Santa Catarina de Ricci
13 de fevereiro
Catarina nasceu em Florença, Itália, 1522, em uma família nobre italiana. Não quis se casar e entrou para um convento dominicano. Lá buscou se inspirar em Santa Catarina de Sena.
O seu modelo de espiritualidade era Jesus crucificado: contemplava sua paixão e morte e recebeu dons místicos como êxtases e estigmas.
Equilibrada e de espírito engenhoso, era também escritora. Recomendava o domínio de si, a luta e a mortificação dos sentidos para se abrir à graça da alegria e da paz.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Santa Catarina, uma das maiores santas da idade média, aos sete anos de idade foi confiada às religiosas do convento de Monticelli e uma vez em contato com a vida religiosa, tanto se lhe afeiçoou que, mais tarde, quando voltou ao lar paterno conservou os costumes do convento.
A contragosto seu pai consentiu que tomasse o hábito da Ordem Dominicana quando Catarina tinha apenas quatorze anos.
Sua vida no noviciado foi de uma santidade angélica e admirável era sua humildade. Com apenas 25 anos de idade, foi eleita superiora, cargo que ocupou até a morte.
Sempre as quintas-feiras de tarde quando começava a meditação da Sagrada Paixão e Morte de Jesus, entrava em êxtase. As Irmãs observaram muitas vezes que Catarina, tendo recebido a Santa Comunhão, parecia rodeada de luz celestial, e o corpo elevava-se acima do leito.
Grandes e extraordinárias foram também as graças que Catarina possuía: o dom da profecia, do conhecimento de coisas ocultas, da cura de doenças e da multiplicação de mantimentos em favor dos pobres.
Maria Santíssima apareceu à Catarina e reclinou-lhe nos braços o Menino Jesus Cristo, que a consolava com dulcíssimas conversas, e lhe imprimiu os sinais das chagas nas mãos, nos pés e no coração. Célebre é a visão de Jesus Cristo Crucificado, o qual desprendeu a mão da Cruz e a abraçou ternamente.
No fim da vida foi acometida de doenças gravíssimas e dolorosas. Com muita devoção recebeu os últimos Sacramentos, segurando sempre nas mãos a imagem do Crucifixo. Morreu em de fevereiro de 1590, tendo sido canonizada em 1746 no pontificado de Bento 14.
É a padroeira dos doentes, enfermos, pessoas em sofrimento e buscadores de crescimento espiritual.
A memória litúrgica de Santa Catarina de Ricci é celebrada principalmente no dia 13 de fevereiro (em alguns calendários específicos, ela também é comemorada no dia 2 de fevereiro, data de sua morte em 1590).
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário