Santa Helena
18 de agosto
Santa Helena foi a mãe de Constantino, o imperador que deu a liberdade de culto aos cristãos, pelo Edito de Milão, em 313. Filha de plebeus, Flávia Júlia Helena, nascida em Bitínia em 247, tornou-se concubina do tribuno militar Constâncio Cloro, que a abandonou quando foi eleito César do Império Romano na Gália e Bretanha, casando-se com a enteada do imperador Maximiano.
Convertida ao cristianismo, durante 14 anos Helena viveu afastada de tudo e de todos, voltando ao centro dos acontecimentos quando seu filho Constantino foi proclamado imperador e deu-lhe o título de “Augusta”.
Embora criado no paganismo, Constantino já conhecia a religião cristã, através de sua mãe. Em sua campanha contra Maxêncio, diz a lenda que ao meio-dia apareceu-lhe no céu uma cruz com os dizeres “In hoc signo vinces” (com este sinal vencerás). Mandou fazer um lábaro com o símbolo da cruz e levou-o para o campo de batalha.
Apesar da superioridade do inimigo, obteve uma retumbante vitória. Em agradecimento a proteção da Santa Cruz, concedeu a liberdade de culto aos cristãos, após trezentos anos de perseguição.
Apesar dos 78 anos, Santa Helena transferiu sua residência para Jerusalém, a procura do instrumento de suplício de Jesus Cristo. Antiga tradição conta que encontrou três cruzes, mas não sabia qual era a verdadeira. Experimentou colocá-las sobre uma doente e milagrosamente uma delas a curou. Promoveu o culto da Santa Cruz no dia 03 de maio, ocasião em que o Sagrado Madeiro era apresentado ao povo. Dedicou-se à recuperação dos lugares santos, mandando construir as basílicas de Belém, onde nasceu Jesus, do Monte das Oliveiras e do Calvário, local da crucificação. Foi-lhe atribuída a descoberta das relíquias dos Reis Magos, que mandou transportar para Milão e hoje se encontram num precioso relicário de ouro e pedras preciosas, na catedral de Colônia, uma das obras-primas da arquitetura gótica, na Alemanha. Santa Helena faleceu em Nicomédia, aproximadamente em 327, e, apesar de não ter na Igreja um culto regular, é festejada no dia 18 de agosto.
Em sua homenagem, foi construída uma basílica no Monte das Oliveiras com o nome Helena.
Sua popularidade está na conhecida “Oração do Sonho De Santa Helena”, em que pede a graça de uma resposta divina através do sonho.
É a padroeira dos abandonados.
Oração de Santa Helena
Ó Deus, que concedestes a Santa Helena, mãe de Constantino, Imperador de Roma, a graça da piedade cristã e das resolutas atividades em prol da verdade histórica da fé, concede a mim também a graça de ser sempre ativo e trabalhador pela causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Helena, rogai por nós.
Amém.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Oração do Sonho de Santa Helena
Esta oração é para ser avisado, em sonhos,
de perigos e revelações que possam
acontecer.
Minha Santa Helena, vós pecadora,
hoje santa, que diante de Nosso Senhor Jesus
Cristo, quando ele a encontrou e disse:
“Que quereis de minha pessoa?”
Vós respondestes: "3 cravos, Senhor. um
para consagrar e botar no mar, para
defender de ondas e tempestades,
defender os náufragos e salvar os perdidos no mar.
Outro para o meu filho Constantino, para
vencer guerras e batalhas em defesa dos
cristãos, conversão dos hereges pagãos e
todos os que praticam maldade e quebrantar
as correntes do mal.
Outro para sonhar e ressonhar, revelar-me
de todos os perigos, mostrar me tudo o
quanto vos pedir por meio de sonhos e
visões, em bons sinais, com campos verdes,
águas claras, festas e tudo novo, caso
contrário, campos queimados, águas turvas
e tudo velho.”
Reze esta oração na véspera de quinta-feira
para sexta-feira e de sexta-feira para sábado.
Se o sonho for ruim ao acordar rezam-se 3 Pai-Nossos, 3 Ave-Marias e um Credo.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário