Santos Faustino e Jovita
15 de fevereiro
Faustino e Jovita eram irmãos e grandes exemplos de fé e de devoção.
Foram martirizados durante o Império Romano, nos sangrentos tempos das perseguições aos cristãos.
Segundo os devotos, eles pregavam livremente a religião, apesar das caçadas decretadas pelos imperadores Trajano e Adriano.
Naquela época, cristãos eram obrigados a renegar sua fé publicamente.
Como os santos se recusaram, foram martirizados.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Estes dois irmãos nasceram na Lombardia. Receberam o batismo quando eram ainda pequenos e tornaram-se defensores dos valores cristãos. Faustino foi ordenado presbítero e Jovita tornou-se diácono da Igreja.
A bondade de Faustino e Jovita atraía muitas pessoas, inclusive pagãos, para ouvir as maravilhas do amor de Jesus.
Entretanto, a perseguição do Império Romano chegou até os irmãos que foram acusados de incitar o povo contra o Império Romano e de não adorar seus deuses. Por causa deles os templos imperiais esvaziavam-se e os deuses eram abandonados.
Os relatos dizem que foram convidados a adorar o deus-sol num templo sendo conduzidos ao local com promessas de riquezas e cargos públicos, no entanto os dois irmãos puseram-se a rezar ao Deus Único e Verdadeiro e a estátua do deus-sol, cujo brilho dourado ofuscava aqueles que a contemplavam se converteu de ouro em cinzas com a oração de Faustino e Jovita.
Revoltados com os irmãos, levaram-nos para uma jaula com quatro leões. As feras, porém, pareciam cordeiros mansos diante dos jovens cristãos. Diante destes fatos miraculosos e por medo de que a fama de santidade deles se espalhasse, o governador romano da Lombardia no ano de 122 mandou cortar-lhes a cabeça.
Estes santos foram homens de oração e de ação missionária. O ideal de vida era o amor a Jesus Cristo e, por isso, eles não tiveram medo de entregar seu sangue para o fortalecimento da Igreja.
São os santos padroeiros da cidade de Bréscia, na Itália, reverenciados como protetores da cidade, onde a tradição diz que apareceram como guerreiros para defendê-la.
Os mártires cristãos celebrados em 15 de fevereiro são considerados também protetores dos solteiros tendo a tradição moderna associado a data como um contraponto ao Dia de São Valentim (14 de fevereiro), celebrando aqueles que ainda não encontraram um amor.
Santos Jovita e Faustino, roguem por nós!
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Oração aos Santos Jovita e Faustino
Querido Deus, Pai de Misericórdia, dá-nos, sob a inspiração dos santos Jovita e Faustino, proclamar a fé em Jesus Cristo e colaborar na grande tarefa de transformação da humanidade.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:
Postar um comentário