ano de 304, seu corpo foi exposto, mas dois corvos pousaram ao lado dele, protegendo-o de profanação, até que os fiéis pudessem enterrá-lo e 

2) A Jornada para Lisboa em 1173,  quando o Rei D. Afonso Henriques trouxe as relíquias para Lisboa, os corvos apareceram novamente. Durante toda a viagem marítima, duas aves negras acompanharam a barca, voando como sentinelas fiéis até a chegada em Lisboa, onde depositaram o corpo, conforme a vontade do santo. 

Em reconhecimento, os dois corvos com asas abertas se tornaram um símbolo da cidade sendo incorporados ao brasão de Lisboa, guardando a barca com as relíquias.

São Vicente tornou-se padroeiro de Lisboa, e a lenda reforça sua importância como protetor da cidade. 

A história destaca a perseverança na fé, a fidelidade do santo mártir e a proteção de Deus manifestada através de criaturas simples.

A lenda também simboliza um guia espiritual, como os corvos medievais que guiavam os navios em direção à terra. 

Marco na história de Lisboa o episódio une o misticismo medieval à identidade da capital portuguesa chegando até os dias atuais.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário