Black Moon, Luna Nera ou Lua Negra, irmã gêmea da Lua Azul, é um evento raro, já que cada estação do ano tem três Luas Novas.
Quando, excepcionalmente, ocorrem duas Luas Novas no mesmo mês ou quatro Luas Novas numa mesma estação, como nesse inverno de 2025 em que a quarta será em 21 de setembro, antes do início da Primavera, convencionou-se chamar a terceira de Lua Negra.
O evento é assim chamado, porque, durante a fase da Lua Nova, em que a lua está quase entre a Terra e o Sol, a face voltada para a Terra não recebe luz solar direta e por isso fica obscura, praticamente invisível a olho nu. Esse desaparecimento, momento em que a lua não é visível à noite no céu deu origem ao termo.
Durante esta fase, o lado iluminado da Lua não apenas está voltado para longe da Terra, mas também está no céu durante o dia, nasce e se põe ao mesmo tempo que o Sol. Segundo a NASA, a lua fica gravitacionalmente travada com a Terra, o que significa que sempre vemos o mesmo lado dela.
Com o céu noturno escuro é uma excelente oportunidade para observar estrelas, nebulosas, planetas como Júpiter ou Saturno (com auxílio de um telescópio) e é a data ideal para observar as últimas Perseidas (Lágrimas de São Lourenço que ocorreu no dia 10 de agosto e devido a Lua Cheia foi quase invisível) do ano, pois a Lua estará invisível permitindo visão clara dos meteoros a olho nu (o pico da chuva de meteoros já passou, mas o céu escuro na Lua Negra torna-os ainda visíveis).
Leia sobre As Lágrimas de São Lourenço AQUI.
Astrologicamente o fenômeno raro que ocorre na madrugada desse sábado (23), às 03h06, traz consigo a energia da fase Nova e as vibrações estão voltadas para o início ou o recomeço, já que nos despedimos dos finais de ciclos e é chegada a hora de planejar o novo.
A próxima Black Moon está prevista para ocorrer em 31 de agosto de 2027 quando então será a segunda fase de nova lua em um mês.
Energias renovadas, inícios e recomeços abençoados para todos.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário