Arquivo do blog





Se quiser fazer um comentário, contar um pouco da sua história de fé, este blog e o site da capelinha virtual foram criados com o objetivo não só de falar aos seus corações, mas também de ouvir o que vai no coração das pessoas.

Escreva para o e-mail: capelinhavirtual@gmail.com

Abraços,
Aparecida.





Faça-nos uma visita também no site:






1000 Orações para Santo Antônio de Pádua

1000 Orações para Santo Antônio de Pádua
Em 13 de junho, dia em que comemoramos nosso amado Santo Antônio de Pádua, queremos convidar VCS leitores(as) do blog e visitantes a se unirem a nós para começarmos uma longa jornada em que faremos uma homenagem ao nosso santinho com 1.000 orações de seu Responso.

Se VC tem um pedido especial para fazer, junte-se a nós e deixe aqui a sua oração.

Se VC teve uma graça alcançada, junte-se a nós, e use esse espaço para agradecer a benção que recebeu.

Deixo aqui registrado todo o meu amor pela bondade infinita de Santo Antônio de Pádua e agradeço todas as graças que me foram concedidas por sua intercessão.

Sejam bem-vindos(as)!
Vamos nos unir num laço de amor, fé e gratidão!!!



Acesse o link abaixo e participe desta linda homenagem a Santo Antônio de Pádua:

Santa Apolônia - 1000 Orações


Agradecemos a todos que participaram da jornada em homenagem à Santa Apolônia, a VCS que com amor, fé e gratidão vieram deixar aqui registrado através das 1.000 orações o seu agradecimento a nossa amada santinha.

Acesse o link abaixo e conheça essa jornada:

Nossa Senhora do Caravaggio - 1000 Ave-Marias


1ooo Ave-Marias para Nossa Senhora do Caravaggio

Uma homenagem linda que a devota M. Aparecida fez à Nossa Senhora do Caravaggio, postando 1000 Ave-Marias em agradecimento e homenagem. Acompanhe no link abaixo toda essa jornada à nossa Santa muito amada.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia

1000 Pai-Nossos

Obrigada à você que participou da campanha 1000 Pai-Nossos à Santa Rita de Cássia. É com fé, determinação e muito amor que deixamos registrado aqui nosso carinho e gratidão à nossa Santa muito amada.

Acesse o link abaixo e confira toda essa jornada:



http://capelinhavirtual.blogspot.com.br/2013/05/1000-pais-nossos-santa-rita-de-cassia.html

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Santa Dulce dos pobres, o Anjo Bom da Bahia

Santa Dulce dos pobres 

13 de Agosto 


 Dulce Lopes Pontes nasceu, em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, Brasil. 

Batizada com o nome de Maria Rita, foi a segunda dos cinco filhos de Augusto e Dulce Maria de Souza Brito Lópes Pontes. Órfã de mãe aos sete anos, ela tinha cerca de 16 anos quando começou a manifestar a qualidade que a teria distinguido ao longo de sua vida: a caridade. No porão da casa, acolhia crianças, adultos e idosos pobres cuidando deles. De sua família e vizinhos, obtinha alimentos, roupas e remédios que lhes destinava para aliviar seu sofrimento.

Em 13 de agosto de 1933, a futura santa fez a profissão de fé e se tornou freira —daí nasce sua data litúrgica escolhendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. No ano seguinte, Irmã Dulce voltou à capital da Bahia exercendo a profissão de professora.

Em 1935, fundou o Sindicato Operário de São Francisco; o primeiro movimento operário cristão em São Salvador; em 1937, fundou o Clube dos Trabalhadores da Bahia; em 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública para trabalhadores e filhos de trabalhadores, em Massaranduba, Salvador. No mesmo ano, iniciou a acolhida de doentes em prédios abandonados da cidade; em 1949, com a permissão da Superiora acolheu setenta enfermos em um abrigo adjacente à casa de sua congregação.Em 1960, foi inaugurado o Asilo Social Suor Dulce, com um Estatuto que enfatizava suas fundações e seu caráter exclusivamente cristão e humanitário. 

Em julho de 1979, o Cardeal Arcebispo Avelar Brandão Vilela convidou Santa Teresa de Calcutá a São Salvador para abrir uma casa em Alagados. Irmã Dulce aproveitou para conhecê-la. Exatamente um ano depois, houve outro encontro importante, essa vez com o papa São João Paulo II.

Em 8 de fevereiro de 1983, foi inaugurado o novo hospital Santo Antônio, considerado, pelos baianos, mais um “milagre de Irmã Dulce”.

Como verdadeira alma franciscana, fez-se pobre com os pobres por amor, e sem fomentar conflitos de classe, lembrou aos ricos da necessidade de partilhar o pão com os famintos. 

Santa Dulce dos Pobres”,  o “Anjo Bom da Bahia” faleceu em 13 de março de 1992 e em 13 de Outubro de 2019, o Papa Francisco realizou o ato de canonização da primeira santa nascida brasileira.

๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑


Nenhum comentário:

Postar um comentário