Santa Dulce dos pobres
13 de Agosto
Dulce Lopes Pontes nasceu, em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, Brasil.
Batizada com o nome de Maria Rita, foi a segunda dos cinco filhos de Augusto e Dulce Maria de Souza Brito Lópes Pontes. Órfã de mãe aos sete anos, ela tinha cerca de 16 anos quando começou a manifestar a qualidade que a teria distinguido ao longo de sua vida: a caridade. No porão da casa, acolhia crianças, adultos e idosos pobres cuidando deles. De sua família e vizinhos, obtinha alimentos, roupas e remédios que lhes destinava para aliviar seu sofrimento.
Em 13 de agosto de 1933, a futura santa fez a profissão de fé e se tornou freira —daí nasce sua data litúrgica escolhendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. No ano seguinte, Irmã Dulce voltou à capital da Bahia exercendo a profissão de professora.
Em 1935, fundou o Sindicato Operário de São Francisco; o primeiro movimento operário cristão em São Salvador; em 1937, fundou o Clube dos Trabalhadores da Bahia; em 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública para trabalhadores e filhos de trabalhadores, em Massaranduba, Salvador. No mesmo ano, iniciou a acolhida de doentes em prédios abandonados da cidade; em 1949, com a permissão da Superiora acolheu setenta enfermos em um abrigo adjacente à casa de sua congregação.Em 1960, foi inaugurado o Asilo Social Suor Dulce, com um Estatuto que enfatizava suas fundações e seu caráter exclusivamente cristão e humanitário.
Em julho de 1979, o Cardeal Arcebispo Avelar Brandão Vilela convidou Santa Teresa de Calcutá a São Salvador para abrir uma casa em Alagados. Irmã Dulce aproveitou para conhecê-la. Exatamente um ano depois, houve outro encontro importante, essa vez com o papa São João Paulo II.
Em 8 de fevereiro de 1983, foi inaugurado o novo hospital Santo Antônio, considerado, pelos baianos, mais um “milagre de Irmã Dulce”.
Como verdadeira alma franciscana, fez-se pobre com os pobres por amor, e sem fomentar conflitos de classe, lembrou aos ricos da necessidade de partilhar o pão com os famintos.
“Santa Dulce dos Pobres”, o “Anjo Bom da Bahia” faleceu em 13 de março de 1992 e em 13 de Outubro de 2019, o Papa Francisco realizou o ato de canonização da primeira santa nascida brasileira.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário