Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A Transfiguração de Jesus

 

A Transfiguração de Jesus

6 de Agosto 

 A Transfiguração é o episódio bíblico onde Jesus revela sua natureza divina aos apóstolos Pedro, Tiago e João no Monte Tabor. 

 Este evento, celebrado como festa litúrgica  desde o fim do século V, precede à da Exaltação da Cruz (14 de setembro), em 40 dias e entrou para o calendário do Ocidente, a partir do século IX, inserida pelo Papa Calisto III, em 1457.

A Transfiguração do Senhor que está entre as grandes solenidades da Igreja Oriental é de importância extraordinária, pois traduz profundamente a teologia da divinização do homem.


O episódio da Transfiguração chegou até nós por meio dos relatos dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas (Mt 17,1-9; Mc 9,2-10; Lc 9,28-36) assim como por meio de uma referência contida na Segunda Carta de São Pedro Apóstolo (1.16 a 18), proposta pela forma litúrgica como uma leitura do livro do profeta Daniel (7-9-10.13-14).


Neste evento prodigioso, Moisés e Elias (a Lei e os Profetas) apareceram conversando com Jesus. Diante do ocorrido, Pedro se voltou para Jesus para expressar a sua admiração e seu temor pelo que ele, Tiago e João, tinham visto: “Mestre é bom estarmos aqui: vamos fazer três tendas, uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.

Uma nuvem chegou, símbolo da presença divina  (cf. Êxodo 16, 16), os envolveu com sua sombra, da qual veio uma voz: “Este é o meu Filho amado: escutai-o!”, repetindo o que Deus Pai, já havia revelado por ocasião do batismo de Jesus no Jordão: “Filho Amado”.

A Transfiguração é, portanto, uma teofania (uma manifestação tanto da vida divina de Cristo como da Trindade).  A voz do Pai declara Jesus como seu filho amado; o Filho brilha de luz, símbolo de sua descida divina; o Espírito envolve os discípulos à sombra da nuvem, tornando-se o portador da voz que testemunha a identidade de Jesus. 

Jesus foi transfigurado aos olhos dos seus discípulos, assim como os olhos dos discípulos foram transfigurados, no sentido de uma transformação de sua capacidade de verem, contemplarem e serem capazes de encontrar em Cristo a glória de Deus através do Espírito Santo.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑

Nenhum comentário:

Postar um comentário